Home Celebrando 25 anos, Editora Fiocruz realiza o 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica
Voltar
Publicado em 14/05/2018
Destaques

Celebrando 25 anos, Editora Fiocruz realiza o 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

Comemorando 25 anos, a Editora Fiocruz sediará no dia 22 de maio, às 14h30, a 31ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu). Este ano, a reunião acontecerá no âmbito do 1º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica.

Durante a abertura do evento, que acontecerá no auditório do Museu da Vida, serão abordadas visões contemporâneas sobre os papéis do livro com as participações da escritora Conceição Evaristo e da professora Eliana Yunes, do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer). Com o tema Qual conhecimento, qual ciência, quais fronteiras?, o encontro visa favorecer reflexões e diálogos entre casas editoriais de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa.

Dentre diversos assuntos que estarão em debate, se destacam o conhecimento e a ciência produzidos no ambiente acadêmico; a avaliação de seus usos e impacto; os distintos tipos de publicação científica, suas possibilidades, limites e incentivos; os alcances dessas publicações e os desafios de difundir local e globalmente o conhecimento que congregam; o livro acadêmico e seus conteúdos, seus leitores e mercados; contextos políticos e políticas para que melhores cenários sejam uma realidade.

A atividade, que contará com apresentação do Ballet Manguinhos, será destinada a todos os públicos. Já o seminário — que acontecerá até o dia 25 de maio, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis — é destinado apenas a quem se inscreveu previamente.

Sobre a reunião

As Reuniões Anuais da Abeu são os principais eventos de aproximação estratégica de editoras universitárias, institutos de pesquisa e outros participantes, por subsidiarem as atividades editoriais com a atualização de conhecimento técnico-científico e o intercâmbio de experiências práticas. Seus debates trazem temas fundamentais para a compreensão do contexto editorial acadêmico de forma crítica e a prospecção de novas frentes e oportunidades.

Mais informações no site da Reunião Anual Abeu.