Cursos

Home Cursos
Voltar

Pesquisa Intervencional na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à nutrição - 1º Oferta

Unidade/ofertante: Instituto Aggeu Magalhães Telefone: (81) 2101.2500 ou 2101-2600.
C Capacitação/Cursos Livres
Presencial
Aguarde Novas Inscrições

Sobre o curso

O curso pretende levar os alunos a compreender a Pesquisa Intervencional em Saúde das Populações enquanto ferramenta inovadora de produção de conhecimentos acerca das intervenções em saúde pública, sejam elas ações, programas ou políticas, na perspectiva de apoio à decisão para disseminação e implementação dessas intervenções, ilustrando os conceitos através de sua utilização na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à nutrição.

O panorama epidemiológico atual no Brasil e no mundo é, sabidamente, de preeminência e rápido crescimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Dentre os determinantes desse fenômeno, se destaca a transição nutricional, ou seja, a adoção de comportamentos desfavoráveis à saúde nos quesitos da dieta e da atividade física. Apesar de se tratar de comportamentos modificáveis, fica cada dia mais evidente que incentivos para uma alimentação balanceada e para a prática de atividade física regular, quando direcionados a indivíduos, surtem pouco efeito. Num contexto geral "obesogênico" são necessárias medidas coletivas, ou seja, ações, programas ou políticas públicas, para reverter as atuais tendências epidemiológicas.

Tais medidas são intervenções complexas, cujo desenho, implementação e avaliação se constituem num desafio conceitual e metodológico. Isso levou ao desenvolvimento da Pesquisa Intervencional em Saúde das Populações (PISP). Chamada de "ciência das soluções" pela pesquisadora Louise Potvin, a pesquisa intervencional tem como objetivo produzir conhecimento sobre intervenções reconhecidas como complexas, por ser multicomponentes e sempre interagindo com seu contexto, numa perspectiva geral de redução das desigualdades sociais em saúde.

Essa abordagem inovadora será apresentada por Aurélie Affret, pós-doutoranda da Cátedra de Prevenção do ISPED (Instituto de Saúde Pública de Epidemiologia e Desenvolvimento) dirigida pela Profa. Linda Cambon, em Bordeaux, França.

o Curso pretende ampliar o conhecimento e familiarizar os alunos da pós- graduação stricto sensu da Fiocruz e de outras instituições brasileiras a respeito de nova abordagem metodológica que visa embasar em evidências a decisão em saúde pública. Espera-se que os conhecimentos gerados possam ser utilizados e multiplicados em cada uma das esferas envolvidas, bem como que possam ter impacto positivo no desenho, implementação e avaliação de intervenções de prevenção das DCNT.

Financeiamento:
Edital de Apoio à realização de cursos de curta duração com abrengências internacional - 2018 - 2019. VPEIC FIOCRUZ.