Descrição: O curso tem por objetivo central aprofundar, na perspectiva da Saúde Coletiva, as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sintetizada na proposição das Epistemologias do Sul. Trata-se de apresentar um pensamento alternativo de alternativas para repensar bases teóricas e metodológicas em diversas áreas da Saúde Coletiva.
Objetivo Geral: Espera-se que os participantes do curso sejam capazes de incorporar aspectos conceituais e metodológicos relacionados às Epistemologias do Sul na pesquisa em Saúde Coletiva.
Justificativa: O curso envolve uma ação conjunta entre o Programa de Saúde Coletiva da ENSP e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e dá continuidade à cooperação técnico-científica de longa data entre a Fiocruz e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O curso também se justifica pelo crescente interesse nas Epistemologias do Sul por parte de docentes e discentes do PPGSP e outros programas, dentro e fora da Fiocruz, que têm incorporado o referencial dos estudos pós-coloniais e das Epistemologias do Sul.
O curso tem por objetivo central aprofundar, na perspectiva da Saúde Coletiva, as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sintetizada na proposição das Epistemologias do Sul.