A Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ possui seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Esta seleção diz respeito à concorrência para o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (PPGSP) da ENSP. O PPGSP, criado em 1977 e credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, tem por objetivo formar profissionais em Saúde Coletiva, com base no conhecimento interdisciplinar, para o exercício das atividades de pesquisa, docência e atuação em serviços de saúde, tendo em vista o desenvolvimento de compreensão crítica sobre: a complexidade dos processos saúde-doença; as relações entre Estado e sociedade na construção de políticas públicas de saúde; a organização e o funcionamento de sistemas, serviços e práticas de saúde. O PPGSP, a partir de 2025, se organiza em duas áreas de concentração: (1) Interdisciplinaridade em saúde coletiva - busca promover a formação acadêmica, produção de conhecimento e atuação interdisciplinar voltadas para questões contemporâneas no campo da Saúde Coletiva, a partir dos referenciais teórico-metodológicos das ciências sociais e humanas. Está formada por quatro linhas de pesquisa: (a) Violência e Saúde; (b) Gênero, Raça, Etnia e Desigualdades em Saúde; (c) Direitos Humanos e Saúde; (d) Saúde, Trabalho, Ambiente e Território. (2) Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde - visa capacitar para a compreensão e análise da complexidade das políticas de saúde, considerando a equidade, a proteção social, a promoção e o cuidado em saúde. Ademais, busca promover o desenvolvimento de estratégias de intervenção em políticas, sistemas, serviços e tecnologias para melhoria da atenção e cuidado em saúde e trazer compreensão e análises críticas dos sistemas e modelos de atenção em saúde. A área é constituída por três linhas de pesquisa: (a) Políticas Públicas e Saúde; (b) Sistemas e Serviços de Saúde; e (c) Cuidados e Práticas em Saúde.
Formar profissionais em Saúde Coletiva, com base no conhecimento interdisciplinar, para o exercício das atividades de pesquisa, docência e atuação em serviços de saúde, tendo em vista o desenvolvimento de compreensão crítica sobre: a complexidade dos processos saúde-doença; as relações entre Estado e sociedade na construção de políticas públicas de saúde; a organização e o funcionamento de sistemas, serviços e práticas de saúde.
O curso de mestrado será ofertado em formato presencial, requer tempo integral de dedicação do aluno, com duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. Para o mestrado são exigidos 36 créditos acadêmicos, sendo algumas disciplinas obrigatórias.
Brasileiros e estrangeiros com visto permanente e/ou com cidadania brasileira. Poderão se candidatar ao processo de seleção para o Curso de mestrado, os portadores de diploma de curso superior de duração plena, outorgado por instituição de Ensino Superior e reconhecido pelo Ministério da Educação. Serão aceitos candidatos no último ano de graduação, desde que enviem declaração da instituição formadora que indique o prazo previsto para o término do curso (digitalizada em formato PDF) juntamente com a documentação exigida na inscrição. Para a matrícula no curso, o candidato selecionado deverá cumprir com as exigências descritas no item 9 (matrícula) desta Chamada.
As inscrições poderão ser efetuadas no período compreendido entre os dias 15 de agosto a 15 de setembro de 2025, até as 16:00h do último dia (horário de Brasília).
O processo de seleção compreende QUATRO (4) etapas com participação obrigatória de todos os candidatos: Etapa I – ELIMINATÓRIA: PROVA DE INGLÊS Etapa II – ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA: PROVA DISCURSIVA DE CONHECIMENTOS Etapa III – ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA: ANÁLISE DOCUMENTAL Etapa IV – ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA: ARGUIÇÃO
O candidato selecionado deverá enviar a documentação exigida para a matrícula no período de 18/12/2025 a 09/01/2026, por meio do endereço eletrônico: acesso.fiocruz.br>Serviços Fiocruz> Ensino>Minhas Inscrições (selecionar inscrição) >Pedido de Matrícula.
O curso é gratuito e não serão cobradas taxas de matrícula e mensalidade. Este exame de seleção só terá validade para o curso que será iniciado no primeiro semestre de 2026. Casos omissos serão analisados pela comissão de seleção e coordenação do curso. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de comunicados e/ou quaisquer documentos referentes a este processo seletivo nas Plataformas digitais mencionadas nesta Chamada Pública.
Chamada Pública |
---|
Chamada Pública MA SP 2026 |
Chamada Pública Estrangeiro MA SP 2026 |