A chamada Researcher Links Challenge Grants – Climate Change é uma das iniciativas lideradas pelo British Council em preparação para 26ª Conferência das Unidas sobre Mudança Climática (COP26), que será realizada em Glasgow, em novembro de 2021. Os recursos (grants) do Researcher Links Climate Change (RLCC) serão destinados a fornecer financiamento completo para apoiar o estreitamento de laços entre o Reino Unido e parceiros bilaterais, como o Brasil, e seus pesquisadores em começo de carreira para participar em workshops virtuais interdisciplinares. Os workshops devem ser realizados até o final de agosto de 2021 para que os resultados relevantes possam ser apresentados na COP 26 em novembro do mesmo ano. As inscrições vão até 27 de novembro, às 16h do horário do Reino Unido.
Os pesquisadores sênior proponentes devem utilizar uma abordagem interdisciplinar ao reunir pesquisadores em início de carreira de diferentes campos de atuação para trabalhar em conjunto na resolução de problemas e desafios nos países parceiros. Como parte do workshop, pesquisadores em início de carreira podem submeter propostas para financiamento adicional de suas pesquisas, na forma de prêmios individuais (challenges).
Confira mais informações no site da British Council (em inglês).
Imagem: British Council
Em 2020, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) terá duas chamadas do programa de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (que pode ser conferido na lista abaixo), com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Todos os detalhes sobre o financiamento, os requisitos e o processo de candidatura podem ser conferidos em documento (em português) e no edital no site do Daad.
O objetivo do programa é viabilizar a permanência de estudantes brasileiros de doutorado na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.
Confira o edital da segunda chamada aberta para estadias de pesquisa entre 1/5/2021 e 31/1/2022: inscrições até 15/11/2020.
No momento, 17 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP) participam do programa de auxílio para doutorandos no Daad:
Facepe - Pernambuco
Fapel - Alagoas
Fapem - Amazonas
Fapeap - Amapá
Fapeg - Goiás
Fapema - Maranhão
Fapemig - Minas Gerais
Fapergs - Rio Grande do Sul
Faperj - Rio de Janeiro
Fapern - Rio Grande do Norte
Fapes - Espírito Santo
Fapesb - Bahia
Fapesc - Santa Catarina
Fundect - Mato Grosso do Sul
Fapero - Rondônia
Fapt - Tocantins
Fundação Araucária - Paraná
A Fundação Oswaldo Cruz, por meio de seu Programa Institucional de Internacionalização (PrInt Fiocruz/Capes) publicou, em 23 de outubro, o resultado de três chamadas: Professor visitante no exterior Sênior e Júnior; Doutor com Experiência no Exterior; e Doutorado Sanduiche no Exterior do PrInt Fiocruz-Capes. Confira os todos os editais e resultados no site do PrInt Fiocruz-Capes.
Chamada de Seleção Interna nº 06/2020 Programa PrInt-Fiocruz-Capes: DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR
Saber Comum – Educação a Distância e Divulgação Científica é um projeto coordenado pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cooperação com instituições públicas de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro. Diferentemente de outras iniciativas de educação a distância, o Saber Comum foi idealizado para alunos de pós-graduação, com disciplinas de formação geral, que contam crédito de eletiva para cursos de diversas áreas do conhecimento, e para quem não é estudante e se interessa por saberes que dizem respeito à vida coletiva. Para incluir todos os públicos, além das disciplinas estarem disponíveis em ambiente virtual de aprendizagem, são exibidas como programas de televisão pelo Canal Saúde e pela TV Alerj. Elas também ficam disponíveis no site do Canal Saúde. Assista!
O Canal iniciou a transmissão das videoaulas em outubro. São disciplinas sobre Saúde e Ciência em Tempos de Pandemia e Democracia, Desigualdades e Direitos, ambas interdisciplinares, que oferecem conteúdo para reflexão sobre a dimensão do comum, relacionada à vida em sociedade.
A primeira reúne os campos das Biomédicas, da Saúde Coletiva, Filosofia e História da Ciência. São módulos que preveem noções de epidemiologia, infectologia e virologia, indústria de inovação em saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), ciência e sociedade, entre outros. Já na segunda, a interdisciplinaridade passa pelas áreas da Economia, História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política e do Direito e, na dimensão nacional e internacional, a disciplina traz conceitos, funcionamentos e desafios da democracia e suas instituições, as desigualdades em todos os seus aspectos, o papel dos movimentos sociais etc.
Os episódios inéditos são exibidos na grade do Canal Saúde de terça a sexta-feira, das 7h30 às 8h e reprisados nos mesmos dias, das 21h às 21h30. No sábado (das 15h às 16h) e domingo (das 11h às 12h) as reprises são de uma hora de duração, para a exibição seguida dos dois episódios da semana de cada disciplina. É possível também assistir a todo esse conteúdo, a qualquer momento, no site do Canal Saúde.
A iniciativa do Saber Comum surgiu durante a pandemia de Covid-19. A grave crise epidemiológica deixou mais evidente a relevância de determinados temas e a importância de torná-los acessíveis a todos. Por essa razão, é um projeto de educação formal para alunos de pós-graduação, que podem assistir às aulas pela plataforma Moodle, fazendo exercícios e passando por avaliações, e assume a missão da divulgação científica, que amplia o acesso ao conhecimento a um público não especializado, através de um meio de comunicação de massa, a televisão.
O projeto coordenado pela UFRJ, tem cooperação entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Fundação Oswaldo Cruz e TV Alerj. As aulas, totalmente remotas, irão até dezembro deste ano, mas poderão ser assistidas na grade do Canal Saúde até janeiro de 2021.
Além do site do Canal Saúde, as videoaulas estão disponíveis sob demanda no YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O Fórum também tem uma página com informações mais detalhadas sobre o Saber Comum . No caso de dúvidas, entre em contato com a organização pelo e-mail ensinosabercomum@forum.ufrj.br.
Veja como assistir pelo Canal Saúde:
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.
Programação: Saber Comum - dias e horários no Canal Saúde:
Inédito:
Terça a sexta-feira – das 7h30 às 8h
Reprises:
Terça a sexta-feira – das 21h às 21h30
Sábado – das 15h às 16h
Domingo – das 11h às 12h
Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br
A pandemia de Covid-19 vem impactando a vida e a rotina das populações de todo o mundo, e a área da educação e uma das grandes afetadas. Buscando apoiar gestores e comunidades escolares a realizar o enfrentamento dessa situação e construir um planejamento local que dê conta dessas e muitas outras questões, a Rede de Programas de Pós-Graduação em Ensino do Rio de Janeiro, a Fiocruz, a Fundação Cederj e outros parceiros acabaram de lançar o curso “Planejamento escolar local na transpandemia”. Uma formação online e gratuita voltada a gestores de redes e escolas. As inscrições estão abertas até 30 de novembro e devem ser realizadas no Campus Virtual Fiocruz.
O objetivo geral do curso é apoiar gestores escolares para tomadas de decisão, bem como para a reorganização do planejamento das escolas no período trans e pós-pandemia, fortalecendo o debate sobre os princípios norteadores dessa tarefa e qualificando seu protagonismo nas necessárias transformações da escola no contexto atual.
A formação está estruturada em formato de minicursos, com 6h de duração cada:
A formação total é de 30h e o tema central de debate baseia-se na luta pelos direitos constitucionais de cidadania – direito à Educação (art. 205), direito à Saúde (art. 196), e direito a um Ambiente Saudável (art. 225) –, com a prioridade de defender a vida. A coordenação-geral da formação está a cargo de Tania Araujo-Jorge, Daniel Salvador, Marcelo Camacho, Francisco Mattos e Ana Carolina Fonseca.
Nesta primeira turma, o curso está disponível para 500 escolas, sendo 2 vagas para cada instituição inscrita, somando 1.000 vagas ao todo. A certificação da formação é feita pela Fiocruz.
No Brasil, o funcionamento de escolas e universidades foi interrompido em março, quando a pandemia foi decretada. Desde então, as instituições de ensino vêm enfrentando o desafio de encontrar soluções e se reinventarem para atravessar esse período de transpandemia – que é o transcurso dessa situação inédita no mundo.
Com a formação, espera-se habilitar gestores a criarem uma Comissão Interna de Saúde e Ambiente em suas escolas e a qualificá-las nos temas que forem considerados necessários; capacitá-los a preparar o planejamento escolar local essencial para a transição de sua escola na transpandemia; criar vínculos de escuta, discussão e retroalimentação entre os gestores, suas escolas e as instituições de ensino superior que realizam formação continuada com educadores (pós-graduação lato sensu e stricto sensu).
Este curso de atualização de 30h baseia-se nas diretrizes da Nota Técnica nº 1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ – publicada 31/7/2020, pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) –, que apresenta sugestões gerais para um planejamento local nas escolas, seus gestores e educadores, de modo a auxiliar na proteção à saúde da comunidade escolar.
Confira o vídeo de apresentação do novo curso:
Imagem de capa: Freepik
“Uma programação rica, diversificada e acessível”, enalteceu a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, sobre a participação da Fundação Oswaldo Cruz na 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – realizada pela primeira vez de forma totalmente on-line, entre os dias 17 e 23 de outubro, devido à pandemia de Covid-19. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, a SNCT debateu o tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A Fiocruz, presente em todas as edições da SNCT, coordenou as atividades dessa edição em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Segundo o MCTI, foram mais de 3.500 atividades cadastradas em todo o país. Diante dos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus, a Fiocruz, que completa 120 anos em 2020, readequou a programação das atividades para o formato on-line. Como resultado do trabalho conjunto com as três universidades federais, foram realizadas mais de 90 atividades, divididas em sessões gravadas e ao vivo, e disponibilizadas em plataformas virtuais abertas à população. Dezenas de vídeos podem ser conferidos no canal da Fiocruz no youtube, na playlist “SNCT na Fiocruz 2020". Para desenvolver as propostas de participação da instituição este ano, foi criado um Grupo de Trabalho, coordenado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz).
Para a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, a Fiocruz desempenhou importante papel durante a SNCT, mesmo num cenário desafiador de combate à Covid-19. “A Fundação participou de todas as edições da SNCT, trata-se de um evento muito marcante para nós. Contamos com a contribuição de toda a comunidade: pesquisadores, professores, alunos e trabalhadores de todas as unidades, dos 11 estados em que a Fiocruz está presente”, afirmou ela. “Este ano não pudemos receber os visitantes em nossos campi, por isso nos adaptamos ao formato on-line. Como resultado, tivemos uma programação rica, diversificada e acessível”.
A respeito da temática escolhida para a Semana Nacional, Cristiani pontuou a importância de discutir a inteligência artificial sob diferentes olhares e perspectivas: “Tivemos ricos debates sobre o dinamismo e as rápidas adaptações na produção do conhecimento científico dentro da Fiocruz, além do desafio de trazer informação à população de maneira clara, transparente e confiável”, finalizou.
Já a coordenadora de Divulgação Científica da Vpeic, Cristina Araripe, falou sobre a relevância da continuidade da divulgação científica neste ano. “Diante das dificuldades geradas pela pandemia de Covid-19, estamos preocupados com a permanência das ações e projetos que envolvem nossos grupos e profissionais da divulgação científica. Mesmo com a necessidade de mantermos o distanciamento social, todas essas atividades precisam ser continuadas”, explicou.
As atividades realizadas ainda estão disponíveis ao público: rodas de conversa, palestras, debates, trocas de experiências, jogos, gincanas e manifestações culturais e artísticas. Para acessá-las, basta visitar snct.fiocruz.br.
Na próxima quinta-feira, 27 de outubro, às 16 horas, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (Obsma) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) da Bahia realizarão um encontro virtual sobre mulheres e meninas na ciência. O evento será aberto aos interessados e transmitido pelo canal da Undime no Youtube. Além de um debate sobre trajetórias pessoais diversas no mundo científico e da educação, as participantes tratarão de projetos que inspiram jovens meninas na ciência, como o Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, oferecido pela Obsma, com inscrições abertas até 13/12.
O quadro de convidadas conta com Cristina Araripe, coordenadora da Obsma; Eliade Ferreira Lima, astrofísica e coordenadora do projeto Cientistas do Pampa, da Unipampa; Natália Machado Tavares, bióloga, pesquisadora em saúde pública da Fiocruz Bahia e integrante do projeto Meninas Baianas na Ciência; e Maria Isabel Pinheiro, estudante de biologia e ganhadora de uma das edições da Obsma. A mediação do evento será de Shirley Costa, coordenadora do Programa Bahia Olímpica.
Não fique de fora! Participe.
Para fechar o ciclo de debates acerca dos desafios da saúde e educação em meio à pandemia global, o Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz (PrInt Fiocruz-Capes) vai realizar mais um encontro no âmbito do Seminário Internacional do PrInt Fiocruz-Capes. A última rodada de palestras está marcada para a próxima terça-feira, 27 de outubro, às 10h (horário de Brasília) e trará a experiência de estudantes que vivenciaram a pandemia de Covid-19 em terras estrangeiras. O encontro será transmitido online pelo canal da Fiocruz no Youtube e conta com tradução simultânea para o inglês e para o português, ampliando o acesso à discussão. Acompanhe!
Após discutir os desafios e estratégias para a pós-graduação em tempos de Covid-19, bem como a maneira como os sistemas universais estão respondendo à atual emergência sanitária, o Seminário Internacional 2020 propõe agora um bate papo com pós-graduandos brasileiros que estavam em outro país e estrangeiros que estavam no Brasil durante esses meses de pandemia. O evento, intitulado “Lidando com a Covid-19 em terras estrangeiras: experiências dos estudantes dos Programas de Pós-graduação da Fiocruz", acontecerá em formato de roda de conversa, conduzida pelo apresentador do Canal Saúde, Renato Farias, com a presença de quatro estudantes e um docente, que dividirão suas experiências de maneira descontraída, porém levantando relevantes pontos de análise.
Segundo a coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam, o último encontro, com caráter um pouco mais afetivo, abordará a importante questão de apoios e redes que esses estudantes constroem durante a experiência internacional. Para ela, tais questões são fundamentais para o sucesso ou insucesso dos estudantes em seus locais de estágio em outros países. Cristina destacou ainda que o propósito da conversa é "saber como esse distanciamento imposto pela pandemia impactou no desenvolvimento de seus trabalhos. Apesar das experiências serem totalmente pessoais, muitas vezes elas se repetem com muitos dos alunos, por isso esse compartilhamento é tão importante”, disse ela.
O Seminário Internacional do PrInt Fiocruz-Capes 2020 já realizou dois encontros. O primeiro aconteceu em 21 de agosto e tratou do tema: “Desafios e estratégias para o ensino na Pós-Graduação em tempos de pandemia”. Assista a apresentação na íntegra:
O segundo debate aconteceu em 29 de setembro com o tema: "Como sistemas universais de saúde estão respondendo à pandemia? Os casos do Canadá, Reino Unido e Brasil”. Assista ao vídeo do encontro:
O PrInt Fiocruz-Capes
O Programa de Internacionalização da Fiocruz é financiado pela Capes e tem por objetivo fomentar a internacionalização das instituições vencedoras do edital a partir da concessão de bolsas de mobilidade internacional. Além de oferecer recursos para a execução de missões e outras atividades que contribuam para que os programas de pós-graduação fortaleçam seus laços com parceiros estratégicos, promovam a formação de redes e a construção de trabalhos conjuntos com outros países, aumentando a visibilidade das pesquisas científicas brasileiras.
O PrInt Fiocruz-Capes está organizado em três Redes Temáticas: Ricei, Ricroni e Rides, cada uma com três projetos coordenados por docentes de diferentes unidades. Conheça mais do projeto Print Fiocruz-Capes.
“Alunos são como sementes jogadas ao vento. Não sabemos aonde vão parar, mas com certeza elas crescem e frutificam”, disse o ganhador da Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall, edição 2020, Armando Schubach, durante cerimônia de homenagem aos docentes e contemplados na Medalha e nos prêmios Oswaldo Cruz de Teses e Capes de Teses. A outorga aos contemplados aconteceu no âmbito da Semana de Educação da Fiocruz, realizada online, em 15 de outubro, Dia dos Professores. Em uma cerimônia emocionante, a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, ressaltou o papel da Fiocruz como uma grande escola de ciência, saúde e cidadania. Assista ao vídeo das homenagens na íntegra, disponível no canal da Fiocruz no youtube.
A educação como um exercício dialógico de aprendizagem
Na abertura do encontro, Nísia comentou que a atividade de educar é sempre um exercício dialógico no qual também estamos em um processo de aprendizagem com os nossos estudantes. Ela parabenizou nominalmente cada um dos agraciados do dia e destacou o papel de todos os professores, pesquisadores, estudantes e integrantes das secretarias acadêmicas, que trabalham cotidianamente por uma das mais importantes atividades da Fiocruz: a educação. “Cada um de nós tem uma referência de professor ou professora que contribuiu e fez diferença em nossas carreiras e formação. Portanto, hoje é dia de saudarmos esses professores e a importantíssima atividade de educar”, celebrou ela.
Nísia não deixou de manifestar sua preocupação com o futuro da saúde da nossa sociedade e lamentou as vidas perdidas em decorrência da pandemia de Covid-19. “Reafirmo o compromisso da nossa instituição de trabalhar em todos os seus campos de atuação, para que, por meio da ciência, da educação e da inovação, possamos contribuir para a superação desse desafio em nosso país e no mundo”, disse ela. O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc-SN), Paulo Garrido, cumprimentou os homenageados e ressaltou não ser possível construir um país melhor sem que a educação seja de fato uma prioridade: “A resistência e a força das professoras e professores são a esperança por dias melhores”.
O que nos torna professores são os alunos
A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, falou sobre a tradição da Fiocruz em comemorar o Dia do Professor e da oportunidade de celebrar os alunos da instituição. Ela lembrou que a grande maioria dos profissionais da Fundação tem formação na área de saúde e não fez a opção inicial pela docência, mas entraram nessa área por conta da trajetória profissional. “Gosto de dizer que o que nos torna professores são os alunos. É na sala de aula, nas orientações e no espaço de interação que nos transformamos em docentes”.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé
Claudia Maria Valete Rosalino, que é pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), aluna, orientanda e amiga de Armando Schubach foi a pessoa escolhida para conduzir um bate papo com o ganhador da Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall – edição 2020.
Schubach é pesquisador aposentado do Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses do INI, pesquisador nível 1B e líder do grupo de pesquisa Doenças Parasitárias do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele também é docente do Programa de Pós-graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e do mestrado profissional em Pesquisa Clínica; além de médico, especialista em dermatologia, mestre em Medicina Tropical e doutor em Biologia Parasitária.
Entretanto, simplicidade, disponibilidade, capacidade técnica, responsabilidade, valor humano, caráter, dedicação, vasto conhecimento científico, notável dedicação no trato com os pacientes, carinho e humildade são os adjetivos utilizados pelos seus alunos para descrevê-lo. Segundo trechos das cartas de defesa enviadas à comissão de avaliação da Medalha, Schubach curou, lecionou, pesquisou, agregou conhecimento e frutificou seu trabalho com cada um que teve o prazer de conviver com ele.
Na outorga da Medalha, Schubach teve a oportunidade de compartilhar a sua emocionante história de desafios, superação e gratidão com os quase 300 participantes online no evento. Ele relembrou o grande incentivo do Pesquisador Emérito da Fundação, doutor José Rodrigues Coura, a quem credita sua entrada e formação na Fiocruz. Em lágrimas, ele parafraseou São Paulo, em carta a Timóteo, na Bíblia, dizendo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé até o fim. Assim, me aposentei em maio de 2019, com 43 anos de trabalho, e me sinto muito feliz e muito orgulhoso por ter visto tanta gente frutificar com a nossa ajuda”.
O avanço brasileiro no tratamento da leishmaniose tegumentar
Armando destacou a adoção de novo protocolo para o tratamento da leishmaniose tegumentar. “O grande gol da nossa pesquisa foi a defesa e adoção do tratamento da leishmaniose com dose baixa e intralesional, uma pesquisa com mais de 30 anos de estudos. Esse novo protocolo, adotado pelo Ministério da Saúde em 2017, reduziu enormemente a agressividade dos efeitos adversos no organismo dos pacientes, evitando, inclusive, que eles abandonem o tratamento por esse motivo. A leishmaniose é uma doença que não mata. No entanto, todos os anos acontecem cerca de 100 mortes. Acreditamos que alguns desses óbitos sejam devido ao tratamento na alta dosagem. Leia mais sobre a adoção do protocolo aqui.
“Alunos são como sementes jogadas ao vento. Não sabemos aonde vão parar, mas com certeza elas crescem e frutificam. Por isso temos que ter confiança no que plantamos”, comentou Armando, que falou muito emocionado sobre o orgulhoso que sente ao saber notícias de seus ex-alunos. Ele defendeu ainda a importância de compartilhar os conhecimentos: “Se durante todos esses anos tive algo a oferecer aos meus alunos foi porque um dia eu recebi do meu pai, mãe e mestres. Essas dívidas são impagáveis, pois nunca poderemos recompensar tudo que essas pessoas fizeram por nós. A única maneira de retribuir a eles é ajudando os mais jovens, os que estão iniciando a carreira, dividindo o que aprendemos e também ensinando. E eu me sinto muito feliz com as manifestações de carinho e orgulhoso de estarem passando para frente esses valores. Isso é uma grande honra para mim”, finalizou.
Dedicação, compartilhamento e articulação
A coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam, saudou todos os professores e professoras que contribuem para essa função tão importante da educação, e que não somente transmitem conteúdos, mas compartilham os princípios nos quais acreditam. Cristina agradeceu a parceria dos integrantes de sua equipe de trabalho, que segue unida e fortalecida para que tudo dê certo, especialmente neste momento tão delicado, no qual todos estão aprendendo juntos. Ela parabenizou os doutores premiados, que, segundo Cristina, além de egressos da Fiocruz, agora são colegas e pares na academia e na trajetória profissional”.
Durante a entrega dos prêmios e menções honrosas aos alunos, orientadores, co-orientadores e outros parceiros de pesquisa destacaram de forma uníssona a dedicação, empenho e capacidade dos agraciados. Vinícius Cotta de Almeida, orientador de Larissa Vasconcelos Fontes, falou sobre os frutos do trabalho de Larissa: “Os desdobramentos da pesquisa são institucionalmente importantíssimos para a Fiocruz, resultando em um projeto colaborativo internacional”, comentou.
Já Carlos Henrique Assunção Paiva, orientador de Christiane de Roode Torres, salientou que o conjunto de conquistas é fruto do emprenho dos vencedores, mas também de um exitoso trabalho coletivo, que começa nas decisões tomadas pela presidência, envolve a vice de educação e passa pelas coordenações de pós e as secretaria acadêmicas até chegar nos professores, orientadores e alunos. “Se não fosse essa verdadeira cadeia de trabalhadores as coisas seriam muito mais difíceis”, disse ele agradecido.
Os alunos também apontaram de forma comum a dimensão da Fiocruz em suas vidas, o acolhimento e auxílio das equipes dos laboratórios, bem como ressaltaram o papel das agências financiadoras para o desenvolvimento de suas pesquisas. Filipe Vieira Santos de Abreu enfatizou ainda a importância da receptividade e participação da população visitada durante o trabalho de campo: “Gostaria de agradecer à população das áreas de coleta, que abriram suas casas para pudéssemos fazer o nosso trabalho. Acredito que todos que trabalham com saúde pública buscam entregar algo à população que melhore suas condições de vida”.
Conheça os alunos e temas das pesquisas premiadas:
+Alunos da Fiocruz são contemplados em Prêmio Capes de Teses 2020
Assista ao vídeo e confira os depoimentos do agraciado na Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall, e dos alunos contemplados no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses e no Prêmio Capes de Teses, bem como dos seus orietadores:
Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional (Área: Medicina)
Prêmio Oswaldo Cruz de Teses
Área: Ciências Biológicas Aplicadas e Biomedicina:
Prêmio :
Menção honrosa:
Área: Ciências Humanas e Sociais
Prêmio:
Menção honrosa:
Área: Saúde Coletiva
Prêmio:
Prêmio Capes de Teses
Prêmio:
Menção honrosa:
A pandemia de Covid-19 provocou mudanças significativas no campo da educação com o fechamento de escolas em todo o mundo. O distanciamento social como medida para evitar a disseminação do novo coronavírus levou instituições de ensino a adotarem, de forma emergencial, o formato de aulas remotas. Nesse contexto, educadores tiveram que buscar alternativas para se adaptarem aos novos modelos de ensino enfrentando, ao mesmo tempo, fatores causadores de estresse como o desafio tecnológico, o medo do contágio e a sobrecarga de trabalho.
Diante desse cenário, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolveram uma plataforma virtual para educadores. O lançamento está marcado para esta quarta-feira, 14/10, às 17h, no canal do IOC no youtube. A plataforma tem como objetivo minimizar os efeitos das mudanças por meio de apoios educacionais, psicológicos e de comunicação efetiva, no âmbito da fonoaudiologia. A iniciativa é coordenada pela pesquisadora Clélia Christina Mello Silva, do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC/Fiocruz, e pelo chefe da Secretaria Acadêmica do IOC, Marcelo Camacho. "O suporte oferecido vai permitir a construção de novos conhecimentos sistêmicos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes em promoção da saúde", destacou ela.
A 'Plataforma CHA para educadores' está hospedada no Campus Virtual Fiocruz. Além do suporte virtual, o ambiente contará com rodas de conversa, oficinas temáticas e cursos de curta duração. Poderão participar da iniciativa educadores de todo o Brasil que estejam ativos em diferentes instituições e modalidades de ensino. As inscrições serão realizadas online e estarão disponíveis após o evento de lançamento da Plataforma.
Para a coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, esta é uma iniciativa super relevante, visto o momento de adaptação pelo qual os docentes estão passando frente à necessidade de isolamento social e de continuidade das ações de educação. Ela lembrou ainda que a plataforma estará no ambiente do Campus Virtual como parte das diferentes ferramentas de uso comum na Fiocruz.
Conheça o funcionamento da Plataforma CHA
A plataforma visa cuidar de quem ensina. Ela foi desenvolvida por pesquisadores-educadores e foi exclusivamente pensada para docentes de todo o Brasil. Seu principal objetivo é minimizar os impactos da pandemia entre os educadores e no processo de ensino-aprendizagem construído por eles, a partir do diagnóstico e apoio pedagógico, psicológico e fonoaudiólogo para estes profissionais.
Para participar é preciso concordar com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, responder a um formulário de cadastro e participar de entrevistas semi-estruturadas individuais com profissionais especializados das áreas da educação, psicologia e fonoaudiologia. Após passarem pela primeira fase, os inscritos poderão agendar, na própria Plataforma, até 10 apoios/acolhimentos individuais de cada profissional especializado já citados. Além disso, os educadores podem participar de diferentes rodas de conversa, oficinas temáticas e cursos de curta duração que serão oferecidos na CHA.
O ambiente virtual integra um projeto de pesquisa, ensino e extensão intitulado "Plataforma CHA para educadores: Conhecimentos Habilidades e Atitudes em saúde para o enfrentamento das mudanças sociais e educacionais no período pandêmico e pós-pandêmico da Covid-19", aprovado no Comitê de Ética IOC/Fiocruz.