Cursos

Home Cursos
Voltar

Ciência, Arte e Cidadania 2021: 11º Simpósio - 11º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto Oswaldo Cruz Telefone: Tel: (21) 2562-1200 / 1444 / 1401
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Saiba mais Inscreva-se

Sobre o curso

Dia 25 de fevereiro de 2021 marca o início das atividades do Ciência, Arte e Cidadania 2021: 11º Simpósio. Inicialmente previsto para 2020, a pandemia/sindemia de COVID-19 nos trouxe para sua realização em 2021, após alguns pré-eventos à distância em 2020. O 11º Simpósio surge com o acúmulo e o sucesso do Simpósio Ciência, Arte e Cidadania 2018, quando 11 instituições parceiras realizaram 16 atividades ao longo do ano, cobrindo diversos bairros do Rio de Janeiro, e avançando para outros municípios como Niterói, Nilópolis, Caxias e até o sul da Bahia, com diferentes temáticas.

Dia 25 de fevereiro de 2021 marca o início das atividades do Ciência, Arte e Cidadania 2021: 11º Simpósio.  Inicialmente previsto para 2020, a pandemia/sindemia de COVID-19 nos trouxe para sua realização em 2021, após alguns pré-eventos à distância em 2020. O 11º Simpósio surge com o acúmulo e o sucesso do Simpósio Ciência, Arte e Cidadania 2018, quando 11 instituições parceiras realizaram 16 atividades ao longo do ano, cobrindo diversos bairros do Rio de Janeiro, e avançando para outros municípios como Niterói, Nilópolis, Caxias e até o sul da Bahia, com diferentes temáticas.

Um dos legados do Simpósio de 2018 foi a visibilidade de uma Rede de Ciência e Arte, cujos grupos acadêmicos, de divulgação cientifica e de vinculação com a Educação Básica vêm sendo identificados e mapeados por todo o Brasil e pelo exterior. Outro legado foi a criação do LASER-Rio, vinculado à rede internacional LASER-Talks (Leonardo ArtScience Evening Rendez-vous, programa ligado à revista Leonardo, com encontros noturnos para debates informais de arte e ciência que atualmente ocorrem em diversas cidades do mundo. Por ter sido o primeiro Programa de Pós-Graduação (PPG) no Brasil a propor e a desenvolver pesquisa, ensino e extensão numa linha de Ciência e Arte, desde 2004, o PPG em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, na Fiocruz Rio, tem nucleado os Simpósios Ciência, Arte e Cidadania desde 2002. Inovação, o mote do século XXI, se sustenta com criatividade, com inter e com transdisciplinaridade. Assim, articulações, aproximações e fusões de diversas ciências com diversos campos das diversas linguagens das artes são poderosos instrumentos para a promoção da inovação e da criatividade, tão necessárias para as construções da nova educação que emergirá do processo de pandemia. O movimento de reaproximação de ciências e artes foi iniciado em 1982 no Espaço Ciência Viva, iniciativa que mobiliza até hoje cientistas, estudantes e artistas para levar temas de ciência e arte diretamente à observação e ao diálogo com a população, movimento que se desdobrou em muitos centros e museus de ciência e em experiências de ensino, pesquisa e extensão.

Assim, o 11º Simpósio passa a ter uma dimensão e alcance maior: (i) mais de 40 parceiros (grupos e redes) na Comissão Organizadora; (ii) todas as 5 regiões do Brasil envolvidas; (iii) diversos contatos em redes internacionais, iberolatinoamericanas, e anglofônicas e francofônicas; (iv) um conjunto de eventos locais a serem realizados virtual ou presencialmente pelos diversos parceiros. A estrutura geral do Simpósio contará com pelo menos uma atividade por mês, em formato de webinários, geralmente as 18 horas transmitida pelo canal da Rede Ciência, Arte e Cidadania.

OBJETIVOS: (i) Estender os debates sobre teoria e práticas com a abordagem integrada de Ciências e Artes aplicadas aos diversos campos do conhecimento, em especial à Educação e ao Ensino, disseminando cada vez mais no Brasil o Manifesto CienciArte – ArtScience; (ii) Fortalecer os laços academia-escolas levando temas interdisciplinares abordados com ciência e arte para serem trabalhados com educadores em oficinas e debates; (iii) Consolidar a rede Ciência e Arte no Brasil e associá-la a redes internacionais

Propostas iniciais para a Rede e o Simpósio:
Multiplicar relações com professores e escolas
Debater o caráter, as metodologias e práticas da ciência cidadã
Manter mural anual permanente para apresentação de trabalhos
Editar os Livros de 2018 atualizados para 2021
Publicar dossiês Ciência e Arte em revistas nacionais e internacionais

Se você trabalha com Ciência e Arte, seja na articulação de linguagens e métodos para abordagem de temas interdisciplinares no ensino, seja na criação de projetos de pesquisa transdisciplinar, seja no debate teórico sobre a aproximação desses campos e na criação de uma epistemologia híbrida CienciArte ou ArteCiência, você é bem vindo no Simpósio, como participante ou como promotor de atividades locais, nacionais ou internacionais.

Nossos contatos: cienciartebr@gmail.com
https://www.youtube.com/channel/UCossktrVRPN17aroFsqEJ_w

Forte abraço
Tania Araujo-Jorge e Luís Paulo Piassi
Pela Comissão Organizadora

OBS: No ato da INSCRIÇÃO, AUTORIZA-SE o uso de imagem em vídeo ou fotografia nos eventos do Simpósio de 2021,  que serão transmitidos ao vivo, registrados e divulgados em suas redes, Fanpage e Canal no Youtube com o fim específico de publicação de conteúdo pedagógico, sem qualquer ônus. Caso não concorde avisar por email!
Comissão Organizadora (Rede Ciência e Arte)

Tania Araujo-Jorge -S Geral - RJ
Rita Rocha -S Geral - RJ
Erik Costa (Arte) - RJ
Debora Oliveira (Arte) - RJ
Alberto Lazzaroni - RJ
Anunciata Sawada - RJ
Camila Silveira - PR
Conceição Barbosa-Lima - RJ
Danielle Fortuna - BA
Denise Mattos  - RJ
Eleonora Kurtenbach - RJ
Ennio Candotti  - AM
Felipe Martins - RJ
Fernanda Serpa - RJ
Francisco Nascimento - BA
Guilherme Lima - MG
Gustavo H.  Cornélio - RJ
Gustavo H. V. S. Alves - RJ
Jacqueline Mac-Dowell RJ
Jorge Soledar - RJ
Josie Agatha Parrilha - PR
Kim Silva Ramos - RJ
Leo Fuks - RJ
Luciana Garzoni - RJ
Luís Paulo Piassi - SP
Marcelo Barros - MG
Marcio Mello - RJ
Marcos Danhone Neves - PR
Marcos Vannier - RJ
Marcus Matraca - BA
Renata Maia - RJ
Roberto Dalmo - PR
Roberto Ferreira - RJ
Rosane Meirelles - RJ
Rosangela Rosa - RJ 
Rubens Andrade - RJ
Suely Avelar - RJ
Thelma Lopes - RJ
Valeria Trajano - RJ
Vicente Bessa - AC
Wagner Seixas - RJ
 
Programação
 
Data  Hora Atividade
25/02/2021 18:00 Lançamento da Rede Ciência e Arte em 2021: personagens, panorama atual e perspectivas
25/03/2021 18:00 Ciência e Arte como campo acadêmico
29/04/2021 18:00 Falamos de Chagas com CienciArte no Brasil
27/05/2021 18:00 Comunidades, Ciência e Arte na Iberoamerica
24/06/2021 18:00 Saúde Unica com ciência e arte
29/07/2021 18:00 Ciência e Arte na Amazonia
26/08/2021 18:00 Ciência e Arte na Saúde humana
30/09/2021 18:00 Arte e Ciência com Paulo Freire
28/10/2021 18:00 Ciência e Arte na SNCT
25/11/2021 18:00 Literatura e Ciência
16/12/2021 18:00 CienciArte para brincar
Canal Youtube: https://www.youtube.com/c/RededeCiênciaArteeCidadaniaEstudantes, Profissionais que trabalham com ciência e arte e demais interessados nas temáticas apresentadas.