Destaques

Home Destaques
Voltar
Publicado em 27/02/2026

Vem aí a Semana de Abertura do Ano Letivo do PPGICS 2026

Autor(a): 
Icict/Fiocruz

O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz (Icict/Fiocruz), realizará, de 2 a 6 de março, a Semana de Abertura do Ano Letivo do PPGICS – 2026.

O evento será diverso e terá mesa de abertura, homenagens especiais, lançamentos de livro e documentário, Science Slam, rodas de projetos e conversa, debates, oficinas e a visitação ao campus Manguinhos da Fiocruz, onde os novos alunos poderão conhecer um pouco da história da Fiocruz. 

As atividades serão realizadas no 4º andar do Campus Maré, no Pavilhão de Ensino Ilma Noronha. 

A programação completa pode ser lida abaixo ou acessada aqui para download.

2/3 – Segunda-Feira 

Manhã – das 8 às 12h  

  • Coffee-break – 08 às 9h | Local: Corredor do 4º Andar 

  • Mesa de Abertura – 9h30 às 10h30 | Local: Salas 401-402 (Auditório) (eventos com intérprete de Libras) 

Convidados:  

Adriano da Silva – Diretor do Icict 

Kizi Araújo – Vice-diretora de Ensino do Icict

Marcio Sacramento – Coordenador do PPGICS 

Enirtes Caetano – Coordenadora Geral adjunta da Coordenação Geral de Educação (CGE)/Fiocruz 

  • Homenagem àqueles que ajudaram a construir a nota 7 Capes do PPGICS Local: Salas 401-402 (Auditório) 

  • Apresentação institucional do Programa Local: Salas 401-402 (Auditório) 

Representantes da Coordenação do PPGICS, Secretaria Acadêmica, Setor Administrativo do Ensino e do Núcleo de Acompanhamento e Apoio Pedagógico (NAAP).

 

Tarde – das 13 às 16h | Local: Salas 401-402 (Auditório)

Organizadores: Marcio Sacramento (PPGICS) e Maria de Fátima Ebole (Doturoado 2021) 

Convidados:  

Asy Sanches - Pesquisador do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS)/Icict/Fiocruz; 

Luisa Massarani - Coordena o Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, da Fiocruz e o portal SciDev.Net (www.scidev.net) para América Latina e Caribe; 

Marianna Zattar – Docente do PPGICS e pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS)/Icict/Fiocruz, além de Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Rede de competência em informação 

Raquel Chagas de Araújo – aluna de Doutorado 2025, do PPGICS; bibliotecária documentalista da UFRJ, membro da Comissão de Acessibilidade do Sistema de Bibliotecas e Informação.  

Moderadora: Maria de Fátima Ebole (Doutorado 2021) 

 

3/3 – Terça-Feira 

Manhã – das 9 às 12h | Locais: Salas 401, 402 e 410  

  • Roda de Projetos: “Projetos Interdisciplinares de Informação e Comunicação em Saúde” 

Linha 1: Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde | Local: Sala 401 

Bruna Fonseca – “Redes de mobilidade de pesquisadores da área da saúde: fuga de cérebros ou retorno qualificado?” 

Marcus Vinicius Pereira da Silva – “Práticas documentárias e redes de apoio social aos Refugiados do Vaticano” 

Marianna Zattar – “Práxis de educação midiática e em informação científica no combate à desinformação em saúde”  

Viviane Veiga (remoto) – “Comunicação científica e a Ciência Aberta e Cidadã” 

Moderador: Marcio Sacramento – Pesquisador do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS), coordenador do PPGICS e professor do Programa 

 

Linha 2: Comunicação, Poder e Processos Sociais em Saúde | Local: Sala 402 

Inesita Soares de Araujo – “Por uma pesquisa decolonial: duas aproximações em curso” 

Izamara Bastos e Wilson Borges – "Comunicação e Saúde em Tempos de Desinformação" 

Pâmela Pinto – “Comunicação, equidade e saúde: ações para o enfrentamento da desordem informativa no SUS”  

ModeradoraKatia Lerner (Coordenadora do Laboratório de Comunicação em Saúde – Laces) e professora do PPGICS 

 

Linha 3: Informação para Análise, Vigilância, Monitoramento e Avaliação em Saúde | Local: Sala 410 

Célia Landmann Swarczwald – “ConVid-2: Pesquisa de comportamentos pela internet no período pós pandemia de COVID-19” 

Dalia Romero – “Estudo envelhecimento e gerações: integração dos métodos qualitativo e quantitativo” 

Marcel Pedroso – “Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde” 

Ricardo Dantas – “Projeto de Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde – Proadess” 

Moderadora: Dalia Romero – Coordenadora do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento, pesquisadora do Laboratório de Informação em Saude – LIS/Icict/Fiocruz e professora do Programa 

 

Tarde – das 13 às 16h | Local: Salas 401-402 (Auditório) 

Convidados:  

Bruno Cesar Santos Dias – PPGSP/Ensp/Fiocruz e Dicionário de Favelas Marielle Franco 

Daniela Muzi - Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icicit/ Fiocruz) 

Gregório Galvão de Albuquerque – Professor/Pesquisador do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) 

Moderador: Wagner de Oliveira – Coordenador Plataforma IdeiaSUS e integrante da equipe da VideoSaúde Distribuidora 

 

4/3 – Quarta-Feira 

Manhã – das 9 às 12h | Local: Salas 401-402 (Auditório) 

  • 1º Science Slam do PPGICS (apresentação de trabalhos dos alunos no formato slam

  • Júri técnico: 

Inesita Soares de Araujo – Pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e professora do PPGICS  

Isalira Ramos – Diretora adjunta de Extensão do Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO)/UFRJ e coordenadora do Festival Pint of Science 

Paulo Lara – Cinegrafista, coordenador de produção, diretor de fotografia e câmera da VideoSaúde Distribuidora e doutorando 2022 do PPGICS  

Renata Maia – Coordenadora do Programa IOC+Escolas IOC e docente do Programa de Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC)/Fiocruz  

Apresentação: Rosinalva Souza (LICTS/Icict) e Leo Salo (Doutorando 2024)

 

Tarde – das 13 às 16h | Local: Sala 408 (Laboratório de Informática) 

  • Oficina de Lattes e Id Persistentes  

Professores: Kizi Araujo – Vice-diretora de Ensino do Icict, pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) e professora do Programa, e Vinicius Ferreira – assessor da Coordenação do PPGICS

 

5/3 – Quinta-Feira 

Manhã – das 9 às 12h | Local: Sala 410 

  • Debate: “Equidade comunicacional e participação social na pesquisa: desafios e experiências a partir do campo da deficiência” (evento com intérprete de Libras) 

Convidados: 

Aline Alves – Doutora em Informática e  integrante do Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Icict-Fiocruz 

Armando Nembri – Ensp/Fiocruz – Pesquisador colaborador e pessoa surda

Matheus Oliveira – Estudante de medicina da UFRJ e pessoa surda 

Tuca Munhoz (remoto) – CONADE – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – pessoa com deficiência física  

Moderadora: Cristina Rabelais – Coordenadora do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social – Nippis/Icict/Fiocruz e pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict/Fiocruz

 

Tarde – das 13 às 16h | Local: Sala 408 (Laboratório de Informática) 

  • Oficina Zotero  

Professor: Leonardo Simonini – Coordenador do curso de Acesso à Informação Científica & Tecnológica em Saúde (Ensino Icict)

 

6/3 – Sexta-Feira 

 Manhã – das 9 às 12h | Local: Salas 401-402 (Auditório) 

  • Roda de conversa dos Discentes: “Diálogos discentes: entre quem chega e quem já está” (bate-papo com dicas entre alunos veteranos e calouros do Programa)

 

Tarde – das 13 às 16h | Local: Campus Manguinhos da Fiocruz 

  • Visitação ao Castelo, Seção de Obras Raras, Biblioteca de Manguinhos etc. 

Publicado em 26/02/2026

Fórum Oswaldo Cruz inicia nova etapa com seminário sobre determinação social no processo saúde-doença

Autor(a): 
VPPCB/Fiocruz

A nova etapa do Fórum Oswaldo Cruz tem início com a realização do seminário 'Determinação social do processo saúde-doença numa perspectiva interseccional', que acontece no dia 4 de março, das 8h às 17h, no auditório do Centro de Documentação e História da Saúde (COC/Fiocruz), com transmissão pelo canal da Fiocruz no YouTube. A temática escolhida busca aprofundar os debates que contribuirão para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Pesquisa da Fiocruz. A iniciativa está inserida na agenda de celebração dos 125 anos da Fundação.

O Fórum é uma iniciativa inédita que mobiliza a comunidade da Fiocruz para participar da construção coletiva do Plano. Seu lançamento ocorreu em agosto de 2025, durante um seminário inaugural. Desde então, as câmaras técnicas e toda comunidade da Fundação são convidadas a contribuir na formulação de propostas estratégicas para a vida institucional.  

Durante o seminário de 4 de março, serão anunciadas três frentes de ação desta nova etapa do Fórum: a construção de grupos de formulação para contribuição ao Plano (2026–2030); uma enquete que procura valorizando a pluralidade de visões e a diversidade institucional; e a plataforma Quem é quem da pesquisa, que visa mapear, atualizar e qualificar as informações sobre as atividades científicas em todas as unidades.

Essas três iniciativas serão detalhadas durante a mesa de abertura, composta pelo presidente Mario Moreira, a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Alda Maria da Cruz, e a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Marly Cruz. Ainda na parte da manhã, haverá a mesa-redonda que confere título ao seminário, 'Determinação social do processo saúde-doença numa perspectiva interseccional', com Paulo Sobroza, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp); Gulnar Azevedo, da Uerj; Paulo Buss, do Centro de Relações Internacionais em Saúde; e Naomar de Almeida Filho, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. A mediação do debate ficará a cargo da coordenadora de Comunicação Social da Fiocruz, Raquel Aguiar.

À tarde, ocorrerá uma apresentação das experiências de elaboração de Plano de Desenvolvimento da Pesquisa na Fiocruz. Participarão dessa mesa Luzia Carvalho, da Fiocruz Minas Gerais; Luciana Dias, da Ensp; Flávia Elias e Marcia Motta, da Fiocruz Brasília; e mediação de Tania Fonseca, da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência.

A organização do Fórum é realizada pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), em parceria com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), o Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho e a Fiocruz Brasília. 

 

Publicado em 25/02/2026

Fiocruz promove agenda de atividades pelo Dia Internacional da Mulher

Autor(a): 
Mario Ferreira Junior (Cedipa)

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Fiocruz realiza uma agenda especial de atividades ao longo do mês, reunindo ações voltadas à reflexão, ao diálogo e ao fortalecimento de iniciativas em defesa da vida, da saúde e dos direitos das mulheres. A programação é organizada pela Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), em parceria com o Comitê institucional, e mobiliza diferentes unidades e trabalhadores da instituição.

A proposta é ampliar o debate sobre equidade de gênero, enfrentamento às violências, promoção da saúde e valorização das trajetórias e contribuições das mulheres na ciência, na saúde e na sociedade. Por meio de encontros, rodas de conversa e atividades formativas, a agenda busca fortalecer o compromisso institucional com ambientes mais justos, inclusivos e respeitosos.

O primeiro encontro será no dia 2/3, às 9h, com o evento "Fiocruz mobilizada pelo feminicídio zero: por mulheres vivas, saudáveis e respeitadas", na Tenda da Ciência Virgínia Schall, Campus Manguinhos, com transmissão pelo canal da Fiocruz no YouTube, e conta com a participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e se propõe a ser um espaço de mobilização, reflexão e fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos, à proteção e ao cuidado integral das mulheres.

A programação completa poderá ser acompanhada no portal Fiocruz.

+Clique aqui para conferir a agenda completa no portal Fiocruz

Publicado em 25/02/2026

Centro de Estudos debate o colonialismo químico e seus impactos na saúde

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

O próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ceensp) terá como tema “Colonialismo químico: debatendo o conceito e seus efeitos para a saúde”. A atividade acontecerá nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, às 13h30, e contará com transmissão online e tradução para Libras.

O evento terá como palestrantes Larissa Bombardi (Universidade Livre de Bruxelas), Rodrigo Volcan Almeida (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) e João Amorim, roteirista e cineasta, diretor do curta "Agrotóxicos sem fronteiras". A coordenação ficará a cargo de Ariane Leites Larentis e Liliane Teixeira (Cesteh/ENSP).

+ Assista no canal da Ensp no Youtube

Publicado em 24/02/2026

Seminário analisa tendências demográficas e epidemiológicas globais

Autor(a): 
Fabiano Gama

Nesta quarta-feira, 25/2, os seminários avançados do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) vão debater a situação atual e tendências do panorama demográfico e epidemiológico global. O webinário começa às 10h e com transmissão em português, inglês e espanhol, pelo canal da VideoSaúde no Youtube.

Palestrantes

  • Juan Garay: Pesquisador visitante sênior da Fiocruz e Coordenador do Movimento pela Equidade Sustentável em Saúde (Shem). Ele aborda o tema das tendências epidemiológicas da equidade global em saúde.

  • Alexandre Kalache: Presidente do Centro Internacional de Longevidade, Brasil. Sua fala foca na transição demográfica global e no envelhecimento populacional.

  • Orielle Solar: Chefe da Unidade de Promoção da Saúde e Determinantes Sociais da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS). Ela discute os determinantes sociais da saúde.

  • Leandro Viegas: Representante do Grupo de Trabalho (GT) Fiocruz/USP sobre o Acordo sobre Pandemias e Reforma do RSI. Seu foco é o Acordo sobre Pandemias da OMS.

Introdução e Mediação

  • Maurício Barreto: Pesquisador titular da Fiocruz Bahia, responsável pela introdução e mediação do debate.

Acompanhe ao vivo:

Português:

Inglês:

Espanhol:

Publicado em 24/02/2026

Confira o Catálogo 2026 da Editora Fiocruz

Autor(a): 
Fabiano Gama*

O catálogo da Editora Fiocruz reúne mais de 540 títulos que cobrem as variadas áreas do conhecimento científico em saúde pública. Entre 2021 e 2025, foram 76 livros publicados: reflexões, pesquisas, análises e debates que atravessam saúde pública/coletiva, ciência, política, sociedade e os desafios do nosso tempo.

São livros que estimulam o diálogo entre os conhecimentos científicos, a educação, as inovações tecnológicas e os saberes e as práticas dos que atuam diretamente sobre os problemas e as necessidades de saúde da população brasileira.

Não é apenas uma reunião de títulos, é um retrato da produção científica dos últimos cinco anos.

Confira as obras lançadas em 2024 e 2025 no catálogo completo, que pode ser acessado no site da Editora Fiocruz.

Acesse, explore, compartilhe. Ciência que circula é ciência que cumpre seu papel.

+Catálogo Editora Fiocruz versão 2026

 

 

 

 

*Com informações da Editora Fiocruz.

Publicado em 23/02/2026

Disciplinas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher recebem inscrições de candidatos externos até 2/3

Autor(a): 
Fabiano Gama

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), está com vagas abertas para alunos externos ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (Saúde Coletiva) 2026. De 23 de fevereiro até 2 de março, candidatos podem se inscrever nas disciplinas disponíveis:

Cineclube Saúde Coletiva: exercitando o olhar socioantropológico a partir do cinema e audiovisual

Vagas: 10

Início: 4/5/2026 | Término: 29/6/2026

Carga horária: 30h / Créditos: 2

Docente responsável: Ivia Maria Jardim Maksud, Ivia Maria Jardim Maksud.

Crescimento, Desenvolvimento e Promoção da Saúde

Vagas: 10

Início: 19/3/2026 | Término: 28/5/2026

Carga horária: 45h / Créditos: 3

Docente responsável: Maria Elisabeth Lopes Moreira.

Família, Reprodução e Maternidades: Desconstruindo Noções Hegemônicas

Vagas: 10

Início: 20/03/2026 | Término: 29/05/2026

Carga horária: 45h / Créditos: 3

Docente responsável: Natália Helou Fazzioni.

Leituras em violência e Saúde

Vagas: 10

Início: 17/03/2026 | Término: 16/06/2026

Carga horária: 45h / Créditos: 3

Docente responsável: Edinilsa Ramos de Souza, Patrícia Constantino.

Migração, (de) Colonialidade, Violência e Saúde​

Vagas: 10

Início: 19/03/2026 | Término: 28/05/2026

Carga horária: 45h / Créditos: 3

Docente responsável: Corina Helena Figueira Mendes.

Poesia das cidades em movimento: subjetividade e geografia dos afetos

Vagas: 5

Início: 18/03/2026 | Término: 27/05/2026

Carga horária: 45h | Créditos: 3

Docente responsável: Paula Gaudenzi.

Saberes Tradicionais na Saúde: Uma Perspectiva Intercultural 

Vagas: 15

Início: 10/04/2026 | Término: 03/07/2026

Carga horária: 30h / Créditos: 2

Docente responsável: Tatiana Wargas de Faria Baptista.

Sobre Política, Planejamento e Gestão em Saúde

Vagas: 10

Início: 16/03/2026 | Término: 08/06/2026

Carga horária: 45h / Créditos: 3

Docente responsável: Tatiana Wargas de Faria Baptista, Adriana Miranda de Castro.

Sociologia e antropologia da Infância e Juventude

Vagas: 10

Início: 19/03/2026 | Término: 21/05/2026

Carga horária: 30h / Créditos: 2

Docente responsável: Sueli Ferreira Deslandes.

As aulas serão ministradas presencialmente na Av. Rui Barbosa, 716, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ.

Para inscrição, é necessário realizar um cadastro no Login Único da Fiocruz e seguir o caminho: Serviços Fiocruz > Ensino > Inscrição em Disciplina Isolada > IFF | Saúde da Criança e da Mulher | Disciplinas Pgscm (Saúde Coletiva) para Candidatos Externos - 2026.01, e seguir os passos descritos na Chamada.

 Acesse:

Carta de interesse

Procedimento de inscrição

Contato: pgscm.iff@fiocruz.br. Dúvidas sobre acesso à plataforma Sief devem ser consultadas através do Whatsapp (21) 3836-2133, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

 

Publicado em 23/02/2026

Estudantes da Fiocruz podem se inscrever no Auxiílio à Permanência do Estudante 2026 até 9/3

Autor(a): 
Fabiano Gama

Estão abertas, até 9 de março, as inscrições para concorrer ao Auxílio à Permanência do Estudante 2026.1. Estudantes de mestrado e doutorado acadêmicos da Fiocruz podem realizar a inscrição através do formulário de inscrição para concorrer ao recebimento do Auxílio. A Chamada Interna, divulgada pela Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), contém as normas, rotinas e procedimentos necessários à realização do processo seletivo. Os candidatos podem conferir a Chamada e inscrever-se pelo Campus Virtual Fiocruz.

+Confira a Chamada APE-PG 2026.1 e inscreva-se já!

+Formulário de inscrição

A iniciativa é voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz em situação de vulnerabilidade social ligados aos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, visa promover a permanência destes estudantes nos PPGs, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país.  Acesse o edital, confira todas as informações e critérios de elegibilidade.

Ao todo, poderão ser atendidos até 400 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada (baixa renda, sem atividade remunerada e em dedicação exclusiva ao curso), de acordo com a disponibilidade orçamentária de cada ano.

Poderão concorrer estudantes com renda familiar mensal igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio (correspondente a R$ 2.431,50, de acordo com o valor do salário mínimo nacional vigente no ano de 2026).

O APE-PG consistirá em ofertar aos estudantes que preencham os requisitos de elegibilidade um auxílio financeiro mensal no valor R$ 800,00 (oitocentos reais). Destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 1,5 (um e meio) salário mínimo, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2026.1 e inscreva-se!

+Formulário de inscrição

Dúvidas? Envie e-mail para cad@fiocruz.br

Publicado em 21/02/2026

Dados e Sistemas de Informação para o SUS: confira informações sobre a seleção

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Atenção aos candidatos à especialização em Dados e Sistemas de Informação para o Sistema Único de Saúde. O Campus Virtual Fiocruz e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz (Icict) comunicam que as entrevistas da Comissão de Avaliação Biopsicossocial e da Comissão de Heteroidentificação Racial acontecerão entre os dias 23 e 27 de fevereiro. Foram convocados para essa entrevista os candidatos que concorrem às vagas PcD e Pessoas Negras (pretas e pardas), respectivamente. Detalhes sobre data, horário e link foram enviados por e-mail aos convocados. 

Confira o resultado das entrevistas e dos recursos:

Resultado das Entrevistas
Resultado dos Recursos

Fique atento(a)! A coordenação do curso informa que o período de matrícula acontece entre os dias 6 e 11 de março, no entanto, ressalta-se que os candidatos classificados dentro do número de vagas terão apenas 48 horas úteis para enviar a documentação e garantir sua vaga na especialização.

Candidatos que não enviarem a documentação no prazo serão desclassificados. De forma subsequente, serão convocados candidatos suplentes. É de inteira responsabilidade do candidato manter o e-mail de cadastro atualizado e verificar, incluindo a caixa Spam, as mensagens encaminhadas pela Secretaria Acadêmica (seca.icict@fiocruz.br).

Os selecionados receberão um e-mail de confirmação de matrícula, que deve ser respondido no prazo exigido. Para a efetivação da matrícula são exigidos os seguintes documentos:

  • Diploma de graduação 
  • Documento de Identidade
  • Formulário de inscrição na plataforma SIGA
  • Comprovante de residência
  • Comprovante ou declaração de vínculo com o serviço público de saúde


Confira aqui todos os documentos disponíveis na chamada!

Publicado em 20/02/2026

Mpox registra novos casos e reacende alerta: curso da Fiocruz fortalece resposta no SUS

Autor(a): 
Isabela Schincariol

A Mpox voltou ao centro das atenções da saúde pública brasileira em 2026. Neste ano, o país já registra 47 casos confirmados, distribuídos em diferentes estados, montrando que o vírus segue em circulação ativa e demanda vigilância constante. Embora o cenário atual não indique aumento da gravidade, especialistas da área alertam que a detecção precoce é determinante para conter a transmissão. Para sensibilizar profissionais à identificação rápida e eficiente, é imprescindível que as equipes de saúde, especialmente as que atuam na linha de frente de atendimento à população, estejam preparadas. Nesse sentido, o Campus Virtual Fiocruz apresenta o curso  Mpox: Vigilância, Informação e Educação, uma formação online e gratuita que, neste momento, apresenta-se como uma ferramenta estratégica para o fortalecimento da resposta ao SUS. Ele foi desenvolvido em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), é organizado em quatro módulos, tem 48h de carga horária e certifica os participantes.   

Inscreva-se já!

O alerta sobre a infecção viral causada pelo Monkeypox virus (Mpox) se intensificou diante da confirmação, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), da circulação internacional de uma nova variante recombinante do vírus. Ainda que os casos confirmados sejam considerados leves ou moderados, sem registro de óbitos, a dinâmica de infecção reforça a necessidade de vigilância contínua e a qualificação dos profissionais de saúde como determinantes para evitar novos surtos. A infecção caracteriza-se por febre, dor de cabeça, lesões cutâneas e potencial transmissão em situações de contato próximo.

O curso é estruturado para fortalecer competências técnicas na Atenção Primária, e aborda aspectos clínicos, epidemiológicos, notificação, investigação de casos e estratégias de educação em saúde. Voltado especialmente para profissionais de nível técnico e trabalhadores do SUS, a formação capacita profissionais a reconhecer sinais e sintomas, compreender fluxos de notificação e atuar de forma integrada na resposta local. 

Ainda não se sabe se a nova variante, detectada no Reino Unido e na Índia em fevereiro de 2026, tem maior transmissibilidade ou risco clínico, mas o fato é que ela reacende a importância da vigilância global e do fortalecimento das ações de saúde pública para monitorar e conter possíveis novos surtos.

Poli: Compromisso com o fortalecimento do SUS e a valorização dos trabalhadores da linha de frente 

Esta formação foi lançada em outubro de 2025 em resposta a centenas de notificações de casos no Brasil, pois, mesmo sem um surto explosivo, a vigilância e a educação em saúde permanecem essenciais para identificar suspeitas precocemente e conter possíveis avanços da doença no país e no mundo. A formação tem a coordenação compartilhada dos pesquisadores e professores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) Fernanda Bottino, Maurício Monken e Carlos Batistella, que são, respectivamente, do Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais em Saúde (Latec/EPSJV), do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde (Lavsa/EPSJV), e coordenador de Cooperação Internacional da Escola. A iniciativa é resultado de um esforço coletivo dos referidos laboratórios da EPSJV/Fiocruz, que uniram suas expertises para desenvolver um curso com base na formação crítica de trabalhadores para o enfrentamento de temáticas emergentes da saúde coletiva, fortalecendo, assim, o compromisso histórico da Escola na formação de profissionais técnicos em saúde, com foco na vigilância, informação e educação em saúde. 

Conheça a estrutura da formação e inscreva-se: 

Módulo 1: Conceitos básicos sobre a Mpox
Aula 1: Mpox: a doença, o vírus e a epidemiologia
Aula 2: Transmissão, sinais e sintomas e diagnóstico
Aula 3: Tratamento e prevenção

Módulo 2: O processo de notificação da Mpox e o papel do profissional de nível médio
Aula 1: O registro da Mpox no sistema de informação em saúde
Aula 2: Como realizar o processo de notificação da Mpox 
Aula 3: Aspectos éticos no registro da Mpox com ênfase nos ambientes digitais
Aula 4: O protagonismo dos profissionais de Nível Médio no registro e informação sobre a Mpox

Módulo 3: Mpox no sistema de saúde: os desafios da prática educativa para a sua prevenção
Aula 1: Prevenção e o papel dos profissionais de saúde na suspeita, encaminhamento e acompanhamento de casos
Aula 2: Educação em saúde 
Aula 3: Educação popular em saúde e o planejamento de atividades educativas

Módulo 4: Mpox: a importância das ações de vigilância em saúde
Aula 1: Vigilância em Saúde
Aula 2: Informações na gestão de risco da Mpox
Aula 3: A vigilância da Mpox no território
Aula 4: Ações educativas e comunicativas de vigilância em saúde

Páginas

Subscrever RSS - Destaques