Os casos de Covid-19 na população indígena seguem aumentando, assim como a necessidade de reforçar as ações de prevenção, cuidado e atenção a essa população. Para marcar o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, celebrado em 7 de fevereiro, o Campus Virtual Fiocruz reforça a importância da formação em saúde para o enfrentamento das desigualdades e lembra que o curso Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas segue com inscrições abertas! Com quase dois mil participantes, a formação é online, gratuita, aberta a todos os interessados no tema, mas visa capacitar, técnica e operacionalmente, gestores e equipes multidisciplinares de saúde indígena para a prevenção, vigilância e assistência à Covid-19, respeitando os aspectos socioculturais dessa população. Confira essa e outras iniciativas da Fiocruz relacionadas à área da saúde indígena.
O curso Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas integra um roll de ações para o enfrentamento desta pandemia entre essas populações que, tradicionalmente, são mais suscetível a novas doenças em função de suas condições socioculturais, econômicas e de saúde.
O curso foi desenvolvido pelo Campus Virtual Fiocruz e teve a participação de pesquisadores da Fiocruz, de outras universidades e instituições parceiras. Esta é uma formação livre, composta de quatro módulos, com carga horária total de 30h.
Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas: conheça a estrutura do curso
Módulo 1: Povos indígenas no Brasil
Módulo 2: Vulnerabilidade dos povos indígenas
Módulo 3: Organização do trabalho e da assistência no subsistema de saúde
Módulo 4: Vigilância da Covid-19 em comunidades indígenas
Conheça outras iniciativas na área:
Risco de morte e prejuízos à saúde mental são dois significativos aspectos dos efeitos da pandemia entre as populações indígenas. Buscando implementar ações que ajudem a mitigar tais efeitos, o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) lançou o curso Bem-Viver: Saúde Mental Indígena, cujo objetivo é construir uma rede de apoio psicossocial voltada para essas populações vulnerabilizadas.
Para tanto, busca formar diferentes profissionais ligados à saúde, educação, sistemas de proteção social (conselheiros tutelares, professores), assistência social e outros diretamente envolvidos na assistência das populações indígenas. O curso é online, gratuito e autoinstrucional. As inscrições podem ser feitas até 18 de fevereiro pelo Campus Virtual Fiocruz. O conteúdo já está disponível aos inscritos.
+Leia mais: Fiocruz divulga livros sobre temas de saúde indígena em acesso aberto
O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas foi oficializado em 2008, pela Lei Nº 11.696, e integra o calendário de reivindicações de movimentos sociais e de direitos humanos de grupos minoritários. A Editora Fiocruz conta, há quase duas décadas, com a coleção Saúde dos Povos Indígenas em seu catálogo. Com a primeira publicação (Poder, hierarquia e reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro) lançada em 2003, a coleção contempla oito obras. Atenta à missão de difundir e ampliar o acesso ao conhecimento científico nas diversas áreas da saúde, a Editora Fiocruz disponibilizou todos os livros da coleção em formato digital na rede SciELO Livros. Os volumes podem ser baixados gratuitamente na plataforma através do endereço: books.scielo.org/fiocruz. Acesse o catálogo completo da coleção Saúde dos Povos Indígenas.
Além das obras que integram a coleção, outros livros da Editora Fiocruz que abordam a temática de saúde indígena estão em acesso aberto no SciELO Livros: Atenção diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro; Epidemiologia e saúde dos povos indígenas no Brasil e Identidades emergentes, genética e saúde: perspectivas antropológicas.
Coautora de Atenção Diferenciada, livro de 2019 que integra a coleção Fazer Saúde, a médica sanitarista - pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública e conteudista do curso Enfrentamento da Covid-19 no contexto dos povos indígenas - Ana Lúcia Pontes também participou do projeto Fiocruz na Pandemia, série de vídeos divulgados no YouTube sobre as ações e respostas da Fundação no enfrentamento à Covid-19. A pesquisadora falou sobre saúde indígena em meio ao novo coronavírus, destacando uma série de atividades e parcerias desenvolvidas pela Fiocruz nesse período.
Assita ao vídeo Fiocruz na Pandemia: Saúde Indígena
*com informações de Marcella Vieira (Editora Fiocruz)