A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) deu início ao processo seletivo para compor a turma de 2025 do Curso de Especialização em Epidemiologia em Saúde Pública. As inscrições estão abertas até 28 de abril para as 18 vagas disponibilizadas, das quais 30% são reservadas para Ações Afirmativas. A formação de pós-graduação Lato Sensu será realizada na modalidade presencial.
Destinado a profissionais graduados, especialmente, aqueles atuando nas diferentes esferas do SUS, o curso tem como objetivo a formação científica, além de qualificar profissionais para a atuação no sistema público de saúde na compreensão dos principais fundamentos e métodos da Epidemiologia e sua aplicação no desenvolvimento de ações no âmbito da Saúde Pública.
O curso tem carga horaria total de 540 horas, distribuídas da seguinte forma: 450 horas para participação nas Unidades de Aprendizagem e 90 horas para elaboração do TCC. As aulas acontecem às quartas e quintas-feiras, das 8h às 17h, entre 6 de agosto de 2025 e 27 de agosto de 2026, com entrega de trabalho final marcada para 18 de dezembro de 2026.
O procedimento de inscrição requer dois momentos: primeiro, o preenchimento do formulário eletrônico e, posteriormente, o envio de toda a documentação exigida para https://anexos.Ensp.fiocruz.br
O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) torna pública as chamadas de seleção para os cursos presenciais de Mestrado e Doutorado 2025B, áreas de concentração em 'Biologia Celular e Molecular' e 'Farmacologia e Imunologia'.
O Programa tem como principal objetivo a formação de recursos humanos com excelência acadêmico-científica para atuar em pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e inovação com ênfase nas áreas de Biologia Celular e Molecular, Farmacologia e Imunologia, visando o avanço do conhecimento obtido pelo método científico e a melhoria da condição de vida da população brasileira.
Serão oferecidas até 14 vagas para Mestrado e 10 vagas para Doutorado.
As inscrições estão abertas até 10 de abril de 2025.
Clique aqui e confira.
Está aberto o processo seletivo para o Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). As inscrições dos candidatos a compor a turma de 2025 vão até o dia 3 de abril. São oferecidas 30 vagas, sendo seis para pretos e pardos, duas para pessoas com deficiência, uma para indígena e 21 para Ampla Concorrência.
O curso é voltado para pessoas com deficiência e pessoas que trabalham ou convivem com pessoas com deficiência, com graduação concluída. Os objetivos da especialização são refletir criticamente sobre o significado dos direitos humanos e suas relações com a saúde e as políticas de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência; possibilitar aos alunos conhecer os aspectos históricos e conceituais a partir da identificação de políticas de inclusão como direito humano e habilitar os alunos a identificar barreiras e preconceitos no processo de inclusão na sociedade, interpretando suas causas e identificando proposições para avanços na inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. O curso segue metodologia de pesquisa e ensino que visa à acessibilidade e inclusão como direito humano.
As aulas vão começar no dia 3 de junho e terminarão em 5 de novembro de 2025. O curso se encerra em 26 de junho de 2026, data da entrega do TCC. As atividades serão às terças e quartas-feiras das 8h às 17h e às quintas das 8h às 12h. Os momentos virtuais de interação serão pela plataforma Zoom às terças e quartas das 14h às 17h. O curso é oferecido em formato remoto, podendo retornar às atividades presenciais, existindo a possibilidade do formato híbrido. A coordenação do curso e a Ensp se responsabilizarão pelas ferramentas que garantam a acessibilidade aos alunos.
INSCRIÇÕES: todas as informações referentes ao processo seletivo poderão ser obtidas no Campus Virtual Fiocruz. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível no site da Plataforma e para tanto, deve observar as instruções detalhadas no item 7 do edital.
Para tirar dúvidas, envie um e-mail para pseletivo.ensp@fiocruz.br.
Estão abertas as inscrições para o Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica do XVII Curso de Biossegurança Laboratorial e Coleções Científicas. A participação no Módulo Introdutório de Biossegurança em Laboratório de Pesquisa Biomédica é um pré-requisito para aceite da inscrição nos demais módulos. Os certificados de cursos similares oferecidos por outras unidades da Fiocruz e por reconhecidas instituições de nível superior também serão aceitos. As inscrições estão disponíveis no Campus Virtual Fiocruz até 28 de março.
O objetivo deste módulo é sensibilizar os alunos que desenvolverão atividades laboratoriais sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho e sobre as práticas de biossegurança que devem ser adotadas.
O público-alvo deste módulo são alunos e profissionais, de nível médio, graduação e pós-graduação, que atuam em atividades de pesquisa biomédica e na área da saúde. Ao todo, estão abertas 60 vagas. O módulo será realizado na modalidade EaD, com carga horária total de 20h.
O curso de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz é constituído por nove módulos ministrados por pesquisadores doutores da Fiocruz e colaboradores da Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (CIBio-IOC), que prestam a divulgação dos seus saberes voluntariamente. Portanto, os módulos são oferecidos conforme a disponibilidade de cada professor e sem custo financeiro para os alunos.
O Ensino do Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso de atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde 2025. O curso é presencial e estão sendo oferecidas 20 vagas. As inscrições estão abertas pelo Campus Virtual Fiocruz até 25 de abril!
Coordenado por Mônica Magalhães, pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde/Icict, o curso é voltado a profissionais graduados atuantes na área de Saúde Pública e estudantes de pós-graduação em Saúde Pública e afins, o curso tem aulas teóricas e práticas, com carga horária de 80 horas, distribuídas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, de 30 de junho a 11 de julho de 2025.
O objetivo do curso é capacitar pesquisadores, alunos, trabalhadores e gestores em relação as abordagens teóricas e metodológicas para os problemas de saúde nas suas dimensões temporais e espaciais (território), introduzindo conceitos básicos da análise espacial em eventos relacionados à saúde para formar alunos que serão possíveis replicadores das ferramentas utilizadas em instituições parceiras.
Para obter outras informações, acesse a chamada pública.
Estão abertas as inscrições para o curso “Gestão do conhecimento estratégico para (bio)impressão 3D centrada nas necessidades do usuário”, ofertado pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). Os interessados poderão se inscrever até 31 de março pelo Campus Virtual Fiocruz.
Serão tratados pelos instrutores como identificar e compreender a relevância da (bio)impressão no contexto global das tecnologias do medicamento e explorar os conceitos e fundamentos e a sua aplicação na área biomédica e farmacêutica. Numa forma holística, capacitar o aluno para compreender quais são os atuais desafios no desenvolvimento de novos medicamentos, analisar os materiais utilizados na (bio)impressão e suas propriedades críticas para o sucesso de diferentes aplicações e o papel do controle da qualidade. Por fim, explorar as aplicações da bioimpressão em medicina regenerativa e modelos in vitro, além de explorar as possibilidades de desenvolvimento de formulações farmacêuticas personalizadas visando atender demandas da pediatria, geriatria e curativos para feridas de forma teórica e prática (apresentação de protótipos).
O curso é voltado a alunos inscritos nos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz, preferencialmente alunos dos PPG profissional e acadêmico de Farmanguinhos e Biomanguinhos (20 vagas para Farmanguinhos e 10 vagas para Biomanguinhos).
As aulas serão realizadas entre os dias 7 e 11 de abril, em modalidade presencial no campus Manguinhos, com carga horária de 40h.
Confira aqui a programação do curso!
Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato com: educacao.far@fiocruz.br
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) está com inscrições abertas para o curso “Desenvolvimento de pré-clínico de produtos biológicos obtidos pela biotecnologia e engenharia genética com enfoque cubano”. A oportunidade é destinada, preferencialmente, aos alunos do Programa Profissional de Farmanguinhos, do Programa de Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp) e do Mestrado em Ciência de Animais do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB). Interessados podem se inscrever até 20 de março pelo Campus Virtual Fiocruz.
Inscreva-se já!
O curso, com abrangência internacional, será realizado de 24 a 28 de março, de forma semipresencial.
No dia 24 de março, a instrutora Dasha Fuentes Morales, do Centro Nacional para la Producción de Animales de Laboratório/Cuba, vai ministrar a primeira aula, que será aberta, das 9h às 12h, pelo canal oficial de Farmanguinhos no YouTube:
#ParaTodosVerem Banner do curso com abrangência internacional. O fundo do banner é majoritariamente branco. No topo, há uma imagem de duas mulheres de jaleco, luvas, óculos de proteção e máscara manuseando produtos, e ao lado a imagem demonstrativa de um DNA. Abaixo, no do curso "Desenvolvimento pré-clínico de produtos biológicos obtidos pela Biotecnologia e Engenharia Genética com Enfoque Cubano". Mais abaixo, o período de inscrições, 17 a 20 de março, no Campus Virtual Fiocruz, e uma caixa laranja em destaque com a frase "Clique aqui para mais informações". Abaixo, está descrito o públic-alvo: alunos do Programa Profissional de Farmanguinhos, Programa de Meio Ambiente da Ensp e do Mestrado em Ciência de Animais do ICTB. Data do curso: de 24 a 28 de março. Coordenação Wanise Barroso (Farmanguinhos/Fiocruz). Ao final da imagem, a informação da Aula Aberta, no dia 24 de março, das 9h às 12h, com a instrutora Dasha Fuentes Morales, do Centro Nacional para la Producción de Animales de Laboratório/Cuba.
O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado. O programa tem como objetivo formar mestres e doutores aptos para a docência no ensino superior, além de qualificá-los para o desenvolvimento de pesquisas em Ensino em Biociências e Saúde e campos afins nas diversas áreas de atuação e concentração do Programa.
A PGEBS tem concentração nas áreas de Ciência e Arte; Ciências Sociais e Humanas Aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde; Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico; Ensino e Aprendizagem em Biociências e Saúde.
Mestrado
Serão oferecidas até 30 vagas para mestrado, havendo a possibilidade de matricular candidatos aprovados além das vagas oferecidas, a critério da coordenação. As inscrições devem ser realizadas entre 17 de março e 4 de abril.
Público-alvo: portadores(as) de diploma de graduação, obtido em curso reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), que atuem ou pretendam atuar na mediação da apropriação social do conhecimento científico, especialmente educadores, profissionais do Ensino e do campo da Saúde, oriundos das diversas áreas do conhecimento.
Duração total do curso: O curso é presencial e o prazo máximo de conclusão do curso é de 24 meses.
Para ter acesso ao formulário de inscrição, é necessário realizar um cadastro no Login Único da Fiocruz seguindo os passos descritos no item 2.3 da Chamada!
Para mais informações, acesse as Chamadas de Seleção.
Doutorado
Serão oferecidas até 20 vagas para doutorado, havendo a possibilidade de matricular candidatos aprovados além das vagas oferecidas, a critério da coordenação. As inscrições devem ser realizadas entre 17 de março e 4 de abril.
Público-alvo: portadores de diploma de mestre, obtido em curso reconhecido pela Capes ou portadores de diploma de graduação, obtido em curso reconhecido pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), que apresenta um conjunto de produções acadêmicas na área de ensino, como primeiro autor com reconhecida relevância acadêmico-científica. Os candidatos devem atuar ou pretendem atuar na mediação da apropriação social do conhecimento científico, especialmente educadores, profissionais do Ensino e do campo da Saúde oriundos das diversas áreas do conhecimento.
Duração total do curso: O curso é presencial e o prazo máximo de conclusão do curso é de 48 meses.
Para ter acesso ao formulário de inscrição, é necessário realizar um cadastro no Login Único da Fiocruz seguindo os passos descritos no item 2.3 da Chamada!
Para mais informações, acesse as Chamadas de Seleção.
Estão abertas as inscrições para o 'Workshop internacional de ferramentas para vigilância genômica e estudos epidemiológicos virais'. Organizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC, em parceria com Centro Latino-Americano de Biotecnologia (Cabbio), a atividade abordará desde conceitos de sequenciamento de nova geração e otimização de protocolos laboratoriais até análises de genomas virais com foco na vigilância genômica. Os interessados têm até o dia 12 de março para efetuar a inscrição, via Campus Virtual Fiocruz.
O workshop acontecerá de 7 a 11 de abril na modalidade presencial (sala 5 do Módulo de expansão do Ensino – Pav. Arthur Neiva).
Ao todo, serão oferecidas 20 vagas.
Para mais informações, clique aqui.
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)
O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do IOC/Fiocruz torna pública a chamada de seleção para o curso de Mestrado 2025, nas áreas de concentração em Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) e em Diagnóstico, Epidemiologia e Controle (DEC). O período de inscrição vai de 6 a 26 de março de 2025. Interessados podem se inscrever pelo Campus Virtual Fiocruz.
Podem participar: profissionais de nível superior com graduação em Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária, Microbiologia, Biotecnologia, Fisioterapia, Saúde Coletiva e áreas afins.
O Programa visa a formação de pesquisadores e docentes de nível superior qualificando-os para o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas no campo da Medicina Tropical, proporcionando a identificação, manejo de questões associadas a aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais e integrar tecnologias estabelecidas e inovadoras para pesquisa na área biomédica para o reconhecimento dos determinantes socioambientais das doenças transmissíveis.
Serão oferecidas até 15 vagas, sendo 10 (dez) vagas destinadas à área DEC e 5 (cinco) vagas destinadas à área DIP.
O curso será desenvolvido em regime integral, necessitando que os alunos tenham dedicação de 40 horas semanais. O prazo mínimo de conclusão do curso é de 12 meses e o máximo de 24 meses.
Acesse a Chamada e saiba mais.