O Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) está com inscrições abertas para submissão de trabalhos para o VII Seminário de Ciência e Tecnologia em Biomodelos. O evento, promovido pelo Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório (MPCAL/ICTB/Fiocruz), acontecerá virtualmente nos dias 6, 7 e 8 de dezembro. As inscrições dos trabalhos estão disponíveis até 11 de novembro.
O seminário, que já está na sua sétima edição, é um evento técnico-científico anual que tem como objetivo a divulgação de pesquisas, estudos e novas metodologias que estão sendo desenvolvidas ou propostas pelos alunos e seus orientadores, além de fomentar o conhecimento científico e divulgação dos resultados obtidos pelos pesquisadores das várias instituições de ensino e pesquisa no território nacional, bem como a confraternização entre todos os profissionais da área, que será de imensa contribuição no sentido de ampliar a integração e a troca de informações fundamentais para a melhoria dos animais utilizados em pesquisa e gerar produtos inovadores.
As áreas de interesse são: ciência em animais de laboratório; biomodelos; biossegurança; gestão de biotérios; monitoramento sanitário; doenças negligenciadas, parasitárias ou infecciosas; métodos alternativos ao uso de animais de laboratório; divulgação científica e educação em ciência em animais de laboratório. Os resumos avaliados e aceitos pela comissão científica serão publicados na nova revista da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório, a Biological Models Research and Technology (BMRT), e apresentados durante o evento na modalidade pôster ou oral.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site do evento até 11 de novembro. O resultado da avaliação dos trabalhos será confirmado até 22 de novembro.
No ato da inscrição, o autor deverá indicar a área de interesse, porém é prerrogativa da Comissão Científica remanejar o trabalho para outra área se achar mais adequado. Os resumos avaliados e aceitos pela comissão científica serão publicados na nova revista do BMRT e apresentados durante o evento na forma de pôster ou de forma oral. A indicação de apresentação oral será uma prerrogativa da comissão científica do evento. Os melhores trabalhos serão premiados respeitando os dias das apresentações.
Confira o edital para consultar as normas para formatação do resumo e orientações para inscrição no seminário.
O Sextas de Poesia desta semana traz a canção "Unidos & Misturados", uma composição de Martinho da Vila e Zé Katimba. Com força e alegria, conclamam a liberdade e a construção coletiva de um novo ciclo.
"Pra espantar os desencantos, temos a força dos votos", e, unidos e misturados, a gente abre os braços e faz um país menos desigual e com toda diversidade.
A Fiocruz realiza nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2022 o V Seminário Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O evento abordará o tema ‘As implicações da pandemia na saúde mental: um olhar a partir da Saúde, do Trabalho e da Educação’. Para acompanhar o seminário como ouvinte, as inscrições vão até 5 de novembro. O seminário será realizado em formato híbrido, com as apresentações somente na modalidade presencial.
O seminário tem o objetivo de estabelecer uma rede de diálogo aberta e democrática, promover a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, incentivar e valorizar a produção de trabalhos acadêmicos, reconhecer a Ciência, a Cultura e a Dialética como necessárias e fundamentais para o desenvolvimento do país.
Durante o evento serão apresentadas e construídas, através das produções científicas, reflexões acerca da classe trabalhadora entre estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, bem como professores, técnicos e pesquisadores das áreas de saúde, do trabalho e da educação.
As apresentações dos trabalhos serão presenciais no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), localizado na Av. Brasil nº 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro, com transmissão pelo Youtube para os ouvintes.
Para participar como ouvinte, as inscrições devem ser realizadas até 5 de novembro através do formulário eletrônico.
Confira no edital todas as informações sobre o seminário.
O Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão, Pesquisa & Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica (PPGP-GPDIF). As aulas serão ministrados na modalidade presencial. Os candidatos podem se inscrever no Campus Virtual Fiocruz até 17 de novembro seguindo as páginas de mestrado e doutorado.
O programa tem como objetivo formar mestres e doutores qualificados em Ciência e Tecnologia de reconhecida excelência e competência nas áreas envolvidas no processo industrial farmacêutico e farmoquímico, desde a concepção até a produção de medicamentos, passando pelas diferentes áreas de gestão relacionadas à produção, e abrange as seguintes linhas de pesquisa:
• Gestão tecnológica na indústria farmoquímica e farmacêutica;
• Desenvolvimento tecnológico na Indústria farmoquímica e farmacêutica;
• Produção na Indústria farmoquímica e farmacêutica.
O mestrado e o doutorado da Pós-Graduação Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica destinam-se a profissionais de nível superior portadores de diplomas de curso superior de duração plena, outorgado por instituição de Ensino Superior e reconhecido pelo Ministério da Educação. O curso de doutorado exige também diploma de mestrado outorgado por instituição de Ensino Superior e reconhecido pela Capes/Ministério da Educação.
As aulas, tanto do mestrado quanto do doutorado, serão ministradas de forma presencial, no Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos, localizado na rua Sizenando Nabuco, 100, Manguinhos, Rio de Janeiro, e/ou no Campus do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), localizado na Avenida Comandante Guaranys, 447, Jacarepaguá, Rio de Janeiro.
O regime de cada do curso é de tempo parcial, com duração máxima de 24 meses para o mestrado, e 48 meses para o doutorado.
O programa de pós-graduação oferecerá dez vagas para cada curso. Em conformidade com a Portaria Fiocruz 491, de 20 de setembro de 2021, que regulamenta as ações afirmativas aos cursos Pós-Graduação da Fiocruz, do total de vagas de cada curso, uma vaga será destinada a pessoa que se declarar com deficiência, duas vagas serão destinadas a candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos) e uma vaga a candidato que se autodeclarar indígena.
Para se inscrever no processo seletivo do curso de mestrado, o candidato precisa comprovar vínculo profissional com o setor farmacêutico. Para se inscrever no processo seletivo do curso de doutorado, o candidato precisa comprovar vínculo empregatício e, para isso, deve apresentar Carta do Empregador.
Confira aqui os editais completos dos cursos de mestrado e doutorado.
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica e para mestrado e doutorado acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas. As inscrições para ambos os programas vão até 11 de novembro.
Mestrado profissional em Pesquisa Clínica
Considerando que o ensino na área de pesquisa clínica é parte da missão do INI e que a visão de futuro do instituto inclui ser um centro de excelência científica e referência internacional, o objetivo do curso é desenvolver a capacidade dos alunos através do aprendizado das diferentes habilidades inerentes à pesquisa clínica, para formar mestres qualificados que atuem nos aspectos técnicos da condução de pesquisas clínicas, aumentando a capacidade da Fiocruz e demais servidores das esferas municipais, estaduais ou federais e profissionais da iniciativa privada nessa atividade.
O curso prioriza o desenvolvimento de projetos na instituição com a qual o aluno possui vínculo de trabalho e que resultem em produtos passíveis de aplicação prática e imediata na melhoria da qualidade dos setores nos quais o aluno desenvolve suas atividades profissionais.
O público-alvo são profissionais de nível superior, em qualquer área de graduação, que tenham vínculo profissional de qualquer tipo (servidor público, CLT, bolsa de fundação de apoio, empresa, cooperativa) ou autônomo com atividade regular na área de atuação e situação profissional regularizada com registro em seu conselho (Ex.: CRM, CRMV, COREN, CRF, etc) com instituições/serviços de saúde, de ensino na área da saúde, de ciência e tecnologia com aplicabilidade na área da saúde.
As aulas poderão ser ministradas no formato presencial e/ou remoto, de acordo com o coordenador de cada disciplina.
São oferecidas 25 vagas, sendo 17 para ampla concorrência e oito vagas destinadas às ações afirmativas (NI ou PcD).
Os candidatos devem realizar a inscrição até 11 de novembro pelo Campus Virtual.
Confira aqui o edital do programa.
Mestrado acadêmico em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas
O objetivo do programa é formar docentes para o ensino de nível superior e pesquisadores em nível de mestrado, qualificados para o desenvolvimento de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas. A formação acadêmica dos alunos proporcionará a identificação de questões associadas à origem, desenvolvimento, manifestação, evolução, diagnóstico, prognóstico, terapêutica, prevenção e vigilância de doenças infecciosas, e promoção da saúde. Visa, portanto, formar profissionais de excelência para desenvolver pesquisas clínico-operacionais, clínico-comportamentais, clínico-ambientais e socioculturais das doenças infecciosas.
O programa espera desenvolver uma visão integral da pesquisa clínica, através do estudo multidisciplinar das Doenças Virais, Bacterianas, Parasitárias e Fúngicas, em especial, HIV/AIDS, HTLV, Micobacterioses, Doença de Chagas, Leishmanioses, Micoses, COVID-19 e outras doenças infecciosas emergentes. Busca com esta perspectiva o equacionamento de problemas científicos desafiadores associados ao surgimento, evolução e estratégias de enfrentamento, prevenção e controle das doenças infecciosas, no contexto das linhas de pesquisa do Programa e com o apoio das redes colaborativas de pesquisa internacionais e nacionais existentes.
O mestrado acadêmico tem natureza multiprofissional, sendo exigida dos candidatos a graduação completa.
As aulas poderão ser ministradas no formato presencial e/ou remoto, de acordo com o coordenador de cada disciplina.
Ao todo, são oferecidas 16 vagas, sendo 11 para ampla concorrência e cinco destinadas às ações afirmativas (NI ou PcD).
Os candidatos devem realizar a inscrição até 11 de novembro pelo Campus Virtual.
Confira aqui o edital do programa.
Doutorado acadêmico em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas
Formar docentes para o ensino de nível superior e pesquisadores em nível de doutorado, qualificados para o desenvolvimento de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, é o objetivo do programa. A formação acadêmica dos alunos proporcionará a identificação de questões associadas à origem, desenvolvimento, manifestação, evolução, diagnóstico, prognóstico, terapêutica, prevenção e vigilância de doenças infecciosas, e promoção da saúde. Visa, portanto, formar profissionais de excelência para desenvolver pesquisas clínico-operacionais, clínicocomportamentais, clínico-ambientais e socioculturais das doenças infecciosas.
O Programa apresenta proposta abrangente, interdisciplinar e multiprofissional na pesquisa clínica em doenças infecciosas, buscando a excelência na ciência, na tecnologia e na inovação. Tem por objetivo desenvolver uma visão integral da pesquisa clínica, através do estudo multidisciplinar das Doenças Virais, Bacterianas, Parasitárias e Fúngicas, em especial, HIV/AIDS, HTLV, Micobacterioses, Doença de Chagas, Leishmanioses, Micoses, COVID-19 e outras doenças infecciosas emergentes. Busca, com esta perspectiva, o equacionamento de problemas científicos desafiadores associados ao surgimento, evolução e estratégias de enfrentamento, prevenção e controle das doenças infecciosas, no contexto das linhas de pesquisa do Programa e com o apoio das redes colaborativas de pesquisa internacionais e nacionais existentes.
O curso do doutorado tem natureza multiprofissional, sendo exigida dos candidatos a graduação completa.
As aulas poderão ser ministradas no formato presencial e/ou remoto, de acordo com o coordenador de cada disciplina.
São oferecidas 11 vagas, sendo sete para ampla concorrência quatro vagas destinadas às ações afirmativas (NI ou PcD).
Os candidatos devem realizar a inscrição até 11 de novembro pelo Campus Virtual.
Confira aqui o edital do programa.
Em mais uma parceria com o Museu da Vida da Fiocruz, a Plataforma de Filmes VideoSaúde lança Invasores, uma websérie que faz um curioso paralelo entre os vírus biológicos e os vírus de computador, mostrando a potência do trabalho em equipe. Desenvolvida pelo Museu, Invasores é a história de um jogo on-line, disputado por duas equipes e que traz o tema da vacinação.
O jogo aborda a responsabilidade de cada um sobre a saúde coletiva e o perigo e impacto das fake news. Há muitas aventuras e consultoria de diversos cientistas, biólogos e infectologistas. No dia do campeonato acontecem mudanças na equipe Triovalente. A personagem Cecília, grande fera dos games, está com sarampo. Bárbara entra no seu lugar e ajuda a resolver o grande mistério de um vírus que invade o sistema dos computadores do campeonato.
Indicações Web Festival
Invasores acaba de receber sete indicações no Rio Web Festival - o maior de webséries global. As indicações, na edição brasileira, foram: Melhor websérie brasileira; Melhor websérie infanto-juvenil; Direção (infanto-juvenil); Elenco (infanto-juvenil); Figurino; Direção de Arte; e Edição. Concorre, ainda, ao júri popular. O festival vai acontecer no final de novembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
"Mais um trabalho coletivo do Museu da Vida Fiocruz, Invasores que segue como um importante espaço de interação entre a Fiocruz e a sociedade. Estamos muito felizes com o resultado deste trabalho e, principalmente, com as indicações da websérie ao prêmio que recebemos”, conta Heliton Barros, chefe do Museu da Vida Fiocruz.
Para a equipe da VideoSaúde (Icict/Fiocruz), disponibilizar conteúdo qualificado e criativo casa com a sua proposta de desenvolver e difundir filmes lúdicos, com dados checados e que adotem dispositivos narrativos inovadores. Mais que isso: a Plataforma VideoSaúde amplia a lista de títulos também voltados aos públicos infantil e juvenil e sobre temas estruturantes e emergentes no campo da saúde coletiva e da divulgação científica. Ainda mais ao estrear a websérie na Plataforma durante a tradicional Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) edição 2022.
Assista aqui ao primeiro episódio da série:
Acesse aqui para assistir aos demais episódios já disponíveis.
Até o dia 30 de outubro, acontece a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week), promovida pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalitiona (Spark). O encontro anual vai debater o tema "Aberto para a justiça climática", cujo foco é promover a conexão e a colaboração entre o movimento climático e a comunidade internacional aberta. A coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel, estará no evento, no dia 28 de outubro, e na mesa "Recursos Educacionais Abertos: desafios e oportunidades para a implementação de práticas educacionais abertas" e falará sobre a Plataforma de Recursos Educacionais Abertos da Fiocruz, o Educare. A paletra será transmitida pelo Zoom.
Acesso aberto na Fiocruz
No âmbito da Semana Internacional, a Fiocruz sediará uma série de atividades e eventos entre os dias 24 e 27 de outubro. A Semana reforça o compromisso institucional com a Ciência Aberta e o Acesso Aberto como ações que servem tanto para compartilhar conhecimento, como para diminuir impactos das mudanças climáticas. Gestão de dados, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa, publicação científica em acessoaberto, promoção de territórios sustentáveis e saudáveis, ciência cidadã, e democracia na sociedade digital estão entre os temas abordados. Todas as palestras podem ser acessadas e acompanhadas à distância. Confira aqui a programação completa.
Em 2014, a Fundação estabeleceu sua Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, buscando fortalecer os mecanismos de preservação e visibilidade de sua produção científica, aumentar o impacto e contribuir para o desenvolvimento da ciência.
Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week)
A justiça climática é um reconhecimento explícito de que a crise climática tem efeitos de longo alcance e que seus impactos “não são distribuídos de forma equitativa ou justa, entre ricos e pobres, mulheres e homens, e gerações mais velhas e mais jovens”, conforme observado pela ONU. Esses desequilíbrios de poder também afetam a capacidade das comunidades de produzir, disseminar e usar o conhecimento sobre a crise climática.
O acesso aberto pode pode criar caminhos para um compartilhamento de conhecimento mais equitativo e servir como um meio de abordar as desigualdades que moldam os impactos das mudanças climáticas e nossa resposta a elas. Compartilhar conhecimento é um direito humano, e enfrentar a crise climática requer uma troca rápida de conhecimento que transcende as fronteiras geográficas, econômicas e disciplinares.
A Semana Internacional de Acesso Aberto é um momento para reunir todas as comunidades para tornar a abertura a norma na pesquisa científica e garantir que a equidade esteja no centro deste trabalho. Selecionado pelo Comitê Consultivo da Semana do Acesso Aberto, o tema deste ano é uma oportunidade de se reunir, agir e aumentar a conscientização sobre como o acesso aberto possibilita a justiça climática.
*com informações de VPEIC e Internacional Open Access Week
A Editora Fiocruz é finalista de mais um Prêmio Abeu! A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) anunciou os finalistas das oito categorias da premiação. Três títulos da Editora Fiocruz lançados no ano de 2021 foram indicados.
Duas das indicações foram na categoria Ciências da Vida: o e-book Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde e o livro Vacinas. O outro finalista está na categoria Ciências Naturais e Matemáticas: é a obra Introdução à Inferência Causal em Epidemiologia: uma abordagem gráfica e contrafatual.
Publicado em parceria com o Observatório Covid-19 Fiocruz, o volume Covid-19 no Brasil - que integra a série Informação para Ação na Covid-19 - foi organizado pelos pesquisadores Carlos Machado de Freitas, Christovam Barcellos e Daniel Antunes Maciel Villela. Vale destacar que o e-book está disponível gratuitamente em acesso aberto na plataforma SciELO Livros.
➡️ Acesse a página do e-book COVID-19 NO BRASIL no Portal Fiocruz para fazer o download:
https://portal.fiocruz.br/livro/covid-19-no-brasil-cenarios-epidemiologicos-e-vigilancia-em-saude
Lançado em um dos momentos mais agudos da pandemia de Covid-19, a obra Vacinas foi escrita por especialistas de diferentes gerações de pesquisadores da Fiocruz: Jorlan Fernandes, Natália Lanzarini, Akira Homma e Elba Lemos. Integrante da coleção Temas em Saúde, o título discute o papel fundamental das imunizações na prevenção e no controle de doenças infecciosas ao longo da história.
➡️ Acesse a página do livro VACINAS na Livraria Virtual da Editora Fiocruz:
www.livrariaeditorafiocruz.com.br/colecoes/temas-em-saude/vacinas
Escrito pelo médico Antônio Augusto Moura da Silva, o título Introdução à Inferência Causal em Epidemiologia mostra que as investigações sobre causalidade em epidemiologia vêm se modificando ao longo do tempo.
➡️ Acesse a página do livro INTRODUÇÃO À INFERÊNCIA CAUSAL EM EPIDEMIOLOGIA na Livraria Virtual da Editora Fiocruz:
www.livrariaeditorafiocruz.com.br/temas/medicina-e-epidemiologia/inferencia-causal-em-epidemiologia-uma-abordagem-grafica-e-contrafatual
Ganhadores serão anunciados no dia 18/11
Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a cerimônia de entrega do Prêmio Abeu, que será realizada no dia 18 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.
Criado em 2015, o Prêmio Abeu foi instituído para distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. Com a premiação, a Abeu busca incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.
➡️ Acesse a lista completa de indicados de 2022: www.premioabeu.com.br
Prêmios nos anos anteriores
Nos dois últimos anos, a Editora Fiocruz foi a grande vencedora da categoria Ciências da Vida. Em 2021, com o livro Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo: fins do século XIX aos anos 1960. Já em 2020, o ganhador foi Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba.
O campo da ciência e da saúde no mundo contemporâneo mobiliza possibilidades amplas e urgentes na produção de conhecimento ainda eurocentrada e associada a modelos biomédicos. A interdisciplinaridade das ciências humanas e sociais em saúde pode ser o espaço de um pensar e agir ético que expandem os circuitos biomédicos, do corpo e da doença e coloca no centro da discussão a determinação social da saúde. A partir desses pressupostos e compreendendo as interfaces Informação, Comunicação e Saúde como um desses lugares a se criar novas perspectivas na produção do conhecimento, a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), lança no seu terceiro número de 2022 o dossiê Por uma ética interdisciplinar.
Confira aqui a terceira edição de 2022 da Reciis.
A composição da coletânea considerou discussões e análises no âmbito interdisciplinar da pesquisa em informação-comunicação-saúde. Um ponto tensionado é sobre um fazer científico baseado numa razão cartesiana com métodos rígidos e disciplinados. Essa questão atravessa o artigo Quando se fecha os olhos e vê: por uma metodologia afetiva. A autora Veronica Queiroz apresenta uma experiência metodológica guiada pelas emoções afetivas a fim de propor a construção de conhecimento com bases contra-hegemônicas e éticas entre o pesquisador e o outro, seu sujeito/objeto. As potencialidades do afeto em pesquisa também é uma questão elaborada no trabalho Centro de Convivência Virtual: potencialidades e desafios para a promoção da saúde e redes de afeto em tempos de pandemia. As autoras analisam possibilidades de atenção psicossocial em ambientes online.
A integridade científica é outra questão que atravessa os artigos do dossiê. Em Urgência da geração de conhecimento durante a pandemia de covid-19: um retrospecto sobre a integridade em publicações em saúde; Responsabilização em más condutas científicas: opinião de editores do SciELO e Considerações estruturais sobre o exercício do cargo da presidência das Comissões de Ética do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal (SGEPEF), autoras e autores situam a importância da ética nas políticas editoriais dos periódicos científicos, na gestão pública a partir dos comitês de ética em pesquisa. A questão ética assumiu relevância ainda maior no contexto da pandemia em que se observaram o aumento e a velocidade de publicações científicas.
Na seção Entrevista, a integridade científica também é abordada por Sonia Vasconcelos, professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisadora comenta sobre os impactos da pandemia nas publicações científicas, desencadeando maior velocidade de publicação, a necessidade de correção de literatura científica e a explosão de preprints e as suas certificações em curto espaço de tempo, o que acabou promovendo mudanças e desafios para o aprimoramento das políticas sobre ética e integridade na comunicação da ciência. Em Nota de Conjuntura, a pesquisadora Vanessa Brasil faz uma análise dos dados da última pesquisa sobre a percepção pública da ciência antes da pandemia e lança questões para as próximas pesquisas pós-pandemia no país, marcado por dinâmicas das pós-verdade e da infodemia que emergiram durante a pandemia.
Na seção Resenha, o autor Raphael Saldanha examina o livro A pesquisa científica na era do Big Data: cinco maneiras que mostram como o Big data prejudica a ciência, e como podemos salvá-la, destacando sobre a privatização de dados públicos e a criação de dados potencialmente fabulosos nos ambientes digitais. Além do envio de trabalhos em períodos específicos para os dossiês temáticos, as submissões de artigos originais à Reciis estão abertas ao longo de todo ano. Os trabalhos publicados por meio de submissão em fluxo contínuo neste número apresentam artigos que tratam de agressões a jornalistas durante o período da covid-19, divulgação científica multidisciplinar, socialidade de pessoas que vivem com HIV/aids, LGBTI+fobia virtual, plataformização do trabalho de entregadores e discursos médicos construídos no Instagram.
Em meio às celebrações do Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a Fiocruz realiza o lançamento do livro em quadrinhos 180º – Minhas Reviravoltas com o Câncer de Mama, de autoria da pesquisadora e analista de gestão em saúde da Fiocruz Brasília, Dulce Ferraz. Com ilustrações de Camilla Siren e colaboração de Fabiene Gama e Soraya Fleischer, a publicação está disponível em acesso aberto gratuitamente em formato e-book e impresso no site da Editora NAU.
+Acesse aqui para baixar o e-book
A personagem principal da história é uma mulher de 36 anos, duas filhas, cheia de planos profissionais e transbordando vida. O livro conta as diferentes etapas da trajetória da protagonista com o câncer de mama. No primeiro capítulo, ela descobre o caroço no peito esquerdo e tem os primeiros encontros com médicos, hospitais e exames. O segundo capítulo é dedicado à busca pelos tratamentos, com seus questionamentos, dúvidas e críticas. As vivências com os tratamentos são o tema do terceiro capítulo, que também convida a refletir sobre o imaginário em torno do câncer de mama e sobre como é possível fazer mais e melhor pelas mulheres que enfrentam essa doença.
A publicação é baseada na jornada da própria autora, que registrou o dia a dia do tratamento em um caderno de perguntas e memórias. “Fui entendendo que escrever poderia me ajudar, tanto com coisas bem práticas, como anotar as perguntas a fazer nas consultas ou os nomes de procedimentos e medicamentos que me sugeriam, quanto com a compreensão e a elaboração dos sentimentos sobre tudo que acontecia”, conta Dulce Ferraz, analista de gestão em saúde da Fiocruz Brasília e pesquisadora das intersecções entre psicologia social e saúde pública.
Realizado com financiamento de edital da Fiocruz Brasília e do CNPq, o livro mostra a importância de uma rede coletiva de cuidados e do respeito ao direito à informação em linguagem acessível. A escolha do formato em quadrinhos foi justamente uma tentativa de aprimorar a comunicação e o acolhimento de mulheres e famílias que estejam vivenciando situação similar, além de sensibilizar profissionais de saúde para a perspectiva das mulheres sobre a doença.
Lançamentos presenciais em Brasília e no Rio
O lançamento do livro conta com a realização de dois eventos presenciais com a autora do livro. O primeiro será realizado na Fiocruz Brasília, no dia 25 de outubro, às 14h30, como parte da comemoração dos 46 anos da unidade.
Haverá também o lançamento presencial no Rio de Janeiro, no dia 27 de outubro, às 12h, no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Ainda no Rio de Janeiro, o Castelo Mourisco, sede da Fiocruz, localizado na Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro, recebe iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa – campanha de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama.
*Com informações da Fiocruz Brasília