Centro de Estudos/Sessões científicas

Home Centro de Estudos/Sessões científicas
Voltar
Publicado em 27/04/2026

Centro de Estudos extraordinário: confira a programação desta terça (28/4)

Autor(a): 
Jornalismo IOC/Fiocruz

O Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, no dia 28 de abril, às 11h, uma sessão extraordinária com a conferência de encerramento da XVIII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária (RNPM).

A atividade contará com as apresentações de Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, coordenador do Laboratório de Referência para Malária na Extra Amazônia junto ao Ministério da Saúde, que abordará ações neuroimunomodulatórias associadas a mudanças cognitivo-comportamentais na malária não grave humana e experimental, e de Marcus Lacerda, diretor do Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR) da Organização Mundial da Saúde, que discutirá o percurso da ciência básica aos ensaios clínicos e à ciência da implementação.

A mediação será realizada por Pedro Tauil, professor emérito da Universidade de Brasília, e por Mauro Tada, diretor do Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais (Ipepatro).

O Centro de Estudos do IOC é um espaço permanente de discussão científica, reunindo especialistas de diferentes áreas para debater temas relevantes para a pesquisa, a saúde pública e o desenvolvimento científico.

O evento será transmitido pelo canal do IOC no YouTube. Assista ao vivo no canal do IOC no Youtube.

 

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Publicado em 22/04/2026

Ciclo de Palestras debate metodologias e políticas de segurança na gestão de riscos do patrimônio cultural

Autor(a): 
COC/Fiocruz

A próxima edição do Ciclo de Palestras Preservação do Patrimônio: Gestão de Riscos, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), será realizada no dia 24 de abril, com o tema “Gestão de Riscos: metodologias e políticas de segurança”. O encontro discutirá o assunto com os convidados Tiago Silva, do Arquivo Nacional, e Willi de Barros Gonçalves, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A mediação será de Elisabete Edelvita Chaves (COC/Fiocruz). 

A atividade será realizada às 10h, em modalidade exclusivamente online, com transmissão pelo canal da Casa no YouTube. A palestra contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade ao público. Os interessados em receber certificado devem se inscrever previamente no Campus Virtual Fiocruz até 23 de abril e registrar presença na atividade.

Inscreva-se aqui!

Na ocasião, Tiago Silva apresentará uma introdução à metodologia de gerenciamento de riscos aplicada a bens culturais, abordando conceitos, etapas e fundamentos. A exposição destacará a interface com a educação patrimonial, apontando caminhos para traduzir o tema a diferentes públicos e incorporá-lo a ações formativas. Também serão indicadas possibilidades de aproximação entre diagnósticos, medidas preventivas e práticas educativas de sensibilização. 

Já Willi de Barros Gonçalves discutirá a gestão de riscos como ferramenta estratégica para evitar a perda de valor do patrimônio cultural. A apresentação enfatizará o diagnóstico como etapa essencial do planejamento estratégico, além do uso de instrumentos estruturados de análise e a apresentação de um estudo de caso. 

O Ciclo de Palestras Preservação do Patrimônio: Gestão de Riscos é uma iniciativa do Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz e reúne especialistas de diferentes áreas para discutir conceitos, metodologias e experiências relacionadas à proteção dos bens culturais frente a riscos, emergências e desafios contemporâneos. Ao longo de 2026, serão abordados temas como políticas de segurança, preparação para desastres, incêndios, ilícitos contra o patrimônio, mudanças climáticas e riscos ambientais, fortalecendo a atuação de profissionais, estudantes e instituições na preservação do patrimônio cultural. A próxima palestra do ciclo está prevista para o dia 15 de maio de 2026.

Publicado em 20/04/2026

Ciclo de Debates do Nethis discute proteção de dados em saúde

Autor(a): 
Fiocruz Brasília

O uso intensivo de dados no Sistema Único de Saúde (SUS) será tema do segundo seminário do 34º Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília. O evento será realizado no dia 23 de abril, das 14h às 16h, com transmissão online pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube. A Escola de Governo Fiocruz Brasília emitirá certificado para os participantes inscritos que acompanharem a atividade. Faça sua inscrição no Campus Virtual Fiocruz.

Impulsionado pela digitalização de prontuários, pela integração de sistemas e pela consolidação da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o avanço no uso de informações em saúde tem evidenciado desafios estruturais e regulatórios para a proteção desses dados no país.

Embora o Brasil conte com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a aplicação da norma no campo da saúde envolve especificidades que serão discutidas a partir de experiências institucionais. Entre os pontos em debate estão a necessidade de governança e transparência no uso e compartilhamento de dados no SUS.

Outro tema do seminário é a monetização de dados em saúde, entendida como o uso econômico dessas informações por meio de análise, compartilhamento ou eventual exploração comercial. A questão envolve implicações éticas, regulatórias e para a garantia de direitos no contexto do sistema público.

Participam do encontro:

– Renata Rothbarth, pesquisadora do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário (Cepedisa) da Universidade de São Paulo (USP);

–  Rodrigo Murtinho, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz.

Moderação:

– Fernando Aith, diretor-geral do Cepedisa/USP.

O 34º Ciclo de Debates integra a programação do Observatório de Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde e Inteligência Artificial (Odisseia), projeto interinstitucional do Nethis realizado em parceria com o Cepedisa/USP, com apoio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) do Ministério da Saúde.

Participe!

Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br

Publicado em 14/04/2026

Sessão colaborativa traz mapeamento nos sistemas InfoDengue e InfoGripe

Autor(a): 
Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

Na quarta-feira, 15de abril, às 12h30, acontece uma das Sessôes Colaborativas PROCC, uma parceria entre o Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), vinculado à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC). No evento, serão apresentados resultados de um mapeamento conhecido como Pathfinder dos projetos InfoDengue e InfoGripe, dois dos principais sistemas de vigilância epidemiológica do Brasil. A atividade será transmitida pela plataforma Zoom e é aberta ao público.   

Participe da próxima Sessão Colaborativa do PROCC 

O trabalho, conduzido pela equipe da TGHN LAC, usou a metodologia Pathfinder, que mapeia etapas, atores e fluxos de trabalho para identificar desafios e propor melhorias baseadas em dados da pesquisa anfitriã. Além dos estudos da Fiocruz, mais de 20 outras pesquisas em países da África, Ásia e América Latina utilizam o Pathfinder em seus processos. 

Quer saber mais sobre o Pathfinder? Conheca as iniciativas do Pathfinder na TGHN LAC aqui. 

O InfoDengue monitora a transmissão de arboviroses como dengue, Zika e chikungunya; o InfoGripe acompanha os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O mapeamento analisou desde a coleta e análise de dados epidemiológicos e climáticos até a produção de boletins e a comunicação com gestores públicos.

Serviço: 

Título: Apresentação dos resultados Pathfinders InfoDengue e Infogripe

Data: 15 de abril de 2026  
Horário: 12h30 (Horário de Brasília)  
Formato: Online pelo Zoom  
Link de acesso: https://tinyurl.com/bdemcaz7 

Publicado em 14/04/2026

Instabilidade internacional será tema de debate no Núcleo de Estudos Avançados

Autor(a): 
Maíra Menezes (Instituto Oswaldo Cruz)

No dia 15 de abril, às 14h, o Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) vai debater o tema ‘Ruptura jurídica, instabilidade internacional e fratura da soberania: desafios à ordem global no século XXI’.  

Com transmissão pelo canal do IOC no Youtube, o evento online contará com cinco palestrantes, além da participação especial, em vídeo, do embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República.

Participam do painel:

  • Breno Altman, jornalista e escritor, fundador do portal de notícias Opera Mundi; 

  • Carla Jimenez, jornalista, ex-editora-chefe e diretora de redação do jornal El País Brasil;

  • Christian Lynch, cientista político, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); 

  • Francilene Garcia, cientista da computação, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); 

  • Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente, ex-secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e na Itália. 

O Núcleo de Estudos Avançados do IOC faz parte do Fórum Brasileiro de Estudos Avançados (Fobreav). A atividade é coordenada por Renato Cordeiro, pesquisador emérito da Fiocruz.

 

Edição: 

Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Publicado em 09/04/2026

Centro de Estudos debate Biossegurança e sessão integrada Ciclo Carlos Chagas

Autor(a): 
Fabiano Gama

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, nesta sexta-feira, 10 de abril, dois centros de estudos.

Para debater o tema Regulação da inovação em saúde: biossegurança das terapias avançadas, o Instituo convida Ninive Colonello, do Ministério da Saúde, e Rubens Nascimento, coordenador da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), para palestrar sobre a CTNBio e a estruturação da regulação da pesquisa em biotecnologia no Brasil. O evento será no Auditório Maria Deane do Pavilhão Leonidas Deane, a partir das 9h30, com transmissão pelo Canal do IOC no Youtube.

A mediação fica a cargo da presidente da Comissão Interna de Biossegurança do IOC, Dalziza Almeida, e da chefe do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Maria de Nazaré Soeiro.

Em sessão extraordinária integrada ao Ciclo Carlos Chagas de Palestras, o tema Trajetória e Legados de João Carlos Pinto Dias trará  Lileia Diotaiuti, do Instituto René Rachou (Fiocruz/MG) como palestrante, a partir das 14h30, no Auditório Emmanuel Dias - Pavilhão Arthur Neiva, com transmissão pelo Canal do IOC no Youtube.

Estarão presentes como convidados a família do Dr. João Carlos Pinto Dias, e como debatedora, a diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge.

Publicado em 09/04/2026

Ao vivo: participe do Ciclo Carlos Chagas de Palestras 2026

Autor(a): 
Jornalismo IOC/Fiocruz

Começa hoje, 9 de abril, a 14ª edição do Ciclo Carlos Chagas de Palestras (CCCP-26).

A programação reúne pesquisadores, estudantes e profissionais interessados nos avanços científicos sobre a doença de Chagas. 

Com o tema ‘100+17 anos da descoberta da doença de Chagas: o tempo não para’, o CCCP-26 homenageia o pesquisador João Carlos Pinto Dias, referência internacional na área.  

As atividades desta quinta-feira acontecem em formato virtual, com transmissão pelo Canal IOC no YouTube.

Na sexta, 10 de abril, o evento será presencial no auditório Emmanuel Dias, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (RJ), incluindo apresentações de trabalhos científicos e sessão conjunta ao Centro de Estudos do Instituto. 

A programação contempla palestras e mesas de discussão sobre legado científico, descobertas contemporâneas e desafios futuros da pesquisa sobre o agravo. 

Confira a programação e participe!

Edição: 

Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Publicado em 08/04/2026

Próximo seminário do Nethis discute doenças tropicais e turismo em estuários brasileiros

Autor(a): 
André Freire (Nethis/Fiocruz Brasília)

O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília realiza, no dia 9 de abril, das 14h às 16h, o segundo seminário do 33º Ciclo de Debates, com transmissão online. O encontro discutirá como o turismo em estuários (regiões de transição entre rios e mar) pode afetar a saúde pública, influenciar o desenvolvimento regional e transformar o modo de vida de comunidades tradicionais e ribeirinhas.

O aumento da mobilidade humana e as mudanças nos padrões de consumo nessas áreas podem repercutir diretamente nas dinâmicas sociais e ambientais locais, com impactos sobre o cotidiano das comunidades e a gestão territorial da região. O Delta do Parnaíba será o foco desta edição.

Confira a composição da mesa.

– Jacenir Mallet, coordenadora da Fiocruz Piauí

Tema: Riscos Epidêmicos em Estuários Turísticos

– Maxim Repetto, professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Tema: Comunidades do Delta do Parnaíba: desafios e perspectivas

Moderação:

– Rodrigo Gurgel, professor da Universidade de Brasília (UnB)

A atividade é gratuita e será transmitida ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube. Para receber certificado da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, é necessário se inscrever previamente.

Faça sua inscrição aqui

Essa atividade integra a programação do Observatório sobre Pestes, Desenvolvimento e Desigualdades em Saúde (Observatório Armagedom), iniciativa que promove reflexões sobre temas estratégicos para a saúde pública, com objetivo de contribuir para a formulação de políticas públicas, em especial, quanto ao enfrentamento de doenças infecciosas.

Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br

 

Publicado em 06/04/2026

Fiocruz Mata Atlântica terá inauguração de Centro de Estudos com Mesa sobre os 40 anos da Carta de Ottawa

Autor(a): 
Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)

Na sexta-feira, dia 10 de abril, a Fiocruz Mata Atlântica (FMA), vinculada à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) irá promover a mesa Inaugural do Centro de Estudos FMA/VPAAPS, com o tema “Pontes entre Ottawa e o Futuro da Promoção da Saúde na Construção de Ambientes e Relações Saudáveis”, ministrada por Maria de Fátima Lobato (Ensp/Fiocruz) e Maria Lucia Freitas (VPAAPS/Fiocruz), em alusão aos 40 anos da Carta de Ottawa. O evento será no campus Fiocruz Mata Atlântica – Rua Sampaio Côrrea, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, com transmissão pelo Canal da Fiocruz Mata Atlântica no Youtube

A abertura da cerimônia de Inauguração contará com a presença do Vice-Presidente Valcler Rangel (VPAAPS), da Vice-Presidente Marly Cruz (VPEIC) e do Coordenador Executivo da FMA, Ricardo Moratelli. O evento faz parte da programação da comemoração dos 20 anos do Programa de Desenvolvimento do Campus da Fiocruz Mata Atlântica.

A mediação da mesa de convidados será realizada por Valber Frutuoso, da Coordenação de Promoção da Saúde da VPAAPS/Fiocruz. O evento terá início com um café de acolhida às 9h30 e a palestra às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Fiocruz Mata Atlântica.

A Carta de Ottawa é um documento apresentado na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizado em Ottawa, Canadá, em novembro de 1986. Trata-se de uma Carta de Intenções que busca contribuir com as políticas de saúde em todos os países, de forma equânime e universal.

O Centro de Estudos FMA/VPAAPS é iniciativa de integração das temáticas desenvolvidas pela VPAAPS sob a expertise do formato promovido pela FMA através dos seminários, que agora passam a ser Centro de Estudos. A edição de março inaugura o calendário do ano com edições mensais.

Serviço:

Centro de Estudos FMA/VPAAPS

Quando: 10/4, a partir das 10h

Onde: campus Fiocruz Mata Atlântica – Rua Sampaio Côrrea, Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Abertura da inauguração: Valcler Rangel (VPAAPS), Marly Cruz (VPEIC) e Ricardo Moratelli (FMA)

Mesa: Pontes entre Ottawa e o Futuro da Promoção da Saúde na Construção de Ambientes e Relações Saudáveis

Convidados: Maria de Fátima Lobato (ENSP/Fiocruz) e Maria Lucia Freitas (VPAAPS/Fiocruz)

Mediação: Valber Frutuoso (VPAAPS/Fiocruz)

Transmissão pelo Canal da Fiocruz Mata Atlântica no Youtube

 

Publicado em 01/04/2026

Palestra discute raça, justiça social e doença falciforme

Autor(a): 
COC/Fiocruz

A doença falciforme e as desigualdades no acesso a tratamentos estarão em debate na palestra da professora Melissa Creary, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, no dia 2 de abril, às 14h, no campus da Fiocruz, em Manguinhos. Com o título Abandono extrativista: raça, ciência e doença falciforme, a atividade contará com tradução simultânea.

Na apresentação, Melissa Creary discutirá as tensões entre os discursos de justiça social e as dinâmicas de mercado que marcam o desenvolvimento de novas terapias genéticas para a doença falciforme. Embora cientistas e empresas do setor biomédico recorram cada vez mais ao argumento da equidade para defender tratamentos de edição do genoma, o primeiro produto desse tipo aprovado por órgãos reguladores, o Casgevy, tem custo estimado em cerca de US$ 2 milhões por paciente.

Segundo a pesquisadora, essa disparidade evidencia como as promessas de justiça e acesso permanecem subordinadas a prioridades econômicas, mesmo quando a doença falciforme é apresentada como justificativa moral e científica para o avanço da edição genética. Nesse cenário, o Casgevy também inaugura um precedente preocupante de ampliação da desigualdade no acesso a terapias genéticas de alto custo.

Com base em observação etnográfica e na análise de discursos em conferências públicas sobre edição do genoma, além de reuniões da Food and Drug Administration (FDA) para avaliação do Casgevy, a palestra examina como processos de racialização e biomedicalização influenciam o desenvolvimento e a aprovação dessas tecnologias. A atividade busca discutir como injustiças raciais históricas, especialmente relacionadas à população negra, impactam a ciência e a regulação dessas tecnologias.

Abandono extrativista: raça, ciência e doença falciforme
Palestrante: Melissa Creary (Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan)
Mediadora: Juliana Manzoni (COC/Fiocruz)
Data: 2/4
Hora: 14h
Local: Sala 308 do Centro de Documentação em Históra da Saúde (CDHS), Campus Fiocruz, Manguinhos
Transmissão: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/coc2-fiocruz 

Páginas

Subscrever RSS - Centro de Estudos/Sessões científicas