Cursos

Home Cursos
Voltar

EMPREENDEDORISMO PARA CIENTISTAS - 1º Oferta / 2023

Unidade/ofertante: Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde Telefone: Tel: (21) 3865-5291 / 3865-5112 / 3865-5287
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

Uma das diretrizes gerais para fomentar a política de inovação no país é ampliar a base de talentos e conhecimento para inovação e ampliar a visão empreendedora (CGEE, 2020). Por motivos históricos e pelo perfil do desenvolvimento da Academia no Brasil, o pensamento dominante em nossas universidades faz com que sua comunidade muitas vezes sequer considere a possibilidade de se engajar num empreendimento, aplicando os conhecimentos adquiridos durante sua formação e desenvolvimento de pesquisas. De fato, a cultura empreendedora precisa ser fomentada como parte da cultura acadêmica, visto que cada vez mais, a ciência e a tecnologia estão incluídas nos contextos políticos e sociais, como mecanismos que auxiliam e aceleram o desenvolvimento sustentável do Brasil Retirar o projeto científico de dentro do laboratório para o mercado se torna o grande desafio. Relevantes iniciativas têm sido ampliadas para facilitar a aproximação de empresas e universidades nos setores público e privado como o “Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação” e “Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo inovador”. Considerando a relevância dos recursos para as atividades científicas e tecnológicas, a divulgação de iniciativas e políticas públicas se faz essencial, assim como o conhecimento e interação entre os atores do ecossistema para a criação de um ambiente de inovação que contribua para o desenvolvimento econômico e social.

O presente curso se justifica para ampliar a visão sobre a possibilidade de transformar sua pesquisa acadêmica em algo inovador, compreender conceitos, conhecer alguns dos profissionais externos que tem percorrido o caminho envolvendo o ecossistema de empreendedorismo inovador como oportunidade de transmitir conhecimento e experiências vivenciadas por eles à projetos na ciência.