Estão abertas até o dia 11 de junho as inscrições para o Curso de Atualização em Agriculturas Urbanas Agroecológicas e Determinação Socioambiental da Saúde (2025), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A formação é uma iniciativa fruto de uma cooperação entre a Escola, a Agenda de Saúde e Agroecologia da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz e o Grupo de Estudos em Agricultura Urbana da Universidade Federal de Minas Gerais (AUÊ!/UFMG). Confira o edital no Campus Virtual Fiocruz para mais detalhes e concorra a uma das 30 vagas disponíveis na turma.
As aulas serão realizadas presencialmente no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, entre 7 e 11 de julho de 2025, totalizando 40 horas. O público-alvo são trabalhadoras/es e estudantes de nível superior da Fiocruz e de outras instituições de saúde com atuação em agroecologia e agricultura urbana; além de trabalhadoras/es do SUS com atuação em projetos de agricultura urbana.
O objetivo é dialogar sobre as conexões entre as agriculturas urbanas agroecológicas e a Saúde Coletiva, sob orientação da Determinação Socioambiental da Saúde (DS), abordagem teórica de apoio à compreensão de desafios colocados para os sistemas alimentares e a saúde da população, no contexto de uma sociedade em urbanização.
Todas as informações referentes ao processo seletivo poderão ser obtidas no Campus Virtual Fiocruz.
Para dúvidas e mais informações, a comunicação se dará, exclusivamente, por e-mail pseletivo.ensp@fiocruz.br ou pelo telefone (21) 2598-2315/2318/2445.
#ParaTodosVerem Banner com fundo verde, no centro do banner está escrito: Inscrições abertas até 11/06, curso de atualização: Agricultura Urbanas agroecológicas e determinação socioambiental da saúde, do dia 07 à 11 de julho na Fiocruz Manguinhos. No lado direito inferior do banner há uma figura ilustrativa de uma árvore, com uma casa ao lado e embaixo dos dois água em formato de espiral.
Nesta sexta-feira, 30 de maio, a Fiocruz Bahia realiza, a partir das 9h, mais uma sessão científica com o tema "Desafios da educação em saúde no Brasil e no mundo". O palestrante será o pesquisador da Fiocruz Bahia, Bruno Bezerril.
Essa é uma edição especial que marca o encerramento da Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC.
O evento será presencial no Auditório Sonia Andrade, na Fiocruz Bahia, com transmissão ao vivo pelo Youtube.
Será realizado, nesta sexta-feira, 23 de maio, às 10h, o Webinário 'Mostra de Saúde da População Negra'. Totalmente remoto, o encontro será pelo canal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) no YouTube. O evento é uma etapa que antecede a Mostra de Boas Práticas sobre Saúde da População Negra no estado do Rio de Janeiro, que acontecerá no dia 3 de junho, no Rio de Janeiro. A mostra vai apresentar a avaliação de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) nos municípios do Rio de Janeiro e de São Gonçalo e compartilhar as ações em curso nos demais municípios do estado. Na live desta sexta-feira, cada representação institucional falará da importância desta mobilização, da sua contribuição e da expectativa para o encontro.
A coordenação é de Marly Marques (Ensp/Fiocruz) e Marcia Alves (UFRJ). Como conferencistas, haverá representantes do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP/MS), da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Sems/RJ), da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ) e da Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj).
A mostra do dia 3 de junho visa a promover o intercâmbio de experiências municipais no SUS relacionadas à PNSIPN, além de estimular, fortalecer e divulgar ações de municípios que inovam em soluções voltadas à garantia do direito à saúde dessa população. Se você atua em municípios do Rio de Janeiro com iniciativas voltadas à saúde da população negra, não perca a oportunidade de compartilhar sua experiência! Os interessados devem acessar o edital e realizar a inscrição.
Você pode participar enviando relatos de experiências, como ações, projetos ou atividades. Fortaleça a equidade e o direito à saúde! Faça sua inscrição até 25 de maio!
Inscrição por resumo: bit.ly/MostraPNSIPNrioescrita
Inscrição por vídeo: bit.ly/MostraPNSIPNriovideo
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento pelo e-mail: mostrapnsipnrio@gmail.com.
+ Saiba mais sobre a participação da Ensp na 'Mostra sobre Saúde da População Negra'.
Os Seminários Avançados do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) desta quarta-feira (21/5) abordarão a saúde da mulher e da criança. O webinário trará perspectivas nacionais e internacionais ao reunir especialistas do Ministério da Saúde, da Universidade de Pelotas, da Organização Panamericana da Saúde (Opas) e da Fiocruz. Haverá ainda a participação em vídeo da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, O encontro será às 10h e terá transmissão em português, espanhol e inglês.
Inícios saudáveis, futuros esperançosos será o tema da fala da representante da Unidade de saúde da mulher, materna, neonatal e reprodutiva da Opas, Suzanne Serruya. O professor emérito da Universidade de Pelotas César Victora trará um panorama sobre a saúde de mulheres, crianças e adolescentes sob a perspectiva da Agenda 2030.
A representante da coordenação de Atenção à Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Renata de Souza Reis, falará sob a ótica brasileira sobre políticas de atenção à saúde da mulher no país. Ainda sob esta perspectiva, a pesquisadora e coordenadora da pesquisa Nascer no Brasil, da Fiocruz, Maria do Carmo Leal, debaterá sobre o trabalho. A introdução e a mediação serão feitas pela representante da coordenação de ações nacionais e de cooperação do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Teresa Massari.
Em português:
Em espanhol:
Em inglês:
Proporcionando uma experiência internacional nos serviços de saúde, com ênfase na Atenção Primária, 17 residentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participaram do Programa de Internacionalização do Estágio Eletivo junto à rede de Atenção Primária em Saúde de Cuba, dessa vez incluindo ações afirmativas. Partilharam dessa experiência residentes da Gereb/Fiocruz Brasília, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), Instituto Nacional da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco).
Os residentes vivenciaram, por duas semanas, a rede de sistemas de saúde de Havana, capital de Cuba, iniciando as atividades na V Convenção Internacional de Salud (Cuba Salud), um dos principais congressos de saúde pública da América Latina, realizada entre 21 e 25 de abril de 2025, onde apresentaram trabalhos e participaram de mesas de debate. Em seguida, o período de estágio no sistema de saúde de Cuba contou com carga horária total de 80h, incluindo teoria e prática, onde fizeram visitas supervisionadas às unidades de saúde, sob a tutoria de docentes da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap) e outros profissionais envolvidos, bem como aulas e atividades de orientação, acompanhamento de atendimentos e atividades de âmbito da Atenção Primária. Eles foram supervisionados por três coordenadores de residência que exerceram a função de preceptoria, sob a responsabilidade da coordenadora adjunta das Residências em Saúde da Fiocruz, Adriana Coser (CGE/VPEIC/Fiocruz).
A iniciativa faz parte de um convênio estabelecido entre a Ensap e a Fiocruz, por meio Coordenação de Atenção à Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), e com o apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e a Coordenação Adjunta de Residências em Saúde (CGE/VPEIC).
Adriana Coser ressaltou a enorme satisfação de coordenar as atividades de preceptoria nesse intercâmbio, e explicou que o Programa de Internacionalização é "uma iniciativa pioneira no campo das residências, que, até então, não tinha a tradição de incentivar, com apoio institucional, a ajuda de custo para a internacionalização de programas de residências em estágios eletivos". Segundo ela, nesse sentido, a Fiocruz está na vanguarda fazendo essa cooperação com a Escola de Saúde Pública de Cuba. A partir de 2024, a Coordenação Adjunta de Residências em Saúde (CGE/VPEIC), numa iniciativa conjunta com a VPAAS, implementou um edital de chamamento público interno para os residentes”, detalhou ela.
A coordenadora de Atenção à Saúde da Vice-Presidência de Ambiente Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Patricia Canto Ribeiro, ressaltou a importância da ampliação dessa oferta para os alunos de diferentes unidades da Fiocruz, lembrando que antes, desde 2012, essa parceria com a Escola de Saúde de Cuba era feita pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), e voltada somente aos seus residentes.
A amplificação foi um grande avanço para a instituição, pois o estágio internacional é, segundo Patricia, uma oportunidade de crescimento individual e profissional aos residentes envolvidos, e também aos preceptores que lá vivenciam essa realidade com seus alunos, tendo a chance de conhecer mais profundamente o sistema de saúde de Cuba, além de trazer uma vasta bagagem, que pode ser compartilhada com outros alunos e turmas que se formam. "Sem dúvidas, é uma experiência de vida, e também um ganho para a qualificação da formação profissional desses residentes. Um investimento no âmbito pessoal, mas, sobretudo, para o nosso SUS. Esperamos continuar a parceria, e, a cada ano, termos a possibilidade de levar novas turmas para vivenciarem essa experiência tão enriquecedora para os processos formativos de nossos alunos".
Interpretar dados de saúde ou biológicos já é uma realidade para quem estuda ou trabalha com ciência. Para falar sobre este assunto, a Fiocruz promove no dia 16 de maio, às 11h, um webinário gratuito intitulado “Células únicas (Single Cell Omics) e Medicina de Precisão na Era da Inteligência Artificial” que conecta dois campos da chamada ciência de ponta: biologia de células únicas (do inglês Single Cell Omics) e medicina de precisão orientada por Inteligência Artificial (IA). A atividade faz parte das Sessões Científicas do Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), vinculado à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), com apoio da The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC) e será transmitida ao vivo pelo canal da Fundação no YouTube.
O convidado é o especialista em biologia computacional e professor assistente da Universidade de Inteligência Artificial Mohamed bin Zayed (MBZuai), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Eduardo Beltrame. Na apresentação, Beltrame traz uma visão geral das abordagens experimentais utilizadas nas chamadas single cell omics (estudo individual de cada célula, que pode revelar diferenças entre as milhares de células para melhorar a saúde de cada indivíduo), com novos desenhos experimentais de estudos clínicos possibilitados pela redução dos custos e da complexidade.
O evento será mediado pelo pesquisador do PROCC, Fabrício Alves, que organiza a discussão sobre pesquisa em inteligência artificial para lidar com grandes volumes de dados em biologia e saúde. O webinário também é uma oportunidade de estar em contato com quem trabalha com pesquisa na interseção entre inteligência artificial e medicina de precisão.
Aberto ao público e sem necessidade de inscrição, o evento é voltado para estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde interessados nas aplicações mais recentes da ciência computacional em contextos biomédicos.
Serviço
Local: YouTube da Fiocruz
Data: 16 de maio de 2025
Público-alvo: estudantes e profissionais da saúde e ciências biológicas
Idioma: português | Formato: Online
Mais informações: site da TGHN LAC
A próxima edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) abordará o tema 'Juventudes e desafios contemporâneos em segurança e saúde'. O Ceensp será realizado no dia 7 de maio, às 14h, com transmissão ao vivo pelo Youtube e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Coordenado pela pesquisadora Vera Lucia Marques, do Claves/Ensp/Fiocruz, o Centro de Estudos contará com a participação das palestrantes Ana Paula Silva, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Isabel Barbosa, da Redes Maré/Icict/Fiocruz; Fernanda Mendes e Fatima Cecchetto, pesquisadoras colaboradoras do Claves/Ensp/Fiocruz.
+ Leia mais sobre a publicação em: 'Claves/Ensp publica livro sobre saúde, direitos e políticas públicas voltadas aos jovens brasileiros'.
Este debate parte da premissa de que jovens, situados nos mais diferentes grupos sociais, vivem experiências bem distintas entre si nesta fase da vida. Com isso, propõe-se a impossibilidade do uso de uma categoria totalizante como a de juventude, no singular, para dar conta da diversidade de vivências possíveis. No escopo dessa diversidade, a reflexão aqui proposta se volta às jovens e aos jovens negras/os, reconhecendo a vulnerabilidade em que se encontram decorrente do racismo estrutural que molda a sociedade brasileira.
Para tanto, o debate objetiva discutir alguns dos desafios impostos na contemporaneidade às jovens e aos jovens negras/os brasileiras/os, particularmente no que tange aos direitos à segurança e à saúde, que são implicados por diferentes sistemas de opressão, gerando e reproduzindo desigualdades sociais. No contexto de favelas, por exemplo, jovens negros têm sua vida em risco contínuo, até mesmo pela ação daqueles que deveriam protegê-los. Como falar em saúde onde os conflitos armados estão tão presentes? Nesse bojo, o debate sobre relações raciais se complexifica com o fenômeno do colorismo, em que as diferenças de cor da pele geram gradações de discriminação. Diante desse cenário, que caminhos emancipatórios podem ser formulados visando um futuro mais justo para as juventudes brasileiras, particularmente as mais vulnerabilizadas?
+ Assista ao vivo pelo canal da Ensp no Youtube!
A Aula Inaugural de 2025 da Fiocruz Ceará, que marca o início do ano letivo na instituição, terá como tema “Racismo Ambiental e Injustiça Climática: reflexões sobre as iniquidades em saúde”, debatendo formas de discriminação e injustiça socioambiental agravados pelos eventos climáticos extremos que afetam principalmente populações e territórios historicamente vulnerabilizados, como população periférica, negra urbana, quilombola, indígena, do campo, das águas e das florestas, bem como grupos como mulheres, pessoas com deficiência e idosas.
A aula será voltada para os estudantes dos Programas de Pós-graduação Lato e Stricto sensu da Fiocruz Ceará e a todas as pessoas interessadas no tema e será ministrada pelo Doutor em Ciências Sociais Victor de Jesus, Coordenador do Núcleo Capixaba de Estudos da Experiência Humana em Meio Urbano (Urbes)/Universidade Federal do Espírito (Ufes) e acontecerá no dia 8 de maio de 2025, a partir das 10h, no auditório da Fiocruz Ceará. O evento terá transmissão online pelo canal da Fiocruz Ceará no Youtube, com tradução em Libras e a inscrição deve ser realizada no Campus Virtual Fiocruz. Será emitido certificado para os participantes.
Em abril de 2024, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) celebrou não apenas os marcos de sua trajetória de um século, mas também reafirmou seu compromisso com a promoção da saúde de mulheres, crianças e adolescentes em todo o país — um trabalho que vai além dos muros e busca fortalecer cada vez mais o Sistema Único de Saúde (SUS). Neste mês, abril de 2025, no contexto dos 101 anos do Instituto, é lançada mais uma iniciativa especial: o hotsite comemorativo do Centenário.
Acesse e reviva os momentos mais marcantes dessa linda celebração: www.centenarioiff.com.br
Os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) desta quarta-feira, 23 de abril, debaterão os Movimentos sociais globais e saúde em uma era de incertezas. O webinário começará às 10h e terá transmissão em português, inglês e espanhol pela plataforma Zoom.
Estarão reunidos Emma Rawson Te-Patu, presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA), com o tema Movimentos e mecanismos para a mudança: descolonizando a saúde pública global; Georges Benjamin, diretor executivo da Associação Americana de Saúde Pública, com o tema Politica de Saúde dos EUS na Era Trump 2.0; DuHha Shellah, chefe do Grupo de Trabalho em Saúde Pública em Emergências e Desastres da WFPHA, com o tema A Palestina como espelho da saúde global: crise, coragem e o custo da inação; Harsha Somaroo, do Departamento Nacional de Saúde da África do Sul, com o tema Da clínica para as ruas: ativismo contra o HIV na África do Sul e além; Mariluz Marin Martinez, do Movimento pela Saúde dos Povos, com o tema Mapeando saúde: coo traçamos caminhos no Glocal para construir uma governança democrática?; e Diana Anunciação Santos, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | Abrasco e coordenadora do GT Racismo e Saúde, com o tema Movimentos sociais negros e saúde glbal: o impacto do racismo na assistência à saúde da população negra. A mediação fica por conta do professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luis Eugenio de Souza.
A transmissão contará com tradução simultânea em português, inglês e espanhol, através da plataforma Zoom (ID: 829 3140 5695 | Senha: 226376).
Participe!