Ficha técnica (créditos) para Recursos Educacionais

Home Ficha técnica (créditos) para Recursos Educacionais
Voltar

Publicação : 18/03/2019

Ficha técnica (créditos) para Recursos Educacionais

O que é a Ficha Técnica?

Conjunto de informações que identificam o(s) responsável(is), autor(es) e demais pessoas que contribuíram na produção. A Ficha técnica é composta pela lista de autoridades e lista de créditos.

Para que serve?

Para padronizar a forma de apresentação das informações sobre o recurso educacional e a nomenclatura utilizada na atribuição de responsabilidade(s), autoria(s) intelectual(is) ou artística(s). Com isso, a identificação, citação e reconhecimento da obra serão facilitados.

Como utilizá-la?

Deve-se incluir na lista de autoridades a informação sobre a política de acesso aberto ao conhecimento da Fiocruz (conforme colocado abaixo), as condições de uso, além das entidades/órgãos e autoridades patrocinadoras e apoiadoras da produção (Ex.: Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGETS, Unidades Fiocruz, etc.).

Deve-se informar na lista de créditos pessoas que participaram efetivamente do processo de produção, de acordo com o perfil de atuação (Ex.: coordenador geral, coordenador acadêmico, coordenador de produção, conteudista, revisor técnico-científico, editor técnico, designer instrucional, designer gráfico, web designer, ilustrador de EaD, desenvolvedor, avaliador técnico-científico, avaliador de pertinência, avaliador midiático-pedagógico, consultor, apoio técnico, etc.). Cada perfil tem suas atribuições definidas neste modelo, quer seja um perfil de criação (autoria) ou de apoio (contribuição). A ordem em que as pessoas são listadas deve indicar a autoria principal, o segundo autor e, assim, sucessivamente. Diversas pessoas podem assumir um mesmo perfil, desempenhando as mesmas atribuições. Bem como, uma pessoa pode assumir mais de um perfil, desempenhando atribuições distintas.

Este modelo lista perfis comuns e suas respectivas atribuições, desempenhadas na produção de recursos educacionais, na produção de vídeos e na produção de software. Alguns dos perfis listados podem não fazer parte da composição das equipes de produção das instituições, nesses casos, devem ser retirados da Ficha técnica.

Onde é apresentada?

A Ficha técnica, constituída pelos dados da obra; entidades/órgãos envolvidos juntamente com nomes próprios das autoridades; e nomes próprios das pessoas que participaram da produção, deve ser incluída no recurso. Por exemplo, a Ficha pode ser apresentada no final de um vídeo, no início de um texto, ou no espaço com informações sobre o curso. Vale lembrar, que esta vislumbra recursos que são unidades, módulos e/ou cursos, ou seja, recursos produzidos com a participação de profissionais com diferentes perfis. A mesma nomenclatura pode ser adotada para atribuição de créditos dos objetos simples, como imagens, áudios e textos (que não são um curso, módulo ou unidade de curso). As informações da Ficha técnica serão utilizadas como base para a descrição do recurso educacional no Repositório, para elaborar uma referência bibliográfica ou mesmo para identificar e reconhecer os detentores de direitos autorais do recurso.