Home Curso internacional sobre fonoaudiologia integra plataforma The Global Health Network
Voltar
Publicado em 15/06/2021
  • Cooperação
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

Curso internacional sobre fonoaudiologia integra plataforma The Global Health Network

Autor(a): 
Isabela Schincariol, com informações de Flávia Bueno e Hellowa Correa (TGHN-Hub Fiocruz)

O primeiro curso trilíngue do Campus Virtual Fiocruz Atenção à Saúde em Fonoaudiologia: uma abordagem sobre alterações sensório motoras orais no campo da neonatologia agora integra também a The Global Health Network (TGHN). Interessados no tema podem cursar a formação de 40h por meio da plataforma Global Health Training Centre em português, inglês e espanhol. A iniciativa acontece no âmbito do acordo de cooperação entre a Fiocruz e a TGHN. Essa é a segunda formação do Campus Virtual Fiocruz que figura na plataforma e a primeira em três idiomas. 

O espaço colaborativo e de acesso aberto da Fiocruz na plataforma TGHN visa fortalecer redes e melhorar as capacidades de pesquisa em saúde pública regional e globalmente, propiciando um potente ambiente virtual no qual profissionais, estudantes e pesquisadores podem compartilhar experiências, conhecimentos, recursos e ferramentas de pesquisa. 

Atenção à Saúde em Fonoaudiologia: uma abordagem sobre alterações sensório motoras orais no campo da neonatologia

O curso busca desenvolver capacidades de modo a contribuir com a compreensão dos alunos quanto aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por meio da avaliação estrutural e funcional da dinâmica da alimentação, tanto de forma natural (no peito materno) como de forma alternativa (no copinho, mamadeira) em recém-nascidos e lactentes com alterações no desenvolvimento sensório-motor oral, visando à qualidade da assistência prestada e a promoção do olhar ampliado sobre o tema, atuando de forma precoce e preventiva.

Ele foi elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no âmbito do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (Inova Fiocruz), na modalidade “Geração de Conhecimento - Novos Talentos” (2019); e está sob a coordenação da fonoaudióloga Mariangela Bartha, que tem cerca de 35 anos de experiência na área  é responsável pela iniciativa. 

Os módulos do curso foram distribuídos por temas com a participação e discussão da equipe multiprofissional, retratando o trabalho interdisciplinar realizado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, visando promover a assistência e incentivo ao uso do leite humano para o recém-nascido e lactente, com condições complexas de saúde, que apresentam disfagia.

A formação está estruturada em 8 módulos sequenciais, com 5 horas cada, totalizando 40h.  

Mariangela Bartha lembrou seus anos de experiência e destacou que o curso será um legado: “Gostaria de deixar uma formação para os profissionais da saúde pública a respeito da disfagia'', afirmou ela. 

The Global Health Network

The Global Health Network e sua comunidade de profissionais de saúde e pesquisadores trabalham para encontrar maneiras melhores e inovadoras de obter resultados e recomendações de suas pesquisas implementadas em novas práticas e políticas. Para tanto, reúne diversos parceiros em áreas de doenças, como desnutrição, saúde materna, infecção por zika, entre outros, buscando encontrar recursos e ferramentas que podem ser desenvolvidos e compartilhados para ajudar equipes de pesquisa.

Cerca de 400 mil alunos de diferentes países na África, Europa e nas Américas concluíram dois milhões de módulos desde o lançamento da Global Health Training Centre, em 2011. Lançado em dezembro de 2020, o primeiro curso da Fiocruz adaptado e traduzido, Transmissão, vigilância, controle e prevenção da Febre Amarela, ultrapassou a marca de 1500 acessos. Portanto, a TGHN também é ensino, treinamento e desenvolvimento de carreira para equipes de pesquisa e profissionais de saúde, disponibilizando cursos online, recursos de ensino e um grande número de kits de ferramentas e materiais de aprendizagem. 

A iniciativa de fortalecimento da presença da Fiocruz nessa plataforma de ensino remoto faz parte de um projeto mais amplo, coordenado pelo Hub da Fiocruz. A previsão é que, ainda em 2021, outros quatro cursos sejam adaptados, traduzidos e disponibilizados na Plataforma, reforçando o papel da Fiocruz como uma instituição de pesquisa na área da saúde pública com vocação para cooperar e compartilhar seu conhecimento com pesquisadores de todo o mundo. 

Nela, você pode se beneficiar da expertise da Fiocruz em educação para acessar cursos online que já qualificaram quase dois milhão de profissionais de saúde brasileiros. A plataforma também disponibiliza publicações com os resultados das pesquisas mais recentes, além de informações e novidades sobre a Fiocruz.