Nesta quarta-feira, 9 de junho, é comemorado o Dia Nacional da Imunização. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem um dos maiores programas públicos de vacinação de todo o mundo, responsável pela erradicação de doenças de grande impacto para a população e a saúde pública, como a varíola e a poliomielite. Neste ano, com a vacinação contra a Covid-19, o país reforça a força e expertise do SUS em realizar grandes campanhas. Já são mais de 105 milhões de doses distribuídas no país. Em meio à maior crise sanitária do século, o Campus Virtual Fiocruz desenvolveu e publicou o curso, online, gratuito e autoinstrucional, Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos. A formação segue com inscrições abertas e já conta com cerca de 35 mil participantes. Faça parte você também dessa rede de formação!
O curso é composto de 19 aulas, distribuídas em 5 módulos, com 50h de carga horária. Além das aulas, o aluno terá acesso à bibliografia utilizada no curso, materiais complementares e a um conjunto de perguntas e respostas frequentes (FAQ).
Sgundo dados do MonitoraCovid19, da Fiocruz, até o início do mês de junho, mais de 50 milhões de pessoas receberam a vacina e quase 23 milhões já tomaram a segunda dose. Também neste mês, a Fiocruz alcançou a marca de 50,9 milhões de vacinas entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), com a liberação de mais 3,3 milhões de doses do imunizante. O total abrange as 46,9 milhões de doses produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e as 4 milhões de vacinas importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.
O curso foi desenvolvido em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG) e contou com o apoio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde (PNI).
Ao final da formação, espera-se que o participante seja capaz de contextualizar a importância das vacinas; conheça a cadeia de desenvolvimento, produção e distribuição e seus conceitos básicos; entenda as necessidades específicas de cadeia de frio para transporte, armazenamento e conservação; tenha conhecimento das especificidades da organização e dos procedimentos da sala de vacinação para Covid-19; e ainda possa orientar a implantação de uma sala de vacina para Covid-19 no contexto dos povos indígenas, população privada de liberdade, residentes em Instituições de Longa Permanência e população de rua.
Conheça a estrutura do curso e inscreva-se!
Módulo 1 - Introdução às vacinas: conceitos, desafios e desenvolvimento
Módulo 2- Vacinas Covid‑19: produção, transporte, conservação e armazenamento
Módulo 3 - Sala de Vacina Covid‑19: organização e procedimentos
Módulo 4 - Sala de Vacina Covid‑19: organização e procedimentos para populações vulnerabilizadas
Módulo 5 - Vacinas e vigilância
*com informações do Ministério da Saúde