fiocruz

Home fiocruz
Voltar
Publicado em 04/12/2019

Fórum Oswaldo Cruz (6/12): líderes em ciência, tecnologia e inovação vão debater o futuro da saúde no Brasil

Autor(a): 
CCS/Fiocruz

Com o tema O futuro da saúde no Brasil, compromisso social da ciência, Fórum Oswaldo Cruz se reúne no dia 6 de dezembro. O encontro vai reunir líderes de universidades, associações científicas e especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para debater a centralidade da CT&I na concepção nacional de desenvolvimento e bem-estar social. Realizado pela Fundação, o evento é aberto ao público e gratuito, não sendo necessária inscrição prévia. Haverá transmissão online pela Rede Fiocruz, permitindo participação à distância.

Um dos temas em destaque será o papel das universidades públicas como eixo de uma estratégia nacional baseada no conhecimento e nas necessidades da população, de forma sustentável, e não apenas orientada pela extração de recursos naturais. O futuro da saúde no Brasil será discutido em uma perspectiva abrangente, que envolve desde a 4ª Revolução Tecnológica até o seu impacto no bem-estar e na dinâmica de inovação e do desenvolvimento. Será um momento importante para refletir, formular e propor estratégias para os próximos anos, com o objetivo de fortalecer a saúde no contexto da CT&I.

Neurocientista Sidarta Ribeiro abordará o compromisso social da ciência

O evento de prospecção O futuro da saúde no Brasil, compromisso social da ciência terá como palestrante o neurocientista Sidarta Ribeiro, que é diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em torno do tema central de sua fala, ele vai abordar questões contemporâneas com enfoque transdisciplinar.

Em seguida, líderes de instituições de ciência, tecnologia e inovação participarão da mesa, que será coordenada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Os convidados são: Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Gulnar Azevedo e Silva, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); Teresa Dib Zambon Atvars, vice-reitora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Denise Pires de Carvalho, Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O relator do Fórum será Carlos Grabois Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Presidência da Fiocruz.

Além dos debates, o público do evento será informado sobre os acordos e cooperações entre a Fiocruz e instituições de CT&I para fomentar a inovação, a geração de empregos e o desenvolvimento da saúde no país. Na ocasião, serão anunciadas parcerias institucionais com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Campinas (Unicamp).

Para saber mais, acesse a programação completa na agenda do Campus Virtual Fiocruz.

Fórum Oswaldo Cruz - Ciência, tecnologia e inovação para o acesso universal: desafios para o SUS
Palestra: O futuro da saúde no Brasil, compromisso social da ciência (com o neurocientista Sidarta Ribeiro)
Data: 6/12/2019
Horário: das 9h às 12h30
Local: Fiocruz Rio de Janeiro – Tenda da Ciência (Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos)

Publicado em 02/12/2019

Formação para o SUS: Fiocruz realiza seu 1º Seminário de Residências em Saúde nos dias 5/12 e 6/12

Autor(a): 
Flávia Lobato (Campus Virtual Fiocruz)

Mudanças no perfil da população. Novas doenças. A reemergência de antigos agravos. Como formar, qualificar e atualizar estudantes e profissionais de saúde para que atendam a estas necessidades? Pensando nisso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza seu o 1º Seminário de Residências em Saúde da Fiocruz: desafios atuais e perspectivas da formação para o SUS. O evento acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, das 13h30 às 16h30, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), no Rio de Janeiro. Estarão reunidos residentes, docentes, preceptores, supervisores, gestores e profissionais dos Programas de Residência da Fiocruz.

Realizado pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), o seminário contará com a participação da presidente Nísia Trindade Lima, na mesa de abertura, e representantes dos ministérios da Educação, da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Acesse a programação completa aqui. Haverá transmissão online, para que todos possam acompanhar à distância.

Residências: conhecimento teórico aliado à vivência em serviços de saúde

As residências em saúde são espaços de aprendizado, nos quais estudantes e profissionais de saúde têm a oportunidade de se especializar e de serem treinados, na prática, contando com a orientação de profissionais qualificados e de instituições reconhecidas na área. Atualmente, a Fiocruz tem 23 programas em curso e 1 já credenciado e aguardando a liberação de bolsas. Para 2020, a instituição aguarda o resultado de 5 novas submissões e de mais 2 novos programas em cooperação. (Conheça os cursos de residência médica e residência multiprofissional oferecidos pela Fiocruz).

Diante desta perspectiva, os participantes vão discutir como a Fiocruz pode ampliar sua contribuição com as políticas de formação para o SUS, em cenários cada vez mais desafiadores tanto do ponto de vista epidemiológico quanto político, econômico e social no Brasil. Para isso, além dos debates do primeiro dia, serão realizadas oficinas de trabalho, no dia 6, como explica a coordenadora das Residências em Saúde da Fiocruz e de seu respectivo Fórum, Adriana Coser. “Vamos abordar temas relacionados à atualização dos processos de qualificação dos programas, como: o novo perfil de competências de preceptores, a gestão dos programas e as diretrizes políticos- pedagógicas das residências da Fundação”.

Ela lembra que a iniciativa é um dos desdobramentos do trabalho que vem sendo realizado pelo Fórum de Residências em Saúde da Fiocruz. Criado em junho de 2017, o coletivo agrega coordenadores e membros das diversas unidades, possibilitando que compartilhem experiências e proponham iniciativas de qualificação dos programas. O encontro é aberto convidados de programas de outras instituições.

1º Seminário de Residências em Saúde da Fiocruz: desafios atuais e perspectivas da formação para o SUS

Data: 5/12 e 6/12 (não é necessário se inscrever para o primeiro dia do evento).
Local: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Saiba mais, acessando a programação completa aqui.
Para mais informações sobre o seminário, envie um e-mail para: egf@fiocruz.br

  • Seminário_de_Resid_em_Saude_da_Fiocruz_dez2019.pdf

    Download
Publicado em 28/11/2019

PrInt Fiocruz-Capes: comunidade acadêmica debate internacionalização do ensino nos dias 3/12 e 4/12

Autor(a): 
Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dá mais um importante passo em suas iniciativas de internacionalização do ensino. Estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados vão participar do Seminário Internacional do Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz (PrInt Fiocruz-Capes). O objetivo do encontro é dar visibilidade ao atual estágio do PrInt, para fortalecer cooperações e ampliar as possibilidades de parcerias e de mobilidade acadêmica. O evento será realizado no 4º andar do CDHS, no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro. Haverá transmissão online, permitindo que o público acompanhe à distância (clique aqui).

A mesa de abertura conta com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado; e Luiz Eduardo Fonseca, do Centro de Relações Internacionais (Cris).

Na Fundação, o PrInt está sob a responsabilidade da coordenadora geral de Educação, Cristina Guilam, no âmbito da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz). Ela comenta a importância do engajamento da comunidade acadêmico-científica no seminário: "Este é um tema muito caro à Fiocruz e temos nos orientado no sentido de estabelecer parcerias cada vez mais estruturantes e institucionalizadas. Por isso, é importante trocar ideias com os alunos, docentes e pesquisadores, enriquecendo o debate sobre novas e diversas possibilidades de internacionalização", diz.

No dia anterior ao evento, o Comitê Gestor do PrInt – que é composto por renomados pesquisadores do Brasil e do mundo – irá se reunir para conversar sobre pautas internas.

Acesse aqui a programação completa e participe!

*Atualizado em 04/12/2019.

  • Programação final atualizada - Seminário Internacional.pdf

    Download
Publicado em 26/11/2019

Câmara Técnica de Educação da Fiocruz: confira a ata e as apresentações de out/2019

Autor(a): 
Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

Nos dias 16 e 17 de outubro de 2019 realizou-se, no Rio de Janeiro, a reunião da Câmara Técnica de Educação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com a participação de 77 pessoas, o encontro teve a pós-graduação como tema principal. Os participantes debateram sobre pós no Brasil e na Fiocruz, autoavaliação, avaliação institucional, plano de desenvolvimento, acompanhamento de egressos e política de atenção ao estudante. Ao final da reunião, foi apresentada a nova plataforma da educação aberta na Fiocruz, Educare.

Confira, abaixo, a ata e as apresentações da Câmara Técnica de Educação, também disponíveis na área de documentos do Campus Virtual Fiocruz:

Ata da Câmara Técnica de Educação (16 e 17 de outubro de 2019)
• Cenários e perspectivas da pós-graduação no Brasil e na Fiocruz
• A pós-graduação no Brasil
• Autoavaliação da pós-graduação Stricto sensu
• Oficinas de planejamento da avaliação da pós-graduação
• Evolução regulatória da avaliação institucional na educação superior
• Plano de Desenvolvimento Institucional da Fiocruz 2021-2025
• Sistema de Acompanhamento de Egressos
• Centro de Apoio ao Discente: Política de Atenção ao Estudante
• Educare, a plataforma de recursos educacionais abertos da Fiocruz

Publicado em 12/11/2019

Confira o resultado da chamada interna Mais Meninas na Fiocruz

Autor(a): 
Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

Saiu! Acaba de ser divulgado pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) o resultado da chamada interna Mais meninas na Fiocruz. Foram selecionados dez projetos de regionais e escritórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Essa iniciativa se insere num conjunto de ações que a Fiocruz vem desenvolvendo para ampliar o acesso e assegurar a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e tecnologia, em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Clique aqui e acesse já o resultado.

Publicado em 29/10/2019

Meninas na ciência: aberta chamada interna para projetos de regionais e escritórios da Fiocruz

Autor(a): 
Valentina Leite (Campus Virtual Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), está lançando a chamada interna Mais meninas na Fiocruz. O objetivo é incentivar e fortalecer do papel fundamental que mulheres desempenham nas áreas de pesquisas científicas e tecnológicas. A chamada se destina a projetos de unidades, institutos ou escritórios da Fundação localizados fora do estado do Rio de Janeiro – será selecionado um projeto por unidade. As candidaturas serão aceitas até o dia 1º de novembro.

Essa iniciativa se insere num conjunto de ações que a Fiocruz vem desenvolvendo para ampliar o acesso e assegurar a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e tecnologia, em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Acesse a chamada aqui no Campus Virtual Fiocruz.

Publicado em 21/10/2019

Entrega de prêmios marca Semana da Educação na Fiocruz

Autor(a): 
Gustavo Mendelsohn de Carvalho (AFN/Fiocruz)

A Semana da Educação na Fiocruz teve início no Dia do Mestre (15/10), em cerimônia realizada no auditório do Museu da Vida (RJ), dedicada à entrega da Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall, do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses de 2019, e a homenagens a alunos egressos de programas de doutorado da Fiocruz contemplados pelo Prêmio Capes de Tese. Participaram da mesa de abertura a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado; a coordenadora-adjunta de Educação, Eduarda Cesse; a vice-presidente da Asfoc-SN, Mychelle Alves; e o coordenador da Associação de Pós-graduação da Fundação (APG), Richarlls Martins.

O representante da APG disse: “Em um momento de intenso ataque à educação pública, à pós-graduação e a ciência e tecnologia no país, celebrar a Semana da Educação na instituição é mais do que fortalecer nossa produção, é marcar nossa perspectiva de democracia”. Na mesma linha, Mychelle Alves defendeu "a educação pública, gratuita e de qualidade, para que a gente tenha um país mais justo e igualitário. Hoje estamos vivendo um processo em que tudo o que faz pensar criticamente está sendo atacado”.

Eduarda Cesse chamou atenção para o fato de que 75% dos trabalhos inscritos para o Prêmio Oswaldo Cruz deste ano foram mulheres, que receberam a maioria das premiações. Ela agradeceu às autoras e autores das teses “de elevado valor para o avanço do campo da saúde, assim como aos docentes que se dedicam ao ensino e à pesquisa na nossa instituição, com trajetórias acadêmicas de alto mérito”.

O simbolismo da cerimônia de entrega dos prêmios, em meio às dificuldades do contexto atual da educação pública e da ciência no país, foi ressaltado pela vice-presidente Cristiani Vieira Machado. "É importante que possamos coletivamente valorizar o tipo de pesquisa que fazemos aqui, o entendimento da indissociabilidade entre a pós-graduação e a pesquisa, e do quanto os alunos contribuem em produzir conhecimento e trazer soluções para os problemas da nossa sociedade”, afirmou.

Por sua vez, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, enfatizou o compromisso da instituição com iniciativas e movimentos “que têm hoje a ideia central de que ciência tecnologia e educação têm que ser vistos como investimentos no futuro do nosso país, não podem ser vistos por uma lógica contábil”. Nesse sentido, referiu-se ao engajamento da Fundação e outras instituições na campanha Ciência, pra que Ciência?, impulsionada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contra o desmonte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ela agradeceu ainda ao Conselho Deliberativo da Fiocruz pelo apoio a medida emergencial proposta pela presidência, garantindo recursos para manutenção de bolsas de pós-graduação.

Reconhecimento a professores e alunos

A primeira homenagem no evento foi a entrega da Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall à professora Cecília Minayo, somando-se a uma extensa série de títulos de reconhecimento a sua trajetória na área de saúde coletiva, particularmente em temas relacionados a violência e saúde. A ocasião trouxe uma inovação no formato do cerimonial: a professora foi entrevistada por Suely Deslandes, que foi sua orientanda e colaboradora muito próxima no Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Ensp/Fiocruz).

Suely ressaltou a “generosidade e a postura ético-política de parceria e de respeito ao conhecimento do outro” da homenageada, perguntando sobre momentos de sua trajetória profissional de 63 anos como professora. “Comecei com 16 anos alfabetizando crianças, e desde o início, o meu grande norte foi a questão social”. A professora viveu fora do país “naquela época de trevas” da ditadura, ao lado marido Carlos Minayo, responsável por seu ingresso na Fiocruz. “Desde que entrei aqui me sinto como um peixe na água, tenho uma gratidão imensa à Fundação”, declarou.

Respondendo sobre sua análise da formação em saúde hoje em dia, Minayo disse que parte do Brasil está em um processo regressivo e pontuou: "Mas isso não significa que a ciência e a tecnologia aqui estejam regredindo. Quanto mais difícil, maior é nossa vontade de ultrapassar os desafios. Não comungo a ideia de abaixar a cabeça e achar que não tem nada pra fazer”. Perguntada sobre o que compartilharia com os que estão iniciando a trajetória profissional como educadores, afirmou: “A primeira coisa é amar o que faz. E sempre coloque um ponto de interrogação sobre o significado do seu trabalho para a sociedade e para a população”.

Na sequência, os homenageados foram chamados para receberem individualmente seus certificados, sempre antecedidos por depoimentos em vídeo sobre suas teses premiadas. Confira os depoimentos e a lista completa dos premiados e seus orientadores. Acesse, ainda, a gravação completa do evento.

Confira a nossa galeria de fotos para mais fotos do evento!*

 

*Atualizado em 22/10/2019.

Publicado em 09/10/2019

Fiocruz inclui ações afirmativas nos cursos Lato sensu

Autor(a): 
Alex Bicca (VPEIC/Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está ampliando suas políticas de inclusão e ações afirmativas, que têm o objetivo de promover mais equidade e diversidade na instituição. A Portaria 6162/2019 PR (18 de setembro de 2019) representa mais um passo nesta direção. Com a medida, os cursos de especialização (Lato sensu) e das residências em saúde também passaram a ser regulamentados quanto às ações afirmativas — o que abrange cotas destinadas a pessoas com deficiência (PCD), negros (pretos e pardos) ou indígenas em processos seletivos.

A Portaria resulta de debates ocorridos ao longo de 2019 em instâncias colegiadas da educação, como o Fórum da Escola de Governo da Fiocruz, o Fórum das Residências e a Câmara Técnica da Educação (CTE), lembra a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado. "As cotas estavam previstas desde 2017 para seleção em cursos Stricto sensu (mestrado e doutorado), mas havia uma lacuna de regulamentação em relação ao Lato sensu. Alguns cursos já vinham adotando cotas por iniciativa própria, outros não”.

Segundo ela, além de suprir essa lacuna, a medida reitera o compromisso institucional com a busca de equidade e de inclusão social. "Expressa nosso alinhamento e coerência em relação às diretrizes do 8º Congresso Interno da Fiocruz e ao trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos pelo Comitês Pró-Equidade de Gênero e Raça e pelo Comitê de Acessibilidade em nossa instituição".

A partir de agora, as chamadas públicas (editais) de especializações e residências deverão prever 10% das vagas para candidatos que se declararem pessoa com deficiência ou que se autodeclararem negros (pretos e pardos) ou indígenas. Até o ano de 2023, as vagas destinadas a cotistas devem chegar a 20% do total de vagas oferecidas por cursos de especialização e para os programas de residência em saúde.

Leia mais

"Diversidade é a prioridade dessa gestão", afirma Richarlls Martins, coordenador da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz do Rio de Janeiro (APG-Fiocruz/RJ), em entrevista ao Campus Virtual Fiocruz.

Publicado em 27/09/2019

Campus Virtual Fiocruz completa 3 anos, expande serviços e apresenta novidades

Autor(a): 
Flávia Lobato (Campus Virtual Fiocruz)

Da integração do ensino na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) às perspectivas da educação aberta: ao completar 3 anos, o Campus Virtual Fiocruz (CVF) confirma seu potencial para ampliar e fortalecer redes de educação em saúde.

Um dia depois do seu lançamento em 27 setembro de 2016, o Portal tinha 320 visitantes. Em um ano, eram mais de 154 mil. Só no último ano, registra mais de 375 mil pessoas e mais de 3,5 milhões de visitas em suas páginas. Ao longo destes três anos, recebeu 8,3 milhões de visitas. Sua página no Facebook, passou de 3.138 seguidores (no fim de setembro de 2018) para atuais 6.380, o que revela a grande adesão dos públicos nas redes sociais no último ano.

Números que expressam o interesse pelos diversos serviços oferecidos pelo CVF, como informações, inscrições e acesso a cursos em diferentes níveis e modalidades, videoaulas e recursos educacionais abertos (REA), oportunidades profissionais e de financiamento, como bolsas e editais de incentivo nacionais e internacionais.

O Campus Virtual desenvolveu um ambiente de aprendizagem para uso compartilhado pelas unidades, a Plataforma Moodle, e reúne cerca de 1.600 cursos da Fiocruz. Conta também com um acervo de 328 vídeos em sua página no Youtube  e acaba de lançar Educare, uma plataforma totalmente dedicada a REA.

Cursos para todos

Em 2018, foi lançado o sistema de cursos Latíssimo. Desenvolvido originariamente pela Fiocruz Bahia, o sistema foi customizado e ganhou novas funcionalidades agregadas pela equipe do Portal. A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, comenta os benefícios desta iniciativa. “Conseguimos organizar a gestão dos cursos livres e de qualificação profissional. Observamos que havia uma demanda reprimida neste sentido”. E completa com dados do último ano: “Hoje, são mais de 600 desses cursos e 74 mil alunos inscritos no Campus”.

Além das ofertas de unidades da Fiocruz em todo o Brasil, o CVF atua no desenvolvimento de iniciativas próprias da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), ou em articulação com parceiros. Assim, tem disponibilizado Massive Open Online Courses (MOOC) — ou seja, cursos online, autoinstrucionais, abertos e com amplo número de vagas. No último ano, uma série de cursos foram lançados, tais como: os microcursos sobre febre amarela, a formação modular em Ciência Aberta, os cursos de Divulgação Científica, Bases da vigilância e controle de mosquitos, Acessibilidade e os Princípios do SUS e Metodologia da Pesquisa Científica. Estão disponíveis na Plataforma de MOOC, mesmo os que estão fora de oferta no momento. “Dessa forma, qualquer usuário pode acessar o conteúdo, utilizar em outros materiais e avaliar o interesse para uma próxima oferta”, explica Ana.

Mais colaboração e novidades na agenda 2020

Toda essa expertise da equipe do Portal também tem sido importante para as ações de internacionalização do ensino na Fiocruz. Destacam-se o apoio ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt Fiocruz-Capes) e a participação em cooperações estratégicas. Os profissionais do Campus Virtual atuarão junto a Universidade de Oxford (Reino Unido) no acordo que prevê o desenvolvimento de uma plataforma conjunta de ensino e pesquisa e irão participar da cooperação com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que visa a promoção da saúde de crianças e jovens, a saúde materna, o direito reprodutivo e o combate à violência de gênero.

Além disso, está prevista uma reformulação do Portal. “Já estamos preparando uma pesquisa com nossos públicos para avaliar o Campus Virtual e saber os pontos que podemos melhorar. A previsão é lançarmos uma nova versão em 2020, quando a Fiocruz comemora 120 anos”, finaliza a coordenadora Ana Furniel.

Publicado em 10/09/2019

Divulgado novo calendário da chamada para missões acadêmico-científicas no exterior

Autor(a): 
Campus Virtual Fiocruz

Fique de olho! A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) acaba de divulgar algumas alterações de datas para a Chamada nº7/2019, que se destina a missões acadêmico-científicas no exterior. 

Foi divulgado um novo calendário, agora com outras datas para o resultado da avaliação, o período para recursos e o resultado final. Acesse aqui o novo calendário. 

Saiba mais sobre a chamada

Trata-se de mais uma das ações do Programa Institucional de Internacionalização da Fiocruz (PrInt Fiocruz-Capes). O objetivo da sétima chamada é promover interações com grupos de excelência fora do Brasil, visando o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, discussões sobre acordos, convênios, parcerias, redes e outras iniciativas.

Acompanhe todas as etapas da chamada aqui pelo Campus Virtual Fiocruz.

Páginas

Subscrever RSS - fiocruz