Cursos

Home Cursos
Voltar

ENSP - Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde 2024

Unidade/ofertante: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Telefone: Stricto Sensu: (021) 2598-2557 // Lato Sensu: (021) 2598-2318 ou (021) 2598-2558 // Geral: (021) 2598-2525 Email: pseletivo@ensp.fiocruz.br
M Mestrado Profissional
Presencial
Inscrições Abertas

Sobre o curso

Plano:

O Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde é oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, em parceria com o Ministério da Saúde e orientando-se aos técnicos/gestores da Secretaria de Atenção Primária (SAPS/MS). Tem por finalidade ampliar a qualificação de profissionais para atuarem na gestão de serviços e do sistema de saúde. Pretende-se, com essa formação, a construção de lideranças, cujos produtos do mestrado possam gerar mudanças, transformações e inovações na gestão, aplicáveis à realidade nacional, mas também a outros contextos e escalas, visando o enfrentamento dos principais desafios que se colocam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Objetivo:

Objetivo geral: Fortalecer a capacidade de análise estratégica, formulação de políticas e gestão de sistemas e serviços de saúde no país, considerando o papel central da Atenção Primária à Saúde para o Sistema Único de Saúde, frente às múltiplas crises e profundas transformações em curso. Objetivos específicos: a) Dotar os alunos do mestrado de bases teórico-conceituais necessárias para a análise de sistemas e serviços de saúde, incluindo sua governança, condições de saúde, arranjos tecnoassistenciais e novos desafios em curso nos sistemas de saúde no Brasil e no mundo, assim como de seus campos de intervenção. b) Desenvolver competências específicas no âmbito da gestão de sistemas e serviços de saúde c) Fomentar e apoiar o enfrentamento de problemas e desafios atuais nas redes de atenção loco- regionais do SUS, através da implementação de projetos de investigação e/ou intervenção

Regime Duração:

O Curso tem carga horária total estimada em 1.440 horas, assim distribuídas: 1.080 horas em disciplinas acadêmicas e 360 horas em atividades dedicadas à elaboração de trabalho de conclusão final. (mínimo de 1440 horas e máximo de 1880 horas). Tem início previsto para 13/08/2024. Será realizado regularmente na cidade de Brasília-DF, em local a ser divulgado no dia 11/07/2024.

Público Alvo:

Trata-se de uma iniciativa destinada fundamentalmente a profissionais que atuam no campo da gestão, especificamente no âmbito da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (SAPS/MS).

Inscrição:

De 08/04 a 10/05/2024 ANTES DE REALIZAR A INSCRIÇÃO ON LINE E INICIAR ESTE PROCESSO SELETIVO, O CANDIDATO(A) DEVERÁ NECESSARIAMENTE CONHECER TODAS AS REGRAS CONTIDAS NESTA CHAMADA E CERTIFICAR-SE DE EFETIVAMENTE PREENCHER TODOS OS REQUISITOS EXIGIDOS.

Processo Seletivo:

A seleção dos candidatos será realizada por comissão avaliadora, formada por docentes indicados por instrução normativa do PPGSP-MP/ENSP/FIOCRUZ. O processo seletivo compreende DUAS etapas com participação obrigatória de todos os candidatos: a) Etapa I – Eliminatória e Classificatória: Prova de Inglês (eliminatória) e prova escrita de conhecimentos específicos (eliminatória e classificatória) b) Etapa II – Classificatória: Análise Documental e Entrevista

Matrícula:

O candidato selecionado deverá enviar a documentação exigida (subitem 11.1) para a matrícula no período de 12 a 17/07/2024, por meio do site : acesso.fiocruz.br >Serviços Fiocruz> Ensino>Minhas Inscrições (selecionar inscrição) >Pedido de Matrícula. A documentação deverá ser digitalizada em formato PDF, não devendo exceder o limite total de 5 (cinco) megabytes por documento. O candidato selecionado que deixar de enviar a documentação de matrícula até o dia 17/07/2024 será considerado desistente. Após esta data haverá a convocação dos candidatos aprovados em categoria suplente que ocorrerá nos dias 22 e 23/07/2024. Após a publicação da lista, a documentação para matrícula deverá ser enviada nos dias 24 e 25/07/2024. Será divulgada no site acesso.fiocruz.br> Serviços Fiocruz > Ensino > Minhas Inscrições > Editais e Documentos, no dia 31/07/2024, a lista final dos candidatos com matrícula confirmada.

Disposições Gerais:

1. O curso é gratuito e não serão cobradas taxas de matrícula e mensalidade. 2. Casos omissos serão analisados pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública. 3. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de comunicados e/ou quaisquer documentos referentes a este processo seletivo no acesso.fiocruz.br e no Portal de Ensino ENSP.