A residência em saúde é uma oferta educacional que apresenta-se como formação prioritária no que se refere à integração ensino-serviço-comunidade no SUS. Para tanto, buscando aprofundar o debate sobre os desafios da gestão educacional dos Programas de Residências em Saúde, a Fiocruz vai promover, na próxima terça-feira, 14/12, às 8h30, seu II Seminário de Residências em Saúde. O encontro, transmitido ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora no Youtube, é aberto a todos os interessados no tema durante a manhã e fechado a convidados na parte da tarde.
Acesse aqui a programação completa do evento!
A discussão do tema faz-se necessária frente a uma crescente demanda pela qualificação de quadros voltados à gestão educacional de programas de residência – identificada por especialistas como uma tendência nacional.
O Seminário é um desdobramento dos debates ocorridos em 2019 e visa refletir a indissociabilidade sobre a atenção, gestão, educação e controle social nos programas de residências; analisar o lugar das Residências em Saúde como oferta educacional considerando o Lato e o Stricto sensu; além de identificar os desafios da área e definir possíveis contribuições da Fiocruz para a qualificação da gestão educacional das residências.
A coordenadora adjunta de Residências em Saúde da Fiocruz, Adriana Coser, comentou que o encontro é uma iniciativa integrada do conjunto de residências em saúde ofertado pela Fundação, “que reconhece os atuais desafios postos pelas mudanças das necessidades de saúde e os constantes ajustes para a qualificação no modelo formativo de novos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS)".
O II Seminário é uma realização da Coordenação Adjunta de Residências em Saúde – instância ligada à Coordenação-Geral de Educação, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (CGE-VPEIC).
Acompanhe o evento no dia 14/12, às 8h30 neste link:
O jogo Hiji Sushi foi o vencedor da categoria de jogos digitais do Concurso Rebeldias, promovido pela Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (Rebel). Idealizado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e desenvolvido no âmbito do edital de Recursos Comunicacionais (jogos e aplicativos móveis) - uma iniciativa da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação - o jogo busca, de forma lúdica, promover a conscientização sobre a importância da lavagem das mãos e a forma correta de executar o procedimento, medida fundamental para prevenir a transmissão de doenças, especialmente nestes tempos de pandemia mundial.
Acesse o jogo online no site o IOC/Fiocruz ou faça o download gratuito do material na Plataforma Educare - o ecossistema digital da Fiocruz que reúne centenas de Recursos Educacionais Abertos (REA)
A higienização adequada inclui, além do uso de água e sabão, uma série de movimentos que tem por objetivo cobrir todas as partes das mãos. O jogo Hiji Sushi é voltado especialmente para profissionais da saúde e profissionais que trabalham com a manipulação de alimentos, como os sushimans, por exemplo, mas é livre e pode ser acessado por todos os interessados no tema.
O desafio trazido pelo jogo se desenvolve no cenário de um restaurante de culinária japonesa, onde o jogador deve preparar refeições com rapidez, sem se descuidar de lavar as mão frequentemente e de maneira completa.
O resultado da premiação foi anunciado durante a 8° edição do Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (Fael 8), em outubro de 2021. O projeto foi desenvolvido pelos pesquisadores Tânia Zaverucha do Valle, do Laboratório de Imunomodulação e Protozoologia, e Gabriel Limaverde Sousa, do Laboratório de Esquistossomose Experimental, em parceria com Thiago Santos Magalhães, responsável pelo design e programação. A iniciativa contou ainda com a colaboração de Rafael Augusto Ribeiro e Beatriz de Lima Furtado, responsáveis pela arte.
*com informações de Isabela Schincariol
Alguns cursos de residência em saúde oferecidos pela Fiocruz tiveram suas inscrições prorrogadas. As oportunidades são voltadas a médicos, enfermeiros, além de profissionais de Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Os cursos visam desenvolver habilidades técnicas por meio de prática intensa e formação em serviço. Confira as novas datas e inscreva-se! Os programas são oferecidos pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).
Programa de Residência Multiprofissional em Doenças Infecciosas e Parasitárias em Saúde - inscrições prorrogadas até 12/11:
O edital de visa ao preenchimento de quatro vagas distribuídas em quatro áreas: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, de acordo com as Normas e Resoluções emanadas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CNRMS). O objetivo do curso é especializar profissionais, por meio da formação em serviço, com conhecimentos técnico-científicos, raciocínio crítico-reflexivo, visão integral, ampliada e humanizada dos processos de saúde e doença, orientação para segurança do paciente e habilidades de atuação em equipes interdisciplinares de alto grau de responsabilização e excelência no campo das doenças infecciosas e parasitárias para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), em seus diferentes níveis de complexidade (promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação dos agravos à saúde).
Programas de Residência Médica - Inscrições prorrogadas até 19/11:
O edital único de convocação para os programas de Residência Médica visam o preenchimento de 29 vagas de R1 e 19 vagas de R4, de acordo com as Normas e Resoluções emanadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Em mais um grande passo em direção à internacionalização da educação, a Fiocruz acaba de atualizar a portaria que regulamenta o regime de cotutela de pós-graduação stricto sensu com instituições estrangeiras de ensino superior consideradas de interesse estratégico para a Fundação, n°508, de 2021. A iniciativa permite que alunos obtenham dupla diplomação ou titulação em cursos de mestrado e doutorado. Ou seja, com esse regime, ao concluir o curso, o aluno recebe, além de um diploma da Fiocruz, um diploma da instituição estrangeira com a qual a cooperação foi estabelecida.
A convenção da cotutela estabelece as condições para a elaboração do projeto final, assim como o compromisso das partes envolvidas, a ser firmado entre a Coordenação-Geral de Educação (CGE/Fiocruz), o representante legal da instituição estrangeira, os coordenadores dos cursos envolvidos, os orientadores do projeto final e o aluno.
Instrumento incentivador e facilitador de novos acordos
A atualização da portaria passou a permitir que não somente os cursos de doutorado acessem o regime de cotutela, mas também os de mestrado. Segundo o coordenador adjunto da Educação Internacional (CGE/VPEIC), Vinicius Cotta, a ação abre novas possibilidades para a cooperação internacional com instituições de ensino estrangeiras. Ele destacou que, para a CGE, é importante que a portaria seja um instrumento incentivador e facilitador dos acordos, pois eles valorizem o aspecto institucional do processo, não apenas o individual.
A portaria n° 508 também permite uma articulação mais próxima entre os envolvidos no processo da cotutela: a Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris), as coordenações dos programas de pós-graduação, as secretarias acadêmicas, núcleos de cooperação internacional das unidades e os integrantes do Sistema Fiocruz de Gestão Tecnológica e Inovação (Gestec-NIT). Para Cotta, o novo fluxo definido na portaria e seu monitoramento por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) – que também é novidade – facilitam a revisão e o acompanhamento do processo pelas partes envolvidas.
“Entendemos que uma pós-graduação em cotutela pode ser desafiadora em muitos aspectos, e estamos à disposição para apoiar em todas as etapas. Ressaltamos ainda que esse processo é um elemento fundamental para consolidar a política institucional de internacionalização baseada no fortalecimento dos vínculos entre as instituições envolvidas. Portanto, esperamos que essa nova portaria auxilie a Fiocruz a ser uma instituição ainda mais forte e coesa em seus processos de internacionalização da educação”, disse Vinicius Cotta.
Fortalecimento da internacionalização da educação
A representante da área de Mobilidade e Convênios Internacionais do Centro de Relações Internacionais (Cris/Fiocruz) Liliane Menezes fez um resgate histórico do processo e lembrou que a procura pela cotutela sempre foi relevante, mas poucas eram as iniciativas que se concretizavam. Com isso, em 2019, resolveu-se fazer um levantamento para avaliar tais dados e ouvir os envolvidos – como alunos, coordenadores de cursos, núcleos de cooperação internacional e outros – para identificar falhas e pensar em melhorias para esse processo na instituição. Treinamentos sobre o processo também foram oferecidos às unidades com o intuito de disseminar as informações e facilitar tais pedidos.
“Assim surgiu a demanda da cotutela também para os cursos de mestrado, pois pesquisadores sempre receberam alunos de outras instituições e vice-versa, mas não podiam ser enquadrados nesse regime, não permitindo dupla titulação ou diplomação. A atualização da portaria n°90, além de aprovar o regime de cotutela para os cursos de mestrado, apresenta um fluxograma do processo que deve ser seguido para o alcance da dupla participação institucional, e implementa a digitalização de todo o processo no SEI, com prazos estabelecidos para cada etapa”, detalhou ela, enfatizando o treinamento da equipe e a celeridade do processo como grandes vantagens dessa atualização.
Segundo Liliane, todos ganham com o processo de cotutela. “O aluno enriquece fortemente seu currículo com uma experiência internacional, além de conquistar uma dupla diplomação e/ou titulação. Para os cursos de pós-graduação, o regime de cotutela conta como indicador de excelência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Por fim, esse processo fortalece a Fundação como instituição de ensino em nível internacional”, comentou Liliane, enaltecendo a regulamentação.
O processo de cotutela
Aos interessados no regime de cotutela, são requisitos mínimos que a atividade seja instituída entre um programa de pós-graduação Stricto sensu reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e recomendado pela Capes com nota igual ou superior a 4 na última avaliação quadrienal; que seja considerado pelo PPG como um projeto estratégico da Política Institucional de Internacionalização do Ensino da Fiocruz, e ser iniciado prioritariamente até o final do segundo semestre do curso de doutorado; que seja firmado um Termo de Convenção de Cotutela para cada aluno; além disso, deve estar em conformidade com a Lei nº 9.784, de 1999, Art. 22, a qual aponta que todos os instrumentos e documentos no âmbito da administração pública federal e desse propósito estejam em língua portuguesa.
O processo de atualização da portaria contou com a participação da Coordenadora-Geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam, dos integrantes da assessoria internacional da CGE/VPEIC Vinicius Cotta e Beatriz Nascimento; as integrantes do Cris/Fiocruz Helena Distelfeld e Liliane Menezes; e a assessora técnica da Coordenação de Gestão Tecnológica, ligada à Vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde (Gestec/VPPIS) Carla Maia.
Confira, abaixo, documentos sobre o processo de cotuleta na Fiocruz:
Imagem: Freekip
A Fiocruz é uma instituição que tradicionalmente estabelece cooperações com diferentes instituições brasileiras e internacionais buscando inovar e ampliar seu escopo de atuação, assim como fomentar o desenvolvimento de organizações parceiras. A relação com Moçambique, país africano com o qual temos importantes laços culturais e históricos, já vem de décadas e se dá em diferentes áreas. Para compartilhar experiências de ambos os países no âmbito da cooperação estruturante em saúde, será realizado, no dia 11 de novembro, o Seminário Internacional Fiocruz-Moçambique: Projeto Coopbrass e perspectivas estruturantes para a cooperação Sul-Sul.
O encontro virtual reunirá pesquisadores e professores brasileiros e moçambicanos, será aberto ao público e transmitido ao vivo pelo canal da Videosaúde Distribuidora no Youtube.
A programação terá início às 9h e conta com apresentações sobre as experiências dos países; o histórico e contexto das cooperações entre Brasil e Moçambique; e ainda perspectivas futuras do Programa de Cooperação Estratégica com o Sul Global (Projeto Coopbrass), e outras iniciativas que envolvem os dois países.
Para a coordenadora-geral adjunta de Educação da Fiocruz, Eduarda Cesse, a realização deste encontro será um rico momento de compartilhamento de experiências entre Brasil e Moçambique. “No âmbito dessa parceria, importantes iniciativas vêm contribuindo para o avanço da cooperação estruturante em saúde, por meio da formação de profissionais, do desenvolvimento de pesquisas e, consequentemente, do fortalecimento do sistema de saúde em Moçambique. O Projeto Coopbrass, liderado pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), vem corroborar com essas iniciativas", detalhou Eduarda.
A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, ressaltou a importância da área da educação nessa cooperação com os países latino-americanos e os africanos de língua portuguesa. Ela contou que, no caso de Moçambique, "a parceria com o Instituto Nacional de Saúde, que acontece há mais de uma década, já permitiu a formação de cerca de 60 mestres em Ciências da Saúde e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. No projeto Coopbrass, essa cooperação envolve também a Universidade Lúrio, e permitirá fortalecer iniciativas de ensino e pesquisa com as duas instituições".
Confira a programação completa e acompanhe o encontro ao vivo no canal da Videosaúde Distribuidora da Fiocruz no Youtube.
Estão abertos os processos de seleção para dois cursos de especialização oferecidos pela Fiocruz: Controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária, com 10 vagas e inscrições até 12/11; e Inovação em Medicamentos da Biodiversidade, com 30 vagas e inscrições até 18/11. Acesse os editais e confira todos os detalhes da chamada.
Inovação em Medicamentos da Biodiversidade - Inscreva-se já!
Especialização em Controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária - 10 vagas
O curso de especialização em Controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária é oferecido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Seu objetivo é capacitar e aprimorar recursos humanos atuantes em áreas relacionadas ao controle da qualidade, no escopo da Vigilância Sanitária. Ele é voltado a profissionais que desenvolvam atividades profissionais relacionadas à Vigilância Sanitária, nos campos laboratorial, fiscal ou administrativo, e que estejam vinculados a instituições públicas municipais, estaduais ou federais.
Especialização em Inovação em Medicamentos da Biodiversidade - 30 vagas
O curso de especialização em Inovação em Medicamentos da Biodiversidade é oferecido pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e seu objetivo é qualificar profissionais de nível superior interessados em atuar em projetos, programas e políticas relacionados à inovação em medicamentos da biodiversidade, especialmente aqueles de origem vegetal. A formação é de 360h e está estruturada em nove Unidades Programáticas. As aulas serão realizadas nos campi Centro Tecnológico de Medicamentos (CTM) de Farmanguinhos e/ou Manguinhos/Fiocruz, com duração de 12 meses para aulas e mais seis meses para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. A princípio, devido a pandemia da Covid-19, o curso acontecerá de forma remota.
Aberta a chamada interna para concessão de auxílio para pagamento de serviço de revisão técnica de artigo em periódico científico. A seleção - Chamada Interna nº 06/2021 - é realizada pela Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação, por meio da Coordenação-Geral de Educação, visando o aprimoramento da qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação. O auxílio será concedido para artigos de autoria conjunta de discentes e docentes permanentes dos Programas de Pós-graduação inseridos no Programa PrInt Fiocruz-Capes. O pagamento contemplará apenas publicações em periódicos científicos que atendam à política de acesso aberto ao conhecimento da Fiocruz. A seleção acontecerá até 29 de outubro.
Vale ressaltar que somente serão financiadas nesta chamada solicitações para serviços técnicos com empresa especializada, visando à revisão técnica/edição do manuscrito nas fases de versão em outro idioma. Além disso, serão custeadas somente serviços para submissão em revista científica com avaliação igual ou superior a Qualis B1 na área da Capes em que o Programa de Pós-graduação estiver inserido e cujos resultados da pesquisa estejam vinculados a uma ou mais Redes do Programa PrInt Fiocruz-Capes (Ricei, Ricroni e Rides).
Os resultados apresentados nos artigos para apoio à publicação deverão ser publicados em inglês em revistas internacionais ou nacionais. No caso de periódicos científicos nacionais, somente serão aceitas publicações nas quais haja pelo menos um coautor afiliado à instituição no exterior. Somente serão aceitos artigos publicados em coautoria de discentes e docentes de PPG vinculado ao Programa PrInt Fiocruz-Capes. O primeiro autor ou o autor correspondente do artigo deve ser docente permanente e servidor da Fiocruz, podendo o discente (ativo ou egresso há no máximo cinco anos) ocupar qualquer posição de autoria.
A Chamada terá fluxo contínuo até 29 de outubro de 2021 ou até o término dos recursos financeiros disponibilizados para tal, que estão sujeitos a alterações ao longo do ano.
*Imagem: Freepik
Compromisso com a comunicação pública: essa é uma das premissas do projeto Univerciência. Criado pela TV da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), é o primeiro programa brasileiro de TV aberta e internet fruto de uma parceria que já conta com 40 instituições públicas de ensino superior do Nordeste, além da adesão de todos os 11 institutos federais nordestinos e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em um conteúdo colaborativo com alcance nacional, a iniciativa estimula parcerias regionais e dá visibilidade a ações desenvolvidas em estados do Nordeste. Os conteúdos audiovisuais produzidos no âmbito do projeto abordam temas sobre ciência, educação, saúde, dentre outros – acesse aqui os programas já lançados. A articulação, a exibição e a distribuição do Univerciência são feitas pela TVE Bahia. O programa é transmitido por canais da internet, em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias.
Instituições interessadas em integrar a rede do programa devem apresentar conteúdos audiovisuais relacionados às práticas de ensino, pesquisa e extensão nas universidades públicas nordestinas. Se você é uma instituição interessada, saiba como integrar a rede entrando em contato pelo e-mail: univerciencia@uesb.edu.br.
Parcerias regionais, visibilidade nacional
Comprometida com a difusão e a popularização da ciência, a Fiocruz apoia a iniciativa, com a produção audiovisual de suas unidades no Nordeste, e com a distribuição através do Canal Saúde, em TV aberta para São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, e por parabólica para todo o território nacional. O programa amplia a parceria já existente entre a Fiocruz e a TVE Bahia, que transmite conteúdos produzidos pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, por exemplo. O objetivo é contribuir na promoção de projetos desenvolvidos pelas unidades da Fiocruz da região em parceria com instituições públicas de ensino superior nordestinas.
O Univerciência tem como princípios o estímulo à ciência, à tecnologia e ao desenvolvimento sustentável e à inovação; o fortalecimento dos sistemas públicos de educação e comunicação; a valorização da identidade, da cultura e dos saberes do povo nordestino; e o respeito à diversidade étnico-racial e de gênero.
A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), por meio da Coordenação Geral de Educação (CGE/Fiocruz), torna pública a seleção para apoio à realização de eventos científicos virtuais (chamada n°5/2021) no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu inseridos no Programa Institucional de Internacionalização (PrInt Fiocruz-Capes). O recebimento de propostas foi prorrogado até 11 de outubro.
O objetivo da chamada é apoiar eventos internacionais dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGsSS) da Fiocruz com instituições estrangeiras. O evento deverá ser organizado por docente do PPG participante do PrInt Fiocruz-Capes, ter perfil internacional, dialogar com a Política de Internacionalização da Fiocruz e com um dos temas discutidos no âmbito das três redes temáticas do PrInt, além de divulgar o PrInt Fiocruz-Capes como financiador do evento.
Serão selecionadas até 16 (dezesseis) propostas para esta chamada, respeitando as etapas: análise técnica, análise de mérito e aprovação final da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Leia aqui a chamada na íntegra.
Leia aqui o edital de prorrogação da chamada.
* matéria publicada em 14/9 e atualizada em 6/10
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente Fiocruz realizará duas mesas-redondas no âmbito da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ambas as atividades, online e abertas, são voltadas a alunos do ensino médios e professores interessados nesta temática. A primeira, marcada para 4/10, segunda-feira, às 13h, tem como objetivo familiarizar os estudantes de ensino médio com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A segunda atividade está marcada para 5/10, às 15h30, e trará um pouco da sua experiência dos professores neste momento de crise pandêmica, abordando os desafios que enfrentaram e de muitos que ainda se impõe no retorno às aulas. A Fiocruz realizará diversas outras atividades durante a SNCT. Confira aqui a programação completa.
Em 2021, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece mais uma vez de forma virtual devido à pandemia. O tema deste anos é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” e os debates acontecem de 4 a 8 de outubro. A programação diária conta com atividades gravadas e ao vivo que vão desde debates com cientistas a apresentações culturais. Excepcionalmente, ao longo do mês de outubro, uma série de conteúdos gravados inéditos serão disponibilizados também pela plataforma SNCT da Fiocruz. Cerca de 170 atividades poderão ser conferidas nos canais do Youtube da Fiocruz (https://www.youtube.com/fundacaooswaldocruz), e do Canal Saúde da Fiocruz (https://www.canalsaude.fiocruz.br/). A programação completa do evento está disponível no site do evento (http://snct.fiocruz.br/). Inscreva-se para participar!
O objetivo da SNCT 2021 é mobilizar a sociedade, incluindo escolas e organizações civis que atuam em parceria com a Fiocruz e fortalecer o compromisso com a promoção em saúde, preservação do ambiente e defesa da ciência para o desenvolvimento do país. A Obsma participa dessa grande mobilização nacional desde outubro de 2004 e, mais do que nunca, segue com o seu compromisso de contribuir para a construção de uma educação de qualidade para todos, como prevê a Agenda 2030 das Nações Unidas, mas também crítica e libertadora como o educador Paulo Freire, Patrono da Educação no Brasil, nos ensinou.
Vamos tornar divertida a Agenda 2030?
No dia 4 de outubro, a regional Minas Sul da OBSMA realizará a oficina “Vamos tornar divertida a Agenda 2030?”. Voltada a alunos do ensino médio, a atividade vai contar com a participação de pesquisadores do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), que apresentarão ao público infanto-juvenil e adulto ideias para mudar a realidade do ensino de ciências na educação básica.
A Oficina acontecerá na plataforma Zoom, das 13h às 15h, e tem como objetivo familiarizar os estudantes de ensino médio com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Na oficina serão inicialmente discutidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta é estimular estudantes a elaborarem um jogo que tenha como foco a Agenda 2030 das Nações Unidas.
As vagas são limitadas. A inscrição é gratuita e obrigatória e pode ser realizada até 1 dia antes da programação no link: https://www.even3.com.br/snct2021fiocruz/.
Confira mais detalhes da atividade aqui.
Educar na pandemia: Plantando ideais, formando cidadãos”
A atividade “Educar na pandemia: plantando ideais, formando cidadãos” está marcada para 5/10, das 15h30 às 17h, e poderá ser acompanhada pelo Youtube da Fiocruz. Professores, que já foram premiados na Olimpíada, foram convidados para compor a mesa e falar um pouco da sua experiência, fazendo um breve balanço, neste momento de crise pandêmica, dos desafios que enfrentaram e de muitos que ainda se impõe no retorno à sala de aula.
Os professores convidados foram Keila Ferreira de Oliveira – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina (Cacoal/RO) – Destaque Regional Norte, Marcello Miranda Ferreira Spolidoro – Colégio Pedro II (Rio de Janeiro/RJ) – Prêmio Especial Ano Oswaldo Cruz, Maria Ana Paula Freire da Silva – Escola Municipal Octávio Meira Lins (Recife/PE) – Destaque Regional Nordeste I e Rivânia da Silva Lyra – Instituto Federal do Maranhão (Coelho Neto/MA) – Prêmio Especial Menina Hoje, Cientista Amanhã.