Home Covid-19: número de casos e de mortes seguem em alta em populações vulneráveis
Voltar
Publicado em 04/09/2020
  • Cursos
  • Destaques
  • Educação a Distância
  • Portal Fiocruz

Covid-19: número de casos e de mortes seguem em alta em populações vulneráveis

Autor(a): 
Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

São 4 milhões de casos e quase 124 mil mortes por coronavírus em todo o país desde o início da pandemia. O afrouxamento de medidas restritivas e de isolamento social das últimas semanas mostram tendência de alta no número de casos, reacendendo o alerta de muitas cidades, municípios, profissionais e serviços de saúde. Para os grupos de risco, como a População Privada de Liberdade, grávidas e puérperas, a severidade da doença pode chegar ainda mais depressa. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por exemplo, apontam que o número de mortes subiu 26,1% em agosto entre a população carcerária. Em um cenário com mudanças frequentes no conhecimento sobre a doença causada pelo novo coronavírus, a capacitação dos profissionais torna-se uma ferramenta estratégica para seu enfrentamento. Conheça e inscreva-se no rol de cursos sobre a Covid-19 oferecidos pelo Campus Virtual Fiocruz.

+InfoGripe mostra que casos de SRAG permanecem muito altos
+Letalidade por Covid-19 no Rio está acima da média mundial

Covid-19 e a população privada de liberdade

O CNJ verificou também aumento de 33,6% no número de casos entre servidores do sistema carcerário. Os dados foram calculados no intervalo entre 3 e 31 de agosto de 2020. No sistema socioeducativo, o Conselho revela que o número de adolescentes internados com coronavírus saiu de 677 para 848 no último mês, um aumento de 25,2%. Segundo eles, não houve registro de mortes. Já entre os servidores do sistema socioeducativo, os infectados passaram de 2.099 para 2.745, uma alta de 30%. Houve aumento de 17 para 19 mortos.

Pouca ventilação, superlotação, acesso restrito à água e baixa condição de higiene são algumas das inúmeras questões estruturais históricas que o sistema prisional brasileiro apresenta. Para atualizar profissionais e capacitá-los quanto às ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus entre a população privada de liberdade, o Campus Virtual Fiocruz e a Fiocruz Mato Grosso do Sul oferecem o curso autoinstrucional para o Enfrentamento da Covid-19 no Sistema Prisional. As inscrições estão abertas!

A formação é oferecida na modalidade à distância e voltada a gestores, profissionais de saúde, policiais penais, trabalhadores dos estabelecimentos prisionais, membros dos conselhos penitenciários e demais interessados na área.

Covid-19 e o manejo clínico da gestante e puérpera

Estudo publicado em revista médica internacional revelou que, do início da pandemia até 18 de junho, foram notificadas 160 mortes de grávidas e puérperas em todo o mundo por Covid-19, sendo 124 delas no Brasil. Esses números apontam que o país é responsável por 77% das mortes mundiais. O paper traz outros números expondo também a falta de acesso à assistência. Outra pesquisa fala ainda sobre maior vulnerabilidade entre grávidas e puérperas negras à doença.

Atentos a esse crescente e assustador dado e considerando as especificidades desse grupo, os especialistas responsáveis pelo módulo sobre atenção hospitalar do curso online Covid-19 elaboraram uma aula sobre manejo clínico de gestantes ou puérperas para a formação. O curso, uma iniciativa do Campus Virtual Fiocruz, é gratuito, autoinstrucional e as inscrições estão abertas.

Um desafio muito específico sobre a temática da aula Manejo clínico da gestante e puérpera no contexto da Covid-19 (aula 6 – Módulo 3) é a interface entre os campos do manejo obstétrico, clínico e da terapia intensiva. “As gestantes e mulheres no ciclo gravídico-puerperal têm especificidades em relação às questões hemodinâmicas, ventilatórias e do controle da fisiopatologia da Covid-19”, explicou a pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher do IFF/Fiocruz, Maria Mendes Gomes, que é responsável pelo conteúdo da aula juntamente com dois pesquisadores também do IFF: Maria Teresa Massari e Marcos Dias.

 Conheça o curso Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus

Em um esforço para contribuir com a formação de profissionais de saúde, o Campus Virtual Fiocruz lançou o curso online Covid-19: manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. Para responder à demanda dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento, o conteúdo foi produzido e publicado em caráter de urgência, ratificando o aspecto inovador, dinâmico e responsável da formação. Ele é aberto, gratuito, autoinstrucional e oferecido à distância (EAD), permitindo que qualquer pessoa interessada se inscreva.

Inscreva-se já!

A qualificação é dirigida especialmente a trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), redes hospitalares, clínicas e consultórios, mas pode ser cursado por todos os interessados. Ele é composto de três módulos, que são independentes e podem ser cursados conforme necessidade do aluno, conferindo autonomia ao processo de formação.

  • Módulo 1 - Introdução: Conceitos e informações básicas (5 horas)
  • Módulo 2 - Manejo clínico: Atenção Básica (10 horas)
  • Módulo 3 - Manejo clínico: casos graves (30 horas)

Doenças ocasionadas por vírus respiratórios

Veja também o curso de qualificação Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo a Covid-19. A formação tem carga horária de 4h e é voltada a profissionais e estudantes de todas as áreas da saúde. Ele fornece uma introdução geral ao novo coronavírus e outros vírus respiratórios emergentes. O curso foi produzido pela Organização Mundial da Saúde e traduzido para o português pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e está sendo ofertado e certificado pela Fiocruz Brasília.

Confira a formação e inscreva-se!

Imagem de capa: Freepik