Home Covid-19 continua em alta entre a População Privada de Liberdade: curso sobre o tema segue com inscrições abertas
Voltar
Publicado em 02/03/2021
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

Covid-19 continua em alta entre a População Privada de Liberdade: curso sobre o tema segue com inscrições abertas

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Somente nos primeiros meses de 2021, foram registrados 7,8 mil novos casos oficiais da Covid-19 entre pessoas em privação de liberdade e trabalhadores desses estabelecimentos, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  Juntos, os estabelecimentos dos sistemas prisional e socioeducativo já contabilizaram cerca de 69 mil ocorrências da doença desde o início da pandemia. Os dados são preocupantes e apontam ainda grande necessidade de atenção a esse grupo. Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional segue com inscrições abertas. Quase 4 mil pessoas já fizeram o curso. Não perca a oportunidade

Inscreva-se já!

O curso de atualização autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional é oferecido pelo Campus Virtual Fiocruz na modalidade à distância. Ele é composto de duas unidades – Coronavírus e o sistema prisional e Plano de Contingência no ambiente prisional –, com carga horária total de 15h. A formação é voltada a gestores, profissionais de saúde, policiais penais, trabalhadores dos estabelecimentos prisionais, membros dos conselhos penitenciários e demais interessados na área. A iniciativa integra o rol de cursos disponíveis no CVF que tratam das questões relacionadas ao coronavírus.

De acordo com o monitoramento, são 46.901 os registros da doença entre pessoas presas e 15.450 entre servidores desses estabelecimentos, com 253 óbitos. No sistema socioeducativo, 1.541 adolescentes em privação de liberdade foram contaminados, além de 5.104 servidores, com 32 mortes registradas. O acompanhamento sobre a situação da pandemia nessas instituições é feito pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ), a partir de dados disponibilizados pelas autoridades locais. O acompanhamento é realizado com o auxílio do programa Fazendo Justiça, parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a superação de desafios estruturais nos sistemas de privação de liberdade.

Tais dados embasam a demanda por uma formação voltada às especificidades da população privada de liberdade, que historicamente é reconhecida por ser exposta à carga elevada de doenças infecciosas, respiratórias e outras comorbidade, como HIV, vírus da hepatite C e a tuberculose.

Em breve, o Campus Virtual Fiocruz lançará novas formações relacionadas ao coronavírus. A primeiras delas será o curso Vacinação: Protocolos e procedimentos, cujo objetivo é atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) para procederem à vacinação no atual contexto da pandemia de Covid-19. A formação é direcionada a todos os profissionais de saúde do SUS e outros serviços de saúde, em especial os envolvidos na cadeia de vacinação para covid-19; bem como para jornalistas e profissionais de comunicação em saúde. Acompanhe as nossas notícias! 

Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional

Coronavírus e o sistema prisional:

  • Sistema prisional em tempos de pandemia
  • Doenças respiratórias prevalentes e o coronavírus

Plano de Contingência no ambiente prisional:

  • Vigilância de síndromes respiratórias
  • Investigação de surtos
  • Medidas de biossegurança e de mitigação da Covid-19 no ambiente prisional
  • Medidas sanitárias

Conheça outras iniciativas lançadas no contexto da pandemia de Covid-19

Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus

Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas

Mosquitos - Bases da Vigilância e Controle

Planejamento escolar local na transpandemia

Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo a Covid-19

Caminhos e conexões no ensino remoto

Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos

Saiba mais sobre novos cursos que serão lançados em 2021: 

Vacinação: Protocolos e procedimentos

Seu objetivo é atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) para procederem à vacinação no atual contexto da pandemia de Covid-19. A formação é direcionada a todos os profissionais de saúde do SUS e outros serviços de saúde, em especial os envolvidos na cadeia de vacinação para covid-19; bem como para jornalistas e profissionais de comunicação em saúde. O curso está dividido em quatro módulos: História e produção de vacinas e as vacinas Covid-19; Produção, transporte, conservação e armazenamento; Sala de Vacina Covid-19: organização e procedimentos; e Vacina e vigilância: questões clínicas e sistemas de registros.

Introdução ao SUS (nome preliminar)

O curso visa apresentar as bases de criação do Sistema Único de Saúde, bem como tratar de suas questões estruturais e a forma de organização da atenção à saúde em seus diferentes níveis e também das vigilâncias em saúde. Ele será aberto a todos os interessados no tema. A formação é dividida em três módulos: Movimento sanitário, criação e configuração do SUS; Condições estruturais para o desenvolvimento do SUS; e Organização da atenção e das vigilâncias em saúde

História da Saúde Pública no Brasil

O curso visa contribuir para a formação de profissionais e estudiosos da saúde pública críticos e reflexivos, cientes dos desafios relativos à formulação e implantação de políticas setoriais e das diferentes questões concernentes às práticas profissionais do campo. Inicialmente, ele será voltado a alunos de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento. Durante o curso serão discutidas as formas como, em diferentes contextos, a assistência à saúde foi organizada; o modo como se enfrentou epidemias e se organizou serviços de saúde.

Imagem: Luiz Silveira/CNJ