Cursos

Home Cursos
Voltar

BIOSSEGURANÇA EM FOCO - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto Aggeu Magalhães Telefone: (81) 2101.2500 ou 2101-2600.
C Capacitação/Cursos Livres
À distância
Saiba mais Inscreva-se

Sobre o curso

O Curso “Biossegurança em Foco” visa capacitar servidores e colaboradores do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) e de outras instituições, na área de Biossegurança, visando fortalecer um conjunto de ações para prevenir, controlar, reduzir ou minimizar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente. Essas ações visam o fortalecimento e a melhoria contínua das ações de Biossegurança nas Instituições, de modo a atender as recomendações da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério da Saúde (MS).

O avanço científico nas últimas décadas nas áreas biológicas e de saúde trouxe um conjunto de conhecimentos que resultaram no desenvolvimento de produtos para a saúde humana e animal. Por sua vez, tais avanços passaram a exigir novas regulamentações, adequações da infraestrutura laboratorial e equipes capacitadas em Biossegurança.

Na opinião de especialistas que discutem biossegurança, o principal entrave não está relacionado às tecnologias disponíveis para eliminar ou minimizar os riscos, e sim na mudança comportamental dos profissionais. Daí porque, os avanços na área da Biossegurança estão diretamente relacionados à troca de conhecimentos que favoreçam a adoção de novas condutas, considerando, inclusive, que a velocidade e a qualidade deste aprendizado é processual, exigindo ações para intensificar a capacidade das pessoas em adotar novas práticas.

Considerando o papel que a Biossegurança assume historicamente na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), associado ao avanço científico e legal no campo da pesquisa básica e aplicada, vivenciamos nos últimos anos alguns avanços e desafios. Cabe destacar a recriação da Comissão Técnica de Biossegurança (CTBio), na qual a Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Aggeu Magalhães (CIBio/IAM) tem assento, e participa de discussões e deliberações no tocante à Biossegurança na Fiocruz.

Paralelamente, a CIBio/IAM, que já vem desenvolvendo ações de sensibilização, conscientização e fiscalização, no sentido de cumprir seu papel legal, constatou a necessidade de desenvolver uma nova ferramenta que proporcione a difusão do conhecimento de modo mais sistemático, visando atender uma demanda que não se restringe ao âmbito institucional, podendo ser utilizada em outras unidades técnicas da Fiocruz e por outras instituições de saúde.

Diante deste cenário, este curso tem por finalidade capacitar a força de trabalho (servidores, terceirizados e estudantes) do Instituto Aggeu Magalhães (IAM), e de outras unidades da Fiocruz, na área de Biossegurança visando fortalecer um conjunto de ações para prevenir, controlar, reduzir ou minimizar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente. Essas ações visam o fortalecimento e a melhoria contínua das ações de Biossegurança nas Instituições, de modo a atender as recomendações da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério da Saúde (MS).
O curso será ofertado na modalidade EAD, no formato auto instrucional, e está estruturado em 3 módulos, sendo cada módulo composto por 5 unidades. Cada unidade possui uma síntese, que tem por finalidade despertar o interesse do estudante para o tema a ser abordado. O curso dispõe de um e-book, assim como alguns materiais complementares. De posse desse material, o estudante está habilitado para responder as questões propostas.

MÓDULO I – Biossegurança e Boas Práticas Laboratoriais

Neste módulo serão abordados os conceitos básicos de biossegurança, do ponto de vista histórico e legal, assim como as boas práticas laboratoriais, com enfoque na qualidade, saúde e segurança, e gerenciamento de resíduos.
  • Capítulo 1 – Biossegurança Geral (conceitos, histórico e legislação)
  • Capítulo 2 – Boas Práticas Laboratoriais
  • Capítulo 3 – Qualidade e Biossegurança
  • Capítulo 4 – Saúde e Segurança do Trabalho
  • Capítulo 5 – Gerenciamento de Resíduos

MÓDULO II – Classificação de Riscos e Níveis de Biossegurança no Trabalho com OGMs e Convencionais

O módulo II irá abordar a classificação de riscos e os níveis de biossegurança, com enfoque no trabalho com organismos geneticamente modificados e organismos convencionais, assim como identificar os requisitos básicos da infraestrutura laboratorial de acordo com o nível de biossegurança e o organismo trabalhado.
  • Capítulo 1 – Classificação de Riscos
  • Capítulo 2 – Níveis de Biossegurança
  • Capítulo 3 – Trabalho com Organismos Convencionais
  • Capítulo 4 – Trabalho com OGMs
  • Capítulo 5 – Infraestrutura Laboratorial 

MÓDULO III – Princípios e Normas de Biossegurança do IAM

Este módulo tem por finalidade disseminar os princípios e normas de Biossegurança, a partir da Política Institucional de Biossegurança, com foco nos procedimentos específicos de alguns laboratórios.
  • Capítulo 1 – Política Institucional de Biossegurança
  • Capítulo 2 – Biossegurança nos Laboratórios do IAM
  • Capítulo 3 – Biossegurança no NB3
  • Capítulo 4 – Biossegurança no Biotério
  • Capítulo 5 – Biossegurança no Insetário
Cronograma do curso: 

Data prevista para lançamento de edital ou chamada pública: 31/03/2020
Data prevista para início das inscrições: 13/04/2020
Data prevista para final das inscrições: 15/12/2021
Data prevista para início da oferta: 13/04/2020
Data prevista para final da oferta: 30/12/2021