Na semana que vem, de 4 a 6 de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será a sede da 8ª Conferência-Luso Brasileira de Acesso Aberto (Confoa). O evento reúne, todo ano, as comunidades portuguesa, brasileira, e outros países lusófonos para debater questões atuais sobre acesso aberto. Com o tema Do acesso aberto à ciência aberta, a conferência de 2017 debaterá os seguintes temas:
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, dará as boas-vindas aos participantes. Ela receberá, na mesa de abertura, a diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite, o reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha, e um representante da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Palestra de abertura com Barend Mons
Barend Mons, professor da Universidade de Leiden e afiliado ao Centro Médico Erasmus na Universidade de Roterdã (ambas instituições da Holanda), vai proferir a palestra de abertura, abordando The internet of FAIR data and services. Mons foi coordenador do Grupo de Especialistas de Alto Nível que elaborou o estudo nomeado European Open Science Cloud, que sintetiza recomendações para adoção da ciência aberta nos países membros da Comissão Europeia. Neste relatório são propostos os princípios FAIR Data, que são orientações sobre como tornar os dados disponíveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis.
Mais informações
Data: 4, 5 e 6 de outubro
Local: Fundação Oswaldo Cruz - Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)
Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21.040-360
Consulte também a programação da conferência em: http://confoa.rcaap.pt/2017/programa/
As inscrições já estão encerradas, mas os interessados poderão acompanhar o evento, que será transmitido ao vivo, por meio do link www.tvq.com.br/aovivo/fiocruz