Com o objetivo de atualizar os profissionais das unidades de alimentação da Fiocruz e demais trabalhadores que ofertem alimentos na instituição e nas áreas adjacentes, visando garantir a segurança na manipulação dos alimentos e promover ambientes laborais saudáveis e sustentáveis, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio recebe inscrições para a atualização profissional em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ofertada na modalidade presencial. Candidatos interessados podem se inscrever até 16 de agosto pelo Campus Virtual Fiocruz.
A formação busca atender à legislação sanitária conforme a RDC 216/2014, Portaria Normativa 07/2016 e Saúde do Trabalhador na perspectiva da Vigilância em Saúde
O curso tem carga horária de 40 horas, e será desenvolvido por meio de aulas teóricas, estruturado em sete etapas de desenvolvimento. Os conteúdos programáticos contemplam a segurança dos alimentos, legislação sanitária, noções de microbiologia, cuidados na recepção, armazenamento, preparo, higiene pessoal e ambiental, normas de condutas e segurança no trabalho e saúde do trabalhador no contexto da Vigilância em Saúde.
Podem se inscrever profissionais das unidades de alimentação da Fiocruz e demais trabalhadores que ofertem alimentos na instituição e nas áreas adjacentes, que sejam maiores de 18 anos.Ao todo, são 30 vagas disponíveis. Serão ofertadas 15 vagas às unidades de alimentação da Fiocruz e 15 vagas direcionadas ao público externo.
As aulas acontecerão de 5 de setembro a 7 de novembro de 2023, às terças-feiras, das 13h às 17h.
As inscrições podem ser realizadas presencialmente, no horário das 8h às 17h, na Secretaria Escolar da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, localizada na Av. Brasil, 4365, Setor E – Manguinhos – Rio de Janeiro, ou através do Campus Virtual Fiocruz até 16 de agosto.
Confira o edital e inscreva-se!
#ParaTodosVerem imagem com fundo verde musgo, ao centro o nome do curso "Atualização em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos", e a data de inscrição: até 16 de agosto. Na parte inferior, a foto de bandejas com alimentos.
A Fiocruz, por meio da parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e a Coordenação de Cooperação Social da Presidência, promove este ano a terceira edição do curso Estratégias para territorialização de políticas públicas em favelas. As inscrições ficam abertas até o dia 19 de julho.
Elaborado a partir do acúmulo de experiências da Cooperação Social no assessoramento e apoio às organizações comunitárias de Manguinhos (RJ), o programa ganhou um novo caráter com a parceria com a EPSJV, configurando-se como curso de desenvolvimento profissional. O curso possui carga horária de 130 horas/aula divididas em duas unidades (Governança Territorial Democrática e Elaboração de Projetos).
O curso tem como objetivo contribuir para a formação de pessoas vinculadas a organizações sócio comunitárias, visando a territorialização das políticas públicas; a governança, de base territorial, fundamentada na equidade, sustentabilidade, cidadania e valores democráticos; e a elaboração de projetos sócio comunitários estruturantes.
Podem participar da seleção de pessoas que morem em territórios de favelas ou sejam atuantes em organizações da sociedade civil (associação de moradores, organizações não governamentais de base comunitária, redes, coletivos e fóruns populares, movimentos sociais, etc) com foco nos territórios do Complexo do Alemão, Maré, Manguinhos e Jacarezinho. Ter o ensino fundamental completo é um dos pré-requisitos.
As aulas têm início no dia 25 de julho. Inscreva-se já por aqui!
Até o dia 31 de julho, a Competição de Empreendedorismo Jovem Cidadão recebe inscrições de ideias e projetos concebidos pela juventude para cumprir um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS. Participantes devem ter de 15 a 35 anos de idade. O concurso visa reconhecer iniciativas com impacto social.
Para participar, os interessados devem se registrar no portal da competição. Uma triagem preliminar vai definir quais candidatos poderão ter a sua ideia ou projeto publicado no site do concurso. Uma vez aprovadas pela comissão organizadora, essas ideias receberão comentários e recomendações da comunidade virtual Entrepreneurship Campus. A partir de 15 de maio, será aberta uma votação para que o público geral escolha as suas iniciativas favoritas.
Com base na escolha do público, dez finalistas serão chamados a enviar um vídeo de até três minutos sobre a sua ideia ou projeto. Os jurados do concurso vão selecionar os ganhadores entre esse grupo de finalistas.
Os vencedores serão anunciados na Cúpula de Empreendedorismo em Berlim, em outubro deste ano, e receberão reconhecimento internacional.
A competição é co-organizada pela Fundação Goi Peace e pela Stiftung Entrepreneurship and Digital Experts United.
Você tem interesse em pesquisa qualitativa e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? O prazo para submissão de resumos no primeiro Simpósio sobre o Uso de Evidências Qualitativas para Tomada de Decisão na era dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foi prorrogado até o dia 12 de maio.
A organização do evento estimula a participação e informa que haverá a disponibilidade de bolsas para pesquisadores de países de baixa e média renda.
O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, Fiocruz Brasília e Instituto Norueguês para a Saúde Pública, será realizado na Fiocruz Brasília entre os dias 9 e 11 de outubro. Os resumos devem ser submetidos no site do evento, sobre temas relacionados à educação, meio ambiente, saúde, direitos humanos, desenvolvimento social, ciência e tecnologia, bem-estar, entre outros. As apresentações de resumos e workshops para o simpósio estão disponíveis neste link.
O Simpósio
As inscrições para participação presencial no simpósio serão abertas em breve, com expectativa de participação de representantes de diversos países. Os interessados nos temas do simpósio podem ainda fazer o registro para o simpósio virtual, que incluirá webcasts ao vivo das sessões e oportunidades para participação das discussões plenárias. Participe do diálogo registrando-se no simpósio virtual.
Segundo os organizadores, é necessária ação multissetorial para se alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), que requer uma compreensão profunda e contextualizada das necessidades, pontos de vista e experiências de uma ampla gama de interessados e de como as políticas impactam em diferentes grupos e setores, e sobre equidade e inclusão social. A pesquisa qualitativa pode desempenhar um papel crítico no fornecimento desse tipo de evidência e na garantia da representação de diversas vozes.
O evento promoverá debates e colaborações sobre formas inovadoras de usar evidências qualitativas para ampliar e humanizar processos de tomada de decisão e políticas para alcançar os ODS. O simpósio também explorará as ferramentas e os métodos necessários para apoiar a tradução de evidências qualitativas em políticas e práticas, e examinará formas de fortalecer a capacidade nessa área, particularmente no Sul global.
Pesquisadores e financiadores de pesquisa, formuladores de políticas e outros usuários de evidências, além de interessados no tema estão entre os convidados a participar do encontro, que proporcionará oportunidades para compartilhar com uma comunidade multissetorial suas experiências e ideias sobre o uso de evidências qualitativas para apoiar a tomada de decisões. Segundo os coordenadores, uma ampla gama de organizações de diversos setores está contribuindo para o desenvolvimento de uma programação interessante e inovadora para o simpósio.
Amanhã, dia 28/11, acontece a Cerimônia de Premiação Nacional da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além da condecoração dos premiados, vamos conhecer os seis trabalhos que receberão o título de Destaque Nacional. Na ocasião, o prêmio especial Ano Oswaldo Cruz, destinado a trabalhos que utilizaram recursos educacionais da Fiocruz, também será entregue a três escolas. O evento é aberto ao público e será no no Auditório do Museu da Vida (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro).
Recordes, momentos olímpicos e alcance de objetivos
Destacando a importância dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pelas Nações Unidas, a 9ª Obsma estimulou que os trabalhos abordassem de forma crítica e criativa temas da Agenda 2030 e obteve números recordes: entre 2017 e 2018, foram 1.228 trabalhos inscritos representando todos os estados brasileiros, contando com o envolvimento de 4.270 professores e 67.179 estudantes do ensino fundamental e médio. Nos últimos dois anos, a equipe do projeto também percorreu o país oferecendo 20 Oficinas Pedagógicas a professores de 13 estados com foco nas modalidades Projeto de Ciências, Produção de Texto e Produção Audiovisual.
No dia 26 de novembro, 70 professores e estudantes representantes de escolas de todas as regiões do país desembarcaram no Rio de Janeiro para participar da Semana de Premiação da Obsma. A Olimpíada promove um roteiro especial na cidade: os participantes que tiveram seus trabalhos sobre saúde e meio ambiente selecionados nesta edição, visitam a Fiocruz e seu belo Castelo Mourisco, além de espaços culturais como Museu de Arte do Rio (MAR) e o Centro Histórico.
Para a coordenadora nacional da Obsma, Cristina Araripe, os objetivos da 9ª edição foram plenamente alcançados. "Estamos felizes neste encerramento, porque conseguimos estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares em escolas públicas e privadas de todo o país, reconhecendo o trabalho de professores e alunos", diz. "Outro aspecto importante é fortalecer a cooperação entre diversas instituições ampliando a divulgação de ações governamentais em educação, saúde e meio ambiente", avalia.
E os vencedores são...
Saiba mais sobre as iniciativas no Portal Fiocruz.
Confira aqui a lista completa de trabalhos premiados na 9ª Obsma.
Programação cultural da Semana de Premiação da 9ª Obsma
26/11
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Atividade cultural na Praia Vermelha
27/11
Parque Nacional da Tijuca (ICMBio - Corcovado)
Museu de Arte do Rio
Rio de Janeiro Histórico - Cais do Valongo e Praça Mauá
28/11
Cerimônia de Premiação Nacional na Fiocruz
Conhecendo a Fiocruz com o Museu da Vida
Por Ascom/Obsma
Como ampliar a utilização de produtos e métodos mais naturais e inovadores em saúde? Pensando nisso, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) desenvolveu o curso de especialização em inovação em fitomedicamentos, que inscreve candidatos até 7 de dezembro*.
A seleção é voltada a profissionais de diferentes áreas de formação, com interesse em se qualificar para atuar na cadeia de desenvolvimento tecnológico e inovação de fitomedicamentos no Brasil, na perspectiva da sustentabilidade. Para participar, é preciso apenas comprovar a conclusão de um curso superior. São oferecidas 30 vagas.
A carga horária da especialização é de 360 horas, com regime presencial no Complexo Tecnológico de Medicamentos de Farmanguinhos, que fica em Jacarepaguá (Rio de Janeiro). O início das aulas é em março de 2019.
O curso é uma iniciativa do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS), de Farmanguinhos, que qualifica profissionais para as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação de medicamentos de origem vegetal, tendo em vista a dinâmica da inovação como um processo social, ambiental, econômico e sustentável.
Atualize-se! Faça a sua inscrição aqui pelo Campus Virtual Fiocruz.
Mais informações
E-mail: educacao@far.fiocruz.br
Telefone: (21) 3348-5058
Por Campus Virtual Fiocruz
*Atualizada em 3/12/2018. Acesse a errata do edital aqui.
Um longo caminho de avaliação, composto por diversas etapas, foi percorrido até a divulgação das práticas finalistas da 1ª edição do Prêmio ODS Brasil, e duas iniciativas da Fiocruz foram classificadas para a etapa final, na categoria – Ensino, Pesquisa e Extensão. As finalistas, Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina e a Plataforma Tecnológica para o Monitoramento Participativo de Emergência e Zoonoses, compõem o grupo de ações da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030/Fiocruz).
Entre os dias 7 de maio e 16 de julho, 1.038 inscrições foram recebidas pela Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), de todas as partes do Brasil, divididas em quatro categorias. Após avaliação dos critérios objetivos estabelecidos no Regulamento do Prêmio e no Guia de Apresentação da Prática, 729 práticas foram validadas nas seguintes categorias: Governo (211); Com Fins Lucrativos (139); Sem Fins Lucrativos (256); e Ensino, Pesquisa e Extensão (123).
Na fase seguinte, um Comitê Técnico composto por servidores da SNAS/Segov-PR, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Ministério da Saúde (MS), instituído por meio da Portaria nº 10, de 15 de agosto de 2018, avaliou todas as 729 práticas validadas de acordo com o item 7.2 do regulamento do prêmio, e chegou por meio de diversas rodadas de avaliação, inclusive presencial, à seleção de 39 práticas finalistas. A etapa final de avaliação do Prêmio ODS Brasil consiste no julgamento das práticas finalistas por um Júri de especialistas da questão do desenvolvimento sustentável de diversos matizes da sociedade brasileira, composto por nove representantes das áreas relacionadas às categorias do certame, que se reunirá em 9 de novembro.
A classificação das três práticas vencedoras, por categoria, será conhecida na cerimônia de premiação, que ocorrerá em dezembro, no Palácio do Planalto, em Brasília. Clique aqui e conheça as 39 práticas finalistas da 1ª edição do Prêmio ODS Brasil. E aqui a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.
Por Vinicius Ameixa (CCS/Fiocruz), com informações de Segov-PR
Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para o Desafio G-STIC (Global Sustainable Technology & Innovation Conferences) 2018, que premiará iniciativas inovadoras de uso da tecnologia com potencial para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Estudantes, pesquisadores e empresas que tenham projetos e estudos sobre uso de tecnologias inovadoras em áreas como agroecologia, economia circular, mobilidade elétrica, resíduos hídricos como um recurso, entre outras áreas podem se inscrever no site do desafio.
Os vencedores poderão participar gratuitamente da Conferência G-STIC 2018, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro em Bruxelas, na Bélgica. No evento, serão exibidos os vídeos das inovações dos contemplados. Além disso, eles atuarão como avaliadores de outros trabalhos. A iniciativa é uma oportunidade de apresentar seus trabalhos a uma equipe de especialistas de alto nível e interagir com pares do mundo todo.
Sobre o desafio
O G-STIC é uma série de conferências focada em acelerar o desenvolvimento, disseminação e implantação de soluções tecnológicas integradas para atingir a Agenda 2030. A Fiocruz é uma das coorganizadoras do evento, no qual apresenta sua Estratégia para Agenda 2030 (EFA2030).
Saiba mais aqui.
Fonte: Júlia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)
Estão abertas, até 18 de junho, as inscrições para o Curso de Qualificação Profissional em nível de Atualização O nexo da água. O objetivo é oferecer subsídios técnicos aos profissionais que atuam na gestão de águas, a fim de discutir e analisar as relações de sinergia positiva e negativa e trade-off entre os principais setores que demandam água — consumo humano e saúde, produção de energia e produção de alimentos. Ao todo, são 30 vagas.
Oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), o curso é presencial e tem como base diálogos estruturados e dinâmicas de construção coletiva de propostas. Sob a coordenação do pesquisador Tatsuo Shubo, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Ensp, a qualificação estimula o desenvolvimento de competências, permitindo que seus participantes contextualizem um fato aparentemente isolado através de um fio condutor, no caso, o Nexo da Água.
Vinculado a este tema central, tendo como pano de fundo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a saúde, os alunos poderão incorporar novos conceitos a seus conhecimentos e experiências. A proposta é facilitar a identificação e articulação de cenários decorrentes de fatos dados, envolvendo os diversos setores da sociedade.
O curso se destina a profissionais de nível superior em qualquer área do conhecimento, que atuem ou tenham interesse em atuar nas áreas de planejamento, gestão e sustentabilidade dos recursos hídricos (membros de comitês de bacias, profissionais ligados à discussão política dos recursos hídricos, técnicos e gestores de empresas de saneamento, gestores ambientais etc.).
Confira o edital e inscreva-se através do Campus Virtual Fiocruz.
Este mês a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou as Diretrizes sobre saneamento e saúde (Guidelines on Sanitation and Health), um conjunto de medidas para estimular sistemas e práticas de saneamento seguros para a promoção da saúde. O pesquisador Renato Castiglia Feitosa, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), participou da elaboração do guia a convite do coordenador da Equipe Técnica Regional de Água e Saneamento da Opas (Etras) e também pesquisador da instituição, Teófilo Monteiro.
As orientações apontam a eficácia de várias intervenções de saneamento e fornecem uma estrutura abrangente de proteção da saúde, por meio de ações políticas e de governança, implementação de tecnologias, sistemas e intervenções comportamentais. Faça o download.
As diretrizes abrangem todo o escopo dos serviços de saneamento e se baseiam numa avaliação rigorosa das evidências. O conjunto de medidas responde a vários desafios que, por sua vez, exigem uma abordagem transversal do tema. Sua elaboração enfatizou a adaptação aos contextos locais, levando em consideração aspectos sociais, econômicos, ambientais e de saúde com relevância em diferentes realidades, especialmente em países de baixa e média renda, onde o saneamento é mais desafiador.
Desenvolvimento sustentável
Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o sexto busca “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”. Nesse sentido, para o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o guia será uma boa ferramenta para orientar gestores e políticos. "Globalmente, bilhões de pessoas vivem sem acesso até mesmo aos serviços mais básicos de saneamento. Com base nesses desafios, a OMS desenvolveu suas primeiras diretrizes abrangentes sobre saneamento e saúde. Ao definir claramente a necessidade de ação e o fornecimento de ferramentas e recursos, esperamos revigorar o papel das autoridades de saúde", disse. De acordo com Tedros, as medidas reconhecem que os sistemas de saneamento seguro sustentam a missão da OMS e suas prioridades estratégicas. "Espero que essas ações sejam de grande utilidade prática para ministérios, autoridades de saúde e implementadores para realização de investimentos e intervenções para melhores resultados de saúde para todos”, afirmou.
Para Feitosa, apesar da excelente aplicabilidade, as diretrizes poderiam interagir melhor com os demais pilares do saneamento. “As diretrizes visam promover sistemas e práticas de saneamento seguro, voltadas à promoção da saúde. O guia reúne ações de saneamento que devem ser adotadas em locais desprovidos ou não de redes de esgotamento sanitário, de forma a minimizar os riscos associados à saude. O único ponto a ser complementado é que o guia deveria se inter-relacionar não só com o esgoto, mas com outros pilares como o abastecimento de água, resíduos sólidos e drenagem urbana”, ponderou.
Saneamento no mundo
Em todo o mundo, 2,3 bilhões de pessoas carecem de saneamento básico. Elas estão entre 4,5 bilhões sem acesso a serviços de saneamento com segurança gerenciada — em outras palavras, um vaso sanitário conectado a um esgoto, poço ou fossa séptica que evite a exposição a doenças. As metas de desenvolvimento sustentável desafiam todos os países a garantir acesso universal ao saneamento até 2030.
Fonte: Ensp/Fiocruz