Nesta sexta-feira, 7 de novembro, o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) recebe o entomologista Manuel F. Lluberas, CEO da Mosquito Den LLC, para a palestra “Living with Mosquitoes, Inevitable Reality or Tropical Fallacy?”.
A atividade propõe uma reflexão sobre a convivência humana com mosquitos e as percepções culturais e científicas relacionadas aos insetos vetores em diferentes contextos tropicais.
A mediação será realizada por Ademir J. Martins Jr., pesquisador do Laboratório de Biologia, Controle e Vigilância de Insetos Vetores do IOC. A palestra será ministrada em inglês.
O evento tem transmissão pelo canal do IOC no YouTube, a partir das 10h. Assista ao vivo:
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)
A sétima sessão do ciclo de palestras Encontro às Quintas será realizada no dia 6 de novembro e contará com as apresentações da historiadora Ayah Nuriddin (Universidade de Yale), que estará online, e do pesquisador Robert Wegner, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Com o título História da eugenia em perspectiva comparada Brasil-EUA, o encontro será mediado por Juliana Manzoni Cavalcanti (COC/Fiocruz).
Em sua conferência intitulada Semente e Solo: Pensamento Eugênico Negro nos Séculos 19 e 20, Ayah Nuriddin irá analisar o conceito de eugenia negra, uma vertente desenvolvida por intelectuais e ativistas afro-americanos, que utilizaram ideias de hereditariedade, reforma social, controle reprodutivo e saúde pública como estratégias de elevação racial e emancipação. A pesquisadora destaca que, ao contrário da visão dominante que retrata os afro-americanos apenas como vítimas da eugenia, esses pensadores se apropriaram criticamente do discurso científico para afirmar projetos de liberdade e igualdade racial.
Robert Wegner abordará o tema da eugenia no contexto brasileiro, discutindo as aventuras e desventuras da ideia de miscigenação entre os eugenistas da década de 1930. A partir dos anos 1940, a mistura racial tornou-se central para o desenvolvimento de uma “zootecnia tropical” e para a formação do rebanho bovino no país. De acordo com Wegner, as pesquisas sobre a história da eugenia vêm se ampliando e se tornando mais sofisticadas, o que torna os estudos comparativos especialmente relevantes para compreender a diversidade e a ampla presença desses movimentos nos Estados Unidos e no Brasil em meados do século 20.
Ayah Nuriddin é professora assistente de História da Medicina. Entre seus interesses de pesquisa constam a história da eugenia, as ciências raciais e o racismo científico. Atualmente, a pesquisadora trabalha em seu primeiro livro, cujo título provisório coincide com o de sua palestra. Entre outros estudos, a historiadora publicou os artigos Reckoning with histories of medical racism and violence in the USA, na Revista The Lancet (2020), e Black Public Health: Historical Studies in the Natural Sciences, na Revista Historical Studies of Natural Sciences – HSNS (2021).
Robert Wegner é professor do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS/COC/Fiocruz) e autor do livro Eugenia: ontem e hoje, publicado pela Editora Fiocruz em 2025. A debatedora Juliana Manzoni Cavalcanti é pesquisadora do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde e coordenadora do PIBIC da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Entre seus artigos, constam Racial mixture, blood and nation in medical publications on sickle cell disease in 1950s Brazil, publicado na revista History and Philosophy of the Life Sciences (2019) e Entre negros e miscigenados: a anemia e o traço falciforme no Brasil nas décadas de 1930 e 1940, disponível na Revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos (2011).
Encontro às Quintas – 7ª sessão
História da Eugenia em perspectiva comparada Brasil-EUA
Expositores: Ayah Nuriddin (Universidade de Yale), que participará de forma remota, e Robert Wegner (PPGHCS/COC/Fiocruz)
Debatedora: Juliana Manzoni Cavalcanti (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio
Data: 6/11/2025
Horário: 10h
Modalidade: Presencial
Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira (CDHS), Campus Fiocruz Manguinhos
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) realiza mais um Centro de Estudos nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, às 13h!
Com o tema "Serviços de Saúde no Brasil e em Portugal: a diplomacia no ecossistema de inovação em saúde e o acesso a medicamentos", o assunto será abordado pelo coordenador de Ações em Portual de Farmanguinhos, Jorge Magalhães, pela vice-presidente adjunta da Fiocruz, Eduarda Cesse e pelo professor da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (Essua), Vitor Coutinho.
O encontro acontecerá no auditório da Essua (Portugal), com transmissão ao vivo pelo canal oficial de Farmanguinhos no YouTube.
A emissão de certificado será realizada a partir do preenchimento da lista de presença repassada no chat, ao vivo, durante evento. Não é necessária a inscrição prévia.
De 4 a 6 de novembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) vai realizar o seminário “Conectando saúde pública e desigualdades urbanas no contexto das mudanças climáticas: governança para um desenvolvimento justo nas cidades brasileiras”, o Conect. Os encontros serão se 9h às 17h no auditório térreo da Ensp. Para participar, inscreva-se gratuitamente aqui. O evento será transmitido pelo canal da Ensp no YouTube.
As apresentações e debates ocorrerão em torno de três eixos temáticos principais: 1) qualidade da água e saneamento básico, 2) poluição atmosférica e ondas de calor e 3) ecologia política e agroecologia. A programação reunirá pesquisadores brasileiros e alemães, além de representantes de coletivos urbanos que tratam da justiça ambiental em seus territórios.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DETALHADA
O evento é coordenado pela representante discente e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, Lillian Silva, pela doutoranda Victória Oliva, do mesmo programa, pelo mestrando em Geografia na UFF Bernardo Bronzi e pelo doutorando em Geografia na Universidade de Bonn, na Alemanha, Vicente Brêtas.
"Quando a Victoria veio falar comigo sobre a proposta do evento, eu logo pensei na internacionalização do SPMA. O programa está crescendo cada vez mais e uma parceria com uma Universidade alemã significa muito. É uma maneira de não só conectar três instituições (Ensp, BONN e UFF), seja pela nossa atuação ou pelos palestrantes, mas também mostrar como as preocupações com a saúde pública são, de fato, universais. São quatro alunos-pesquisadores à frente da organização do Conect e isso mostra que somos cada vez mais ativos e engajados na construção multiprofissional da saúde. São três geógrafos e eu, farmacêutica, além da professora Beatriz Oliveira, orientadora da Victoria, que é enfermeira", detalha Lillian Silva.
Bernardo Bronzi faz um agradecimento ao Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) pelo apoio que viabilizou o evento. "Por meio de seu edital de fomento, o DWIH São Paulo possibilitou a vinda de pesquisadores da Alemanha, permitindo que esta cooperação presencial se concretizasse. O DWIH São Paulo é um ponto de contato essencial entre Brasil e Alemanha nas áreas de ciência, pesquisa e inovação, e seu objetivo de promover a cooperação bilateral e o debate científico está perfeitamente alinhado com a missão do nosso evento na COP 30: contribuir com as discussões sobre mudanças climáticas, focando nos ambientes urbanos para pensarmos juntos em outro mundo possível. Esta parceria é um exemplo vivo da sinergia que busca o desenvolvimento sustentável entre nossos países."
No dia 31 de outubro de 2025, às 14h, será realizado o webinário “Preparação para a temporada de dengue 2026: perspectivas de modelos preditivos”, feito pela Fiocruz em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). Os pesquisadores da Fiocruz, Claudia Codeço e Oswaldo G. Cruz, juntamente com o pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV), Flávio Coelho, e a coordenadora-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Lívia Vinhal, falarão sobre as previsões para a próxima temporada de dengue no Brasil.
O evento online é promovido pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), por meio do Programa de Computação Científica (PROCC/Fiocruz) e do consórcio The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC).
O webinário está com as inscrições abertas e será transmitido em português, inglês e espanhol pelo YouTube da VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Cadastre-se aqui para receber lembretes, o link de transmissão e novidades do webinário.
O encontro reúne pesquisadores e gestores de saúde para falar sobre as previsões da próxima temporada de dengue a partir de modelos estatísticos na área de vigilância epidemiológica. O objetivo é compartilhar com a população os achados para o ano de 2026 em modelagem aplicada ao contexto brasileiro.
Em 2025, 52 pesquisadores de diferentes equipes ao redor do mundo participaram de um desafio dos projetos Mosqlimate e InfoDengue chamado “2nd InfoDengue–Mosqlimate Dengue Challenge (IMDC)” em que criaram modelos preditivos para estimar a ocorrência de dengue no Brasil.
Os resultados, apresentados no dia 15 de outubro, mostraram avanços na integração de dados e na calibração de incertezas, reforçando a importância de modelos transparentes e com metodologias diferentes para apoiar decisões em saúde pública. Ainda assim, é importante ressaltar que modelos estatísticos estão sujeitos a incertezas e adaptações. Ou seja, devem ser usados como ferramentas de apoio e não como uma previsão sem mudanças.
As inscrições têm como objetivo manter o público informado sobre o evento, enviando o link de acesso, lembretes, atualizações e informações sobre os idiomas disponíveis.
Inscreva-se aqui para acompanhar as atualizações sobre a dengue 2026
O webinário será transmitido ao vivo pelo canal da VideoSaúde Fiocruz, com tradução simultânea em português, inglês e espanhol.
Fiocruz oferece cursos de controle de mosquitos e larvicidas
O Campus Virtual Fiocruz oferece dois cursos que tratam da temática da dengue e são voltados a profissionais de saúde: Estratégia de Disseminação de Larvicida para combate ao mosquito Aedes e InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis, ambos online e gratuitos. Conheça e inscreva-se!
Estratégia de Disseminação de Larvicida para combate ao mosquito Aedes
O curso tem foco numa tática muito promissora no combate aos mosquitos, que é a disseminação de larvicidas pelos próprios mosquitos. A Estratégia de Disseminação de Larvicida (EDL) é diferenciada, pois algumas espécies de mosquitos Aedes usam, de forma frequente, criadouros crípticos, ou seja, de difícil acesso, situados em locais inacessíveis ou ainda visualmente indetectáveis até pelos agentes de combate às endemias (ACE).
O objetivo do curso, que é composto de 2 módulos, 10 aulas e 40h de carga horária, é oferecer um conjunto de conhecimentos, além da prática na gestão e operacionalização dos procedimentos de montagem, impregnação, instalação, e manutenção das Estações Disseminadoras de larvicida (ED’s) para o controle de arboviroses através da dispersão de larvicida por mosquitos urbanos nos diferentes contextos e realidades do Brasil.
A formação é online, gratuita e autoinstrucional e busca qualificar agentes de saúde, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar no combate aos mosquitos Aedes.
Confira aqui a divisão dos módulos e inscreva-se!
InfoDengue e InfoGripe: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis
O curso é voltado a profissionais da vigilância em saúde que atuam nas secretarias municipais e estaduais de Saúde, e é aberto também a interessados no tema.
O objetivo é promover a compreensão de conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis e proporcionar aos profissionais conhecimentos e instrumentos para auxiliar na tomada de decisão em situações dedicadas à vigilância de arboviroses urbanas (dengue, Zika e chikungunya) e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).
A carga horária é de até 40h, divididas em dois módulos: módulo base e módulo aplicado, em que o aluno pode optar por estudar um dos sistemas (InfoDengue e InfoGripe) ou ambos. Os módulos trazem apresentações das doenças como problemas de saúde pública e sua epidemiologia no país, seguido de uma introdução ao processo de coleta e organização de dados feitos pelas secretarias de saúde.
Os alunos serão apresentados a conceitos teóricos do monitoramento de doenças transmissíveis, métodos e práticas específicos do Infodengue e do Infogripe, para que sejam capazes de atuar em cenários de risco e a leitura-interpretação dos boletins em diferentes contextos.
A formação é totalmente online, gratuita e autoinstrucional.
Confira aqui como estão divididos os módulos e inscreva-se!
O Observatório do SUS, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), promove no dia 3 de novembro de 2025, das 9h às 13h, o seminário online “Entre aprendizados e desafios: o SUS está preparado para novas emergências sanitárias?”, dedicado a refletir sobre como o Sistema Único de Saúde (SUS) pode fortalecer sua capacidade de resposta diante de emergências sanitárias. A atividade será transmitida ao vivo pelo Canal da Ensp no YouTube.
O evento reunirá pesquisadores, gestores e especialistas para um debate amplo sobre estratégias, aprendizados e perspectivas frente às crises sanitárias recentes e futuras. A proposta é analisar criticamente os legados de diferentes emergências que desafiaram o SUS nos últimos anos — desde pandemias até desastres ambientais e climáticos — e discutir caminhos para aprimorar a prevenção, preparação e resposta do sistema a novos cenários de crise.
O seminário também pretende dialogar com os desafios contemporâneos da saúde global, em um contexto marcado por mudanças climáticas e ambientais — tema que ganha ainda mais relevância diante da realização da COP 30, em 2025, na Amazônia. A programação se organiza em duas mesas de debate, coordenadas por pesquisadoras da Ensp/Fiocruz, com espaço para discussão ao final de cada uma.
A primeira mesa, intitulada “SUS em Alerta: Cenários, Desafios e Estratégias”, será moderada por Andréa Sobral (Ensp/Fiocruz) e abordará as dimensões estruturais e conjunturais do sistema de saúde diante das crises sanitárias, incluindo aspectos de vigilância, atenção à saúde e governança.
Participam da mesa:
A segunda mesa, intitulada “Respostas que Inspiram: Iniciativas que Fortalecem o SUS”, será moderada por Adelyne Mendes (Ensp/Fiocruz) e destacará experiências e estratégias que contribuíram para fortalecer a resposta do SUS em emergências recentes, evidenciando práticas inovadoras e lições institucionais.
Participam da mesa:
Segundo Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde e coordenador do Observatório do SUS (Ensp/Fiocruz), o seminário reforça o compromisso do Observatório com a produção de reflexões e o estímulo ao diálogo sobre temas centrais para o fortalecimento do SUS.
“A pandemia de Covid-19 e os eventos climáticos extremos vêm colocando o SUS à prova. Na pandemia, devido à postura negacionista do governo federal à época, houve um número bastante expressivo de mortes evitáveis. Por outro lado, a atuação dos outros níveis de governo, de instituições públicas como a Fiocruz, de profissionais de saúde e de atores sociais evidenciou a importância do SUS, que ganhou mais visibilidade. Muitos aprendizados foram gerados nesse processo, inclusive sobre a dependência tecnológica em um mundo globalizado e financeirizado.
Mas o risco de novas pandemias e desastres ligados à crise climática é real. E o SUS segue com desafios estruturais, ao mesmo tempo em que iniciativas nacionais de preparação do sistema para novas emergências têm se apresentado, além daquelas já existentes.
Sabemos que a prevenção, a preparação e a resposta dependem, de um lado, de uma base prévia e, de outro, da capacidade de se adaptar a novos cenários e de inovar para atuar de modo oportuno, integrado e efetivo. Entre políticas e experiências, este webinário buscará abordar a situação atual do SUS no enfrentamento às emergências sanitárias”, afirma Melo.
Além de discutir tendências e riscos associados às emergências sanitárias, o seminário pretende contribuir para o debate sobre a estruturação, preparação e coordenação nacional frente às crises, em um momento em que se intensificam as discussões sobre a criação de um centro nacional voltado à prevenção e resposta a emergências em saúde, à semelhança dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), reforçando a atualidade e relevância do tema.
Serviço
Seminário: Entre aprendizados e desafios: o SUS está preparado para novas emergências sanitárias?
Data: 3 de novembro de 2025
Horário: 9h às 13h
Formato: Online – Transmissão ao vivo pelo Canal da Ensp no YouTube
Informações: observatorio.sus@fiocruz.br
Na sequência da Semana Internacional do Acesso Aberto 2025, a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e o Núcleo de Ciência Aberta da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promovem, no dia 29 de outubro, a sessão informativa “Publicação em periódicos internacionais de Acesso Aberto”, com apoio da Capes e participação de Andrea Vieira, coordenadora do Portal de Periódicos. O evento contará ainda com a presença de Marly Cruz, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, e Andrea Sobral, vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Ensp.
A iniciativa representa um avanço para a comunidade científica da instituição ao contribuir para diminuir uma das principais barreiras à disseminação global da pesquisa brasileira: o pagamento das taxas de processamento de artigos, conhecidas como Article Processing Charges (APCs). Os chamados Acordos Transformativos, firmados entre a Capes e editoras científicas, permitem que pesquisadores da Fiocruz publiquem em acesso aberto sem arcar com os custos de publicação.
“O apoio da Capes é viabilizado pelo Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), que cobre integralmente os custos de APCs para autores vinculados às instituições participantes, como a Fiocruz. Para utilizar o benefício, o autor correspondente deve estar afiliado à Fiocruz no momento da submissão, utilizar e-mail institucional, possuir um ORCID válido e estar registrado na Plataforma Sucupira”, explica Andreia Vieira.
A economia gerada pelos acordos é substancial. As taxas de publicação variam entre US$ 1.500 e US$ 5.000 por artigo, dependendo da revista. Com a cobertura oferecida pela Capes, pesquisadores que publicam dois artigos por ano podem economizar cerca de US$ 6.000 — valor que, multiplicado por centenas de autores, representa um impacto financeiro expressivo e estratégico para a ciência nacional.
Atualmente, quatro editoras integram os acordos firmados pela Capes: Wiley, com mais de 1.200 periódicos híbridos; Royal Society Publishing (RSP), com 10 periódicos selecionados; IEEE – incluindo o IEEE Access; e American Chemical Society (ACS), que inclui todos os periódicos da ACS, com exceção de capas suplementares.
“Essas parcerias possibilitam que a produção científica da Fiocruz alcance um público global, mantendo altos padrões de qualidade editorial e ampliando a visibilidade internacional dos resultados de pesquisa”, defende a palestrante.
O encontro “Publicação em periódicos internacionais de Acesso Aberto com o apoio da Capes” terá formato “mão na massa”: Andreia Vieira vai oferecer um espaço prático para que os participantes aprendam a utilizar os acordos em benefício de suas publicações.
O workshop abordará temas como:
Como verificar se a revista e a editora estão cobertas pelo acordo;
Como confirmar se a Fiocruz é uma instituição participante;
A importância dos identificadores persistentes (como o ORCID) e sua vinculação com “Meus Dados” da Capes;
Tipos de licenças Creative Commons (CC BY) e suas implicações.
Além disso, será apresentado um passo a passo detalhado sobre o processo de submissão: desde a verificação da elegibilidade e a escolha da revista até a submissão final e a confirmação da isenção da APC.
O evento é voltado especialmente para pesquisadores, docentes e discentes de pós-graduação, jovens cientistas e coordenadores de projetos da Fiocruz. São profissionais que poderão ampliar o impacto e a visibilidade de suas pesquisas sem comprometer recursos pessoais ou institucionais.
Acesso aberto ao conhecimento
Em sua política de acesso aberto ao conhecimento, atualizada em 2024, a Fiocruz incentiva o acesso aberto diamante (sem pagamento de taxas para assinatura ou processamento de artigos), porém reconhece que isso requer mudanças também na cultura científica.
"Temos excelentes revistas científicas que não cobram taxas, mas sabemos que temos a cultura enviar os bons artigos brasileiros para revistas internacionais em busca de visibilidade, parcerias internacionais e maiores pontuações no sistema de avaliação vigente. Essas revistas com maior fator de impacto cobram taxas" comenta Vanessa Jorge, coordenadora de Informação da VPEIC.
Ela complementa. "Destaco que há um processo de mudança em curso. A nova avaliação da Capes indica métricas no nível dos artigos e não mais das revistas. Isso pode abrir novas portas e ser um grande estímulo para o acesso aberto diamante. As áreas do conhecimento precisam rever suas métricas e valorizar iniciativas que busquem reduzir esses custos. Entendemos os acordos transformativos como um incentivo provisório nesse momento de transição para uma cultura de uma ciência mais aberta"
Mais do que um benefício financeiro, a iniciativa reflete o compromisso da Fiocruz e da Capes com o acesso aberto. Ao ampliar o acesso à publicação internacional, fortalece-se a presença da ciência brasileira no cenário global e promove-se a democratização do conhecimento. Também é inclusivo porque qualquer pesquisador das instituições participantes podem se beneficiar deste incentivo da Capes. Não apenas os pesquisadores e grupos de pesquisas com recursos para pagamento de taxas.
Quando:
Dia 29 de outubro, das 9h às 10h30.
A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) realiza no dia 14 de novembro, às 10h, mais uma atividade do Ciclo de Palestras: Preservação do Patrimônio: Conceitos e Práticas, que nesta edição discutirá o tema “Conservação de artefatos em reservas arqueológicas: processos e desafios”. O encontro será exclusivamente online, com transmissão ao vivo pelo canal da Casa no YouTube.
Os palestrantes Cilcair Andrade, arqueóloga da AB Arqueologia e Patrimônio; e Alessandro Silva, bolsista do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa; apresentarão reflexões e experiências sobre os processos e desafios envolvidos na conservação de artefatos arqueológicos.
Na ocasião, Alessandro Silva discutirá a trajetória do Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), abordando protocolos e procedimentos aplicados à curadoria de acervos e destacando a importância da documentação e dos registros digitais na preservação desses materiais. Já Cilcair Andrade apresentará experiências relacionadas às coleções arqueológicas da Fiocruz, que servirão como referência para ilustrar práticas e soluções adotadas no campo. A mediação será feita por Neuvânia Getty (UFRJ e COC/Fiocruz).
Os interessados em receber certificado de participação devem se inscrever previamente pelo Campus Virtual Fiocruz até 13 de novembro e confirmar presença por meio de um link de assinatura que será disponibilizado durante a transmissão ao vivo. Organizado pelo Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH/COC/Fiocruz), o ciclo aborda diferentes aspectos e práticas voltadas à preservação do patrimônio cultural. Inscreva-se!
MiniBio dos participantes:
Cilcair Andrade
Arqueóloga, Historiadora e Educadora Patrimonial, é uma das profissionais à frente da AB Arqueologia & Patrimônio, trabalhando com pesquisas arqueológicas para o licenciamento ambiental, para intervenções em bens tombados e em análises de coleções arqueológicas. Especializada em elaboração e desenvolvimento de projetos de Educação Patrimonial, atua para a construção do conhecimento e divulgação do Patrimônio Cultural.
Alessandro Silva
Historiador e especialista em curadoria arqueológica, é discente do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz. Desenvolve atividades de coordenação em laboratório no Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), com ênfase em práticas de gestão e preservação do patrimônio cultural. Sua trajetória une, experiência profissional e formação acadêmica voltadas à valorização do patrimônio cultural.
Neuvânia Getty
Licenciada em Química, professora do Curso de Conservação e Restauração da EBA/UFRJ e coordena o Laboratório de Conservação em Arqueologia – LaC-Arq do Departamento Arte e Preservação. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT/COC/FIOCRUZ), realiza estudos e pesquisas na área da Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural, da Conservação de Materiais Arqueológicos, Educação Patrimonial e Conservação Preventiva.
Foi prorrogado até quinta-feira, 30 de outubro, o prazo para submissão de trabalhos no 10º Seminário de Ciência e Tecnologia em Biomodelos. O evento, promovido pelo Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (MPCAL/ICTB/Fiocruz), será realizado remotamente, via Zoom, nos dias 9 e 10 de dezembro, das 9h às 18h.
Os resumos deverão ser submetidos de acordo com as áreas de concentração, que dividem-se em duas:
Ciência em Animais de Laboratório: biomodelos; biossegurança; gestão de biotérios; monitoramento sanitário; doenças negligenciadas, parasitárias ou infecciosas; métodos alternativos ao uso de animais de laboratório; divulgação científica e educação em ciência em animais de laboratório.
Gestão de Biotérios: políticas públicas; gestão de pessoas e liderança situacional; inovação e tecnologia aplicada à gestão de biotérios.
O resultado da avaliação dos trabalhos será confirmado via e-mail até 19 de novembro. Os resumos analisados e aceitos pela comissão científica serão publicados na nova revista da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório, a Biological Models Research and Technology (BMRT), e apresentados durante o evento na modalidade pôster ou oral.
As informações sobre normas para formatação dos trabalhos, envio de resumos, inscrição como ouvinte e demais detalhes sobre o evento estão disponíveis no Campus Virtual Fiocruz.
#ParaTodosVerem Banner com fundo azul escuro, no topo há uma imagem de um microscópio em tons azuis, no banner estão as seguintes informações: 10° Seminário de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, tema: 10 anos de formação em CAL: Aprendizados do passado e projeções para o futuro. O evento será gratuito nos dias 9 e 10/12, inscrições até 8/12 (via Campus Virtual Fiocruz). Ao lado, uma tarja amarela com a informação: "submissão de trabalhos: prorrogado até 30/10". Vagas limitadas, o evento será 100% online e ao vivo pela plataforma zoom.
O papel da ciência e da inovação na construção de um sistema de saúde mais robusto, equitativo e sustentável estará em discussão na nova série de webinários Pesquisa em Saúde Pública: caminhos da Fiocruz para o fortalecimento do SUS, que o Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz) realizará, no âmbito do Fórum Oswaldo Cruz.
O objetivo dos webinários é fomentar a reflexão sobre como planejar e sustentar uma estratégia científica de longo prazo, capaz de consolidar o Sistema Único de Saúde como política pública de base científica e social. A série faz parte dos debates do Fórum Oswaldo Cruz voltados ao desenvolvimento de uma agenda de pesquisa integrada da Fiocruz, orientada pelas necessidades do SUS e pelos desafios contemporâneos da ciência, em nível nacional e global.
O primeiro evento, Fomento à pesquisa em Saúde no Brasil: perspectivas futuras, será realizado no dia 29 de outubro de 2025, das 10h às 12h, com transmissão pelo canal da VídeoSaúde Distribuidora no Youtube. O público poderá participar com comentários e perguntas enviadas pelo chat.
Estarão reunidos o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estatais de Apoio à Pesquisa (Confap), Márcio de Araújo Pereira, que abordará o papel das fundações estaduais na descentralização do fomento científico e os desafios para ampliar investimentos em ciência, tecnologia e inovação; e a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DCIT/Sectics/MS), Meiruze Sousa Freitas, tratando da perspectiva do Governo Federal quanto às diretrizes nacionais para a pesquisa em saúde, o alinhamento com as políticas públicas do SUS e as estratégias de integração entre produção científica e necessidades sociais. A mediação será realizada pelo coordenador do CEE- Fiocruz, Rômulo Paes e Sousa.
O Fórum Oswaldo Cruz é um espaço de debates qualificados sobre saúde e desenvolvimento nacional, reafirmando o compromisso da Fiocruz com a ciência, a inovação e a soberania sanitária brasileira.
Desafios e caminhos para uma ciência sustentável e comprometida com a saúde pública
A pesquisa em saúde no Brasil enfrenta desafios como restrições orçamentárias, desigualdades no financiamento, fragmentação institucional e novas demandas provocadas por mudanças sociais, ambientais e tecnológicas. Esses desafios exigem ação coordenada e sustentada por políticas de Estado que reconheçam a pesquisa como investimento essencial para a autonomia científica, a soberania nacional e a proteção da vida.
Neste contexto, a Fiocruz desempenha papel central como instituição estratégica de Estado, articulando pesquisa em saúde com políticas públicas e com a formação de recursos humanos. Sua atuação fortalece a capacidade do país de enfrentar desafios sanitários complexos, como epidemias, doenças crônicas e desigualdades em saúde, por meio de uma agenda científica que integra conhecimento acadêmico, inovação tecnológica e demandas sociais.
Serviço
Pesquisa em Saúde Pública: caminhos da Fiocruz para o fortalecimento do SUS
Webinário 1: Fomento à pesquisa em Saúde no Brasil: perspectivas futuras
Data: 29 de outubro de 2025
Horário: 10h às 12h
Realização: Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz) e Fórum Oswaldo Cruz
Transmissão: VídeoSaúde Distribuidora Fiocruz