Agências (Cnpq, Faperj, Capes)

Home Agências (Cnpq, Faperj, Capes)
Voltar
Publicado em 11/12/2024

Serrapilheira lança dois novos editais de R$ 8,4 milhões para apoio a jovens cientistas

Autor(a): 
Instituto Serrapilheira

O Instituto Serrapilheira lançou duas novas chamadas públicas de apoio a jovens cientistas do Brasil. O investimento dos editais totaliza R$8,4 milhões, a serem utilizados tanto no pagamento de bolsas quanto no financiamento de pesquisas. A oportunidade vai contemplar cientistas com vínculo permanente em instituições e também pós-doutorandos negros e indígenas sem vínculo. Serão selecionados até 16 pesquisadores nas duas iniciativas. O objetivo é criar condições para que os aprovados desenvolvam suas pesquisas com recursos financeiros flexíveis e autonomia. Outro foco é ampliar a participação de negros e indígenas em posições de destaque na carreira científica. As inscrições vão de 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025.

“Após oito anos de editais de ciência, começamos a ver o ‘conjunto da obra’ do nosso fomento: jovens cientistas que, a partir do acesso a recursos, autonomia e flexibilidade, estão criando áreas de pesquisa inovadoras, produzindo conhecimento novo e fazendo a ciência avançar de fato”, afirma a diretora de Ciência do Serrapilheira, Cristina Caldas. “Isso só é possível por causa de um apoio ininterrupto e consistente. Precisamos garantir que ações de apoio a cientistas, públicas ou privadas, tenham continuidade, pois é assim que resultados de longo prazo florescem e que se fortalece uma comunidade de cientistas pautados por uma ciência diversa, aberta e colaborativa.” 

Embora lançados juntos, os editais têm características diferentes. A 8ª chamada pública de apoio à ciência é voltada a cientistas em fase de consolidação de carreira com projetos nas áreas de ciências naturais (ciências da vida, física, geociências e química), matemática e ciência da computação. Já a 3ª chamada de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia, realizada com apoio da Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), é exclusiva para pesquisadores que buscam fazer o pós-doutorado na área de ecologia. 

“A cooperação com o Serrapilheira traz novas perspectivas para a atuação da Fapesb”, ressalta Handerson Leite, diretor-geral da fundação. “A Bahia é o estado mais negro do Brasil e com uma população considerável de indígenas. Temos atuado com grupos sub-representados por meio, por exemplo, de editais voltados a estudos de doenças que acometem a população negra e povos e comunidades tradicionais, como doença falciforme, além de outros voltados para o empreendedorismo de mulheres, de pessoas negras e povos tradicionais. Essa nova fase que inauguramos com o Serrapilheira tem como novidade o elemento do risco, a possibilidade de realizar estudos avançados e de romper barreiras. Buscamos ampliar, assim, a ação de grupos sub-representados, possibilitando um destaque cada vez maior no cenário científico e tecnológico da Bahia e do Brasil.”

8ª chamada pública de apoio à ciência

A 8ª chamada pública de apoio a jovens cientistas vai selecionar até 12 pesquisadores em início de carreira, com vínculo permanente com uma instituição de pesquisa, e que atuem nas áreas da matemática, ciência da computação e ciências naturais (que incluem as ciências da vida, física, geociências e química) ou áreas interdisciplinares. A proposta de pesquisa precisa buscar respostas para uma grande pergunta fundamental — ou seja, o projeto deve ter como finalidade questionar o conhecimento científico atual, abrir novas perspectivas de avanço ou aprofundar o que já se sabe em cada área. Veja aqui o edital.

Uma novidade deste ano é que os candidatos poderão concorrer aos recursos dentro de duas faixas diferentes: uma para projetos de até R$ 250 mil (mais R$ 100 mil de bônus da diversidade), que selecionará até oito pessoas, e outra para projetos de até R$ 500 mil (mais R$ 200 mil de bônus da diversidade), que selecionará até quatro pessoas.

A diferença nos valores ocorre porque o Serrapilheira entende que o montante necessário para a execução de um projeto de pesquisa varia de acordo com as áreas do conhecimento, da infraestrutura de pesquisa já previamente disponível e da natureza dos projetos – aqueles inteiramente teóricos, por exemplo, tendem a ter custos menores do que projetos experimentais. O bônus da diversidade, por sua vez, é um recurso extra e opcional que os selecionados dispõem para investir na formação e inclusão de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes.

No total, os recursos serão distribuídos ao longo de cinco anos. Os candidatos devem ter sido contratados pela primeira vez como docente ou pesquisador em uma instituição entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2024 (prazo estendido em até dois anos para mulheres com filhos). 

A 8ª chamada é feita em parceria com o Confap, conselho que representa fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs). O financiamento pode ocorrer tanto de forma conjunta entre o Serrapilheira e as fundações quanto diretamente pelas instituições estatais. Por esse motivo, o valor oferecido pode crescer após a seleção, a depender dos estados dos escolhidos e das FAPs que potencialmente entrarão como parceiras no edital.

3ª chamada de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia

Lançada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a 3ª chamada pública conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia vai selecionar até quatro pós-doutorandos para desenvolver suas pesquisas na Bahia. Eles receberão até R$ 525 mil para investir em seus projetos ao longo de três anos, além de uma bolsa mensal de R$ 5.200. Veja aqui o edital.

Para o Serrapilheira, o edital exclusivo promove a grandeza da ciência brasileira ao estimular o aumento do número de professores e pesquisadores de grupos sub-representados na academia. O objetivo é financiar novas linhas de pesquisa em ecologia formuladas por pós-docs negros ou indígenas que almejam obter, em médio prazo, uma posição formal de professor ou pesquisador. A visão do instituto é de que o surgimento de uma nova geração de cientistas com igualdade de acesso a cargos relevantes depende de estímulos de inclusão.

Entre os requisitos do edital, está o de que os selecionados não tenham vínculo formal com instituições de pesquisa no momento da assinatura do contrato. Embora os projetos precisem ser conduzidos em instituições de ciência e tecnologia da Bahia, é admitido que parte da atividade seja desenvolvida em outros estados e no exterior, como o trabalho de campo ou pesquisas colaborativas. Os candidatos também devem integrar grupos de pesquisa nos quais não tenham nem se formado nem atuado antes, de forma a movimentar pessoas e ideias entre grupos de pesquisa. 

O Serrapilheira considera que o risco é bem-vindo na ciência e no desenvolvimento de projetos ousados. Por isso, pede que os candidatos das duas chamadas detalhem o risco de seu projeto a partir de três definições: o risco de concepção, relacionado à formulação da hipótese do projeto; o risco de abordagem, que diz respeito à escolha metodológica; e o risco técnico, ligado à obtenção dos dados. Saiba mais aqui.

Publicado em 28/11/2024

Abertas inscrições para o 1º Prêmio Mulheres e Ciência (PMC) - Edição 2024

Autor(a): 
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

A primeira edição do Prêmio Mulheres e Ciência do CNPq investirá cerca de R$ 500 mil para premiar instituições e pesquisadoras pelo valor de seu trabalho científico, promovendo a diversidade, a pluralidade e a participação de mulheres nas carreiras de ciência, tecnologia e inovação. As inscrições estão abertas até 6 de janeiro de 2025.

Os prêmios serão de R$ 20 mil, para pesquisadoras com até 45 anos de idade; R$ 40 mil, para pesquisadoras com idade a partir de 46 anos; e R$ 50 mil, para instituições que se destaquem na implementação de ações de igualdade de gênero.

Lançado no dia 6 de novembro, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Brasília, o edital prevê, para cada uma das três faixas, prêmios em três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; totalizando até nove premiações.

Além do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), são parceiros da iniciativa o Ministério das Mulheres (MM), o British Council Brasil e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF).

No dia 21 de novembro foi realizado um webinário sobre a iniciativa, disponível no canal do CNPq no YouTube. Confira!

+ Confira aqui mais informações sobre as inscrições!

 

Publicado em 08/11/2024

Capes abre consulta pública para o Plano de Dados Abertos

Autor(a): 
Capes

Está aberta, até o dia 19 de novembro, a Consulta Pública da Capes para verificar, junto à sociedade, a priorização das bases de dados a serem abertas para a população. A promoção da participação social é fundamental para que o cidadão possa colaborar ativamente na construção do novo Plano de Dados Abertos (PDA) da Fundação.

A consulta pode ser acessada na Plataforma Participa +Brasil, a ferramenta digital do Governo Federal que possibilita a participação social, por meio da disponibilização de módulos para a divulgação de consultas e audiências públicas, pesquisas e para a promoção de boas práticas. Para responder, é preciso fazer login na conta Gov.br.

As informações sobre o resultado do levantamento, realizado por meio da consulta pública, constarão no novo PDA da Capes, o qual está em fase de elaboração.

Plano de Dados Abertos
O PDA serve como um guia estratégico para a abertura de dados de cada órgão ou entidade da administração pública federal. Ao estabelecer padrões mínimos de qualidade, o documento amplia a transparência e, igualmente, facilita a compreensão e o acesso às informações, favorecendo uma gestão pública responsável e acessível.

A participação da comunidade acadêmica, e da sociedade em geral, na consulta pública de dados abertos é fundamental para garantir transparência, relevância de dados, construção coletiva e cumprimento de regras normativas.

 

 

 

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/Capes).
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/Capes.

Publicado em 11/11/2024

Capes adotará classificação de artigos na avaliação quadrienal

Autor(a): 
Capes

O Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes aprovou uma nova sistemática para uma das dimensões da avaliação quadrienal da pós-graduação stricto sensu: a classificação da produção intelectual. O processo avaliativo passará a focar na classificação dos artigos publicados e não mais no periódico onde o texto foi divulgado. A mudança será aplicada no ciclo 2025 a 2028.

Desta forma, as revistas científicas não serão mais classificadas pelo Qualis Periódicos, como vem ocorrendo até o ciclo avaliativo que se encerra este ano. A mudança foi aprovada na reunião do CTC-ES de setembro e os documentos orientadores das novas regras serão publicados de forma detalhada em março de 2025.

Foram definidos três procedimentos (veja detalhes abaixo) para a classificação dos artigos. Cada uma das 50 áreas de avaliação da Capes poderá adotar um dos itens, ou a combinação entre eles. “A mudança redireciona o olhar e a classificação para o artigo, que passa a ser o elemento central”, explica o diretor de Avaliação da Capes, Antonio Gomes de Souza Filho.

Um dos procedimentos da nova metodologia vai permitir, por exemplo, que três artigos publicados em um mesmo periódico possam ter classificações diferentes, pois os indicadores bibliométricos dos artigos são diferentes. Com isso, um texto poderá receber classificação melhor do que o outro. “Ao avaliar o artigo é possível ter uma melhor dimensão do conteúdo produzido, da repercussão do mesmo, o que é mais difícil ao se observar apenas o periódico”, ressalta o diretor.   

Para ele, essa mudança é um avanço no sistema de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado do País. “Aproveitamos o que tem sido bom nessa metodologia do Qualis e, ao mesmo tempo, abrimos espaço para acolher outras informações, métricas e metodologias que a avaliação contemporânea da produção científica demanda”, destaca Antonio Gomes.

Três procedimentos para a classificação dos artigos:
Primeiro - a classificação se dará pelos indicadores bibliométricos dos veículos de publicação, baseada no desempenho da revista, como é feito atualmente pelo Qualis Periódicos, mas a classificação vai recair sobre artigos.
Segundo - os indicadores serão extraídos diretamente do artigo, através, por exemplo, do índice de citações alcançadas para a análise quantitativa e dos critérios de indexação e acesso aberto, dentre outros, para averiguar aspectos qualitativos.
Terceiro - a análise qualitativa de artigos é baseada em fatores e metodologias definidos pela área de avaliação que podem abarcar, por exemplo, uma análise de pertinência do tema abordado, avanço conceitual proveniente do trabalho e a contribuição científica do estudo. 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/Capes)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/Capes

Publicado em 24/10/2024

Inscrições abertas para Cátedras na Alemanha e Reino Unido

Autor(a): 
Capes

Estão abertas as segundas chamadas dos Editais nº 2428 e 29, de 2023, referentes aos Programas Cátedra BonnCátedra CAPES/Chico Mendes (Universidade de Birmingham) e Cátedra Brasil da Universidade de Münster, respectivamente. As inscrições para as parcerias com as instituições alemãs vão até as 17h de 31 de outubro, enquanto a iniciativa com universidade britânica segue até 30 de dezembro, no mesmo horário.

Para a Universidade de Bonn, a seleção é na área de Agricultura, Biodiversidade e Bioeconomia. O pesquisador selecionado receberá bolsa de cátedra, com duração de seis a 12 meses, podendo indicar um bolsista de pós-doutorado e outro de doutorado-sanduíche. O valor total da chamada é de aproximadamente R$480 mil para a implementação de todas as bolsas ao longo de 12 meses. A divulgação do resultado está prevista para março de 2025, com início das atividades entre setembro e novembro do mesmo ano. Para tirar dúvidas sobre o edital, o endereço eletrônico é inscricao.bonn@capes.gov.br.

A Cátedra Chico Mendes, por sua vez, trata de Ciências Ambientais, Mudanças Climáticas, Ecossistemas, Sustentabilidade, Sociedades e Meio Ambiente. O montante a ser repassado é próximo de R$530 mil, também para até 12 meses. As modalidades de bolsas são as mesmas de Bonn. O Programa visa o desenvolvimento de ações conjuntas que promovam a integração de atividades de pesquisa e ensino entre universidades brasileiras e a Universidade de Birmingham. O resultado tem publicação prevista para maio de 2025, com início das atividades na Inglaterra, entre setembro e outubro. Para mais informações, o e-mail para contato é inscricao.chicomendes@capes.gov.br.

Já a chamada para a Universidade de Münster é na área de Epidemiologia, com foco em Modelling infection disease dynamics for epidemiologic management. Assim como nos outros dois casos, a seleção é para um bolsista de cátedra, que poderá escolher pesquisadores para receberem bolsas de pós-doutorado e doutorado-sanduíche. Serão repassados pouco mais de R$640 mil para até 18 meses de trabalhos. A definição do resultado será publicizada até maio de 2025com início das atividades entre setembro e novembro. Eventuais questionamentos sobre o edital devem ser encaminhados para wwu@capes.gov.br.

Sobre os programas de cátedra
As bolsas na modalidade Cátedra são oferecidas a pesquisadores ou professores-doutores de alto nível e de notório reconhecimento pela comunidade acadêmica e científica, no Brasil e no exterior, e a alunos de pós-graduação, no caso das bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado. O objetivo é aprofundar a cooperação acadêmica, incentivar a criação de redes internacionais de pesquisa e ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência. Além disso, as ações proporcionam maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

Publicado em 18/10/2024

Fiocruz celebra seus estudantes e docentes em dia de comemoração à Educação

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Um dia de muita alegria, encontros e grandes celebrações. Assim aconteceu a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall e o Prêmio Oswaldo Cruz de Teses em 2024. Esse é o momento em que a Fiocruz enaltece o compromisso com a qualidade e a excelência acadêmica com as quais atua diariamente. A entrega anual das honrarias não somente valoriza o talento e a dedicação dos estudantes, mas também reafirma as competências do corpo docente da Fundação, bem como das áreas estratégicas em que desempenham suas pesquisas. Além dos 15 premiados especiais do dia, toda a comunidade educacional da Fiocruz também foi homenageada durante o evento que aconteceu em 15 de outubro, dia dos professores e professoras.
 
Durante a mesa de abertura do evento, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, ressaltou que a Fiocruz é uma casa de ciência, mas que tem na educação um de seus principais pilares. Segundo ele, nossa pós-graduação forma cerca de 5 mil alunos por ano, somando os cursos lato e stricto sensu, mesmo não sendo uma universidade. "Todos os nossos 17 institutos espalhados pelo Brasil, têm programas de pós-graduação, mesmo os mais técnicos ou mais tecnológicos, como nossas plantas de desenvolvimento e produção de fármacos e vacinas, têm seus programas de pós-graduação. A Fiocruz imputa uma importância muito grande à formação de cientistas e de cidadãos preparados para o desafio que é o desenvolvimento de um país mais inclusivo, um desenvolvimento que gere não somente o desenvolvimento econômico, mas, sobretudo, o desenvolvimento social, num campo onde se manifesta uma das maiores desigualdades do país, que é o acesso à saúde, o acesso digno para toda a população", disse ele.

Também compuseram a mesa a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Cristiani Vieira Machado – que na oportunidade ressaltou que poucos são os professores têm formação específica para a docência. Segundo ela, “não nos formamos professores, nos tornamos professores aos poucos. Descobrimos isso no contato com os estudantes, na sala de aula, na bancada, e alguns se apaixonam e passam a dedicar boa parte da sua vida à formação de outras pessoas. Isso não é trivial, é uma descoberta, e uma escolha também –; a coordenadora-geral de Educação (CGE/VPEIC), Eduarda Cesse; a Coordenadora de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), Hilda Gomes; a coordenadora-geral da Associação de Pós-Graduando da Fiocruz (APG/Fiocruz-Rio), Susana Pacheco Liberal; e o diretor secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Luis Claudio Muniz Pereira. A mesa contou ainda com a presença de dois convidados especiais: o presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, e a presidente da Academia Nacional de Medicina, Eliete Bouskela, que, cabe salientar, é a primeira mulher eleita para esse cargo em 194 anos.

Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall

Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro foi agraciado com a Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall, após candidatura indicada por meio do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A honraria está em sua sétima edição e reconhece os esforços educacionais de seus contemplados, distinguindo trajetórias acadêmicas de elevado mérito na educação no campo da saúde. Maria de Fátima Ferreira-da-Cruz, pesquisadora do IOC/Fiocruz e amiga pessoal de Cláudio foi a responsável por conduzir sua homenagem. 

Em seu emocionado discurso, Daniel-Ribeiro optou por não falar detalhadamente de seus feitos, pois, segundo ele, esses podem ser amplamente conferidos em seu currículo Lattes. Ele preferiu, então, fazer um discurso de “homenagem e gratidão”, destacando primeiramente as realizações e atuação de Virgínia Schall, que dá nome à medalha que recebeu, mas evidenciando especialmente que “ninguém recebe um reconhecimento dessa magnitude e importância por fazer uma trajetória solo”. Ele agradeceu aos diversos parceiros que teve ao longo da vida dentro da Fiocruz e nas diversas outras instituições de ensino e pesquisa pelas quais passou, bem como aos seus familiares, com especial carinho às filhas, as quais descreve como “eternas princesas doces e determinadas, que iluminam a minha vida”. 

Em sua fala, discorreu ainda sobre a importância da prática cotidiana da pesquisa, da permanente disponibilidade e interesse em aprender e outras escolhas que permeiam o exercício da carreira científica. Em diversos momento de seu discurso, Daniel-Ribeiro ressaltou a importância do compartilhamento do saber: “Passem adiante os ensinamentos que receberem”, “Dados de experimentos e rascunhos de artigos nas gavetas não são conhecimento. Publiquem-os.”, “Não espere que seus professores lhe ensinem tudo. Eles provavelmente não o farão. Aprenda algo por você e ensine a um deles. Ele vai gostar...”, “Se mostrar para seus alunos e se deixar julgar por eles é um dos melhores exercícios que podemos fazer para provocar os iniciantes da vida acadêmica”.  

Por fim, ele lembrou o filósofo Nietzsche, dizendo que “a primeira tarefa da educação é ensinar a ver”, citando também Rubem Alves quando ele diz que gostaria de sugerir que “seja criado um novo tipo de professor. Um professor que nada teria a ensinar, mas que se dedicaria a apontar os assombros que crescem nos desvãos da banalidade cotidiana. Esse “desvão da banalidade” pode ser aquele resultado negativo ou positivo que nos assombra e às vezes incomoda. É preciso lhe dar atenção”, disse. Cláudio aconselhou ainda que os estudantes somente optem por fazer um curso de doutorado se escolherem a carreira de pesquisa e ensino e quiserem produzir conhecimento. Ele explicou que o doutorado não é atestado de competência ou de alta especialização, “mas, sim, uma declaração de vocação pela carreira acadêmico-científica”.

+Saiba mais: Acesse aqui o discurso de Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro na íntegra

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses e Prêmio Capes de Teses 2024

Ao todo, entre premiados e menções honrosas, 12 estudantes de doutorado tiveram seus trabalhos reconhecidos na oitava edição do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2024. Foram premiadas 4 teses, uma para cada área do Prêmio – Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina; Medicina; Saúde Coletiva; Ciências Humanas e Sociais – , e 8 menções honrosas provenientes de 11 diferentes unidades da Fundação. Além disso, os dois estudantes contemplados com menção honrosa no Prêmio Capes de Teses, que é anualmente oferecido pela Capes, também foram homenageados nesse dia de celebração. Durante o evento, os estudantes fizeram uma breve apresentação de seus trabalhos e receberam seus certificados de participação. O certificado dos estudantes contemplados no Prêmio Capes de Teses receberão seus prêmios em cerimônia organizada pela Capes em dezembro de 2024.

Confira todos os detalhes dos Prêmios, temas das teses contempladas, programas de pós-graduação aos quais estão ligados, bem como seus orientadores:

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2024 divulga relação de premiados  

Fiocruz é contemplada em Prêmio Capes de Teses 2024

A celebração terminou com uma surpreendente e emocionante apresentação do coral Fiocruz com a participação especial de um grupo de surdos trabalhadores da Fundação, que acompanhou o coral e interpretou as músicas em língua de modalidade gestual-visual, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Coral é regido pelo maestro Paulo Malaguti Pauleira, com direção de Maria Clara Barbosa e com a regente de Libras Walkiria Bernardo Pontes. As músicas apresentadas foram Bola de meia, bola de gude, de Milton Nascimento; Milagres, de Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro; Estrela, de Gilberto Gil e Agora Só Falta Você, de Rita Lee.

Integrando as celebrações pelo Dia da Educação na Fiocruz, a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, por meio de sua Coordenação-Geral de Educação, realizou a Câmara Técnica de Educação (CTE), em 14/10. O encontro teve expressiva participação presencial e virtual, com os representantes das diversas instâncias da comunidade educacional da Fundação. Todos assistiram a uma rica exposição sobre as ações pensadas e implementadas ao longo dos últimos anos, com debates que abordaram, sobretudo, os desafios e novas demandas para a área. Foi apresentado um grande balanço sobre as ações de educação ao longo dos últimos anos e, entre as pautas trataram, estão a Política de Extensão da Fiocruz, e grandes análises sobre a educação internacional, a proposta dos novos certificados de Lato Sensu da Fundação e os termos de atualização da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

  • Discurso_integra_ClaudioTDRibeiro_MedalhaMEVSchall_15out24.pdf

    Download
Publicado em 09/10/2024

Fiocruz realiza Semana da Educação 2024 com entrega de Prêmios e Medalha

Autor(a): 
Isabela Schincariol*

Na próxima semana, acontece a já tradicional cerimônia de entrega da Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall e dos prêmios Capes e Oswaldo Cruz de Teses. A celebração, que reúne a comunidade acadêmica da instituição, acontece no âmbito da Semana de Educação da Fiocruz. Serão dois dias voltados a análises e discussões de pautas estratégicas para a área, mas, sobretudo, de exaltação às conquistas nos nossos discentes e programas de pós-graduação. No dia 14/10, representantes da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação(VPEIC), da Coordenação-Geral de Educação (CGE) e o conjunto de gestores da área estarão reunidos na Câmara Técnica de Educação (CTE) para debater uma rica e abrangente pauta de trabalho. Já no dia 15, é a vez da outorga dos prêmios da Educação, que será transmitida pelo canal da Fiocruz no Youtube. Ambas as atividades acontecem a partir das 8h30, no auditório do Museu da Vida, no campus Manguinhos.

Prêmio Capes de Teses

Considerado um dos mais importantes prêmios da ciência brasileira, o Prêmio Capes de Tese reconhece as melhores teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros. Em sua 19ª edição, dois trabalhos defendidos na Fiocruz em 2023 receberam Menção Honrosa. Criada em 2005, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira. Os critérios de premiação dos trabalhos consideram a originalidade e a relevância para o meio científico, tecnológico, social e cultural, metodologia utilizada, qualidade da redação, além da quantidade de publicações decorrentes da tese. A cerimônia de entrega do Prêmio Capes acontecerá em dezembro e será transmitida pelo canal da Capes no Youtube.

+Leia mais: Fiocruz é contemplada em Prêmio Capes de Teses 2024

Fernanda Esthefane Garrides Oliveira defendeu o trabalho "Desigualdades raciais na ocorrência de multimorbidade entre adultos e idosos brasileiros: 10 anos do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil)", no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPGSP/Ensp/Fiocruz), sob a orientação de Leonardo Soares Bastos e coorientação de Rosane Härter Griep. 

A pesquisa de Fernanda analisou dados de mais de 15 mil participantes do Elsa-Brasil, coletados entre 2008 e 2019, e evidenciou que a população autodeclarada negra enfrenta taxas mais elevadas de múltiplas condições crônicas, como hipertensão e diabetes, em comparação aos brancos. A doutora em Epidemiologia foi bolsista do Programa Doutorado Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) por destacado desempenho acadêmico e, no ano passado, foi agraciada com Menção Honrosa na seção de Saúde Coletiva do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2023 também por sua tese de doutorado.

+Leia mais: Aluna da Ensp recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2024

Renata Cordeiro Domingues defendeu a tese "Determinação socioambiental da saúde em territórios produtores de cana-de-açúcar na perspectiva da epidemiologia crítica", no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), sob a orientação de Aline do Monte Gurgel e coorientação de Idê Gomes Dantas Gurgel. 

O trabalho é composto de três artigos científicos, que têm por objetivo analisar a determinação socioambiental da saúde nos municípios de Água Preta, Aliança, Sirinhaém, Itambé e Goiana (territórios submetidos ao processo produtivo da cana-de-açúcar na Zona da Mata Pernambucana) a partir dos pressupostos da epidemiologia crítica.

+Leia mais: Egressa do IAM recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2024

Medalha de Mérito Educacional Virgínia Schall

A sétima edição da Medalha de Mérito Educacional Virginia Schall condecorou, neste ano de 2024, o pesquisador titular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro por sua inestimável carreira científica e sua capacidade de somar esforços para a promoção do ensino de pós-graduação e de pesquisas voltadas ao desenvolvimento da área da Biologia Parasitária em âmbito nacional e internacional. Claudio Ribeiro, como é conhecido na Fiocruz, é médico e imunoparasitologista. Foi chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC e coordenador do Centro Nacional de Referência em Malária da Fundação. É também pesquisador titular do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

Sua candidatura foi submetida pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do IOC/Fiocruz, do qual é professor orientador permanente. Claudio foi diretor do IOC em 1993 e 1994, e é chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária desde 1991. Ele também coordena, na Fiocruz, o Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Treinamento em Malária (CPD-Mal), e o Laboratório de Referência junto à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde para a malária na Região Extra-Amazônica, desde 2004. Ele é membro das Academias Nacionais de Medicina do Brasil (2010) e da França (2009), das Academias Fluminense de Medicina (2002) e de Letras (2019), da Câmara Técnica de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (2010), além de Presidente do Comitê Assessor para o ensaio clínico de fase II do projeto Development of a Vaccine Against Schistosomiasis based on the recombinant Sm14 a member of the Fatty Acid Binding Protein (2016), membro do Conseil des Partenaires Internationaux de la Fondation Académie de Médecine (Paris, 2018) e Membro dos Comitês Gestores dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq) de Neuroimunomodulação e da Rede Faperj de Neuroinflamação. Ele é ainda diretor de Arquivo da Academia Nacional de Medicina (ANM) e, atualmente, é presidente do Conselho Científico da Acamerj (2024-2026)

Ele foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Oswaldo Cruz (Centenário da Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública, 2023), a Medalha Henrique Aragão (Fiocruz, 2022) e a Medalha da Société Française de Pathologie Exotique (2016), nomeado Doutor Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa (2016), sagrado Chevalier de L'Ordre des Palmes Académiques pelo Ministro da Educação Nacional da França (2013) e venceu o VI Prêmio Sendas de Saúde (1997). Ele é assessor ad-hoc do CNPq, Finep, Faperj, Fapesp e outras agências governamentais de fomento à pesquisa, editor associado das Memórias do IOC (2021) e da Revista Neurociências (2008), coeditor dos Anais da ANM (2020), editor para a América Latina dos Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa (2021) e membro do Conselho Editorial de periódicos científicos como Frontiers in Immunology; Parasite e Revista Pan Amazônica de Saúde. Daniel-Ribeiro é bolsista de produtividade desde 1984, foi bolsista nível 1A por 14 anos na área de Imunologia e publicou 291 trabalhos, sendo 199 deles indexados no PubMed.

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses

Em sua oitava edição, o Prêmio visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da Fiocruz. Foram premiadas quatro teses, uma para cada área do Prêmio, e oito menções honrosas. Ao todo, 11 unidades da Fundação foram contempladas no Prêmio.

Área: Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina

Premiada: Isabelle Leticia Zaboroski Silva, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PPGBB) — Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), com a tese: Estudo de mutação no gene CYFIP2 causadora da encefalopatia epiléptica: Desenvolvimento de modelo com células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC) e triagem de fármacos

Menções Honrosas: Pedro Henrique Ferreira Sucupira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) — Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), com a tese: Avaliação de mediadores de resposta imune em crianças e adultos durante a infecção aguda por diferentes sorotipos do Vírus Dengue; e Gabriel de Farias Araujo, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente (PPGSPMA) — Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), com a tese: Monitoramento e avaliação ecotoxicológica de níveis ambientais de cocaína e benzoilecgonina em águas fluviais no Rio de Janeiro. 

Área: Ciências Humanas e Sociais

Premiada: Ana Carolina Pontalti Monari, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) — Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz), com a tese: Quem consome fake news consome fake news? Os usos e sentidos atribuídos à ciência e ao jornalismo em canais sobre covid-19 no Telegram.

Menções Honrosas: Jorge Tibilletti de Lara, do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) — Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com a tese: Radioisótopos, Ciências da Vida e Ecologia no Brasil (1949-2007); e Salvador Pereira Campos Corrêa Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM) — Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), com a tese: O trânsito entre armários: encontros entre ativismo, HIV e Arte no Brasil. 

Área: Medicina

Premiado: Ismael Artur da Costa Rocha, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) — Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), com a tese: Segurança, eficácia, aspectos virológicos e imunológicos da primovacinação antiamarílica 17DD em pacientes com doenças reumáticas inflamatórias imunomediadas. 

Menções Honrosas: Felipe Moreira Ridolfi, do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (PPGPCDI) — Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), com a tese: Tratamento da tuberculose e do HIV no Brasil: o papel dos polimorfismos genéticos nos desfechos de tratamento; e Maria Liz Bobadilla Frizzola, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PGMT) — Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com a tese Papilomavirus humano (HPV) en mujeres jóvenes: frecuencia tipo-especifica, comportamiento de riesgo y evaluación de la efectividad de la vacuna tetravalente en paraguay.

Área: Saúde Coletiva

Premiado: Carlos Renato Alves da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM) — Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), com a tese: Travestis e mulheres transexuais em situação de prisão na região metropolitana do Rio de Janeiro: seus corpos e suas (sobre)vivências.

Menções Honrosas: Rosalva Raimundo da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) — Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), com a tese: Integralidade da atenção à saúde da mulher com câncer de mama: uma análise da rede de oncologia em Pernambuco; e Taiana Lílian Costa de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) — Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com a tese: Cenografia na saúde e educação não formal: concepção, itinerância e avaliação da instalação “Por Dentro do Sangue com Arteciência”.

Câmara Técnica de Educação

A pauta da próxima CTE tratará sobre a Política de Extensão da Fiocruz, além de trazer balanços sobre a educação internacional e as perpecctivas da Coordenação-Geral de Educação (CGE). Na ocasião, também serão discutias a proposta dos novos certificados de Lato Sensu da Fundação e a atualização da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. A Câmara Técnica de Educação (CTE), coordenada pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, por meio de sua Coordenação-Geral de Educação, tem a função de garantir assistência técnica e científica à Presidência e ao Conselho Delibertivo da Fiocruz, contribuindo para a formulação e avaliação da política educacional e promovendo a articulação horizontal, ou seja, a maior integração entre os diversos programas educacionais e a atuação das unidades técnico-científicas da Fundação. Suas formulações, quando aprovadas por maioria, são apresentadas como proposições ao Conselho Deliberativo. A CTE realiza reuniões regulares semestrais, e é integrada por vice-diretores de Ensino das Unidades, coordenadores de programas de pós-graduação Stricto Sensu, coordenadores de cursos de especialização e de residência e outros convidados. As reuniões são coordenadas pela CGE e acompanhadas por representantes e coordenadores dos vários fóruns de educação da Fiocruz. 

*com informações deTatiane Wargas, jornalista da Ensp/Fiocruz e comunicação do IAM/Fiocruz Pernambuco

Publicado em 24/09/2024

Portal de Periódicos da Capes promove treinamentos virtuais sobre Inteligência Artificial e Digital

Autor(a): 
CGCOM/CAPES

Na próxima quarta-feira, 25 de setembro, o Portal de Periódicos da Capes promove mais uma edição do Projeto SuperQuarta. O evento terá treinamentos focados em escrita acadêmica e serão utilizados temas como Inteligência Artificial (IA), Pensamento Computacional e Inteligência Digital. O Portal de Periódicos oferece novas funcionalidades e legendas ao vivo, que auxiliam pessoas com deficiência. Os treinamentos são realizados pela plataforma Teams que permite ao usuário ativar a opção de legendagem disponível na sala.

Inscreva-se!

No período matutino, das 10h às 12h, o assunto será IA na escrita acadêmica, ministrado por Talita Souza Magnolo, professora substituta na Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de coordenadora do Projeto de Extensão "MemórIA" na instituição.

Das 14h às 16h, a capacitação sobre Pensamento Computacional vai abordar os conceitos, a importância e os pilares da área, com monitoria da professora Leila Ribeiro, titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A última sessão da SuperQuarta será sobre Inteligência Digital e Captologia, das 19h às 21h, com o palestrante Eduardo Ferro dos Santos, docente associado da Universidade de São Paulo, na Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP). 

As inscrições nos treinamentos do Portal de Periódicos são feitas pelo seguinte caminho: Meu espaço >> Menu Treinamentos >> Calendário. Nesta última etapa, devem ser escolhidos mês, dia, turno e área do conhecimento desejada. Em seguida, basta clicar no botão Solicitar Inscrição e aguardar a confirmação que chegará por e-mail no endereço cadastrado no Meu Espaço. Quem não possui cadastro deve escolher a opção >>Registrar-se<< e criar uma conta.

Publicado em 02/09/2024

Portal de Periódicos da Capes e Editora Gale promovem cursos sobre arquivos históricos e análise de artigos científicos

Autor(a): 
Lucas Leal*

A Editora Gale, em parceria com o Portal de Periódicos da Capes, promoverá dois cursos sobre arquivos históricos e análise de artigos científicos. Os treinamentos serão realizados remotamente, através da plataforma Microsoft Teams. É preciso se inscrever para participar.

Participe!

Amanhã, 3 de setembro, de 14h40 às 16h30, a capacitação abordará os arquivos históricos da revista National Geographic e da National Geographic Brasil. No último dia de treinamento, 5 de setembro, das 14h30 às 15h20, será realizada uma prática voltada para extrair e organizar informações relevantes de cada artigo científico.

 

*Com informações da CGCOM/Capes

*Lucas Leal é estagiário sob supervisão de Isabela Schincariol

Publicado em 30/08/2024

Profsaúde: Fiocruz dá início à nova turma de mestrado profissional com mais de 500 discentes

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Nesta semana, a Fiocruz deu início à nova turma do mestrado profissional em Saúde da Família (Profsaúde/MPSF) 2024. A iniciativa está em sua quinta turma e conta com 505 estudantes ligados a 45 instituições públicas de ensino superior, que compõem uma rede nacional, liderada pela Fiocruz, cuja estratégia é atender à expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com foco na qualificação da força de trabalho para o SUS. Nesta edição, o Campus Virtual Fiocruz foi o responsável por desenvolver o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dessa oferta híbrida, pela edição do conteúdo e adequação à proposta pedagógica, o desenho instrucional, além de disponibilizar diferentes tipos de recursos educacionais abertos (REA) e cooperar com a implementação e configuração do sistema educacional Moodle junto às IES parceiras.

O curso selecionou profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (ESF/APS) e disponibilizou vagas exclusivas para médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMpB) e residentes cursando o 2º ano de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC). Nesta seleção, 20% das vagas, ou seja, 101 alunos, foram aprovadas por meio de ações afirmativas, o que reafirma o posicionamento da Fiocruz no que diz respeito à busca permanente por uma sociedade mais justa, equânime e inclusiva.

Segundo a assessora da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e coordenadora nacional acadêmica do Profsaúde, Cristina Guilam, é uma imensa alegria dar início a mais esta formação, que acontece em todos os estados brasileiros. Estão inscritos na quinta turma médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, fonoaudiólogos e profissionais graduados em Saúde Coletiva. A região Nordeste tem 188 discentes matriculados no curso, seguidos da Região Sudeste com 105, região Norte com 97, região Centro-Oeste com 60 e a região Sul com 55 discentes.

Já Carla Pacheco, que divide a coordenação nacional do programa com Cristina Guilam, celebrou o momento histórico no Profsaúde: "Até o mês de dezembro alcançaremos a marca de 800 profissionais de saúde, docentes e preceptores formados em diferentes regiões do país. Agora, com a entrada de mais 505 novos estudantes nesta quinta edição, cobrindo todo o Brasil. Hoje, podemos dizer que o Profsaúde é uma estratégia nacional de qualificação, de educação permanente para fortalecer a atenção primária e o ensino na saúde. O fato é que este programa tem contribuído para a produção de conhecimento aplicado aos serviços de saúde, dando respostas aos problemas do campo de prática", evidenciou ela. 

Cristina ressaltou ainda que esta edição selecionou 72 médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) e lembrou que o Profsaúde faz parte da reformulação do Mais Médicos, que busca ser mais atrativo aos profissionais do país, aumentando o tempo de permanência no programa, em especial nas áreas mais vulneráveis e de difícil acesso do país. 

Campus Virtual Fiocruz: liderança na criação e gestão do Ambiente Virtual de Aprendizagem

A equipe do Campus Virtual liderou o desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na plataforma Moodle - desde a edição do conteúdo e adequação à proposta pedagógica, passando pelo desenho instrucional, implementação do novo tema e formato de curso específico para a oferta, a construção das narrativas visuais da formação (storyboards das disciplinas), a preparação de kits de instalação para as universidades e ainda o apoio e suporte às IES envolvidas. Segundo a coordenadora adjunta CVF, Rosane Mendes, foram meses de muitas reuniões e diálogo para a perfeita customização dessa oferta. "Um trabalho conjunto, responsável e muito dedicado entre a nossa equipe, a equipe do Profsaúde e ainda cada uma das instituições envolvidas, o que muito nos orgulha, especialmente no que tange ao fortalecimento da educação em saúde para o SUS", revelou ela. Em outros momentos, o Campus Virtual já trabalhou com o Profsaúde hospedando ofertas de algumas IES em seu AVA, mas esta foi a primeira vez que atuou em paralelo ao projeto numa perspectiva nacional. 

Esta turma é realizada pelo Profsaúde/MPSF em conjunto com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), e em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps/MS).

 

#ParaTodosVerem Banner, no topo está escrito: Profsaúde, Fiocruz dá início à nova turma com abertura nacional. Embaixo uma colagem de fotos de diversas pessoas que estavam presentes em uma reunião virtual.

Páginas

Subscrever RSS - Agências (Cnpq, Faperj, Capes)