5 de agosto de 1872. Região do Vale do Paraíba, estado de São Paulo. Nascia Oswaldo Gonçalves Cruz, aquele que, anos mais tarde, se tornaria médico e um dos maiores nomes da Ciência brasileira. Cento e cinquenta anos depois, na mesma data, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) – instituição liderada pelo ícone da saúde pública nacional no início do século XX – e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) celebram o sesquicentenário do nascimento do seu patrono, ilustrando o legado do grande cientista e projetando seus ideais e visões históricas para o futuro.
O encontro, marcado para 5 de agosto, a partir das 9h, será realizado em formato híbrido e transmitido ao vivo pelo Canal do IOC no YouTube. As atividades presenciais acontecerão no auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – Rio de Janeiro – RJ). As vagas para assistir ao evento no formato presencial estarão limitadas à lotação do auditório, que está com a capacidade reduzida pela metade.
Dia Nacional da Saúde
Como parte das comemorações pelos 150 anos de Oswaldo Cruz e ainda pelo Dia Nacional da Saúde – que também é celebrado em 5 de agosto –, a Fiocruz exibirá o filme Saúde tem Cura, de Silvio Tendler, no Auditório de Bio-Manguinhos, na próxima quinta-feira, 4/8, às 13h30.
Após a sessão, haverá debate com o cineasta, a diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, e o presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), Nelson Rodrigues dos Santos. A moderação está a cargo do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Marco Menezes. Para quem está fora do Rio, o evento também será transmitido pelo canal da Fiocruz no Youtube.
Confira a programação do sesquicentenário do nascimento de Oswaldo Cruz
Na mesa de abertura do encontro, a diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, darão as boas-vindas ao público. Em seguida, a plataforma de acessibilidade do Pavilhão Arthur Neiva será inaugurada pelo ex-diretor do IOC, José Paulo Gagliardi Leite e o ex-vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Marcelo Alves Pinto, juntamente com Ademir Martins, atual vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação, e Norma Brandão, assessora da Vice-diretoria de Ensino e chefe da Secretaria Acadêmica do Instituto.
A conclusão do projeto “Cartas para Oswaldo”, lançado no aniversário de 122 anos do IOC, será apresentada com a primeira exibição do filme curta-metragem construído a partir de contribuições da comunidade do Instituto.
A obra audiovisual foi desenvolvida a partir de cartas simbólicas enviadas para Oswaldo Cruz por trabalhadores e estudantes da Unidade. A apresentação da iniciativa será realizada pelo vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Paulo Sergio D’Andrea.
O bloco seguinte, “Oswaldo Vive e inspira o futuro do IOC”, a ser apresentado pela reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, focará nos próximos passos do Instituto. Os ex-diretores do IOC, Carlos Morel, Claudio Ribeiro, José Paulo Gagliardi Leite, Renato Cordeiro, Sergio Coutinho e Wilson Savino, irão se juntar à atual gestão na palestra “O futuro aos olhos de Oswaldo: como o patrono pensaria as próximas décadas do Instituto?”.
O encontro será mediado pelo vice-diretor Ademir Martins. Esta seção do evento é preparatória para as atividades do 7º Encontro do IOC, que será realizado em setembro. O fórum de planejamento estratégico do Instituto discutirá a visão de futuro do IOC, bem como o plano quadrienal para os próximos anos.
Na reta final da celebração, o vínculo entre os cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas será realçado no bloco “Oswaldo e Chagas: o legado permanente da parceria e da colaboração”, que será conduzido por Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Biologia das Interações do IOC.
Na sessão, serão lançados dois projetos temáticos em doença de Chagas: o “Escape Room: O Enigma de Lassance”, experiência interativa idealizada pelo Laboratório de Bioquímica de Tripanossomatídeos do IOC; e a exposição “A doença de Chagas da pré-história aos dias atuais”, parceria entre a Universidad Mayor de San Simon (Bolívia), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) e o IOC.
A Coleção Entomológica do Instituto, sob responsabilidade do curador Marcio Félix (Laboratório de Biodiversidade Entomológica), também integra a atividade – com destaque para a exibição de exemplares de triatomíneos, popularmente conhecidos como “barbeiros”, que atuam como vetores na transmissão da doença de Chagas.
Outros destaques são a oficina “Expresso Chagas” e o lançamento do curso on-line “Expresso Chagas 21: formação de agentes populares de saúde para áreas endêmicas”, que fazem uso de tecnologia social para disseminar conhecimentos sobre o agravo. Os produtos, desenvolvidos no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, serão apresentados por Tania Araujo-Jorge.
Todas as atividades da sessão “Oswaldo e Chagas” permanecerão expostas e abertas ao público entre 8 e 12 de agosto, das 9h às 16h, no hall do Pavilhão Leônidas Deane, também no campus da Fiocruz, em Manguinhos. A experiência “Escape Room: O Enigma de Lassance” prevê inscrição antecipada via formulário eletrônico.
Encerrando as atividades do IOC para a data comemorativa, será lançado o projeto do ‘Memorial Covid-19’, monumento que reafirma a solidariedade do IOC às vítimas da pandemia.
Filme Saúde tem Cura
Em virtude das comemorações dos 150 anos de nascimento de Oswaldo Cruz e ao Dia Nacional da Saúde, ambos celebrados no dia 5 de agosto, a Fiocruz exibe o filme Saúde tem Cura, de Silvio Tendler, no dia 4 de agosto, às 13h30, no auditório da Bio-Manguinhos.
Após a sessão, haverá um debate com a participação do cineasta, a diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck, e o presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), Nelson Rodrigues dos Santos, moderado pelo diretor da Ensp, Marco Menezes.
Para quem está fora do Rio, o evento também será transmitido pelo canal da Fiocruz no YouTube.
O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é o protagonista do documentário Saúde tem Cura, lançado em junho de 2022, com direção do cineasta Silvio Tendler e disponível para acesso gratuito no canal do Youtube de sua produtora, Caliban. Em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o longa-metragem foi produzido durante a pandemia de Covid-19, quando a importância das políticas públicas de saúde, e do SUS em especial, ganhou espaço e reconhecimento.
O filme Saúde tem Cura aborda a força e as fragilidades do SUS, destacado como o único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente. Entrevistas com usuários, profissionais da área da Saúde, representantes da sociedade civil e sanitaristas que lideraram o movimento da Reforma Sanitária Brasileira, desde os anos 1970, são entremeadas com a apresentação de fatos históricos e dados estatísticos, para apresentar o cenário da saúde no país antes da criação do SUS e compor o processo de criação do sistema, sua construção e as bases que o fundaram.
O documentário enfatiza a luta para que a proposta do SUS integrasse a Constituição de 1988 e aponta que, hoje, 80% dos brasileiros usam exclusivamente o sistema público de saúde. Nos depoimentos e dados que reúne, o filme deixa claro seu posicionamento em defesa do SUS e denuncia tanto seu subfinanciamento crônico quanto seu desfinanciamento, que impedem sua plena concretização nos moldes constitucionais.
Estão abertas as inscrições para o curso de Agroecologia. O objetivo do curso é promover o desenvolvimento de habilidades práticas de manejo de agroecossistemas de acordo com a perspectiva agroflorestal e cultivar a sensibilidade para dialogar com outros sujeitos da comunidade em que o participante está inserido na construção de territórios agroecológicos, tendo como finalidade a promoção da saúde. As inscrições estão abertas até o dia 26 de julho, e o resultado da seleção será divulgado no site do Terrapia no dia 2 de agosto.
O Curso consiste em atividades práticas onde serão apresentados os principais elementos agroecológicos. Partindo de uma abordagem transdisciplinar, os aspectos técnicos, sociais, culturais e econômicos que permeiam a Agroecologia serão trabalhados de modo a favorecer ao participante uma visão complexa e integrada do que significa produzir alimento. É destinado a trabalhadores da Fiocruz e pessoas interessadas em atuar como multiplicadores na promoção da Agroecologia.
Serão abordados os seguintes assuntos: manejo ecológico de solo; princípios gerais de agricultura agroflorestal; formas de adubação orgânica; técnicas de plantio consorciado sob a perspectiva da sucessão natural; métodos sustentáveis de irrigação; plantas alimentícias não convencionais; plantas medicinais.
São 30 vagas, sendo 15 vagas para público interno da Fiocruz e 15 para público em geral. O curso será realizado presencialmente e quinzenalmente, às sextas-feiras das 7h às 12h, de agosto a dezembro de 2022.
Para maiores informações, acesse aqui o edital do curso.
Estão abertas as inscrições para o Módulo Introdutório do Curso de Biossegurança Laboratorial e Coleções Científicas, organizado pela Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os interessados têm até o dia 25 de julho para se inscrever, via Campus Virtual Fiocruz. O módulo acontecerá de 09 a 12 de agosto de 2022.
Ministrado pelo tecnologista Luiz Ney d’Escoffier, do Laboratório de Imunomodulação e Protozoologia do IOC, o curso é composto por nove módulos que podem ser independentes após a realização do Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica. Os módulos que compõem o Curso de Biossegurança do IOC são: Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica; Módulo de Boas Práticas Laboratoriais; Módulo de Risco Biológico; Módulo de Risco Físico; Módulo de Segurança Química; Módulo de Gestão da Qualidade; Módulo de Biossegurança em Coleções Científicas; Módulo de Experimentação Animal e Módulo de Captura de Animais Silvestres.
Após efetuar a inscrição, o aluno terá acesso à Plataforma AVA, na qual encontrará as janelas ‘Apresentação’; ‘Webconferência’, que deve ser acessada sempre 10 minutos antes do início da aula (9h50); e ‘Módulo Introdutório’, que contém o material didático e a lista de presença. Cada aba será liberada pelo professor durante o curso.
Cada módulo oferecerá aulas por videoconferência e o certificado será vinculado a aprovação por avaliação, o formato de avaliação será definido em cada módulo e devidamente explicado no primeiro dia de aula, contudo estará inclusa a participação e a presença acima de 75% (por módulo).
Para mais informações, acesse aqui o Campus Virtual.
Organizadores: Dalziza de Almeida e Marcos Vinicius Alves
Telefone CIBio: (21) 2562 - 1430
Email: cibioioc@ioc.fiocruz.br
Insta: @biosseguranca.ioc
Estão abertas, até o dia 12 de agosto, as inscrições para o curso livre Dissolução de Medicamentos, promovido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Direcionado a profissionais e estudantes (superior e técnicos em química ou farmácia) da área de controle de qualidade de medicamentos, o curso será realizado na modalidade presencial, nos dias 21 e 22 de setembro, das 8h às 17h, na Fiocruz – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ.
O curso tem como objetivo fornecer ao aluno os subsídios necessários para se atingir o perfil profissional pretendido, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a aplicação do teste de dissolução no controle da qualidade de medicamentos.
O conteúdo das aulas está dividido em dois módulos:
Módulo 1:
Introdução ao ensaio de dissolução com estudos dos critérios de aceitação do teste.
Euclides Quintino (4 horas) e Andre Colonese (4 horas).
Módulo 2:
Qualificação de Dissolutor.
Euclides Quintino (4 horas) e Andre Colonese (4 horas).
Acesse aqui o edital completo do curso.
Para maiores informações, entre em contato através do e-mail: cpe@incqs.fiocruz.br
A 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada de 24 a 30 de julho nos quatro campi da Universidade de Brasília (UnB): Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina. O evento terá formato híbrido, com mais de 100 atividades, entre virtuais e presenciais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da SBPC. Quem fizer o credenciamento na UnB, durante o evento, receberá certificado online (confira aqui as normas de inscrição).
Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, e os pesquisadores Margareth Dalcolmo e Carlos Morel participam da programação, ao lado de outros representantes da ciência brasileira. O tema da Reunião em 2022 é “Ciência, independência e soberania nacional”, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna.
Um dos destaques da programação é a sessão de homenagem da Fiocruz Brasília aos 60 anos da UnB. Com o título “Fiocruz e UnB: juntas pela ciência como compromisso social”, a atividade será realizada no dia 27 de julho (quarta-feira), às 16h, no auditório externo da Fiocruz Brasília. Estarão presentes a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, a reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, e o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, além da diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. Confira aqui alguns destaques recentes da parceria entre Fiocruz e UnB.
Durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, estão programadas 44 conferências, 80 mesas-redondas, 54 painéis, 14 webminicursos e 10 sessões especiais, além de encontro, assembleia, lançamento de livros e exposições. Haverá também atrações como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura) e o programa SBPC vai à Escola.
A Fiocruz estará entre os expositores da SBPC Jovem, ocupando um espaço de quase 100 metros quadrados, onde os visitantes poderão participar de diversas atividades interativas de divulgação científica e conhecer melhor as diferentes atividades da Fundação, como a produção de vacinas e as coleções biológicas. Em breve, mais informações, inclusive sobre o Dia da Família na Ciência, que ocorrerá no sábado (30/7).
Dentro da SBPC Cultural, a Fiocruz, por meio da VideoSaúde, integra a mostra “Cinema e ciência”, que exibirá produções cinematográficas sobre vários temas que envolvem pesquisa científica, saúde pública, democracia, representatividade e nomes importantes da ciência brasileira. A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Dámasio participa na segunda-feira (25/7), às 19h30 da mesa de abertura da mostra. O evento acontece no Anfiteatro 09 (ICC Sul, do campus Darcy Ribeiro). A mesa tem como tema “Divulgação Científica: Linguagens e desafios” e será seguida da exibição dos filmes. A mostra é uma iniciativa da UnBTV, em parceria com a Fiocruz, com o objetivo de conectar as pessoas ao conhecimento científico dentro de um espaço cultural, por meio da criatividade e potência da linguagem audiovisual. Confira a programação completa da VideoSaúde.
Pesquisadores da Fiocruz participarão de duas rodas de conversa do programa SBPC vai à Escola. No dia 26 de julho, terça-feira, das 14h às 15h30, no campus UnB Ceilândia, o pesquisador da Fiocruz Paraná Samuel Goldenberg conversará com estudantes de graduação e pós-graduação sobre “O papel social da ciência e a responsabilidade do cientista”. No dia seguinte, 27 de julho, quarta-feira, das 10h às 11h30, no campus UnB Planaltina, a pesquisadora da Fiocruz Minas Cristiana Ferreira Alves de Brito apresentará “Iniciativas da Fiocruz nas escolas: Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e Projeto Mais Meninas na Ciência”. O bate-papo é voltado, especialmente, para estudantes e professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Saiba mais sobre as atividades do programa SBPC vai à Escola.
A Fiocruz contribuirá também com os webminicursos. Um deles, intitulado “Vigilância sanitária em tempos de pandemia”, será ministrado por Izabel Cristina Rodrigues da Silva, da UnB, e Ruth da Conceição Costa e Silva Sacco, que integra o Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal, fruto de uma articulação entre a UnB, a Secretaria de Saúde do DF e a Escola de Governo Fiocruz -Brasília. Para mais informações e matrículas, clique aqui.
E não deixe de conferir a participação de pesquisadores e pesquisadoras da Fiocruz nas conferências, mesas redondas e painéis da 74ª Reunião Anual da SBPC:
25 de julho, segunda-feira
8h às 17h30 – Fiocruz na SBPC Jovem
9h às 10h30 – Conferência: A visão da ciência no enfrentamento da pandemia e o futuro da saúde no Brasil
Modalidade: Presencial
Conferencista: Margareth Dalcolmo (Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz)
Apresentador: Carlos Frederico Martins Menck (USP)
13h às 15h – Sessão Especial: 60 anos da UnB e suas lutas
Modalidade: Presencial
Coordenador: Márcia Abrahão Moura (UnB)
Palestrantes: Ana Amélia Lins Cavalcante (Comitê Elos), Raimundo Braz Filho (UFRRJ), Carlos Médicis Morel (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde/Fiocruz) e Vladimir Carvalho (Cineasta)
14h às 16h – Mesa Redonda: Impacto da pandemia de Covid-19 nas doenças tropicais negligenciadas (SBMT)
Modalidade: Virtual
Coordenador: Guilherme Loureiro Werneck (Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz)
Palestrantes: Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda (FMTAM), Ethel Leonor Noia Maciel (UFES) e Márcia Hueb (UFMT)
16h às 18h – Painel: Bicentenário da Independência – A trajetória das ciências físicas e naturais no Brasil
Modalidade: Virtual
Coordenador: Ildeu de Castro Moreira (SBPC/UFRJ)
Participantes: Lorelai Kury (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), Carlos Alberto Lombardi Filgueiras (UFMG), Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa (UNICAMP) e Henrique Antunes Cunha Júnior (UFBA)
19h30 às 22h – Abertura da mostra: “Cinema e ciência” da SBPC Cultural
Modalidade: Presencial
Participantes: Márcia Abrahão, reitora da UnB; Rafael Villas Bôas, diretor da UnBTV; Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília; Cláudia Linhares, secretária geral da SBPC e Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC
26 de julho, terça-feira
8h às 17h30 – Fiocruz na SBPC Jovem
9h às 10h30 – Conferência: Pobreza, desigualdades, proteção social e saúde no Brasil
Modalidade: Virtual
Conferencista: Maurício Lima Barreto (Fiocruz Bahia)
Apresentador: Rômulo Paes de Sousa (Fiocruz Minas)
13h às 15h30 – Mesa Redonda: Grandes projetos de cooperação internacional da ciência brasileira
Modalidade: Presencial
Coordenador: Paulo Eduardo Artaxo Netto (SBPC/USP)
Palestrantes: Luiz Davidovich (UFRJ), Aldo Malavasi (CTMSP), Carlos Médicis Morel (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde/Fiocruz) e Sergio Machado Rezende (UFPE)
14h às 16h – Mesa Redonda: Toxinas no ambiente – Implicações ecológicas e para saúde pública (ABLimno, EcotoxBR, SBTx)
Modalidade: Virtual
Coordenadora: Luciana Gomes Barbosa (UFPB)
Palestrantes: Sandra Maria Feliciano de Oliveira e Azevedo (UFRJ), Aloysio da Silva Ferrão Filho (Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz) e Joacir Stolarz de Oliveira (UFOPA)
27 de julho, quarta-feira
8h às 17h30 – Fiocruz na SBPC Jovem
14h às 16h – Mesa Redonda: As ciências nas pandemias – Da gripe espanhola à Covid-19 (ABRASCO)
Modalidade: Virtual
Coordenador: Reinaldo Guimarães (UFRJ)
Palestrantes: Anny Jackeline Torres Silveira (UFOP), Carlos Médicis Morel (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde/Fiocruz) e Tatiana Marins Roque (UFRJ)
16h às 17h30 – Sessão Especial: Homenagem da Fiocruz aos 60 anos da UnB (Fiocruz)
Modalidade: Presencial (auditório externo da Fiocruz Brasília)
Coordenador: Maria Fabiana Damasio Passos (Fiocruz Brasília)
Palestrantes: Nísia Trindade Lima (Presidência/Fiocruz), Márcia Abrahão Moura (UnB) e Renato Janine Ribeiro (SBPC/USP)
28 de julho, quinta-feira
8h às 17h30 – Fiocruz na SBPC Jovem
9h às 10h30 – Conferência: Covid-19 – Vacinas e novas variantes (SBMT)
Modalidade: Virtual
Conferencista: Julio Croda (Fiocruz Mato Grosso do Sul/SBMT)
Apresentador: Guilherme Loureiro Werneck (Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz)
14h às 16h – Mesa Redonda: Pesquisa e patentes em novos medicamentos e vacinas para Covid-19 e outras emergências sanitárias (SBFTE)
Modalidade: Virtual
Coordenador e palestrante: João Batista Calixto (UFSC)
Palestrantes: Nísia Trindade Lima (Presidência/Fiocruz) e Felipe Carvalho (MSF)
14h às 16h – Mesa Redonda: Educomunicação e saúde pública: mobilização social em prol da vigilância epidemiológica (ABPEducom)
Modalidade: Virtual
Coordenador: Claudemir Edson Viana (USP)
Palestrantes: Irma Teresinha Rodrigues Neves Ferreira (SES/SP), Nicole Fajardo Maranha Leão de Souza (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fiocruz) e Flavio Wittlin (Jornalista)
16h às 18h – Painel: Populações invisibilizadas nos 200 anos de Independência (ABPEE)
Modalidade: Virtual
Coordenadora: Sandra Zákia Lian de Sousa (USP)
Palestrantes: Eugênia Portela de Siqueira Marques (UFMS), Reinaldo Matias Fleuri (UFSC), Betina Fresneda (IBGE) e Martha Cristina Nunes Moreira (Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira/Fiocruz)
16h às 18h – Mesa Redonda: Geografia da fome – insegurança alimentar e aumento da fome na pandemia
Modalidade: Presencial
Coordenadora: Fernanda Antônia da Fonseca Sobral (SBPC/UnB)
Palestrantes: Ana Maria Segall-Corrêa (Fiocruz Brasília), Rubem C Araujo Guedes (UFPE), Sílvio Crestana (Embrapa Instrumentação) e Nathalie Beghin (INESC)
29 de julho, sexta-feira
8h às 17h30 – Fiocruz na SBPC Jovem
30 de julho, sábado
8h às 17h30 – Fiocruz na SBPC Jovem
Para acompanhar as transmissões, acesse o canal da SBPC no YouTube
Para outras informações, acesse a página do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/
*Com informações da SBPC e do Jornal da Ciência
Estão abertas as inscrições para as Telas de Conversa, oferecido pelo Centro de Apoio ao Discente (CAD), vinculado à Vice-Presidência de Educação Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz). Os encontros serão realizados em grupo, no formato online, nos dias 16, 23 e 30 de agosto e 6 de setembro, das 14h às 15h30.
Mediado por profissionais do CAD, o tema dos encontros será “Os desafios da pós-graduação”. O evento está limitado a 20 vagas, e os 20 primeiros inscritos estarão aptos a participar.
Mais informações através do e-mail: cad.adm@fiocruz.br
Estão abertas as inscrições para o curso livre Uso de Nanopartículas Metálicas em Produtos de Interesse Sanitário: legislações vigentes, síntese, nanotoxicologia e metodologias de análise. O evento será realizado de 15 a 26 de agosto de 2022, das 09h às 12h, e tem como objetivo apresentar os conhecimentos da área de nanotecnologia aplicada a produtos de interesse sanitários e discutir as legislações existentes e metodologias. As inscrições vão até 5 de agosto através do Campus Virtual da Fiocruz.
A nanotecnologia é uma ciência atualmente considerada inovadora e resultante do desenvolvimento tecnológico que possibilitou a redução do tamanho das partículas à escala nanométricas (10-9m). Direcionado a estudantes de graduação, pós-graduandos e/ou profissionais com atuação ou previsão de atuação na área da saúde e/ou profissionais com atuação na área de vigilância sanitária ou nanotecnologia, o curso abordará, além de conceitos básicos da área, alguns produtos que possuem em sua composição NPs, assim como algumas técnicas de análise, legislações pertinentes a essa área e estudos realizados pelo INCQS na avaliação de qualidade de nanoprodutos de interesse sanitário.
As aulas serão ministradas remotamente através da plataforma Zoom, e as inscrições podem ser realizadas no Campus Virtual da Friocruz.
Acesse aqui o edital
Para maiores dúvidas, entre em contato com cpe@incqs.fiocruz.br.
Até 8 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso de atualização em Saúde Única: uma abordagem multidisciplinar, oferecido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz). Em edição inédita, a formação é voltada para graduandos de medicina veterinária, zootecnia, ciências biológicas, biomedicina, ciências da saúde e da terra, administração, economia e engenharia de produção. Também podem se inscrever professores, graduados e pós-graduados que desejam aprofundar seus conhecimentos na área.
O curso é gratuito e abordará o histórico, conceitos, iniciativas, desafios e novas tecnologias associadas à Saúde Única. As aulas acontecem de 15 a 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h, e serão ministradas online, ao vivo, na plataforma Zoom, totalizando 35 horas de carga horária.
São 80 vagas disponíveis e a inscrição só será efetivada mediante conclusão de todas as etapas descritas na chamada pública. Para consultar o edital e fazer a sua inscrição, clique aqui.
O resultado será divulgado no dia 12 de agosto, por e-mail enviado ao candidato e via lista publicada em www.sigaeps.fiocruz.br.
Estão abertas as inscrições para o curso livre de Preservação Digital, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC). O evento será realizado entre os dias 11 de agosto e 29 de setembro de 2022, das 09h às 12h, e tem como objetivo apresentar e discutir um conjunto de orientações e procedimentos técnicos relevantes para as ações de preservação de acervos culturais. As inscrições vão até 29 de julho através do Campus Virtual da Fiocruz.
Coordenado por Marcos José de Araújo Pinheiro e Marcus Vinícius Pereira da Silva, o curso terá transmissão remota e tem como público-alvo arquivistas, bibliotecários, museólogos, profissionais de tecnologia da informação e do campo audiovisual e alunos de pós-graduação stricto-sensu. Serão abordados aspectos relacionados à formulação de políticas de preservação de acervos digitais, à gestão de riscos, aos padrões e modelos de preservação digital, aos formatos de arquivo e metadados, às ferramentas e fluxos de trabalho e ao repositório digital confiável para preservação digital – Archivematica. Ao final, serão apresentadas algumas experiências de preservação digital desenvolvidas na Fiocruz.
Após a inscrição no Campus Virtual da Fiocruz, o candidato deverá encaminhar uma carta de intenção, esclarecendo os motivos que o levaram a escolher o curso, e seu currículo. Uma vez aprovado, deverá efetuar matrícula pessoalmente no Centro de Documentação e História da Saúde/Casa de Oswaldo Cruz, até o dia anterior ao início das aulas, munido de um retrato 3x4 e dos originais e cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de escolaridade. No total, são 40 vagas disponíveis, e o resultado das inscrições será divulgado no dia 08 de agosto. O critério para seleção é análise de carta de interesse e currículo que apresentem conexões profissionais ou de pesquisa com preservação digital. Para o recebimento do certificado, o candidato deverá ter no mínimo 75% de participação.
Coordenação dos Cursos de Extensão
Anderson Boanafina
Informações
Secretaria Acadêmica
Centro de Documentação e História da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (CDHS/COC)
Av. Brasil, 4365 Manguinhos, Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3865-2290
Horário de atendimento ao público: 9h às 16h
E-mail: secadcoc@fiocruz.br
Guia do Aluno
Com o intuito de promover ações conjuntas e integradas, os repositórios científicos brasileiros promovem, em agosto, o primeiro evento nacional da área. Trata-se do “I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais”, que será realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, das 9h às 13h, promovendo a troca de experiências e reflexões sobre os repositórios digitais.
O evento é promovido em parceria entre o Icict/Fiocruz, Ibict e as Redes Regionais de Repositórios, e terá transmissão online pelo canal da Videosaude. O tema central é Ciência Aberta e Repositórios Digitais, tendo como principal objetivo destacar a importância do trabalho em rede, promover a troca de experiências e a valorização das instituições que possuem repositórios digitais (Institucionais e de Dados), além da atuação pela Ciência Aberta.
Programação e inscrições
O Encontro será organizado por mesas-redondas temáticas. No dia 09 de agosto, após a mesa de abertura, será realizada a mesa 'As Instituições e as práticas de Ciência Aberta'; Nos dias seguintes, serão duas mesas-redondas por sessão: no dia 10 de agosto: 'Preservação Digital de Repositórios' e 'Repositórios de Dados de Pesquisa'; e no dia 11 de agosto, as mesas Incubadora de Repositórios de Dados e Curadoria e Qualidade nos Repositórios. A mediação das mesas será feita pelas coordenadoras das redes regionais. Confira aqui o programa completo do evento ou no menu lateral da página.
O evento é aberto ao público mediante inscrições no site do evento. Apenas os participantes inscritos e confirmados pela plataforma receberão certificado de participação após o encerramento do evento.
Articulação em rede
O Icict/Fiocruz coordena a Rede Sudeste de Repositórios Digitais, criada em 3 de outubro de 2017 no evento Pré-ConfOA, que antecedeu a 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA) realizada na Fiocruz. Através da assinatura da “Carta do Rio”, as instituições de ensino e pesquisa passaram a compor a Rede que integra a Rede Brasileira de Repositórios Digitais, coordenada pelo Ibict. Atualmente a Rede Sudeste é composta por 80 Instituições e tem como objetivo promover o compartilhamento de informações e experiências sobre Repositórios, através da realização de reuniões, eventos e cursos.
A Rede Brasileira de Repositórios Digitais
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é a instância responsável pela coordenação da Rede Brasileira de Repositórios Digitais que é constituída pelas Redes Regionais Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As Redes Regionais reúnem as instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas do Brasil que atuam nos seus contextos com o objetivo de promover a criação, otimização, sustentabilidade dos repositórios digitais, fortalecendo o trabalho cooperativo para o alinhamento com a Ciência Aberta e com as políticas de acesso aberto em âmbito nacional e internacional.
I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais
Temática: Repositórios Digitais e Ciência Aberta
Programação completa: Disponível em PDF - clique aqui.
Inscrições: https://doity.com.br/i-encontro-da-rede-brasileira-de-respositorios-digitais
Transmissão online: www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz