A aula de abertura dos cursos de Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde e da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, oferecidos pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), tratará de um tema de crescente importância: a divulgação científica e o meio ambiente. O evento será realizado presencialmente na Tenda da Ciência Virginia Schall, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no dia 17 de março, a partir das 9h. Aberto ao público, não é necessário se inscrever previamente para participar. Haverá intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“A ideia da mesa-redonda é abordar o tema pela pesquisa e pela prática da divulgação cientifica, passando pela necessidade de fomentar o diálogo e a participação popular e discutir, ainda, a injustiça climática”, pontua Luís Amorim, pesquisador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica e um dos organizadores do evento.
Pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Simone Evangelista; representante da Comunidade Caiçara de Ubatumirim, Ana Carolina Santana Barbosa; e um ex-aluno da Especialização e ativista na área socioambiental na Baixada Fluminense, Cayo Matheus de Amorim Scot, que acaba de lançar uma cartilha sobre saneamento básico, participarão da mesa-redonda.
Confira a programação:
Divulgação científica e meio ambiente: diálogos entre pesquisa e prática
9h | Café da manhã
9h30 | Mesa de abertura
Magali Romero Sá, vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz
Ana Carolina de Souza Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz
Marina Ramalho, coordenadora do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde
Marcus Soares, coordenador da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência
10h | Mesa-redonda
Divulgação científica e meio ambiente
Entre a divulgação científica e o mercado: dilemas éticos de influenciadores e a maquiagem verde: Simone Evangelista, professora adjunta do departamento de Teoria de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Informação e diálogo fortalecendo o movimento social por territórios sustentáveis e saudáveis: Ana Carolina Santana Barbosa, representante da Comunidade Caiçara de Ubatumirim (Ubatuba-SP) e integrante do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba
Divulgação científica partindo d’O Básico: Cayo Matheus de Amorim Scot, especialista em Divulgação e Popularização da Ciência pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, mestrando em Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo, educador e comunicador socioambiental
Coordenação: Luís Amorim, pesquisador do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida Fiocruz
12h | Encerramento
Serviço
Divulgação científica e meio ambiente
Evento gratuito, presencial, aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia e contará com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Local: Tenda da Ciência Virginia Schall, Campus Fiocruz Manguinhos
Horário: 9h às 12h
Organização: Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e Núcleo de Estudos da Divulgação Científica e NEDC
Na segunda-feira, dia 17 de março, às 10h, você está convidado para a abertura do ano letivo 2025 da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venância (EPSJV/Fiocruz)! Para falar sobre “A escala 6x1 e as lutas pela redução da jornada de trabalho”, vamos receber o vereador do Rio de Janeiro, Rick Azevedo (Psol-RJ).
Rick Azevedo é criador do Movimento Vida Além do Trabalho e autor de uma petição pública online, com o objetivo de acabar com a escala 6x1.
Vai ser uma ótima oportunidade para alunos e trabalhadores ficarem ainda mais por dentro deste tema, que tem mobilizado discussões políticas e até mesmo as mídias sociais.
Quando? Segunda-feira, 17/3, às 10h
Onde? Na Tenda da Poli
Assista ao vivo no canal da Poli no Youtube!
A sessão do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desta sexta-feira, 14 de março, abordará o tema 'Dignidade menstrual e o jogo Ciclo do Poder: pré-lançamento público pelo Dia Internacional da Mulher', com as pesquisadoras Rafaela Bruno (Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do IOC), Renata Maia (Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do IOC), Tânia Zaverucha do Valle (Laboratório de Protozoologia do IOC) e Carolina Nascimento Spiegel (Laboratório da Ciência e Educação Lúdica da Universidade Federal Fluminense – UFF).
Na ocasião, Klena Sarges Marruaz da Silva, pesquisadora em saúde pública e assessora da Vice-Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (VDPDTI/IOC) para Divulgação Científica, atuará como mediadora.
A atividade será transmitida pelo Canal IOC no Youtube a partir das 10h. No horário previsto, acompanhe por aqui:
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz):
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM) e o Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher (MPSCM), convidam a todos para o evento: As Redes de Atenção à Saúde e o lugar estratégico da Rede Alyne para a saúde das mulheres e crianças, com a convidada Aline Costa, Diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência da SAES/Ministério da Saúde.
Data: 13 de março de 2025
Horário: 13h
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos – UFRJ (Salão Nobre)
Endereço: Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo
No dia 17 de março, das 9h às 12h, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) vai realizar a aula inaugural do seu ano acadêmico com o tema "A importância da inovação e das parcerias internacionais na área da saúde". O palestrante será o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Nuno Mendonça.
O evento acontece no Auditório do Contêiner de Farmanguinhos, localizado na rua Sizenando Nabuco, 100, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, e será transmitido pelo canal de Farmanguinhos no Youtube.
Acompanhe ao vivo:
O Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) terá sua aula inaugural nesta quarta-feira, 12 de março, às 14h, no auditório Sérgio Arouca do instituto. O tema é 'A importância dos laboratórios de referência da Fiocruz na vigilância epidemiológica'. A aula será ministrada por Tânia Maria Peixoto Fonseca, coordenadora de Vigilância e Laboratórios de Referência da Fiocruz.
O evento é aberto ao público geral, gratuito e não requer inscrição prévia. Haverá tradução com intérprete de libras.
Sobre a palestrante:
Médica, com formação em Clínica Médica e Saúde Pública, Mestrado em Pesquisa Clínica e Doutorado em Ciências da Saúde, com longa experiência no campo de planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde e vigilância em saúde. Possui atuação na gestão municipal e estadual na Coordenação de Programas de Saúde (Doenças Transmissíveis e Agravos crônicos e seus fatores de risco) e Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde. Tem interesse também no papel dos órgãos do Sistema de Justiça na saúde em especial o Ministério Público. Atualmente está na Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz.
Nesta quarta-feira, 12 de março, às 14h, o Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) discutirá o tema ‘Projeto Orion e o futuro da CT&I no Brasil’. A sessão receberá como palestrante o diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e coordenador do projeto Orion, Antonio José Roque da Silva.
Com pedra fundamental lançada em julho de 2024, o Orion prevê a construção de um complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. O projeto inclui o primeiro laboratório da América Latina com nível máximo contenção biológica (nível de biossegurança 4, chamado de NB4), que será o primeiro do mundo conectado a um acelerador de partículas.
O evento, que integra as comemorações pelos 125 anos do IOC, será transmitido pelo canal do IOC no Youtube. A atividade contará com seis debatedores. São eles:
O Núcleo de Estudos é uma iniciativa da diretoria do IOC, que visa promover debates acadêmicos sobre temas interdisciplinares no campo da ciência, da política e da filosofia, envolvendo a comunidade científica intra e extramuros. A atividade é coordenada pelo pesquisador emérito da Fiocruz, Renato Cordeiro.
Edição:
Vinicius Ferreira
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) realizará, no dia 12 de março de 2025, um Seminário Cientifico Internacional sobre infecções por dermatófitos. O evento ocorrerá das 11h às 12h15, no formato remoto com transmissão ao vivo pelo YouTube do INI.
A palestra será ministrada em inglês pela Dra. Sarah Dellière, professora associada de micologia médica no Hôpital Saint-Louis e no Institut Pasteur, em Paris, França. O tema será "Emerging issues in dermatophyte infections" (Questões emergentes em infecções por dermatófitos). Dra. Sarah conduzirá a apresentação online, diretamente da França, abordando infecções por dermatófitos, incluindo novas formas de transmissão e resistência a antifúngicos.
O seminário é organizado pela Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do INI, sob coordenação da vice-diretora, Rosely Zancopé, e moderação do pesquisador e chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa (Lapclin-Derm), Dayvison Freitas.
Acompanhe ao vivo:
Nesta semana, em homenagem à luta das mulheres por igualdade de gênero e conquistas sociais, o Sextas abre uma exceção e é publicado na ocasião em que acontecem manifestações e mobilizações em todo o país, organizadas pelo 8M, pelo Dia Internacional da Mulher. Para tanto, o Sextas de Poesia traz um trecho da canção de Francisco el Hombre, triste, louca ou má, em homenagem a todas as mulheres.
Melissa Creary, Professora Associada da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, fará palestra no dia 11 de março no CDHS (COC/Fiocruz) sobre a doença falciforme. A conferência será mediada pela pesquisadora em estágio pós-doutoral na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Juliana Manzoni Cavalcanti e terá transmissão online pelo YouTube da COC.
Com mais de 20 anos de experiência, Melissa Creary estuda comunidades com doenças falciformes e distúrbios hemorrágicos. Sua pesquisa explora as relações entre ciência, cultura e políticas públicas e aborda temas como justiça, racismo, antirracismo na saúde e biomedicina.
A atividade é promovida pela Cátedra Oswaldo Cruz da Unesco, que tem como meta incentivar a colaboração entre instituições de pesquisa da América e da Europa, intensificando a troca de conhecimentos sobre patrimônio e história da ciência e saúde.
Palestra: Ciência, Justiça e Raça: Um Caso de Doença Falciforme e Inovação
Expositora: Melissa Creary, Escola de Saúde Pública, Universidade de Michigan
Mediadora: Juliana Manzoni (COC/Fiocruz)
Data: 11/03
Horário: 14h
Local: Sala 308, Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)