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Plataforma CHA para Educadores - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto Oswaldo Cruz Telefone: Tel: (21) 2562-1200 / 1444 / 1401
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
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Sobre o curso

O principal objetivo deste projeto é promover saúde para os educadores e minimizar os impactos da pandemia no processo de ensino aprendizagem, a partir do diagnóstico e apoio pedagógico, psicológico e fonoaudiológico. O diagnóstico será realizado através de entrevistas com os educadores, cadastrados em uma plataforma. Para minimizar os impactos, serão realizados atendimentos online permitindo construir novos conhecimentos sistêmicos e desenvolvimento de habilidades e atitudes. Avaliações constantes serão realizadas ao longo do processo.

A Plataforma CHA para Educadores tem por objetivo promover saúde para os educadores, minimizando os impactos da pandemia de COVID  no processo de ensino aprendizagem, a partir do diagnóstico e apoio pedagógico, psicológico e fonoaudiólogo para estes profissionais. Acredita-se que o investimento em promoção da saúde de profissionais formadores de opinião, influenciadores de comportamento poderá aumentar a proteção e prevenção das doenças e contribuir para a formação de uma sociedade mais resiliente as emergências sanitárias atuais e do futuro.
Para atingir este objetivo as seguintes ações são propostas no projeto:

1) Verificar como os educadores estão enfrentando as mudanças sociais e educacionais advindas do distanciamento/isolamento social por causa da pandemia COVID-19; 

2) Identificar o cenário atual do processo de ensino aprendizagem em tempos de distanciamento/ isolamento social por causa da pandemia COVID-19; 
 
3) Intervir promovendo atendimentos personalizados para os educadores, ajudando no processo de adaptação as mudanças sociais e educacionais advindas do distanciamento/isolamento social.
A Plataforma CHA para Educadores é uma iniciativa do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz da FIOCRUZ e tem a coordenação da pesquisadora ​Clélia Christina Mello Silva.
Os sujeitos da pesquisa são os educadores que atuam em diferentes modalidades de ensino de todo Brasil. Os educadores que concordarem em participar do projeto se cadastrarão na plataforma e assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), através do formulário online.
 
Esta pesquisa está baseada na vertente metodológica da pesquisa ação participante. A Pesquisa- ação participante é uma proposta pedagógica investigativa e de ação social e como parte de uma ação transformadora conta com o envolvimento direto dos sujeitos participantes da pesquisa que fazem parte da comunidade estudada junto aos profissionais pesquisadores no processo de produção do conhecimento para intervenção e transformação social (SOUZA, 1997). De acordo com Tozoni-Reis (2007), a pesquisa ação-participativa confere uma metodologia aplicada aos processos de construção dos saberes em educação.
 
Nesta modalidade, o sujeito não é passivo, mas ativo, dessa forma os indivíduos não são considerados simplesmente como objeto de estudo, uma vez que, como atores sociais, atuam diretamente na produção do conhecimento por meio de um processo de avaliação e reflexão, cujo objetivo transcende a “mudança de comportamento”, mas a ampliação de concepções que visam a formação de sujeitos socialmente críticos, que democraticamente participam do processo de tomada decisão para as demandas do território. Para o cadastro destes profissionais, os educadores preencherão um formulário online sobre o seu perfil pessoal e profissional, além de perguntas relacionadas ao seu estado geral de saúde e sua percepção das mudanças sociais e educacionais devido a pandemia.