história

Home história
Voltar
Publicado em 19/07/2023

História das Ciências, Divulgação científica e Patrimônio Cultural: inscrições abertas em disciplinas isoladas

Autor(a): 
Fabiano Gama*

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) está com inscrições abertas para disciplinas isoladas dos Programas de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, e Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde.

Confira abaixo as informações sobre cada Programa.

História das Ciências  da Saúde

O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC) foi criado em 2000 e, no ano seguinte, recebeu sua primeira turma. Hoje, é reconhecido como centro de referência nacional e internacional no campo da história das ciências, em particular das ciências biomédicas e da saúde. Seus cursos de mestrado e doutorado são reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com conceito 5.

O programa se destina aos portadores de diploma de ensino superior obtidos, preferencialmente, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências sociais, ciências da saúde e ciências biológicas. A área de concentração do Programa abrange três linhas de pesquisa: História das Ciências Biomédicas, História da Medicina e das Doenças, e História das Políticas, Instituições e Profissões em Saúde.

Até 21 de julho, serão aceitas inscrições de candidatos nas disciplinas oferecidas nas seguintes situações:

- Alunos(as) regulares – alunos(as) do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde.
- Alunos(as) externos – alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; e alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e privadas. Poderão matricular-se em disciplinas obrigatórias e eletivas.
- Alunos(as) especiais – alunos(as) graduados, sem vínculo com cursos de pós-graduação stricto-sensu. Estes alunos poderão matricular-se apenas em disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa, sendo uma por ano e no máximo por 2 (dois) anos.

Para efetuar a inscrição, alunos regulares deverão se inscrever online na Plataforma Siga.

As inscrições para alunos especiais e externos deverão se enviadas para o e-mail: ppghistoriasaude@fiocruz.br. Acesse aqui o formulário de solicitação em disciplinas isoladas para alunos especiais e o formulário de solicitação em disciplinas isoladas para alunos externos.

Confira aqui as disciplinas disponíveis e o calendário acadêmio 2023.2.

Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde

O Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde tem como objetivo a formação, em nível de Mestrado Acadêmico, de pesquisadores qualificados para a produção de novos conhecimentos que visam incrementar o diálogo entre ciência, tecnologia, saúde e sociedade e capazes de induzir o desenvolvimento de novas ações e estratégias para o campo da Divulgação Científica.

Até 23 de julho, serão aceitas inscrições de candidatos nas disciplinas oferecidas nas seguintes situações:

- Alunos(as) regulares – alunos(as) do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde.
- Alunos(as) externos – alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz e alunos(as) de cursos de pós-graduação stricto sensu de outras instituições públicas e privadas. Poderão matricular-se em disciplinas obrigatórias e eletivas, desde que haja vaga e a juízo do professor responsável pela disciplina e da Comissão de Pós-Graduação.
- Alunos(as) especiais – alunos(as) graduados, sem vínculo com cursos de pós-graduação stricto-sensu. Estes alunos poderão matricular-se em disciplinas oferecidas pelo Programa, desde que haja vaga e a juízo do professor responsável pela disciplina e da Comissão de Pós-Graduação.

Para efetuar a inscrição, alunos regulares deverão se inscrever online na Plataforma Siga

As inscrições para alunos especiais e externos deverão se enviadas para o e-mail: ppgdivulgacao@fiocruz.br. Acesse aqui o formulário de solicitação em disciplinas isoladas para alunos especiais e o formulário de solicitação em disciplinas isoladas para alunos externos.

Confira aqui as disciplinas disponíveis e o calendário acadêmio 2023.2.

Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde

O Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), foi criado em 2015 e, no ano seguinte, recebeu a sua primeira turma.  Seu curso de Mestrado Profissional foi aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com conceito 4. Destina-se à formação de profissionais capazes de articular o conhecimento teórico com o desenvolvimento de métodos e técnicas inovadoras, de forma interdisciplinar, na abordagem dos processos de gerenciamento da preservação e conservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde.

É destinado a portadores de diploma de nível superior obtidos, preferencialmente, nas seguintes áreas de conhecimento: áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde, que atuam ou possam atuar em órgãos das estruturas ministeriais, das secretarias estaduais e municipais e de suas agências, institutos e hospitais, assim como instituições de custódia (arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação) responsáveis pela preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde. O Programa é também voltado para as instituições privadas e não governamentais que necessitem capacitar seus profissionais para atuar na produção, preservação e gestão de bens arquitetônicos e acervos documentais.

A área de concentração é a Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural e compreende duas linhas de pesquisa: Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade e Patrimônio Cultural: preservação e gestão.

De 24 a 28 de julho, serão aceitas inscrições de candidatos nas disciplinas oferecidas nas seguintes situações:

- Alunos(as) regulares – alunos(as) do Programa de Pós-graduação em Preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da Saúde.

- Alunos(as) externos – alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; e alunos(as) de outros cursos de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas e privadas. Poderão matricular-se em disciplinas obrigatórias e eletivas.

- Alunos(as) especiais – alunos(as) graduados, sem vínculo com cursos de pós-graduação stricto-sensu. Estes alunos poderão matricular-se apenas em disciplinas eletivas oferecidas pelo Programa, sendo uma por ano e no máximo por 2 (dois) anos.

Para efetuar a inscrição, alunos regulares deverão se inscrever online na Plataforma Siga

As inscrições para alunos especiais e externos deverão se enviadas para o e-mail: ppgpatrimonio@fiocruz.br. Acesse aqui o formulário de solicitação em disciplinas isoladas para alunos especiais e o formulário de solicitação em disciplinas isoladas para alunos externos.

Confira aqui as disciplinas disponíveis e o calendário acadêmio 2023.2.

 

*Com informações da COC/Fiocruz.

Publicado em 03/05/2023

Amazônia é tema de nova edição do curso online História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno

Autor(a): 
COC/Fiocruz

A Amazônia será o tema da 4ª edição do curso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno, que será realizado remotamente pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) entre 22 e 26 de maio. O objetivo geral é apresentar e discutir o impacto do Antropoceno nos diversos campos do conhecimento, mas principalmente nas humanidades e nas artes. As inscrições estão abertas até 20 de maio.

Inscreva-se já!

Voltado para pessoas de diferentes áreas das ciências humanas e naturais interessadas no debate sobre o Antropoceno na história do conhecimento, das relações com o ambiente e com os saberes indígenas, o minicurso terá transmissão aberta pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no Youtube. Aqueles que quiserem obter certificado de participação devem se inscrever no Campus Virtual Fiocruz.

O objetivo do curso é fazer com que o aluno compreenda como a emergência ecológica contemporânea, que está na raiz da formulação do conceito de Antropoceno, afeta os debates nas humanidades e nas artes, por implicar novas formas de conceber a espécie humana, os modos de interação com o ambiente e as ideias de modernidade e política, debatendo o impacto do Antropoceno nas ciências humanas e sociais, sobretudo na história, a partir dos principais autores, argumentos, perspectivas e controvérsias, com especialistas versados nas diversas temáticas concernentes à ideia de uma época geológica conformada pela ação humana no planeta.

A coordenação do minicurso é dos professores e pesquisadores da COC André Felipe Cândido da Silva, Magali Romero Sá e Dominichi Miranda de Sá. A carga horária é de 18 horas.

Esta edição contará com a participação dos professores Rômulo de Paula Andrade (COC/Fiocruz), Claiton Márcio da Silva (UFFS), Alyne Costa (PUC-Rio), Carlos Afonso Nobre (Inpe), Susanna Hecht (Ucla – Institute of the Environment & Sustainability), André Fernando Baniwa (Ministério dos Povos Indígenas), Eduardo Neves (USP), Joana Cabral de Oliveira (Unicamp), André Felipe Cândido da Silva (COC/Fiocruz), André Secchieri Bailão (COC/Fiocruz) e Eliane Brum (Projeto Sumaúma). 

Confira a programação completa no Campus Virtual Fiocruz:

22/05
Manhã:
Rômulo de Paula Andrade (PPGHCS, COC-Fiocruz) e Claiton Márcio da Silva (UFFS) - "Modernização e Desenvolvimento: Amazônia e Cerrado na Grande Aceleração"
 
Tarde:
Alyne Costa (PUC-Rio) - "Terrestre, planetário, global, zona crítica: espacialidades no Antropoceno"
 
23/05
Manhã:
Carlos Nobre (INPE) – "Amazônia próxima de um ponto de não retorno. A urgente necessidade de uma bioeconomia da floresta em pé"
 
Tarde:
Susanna Hecht (UCLA) - "Environmental History as if the Future Mattered: from the delightful Anthropocene to the Great Acceleration in Amazonia"
 
24/05
Manhã:  
André Fernando Baniwa (Ministério dos Povos Indígenas) - 
"Reconstrução do bem viver dos povos indígenas: Rio Negro e povo Baniwa da Amazônia"
 
Tarde:
Eduardo Neves (USP) - "Entre o passado e a extinção: a Amazônia e o Antropoceno"
 
25/05
Tarde:
Joana Cabral de Oliveira (UNICAMP) – "Alianças vegetais para encarar o Antropoceno" 
 
26/05
Manhã: 
André Felipe Cândido da Silva e André Secchieri Bailão (COC-Fiocruz) - 
"A Amazônia como microcosmo do Antropoceno”

Tarde:
Eliane Brum (Projeto Sumaúma) – “Amazônia, centro do mundo: a urgência de uma outra linguagem para responder à emergência climática"

 

#ParaTodosVerem Banner com a imagem de uma árvore do lado esquerdo, o foco da foto está nas longas raízes, no chão várias folhas secas caídas. Do lado direito do banner um fundo verde com as inscrições até 20 de maio, o curso será online, o nome é História, ambiente e conhecimento no Antropoceno - especial Amazônia, data das aulas de 22 a 26 de maio, ministrado por André Felipe Cândido da Silva, Dominichi Miranda de Sá e Magali Romero Sá (COC/ Fiocruz)

Publicado em 11/11/2022

Curso sobre História da Saúde Pública será oferecido no Abrascão

Autor(a): 
Lucas Leal*

Pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) oferecerão o curso História da Saúde Pública no Brasil durante o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão. A atividade pré-congresso será realizada nos dias 19 e 20 de novembro, e conta com carga horária de 12h. O curso foi desenvolvido por especialistas em História da Saúde no Brasil, que são professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da COC e integrantes do Observatório História e Saúde (OHS). O Campus Virtual Fiocruz lembra que está disponível em sua plataforma um curso sobre essa temática, desenvolvido pelo mesmo grupo. A formação, História da Saúde Pública no Brasil, é online e gratuita e está com inscrições abertas. 

Curso pré-congresso

O curso História da Saúde Pública no Brasil acontecerá nos dias 19 de novembro (9h às 17h) e 20 de novembro (9h às 12h30) no Mezanino A, Sala 100A do Centro de Convenções Salvador. Ao todo, estão disponíveis 50 vagas, voltadas a integrantes de movimento social, estudantes e pesquisadores da saúde coletiva. 

O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Salvador, Bahia, será realizado no período de 19 a 24 de novembro de 2022, com atividades pré-congresso nos dias 19 e 20. Esta edição traz como tema central “Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social” e pretende ser um momento de reencontro e de reafirmação dos pactos em defesa da vida, do SUS e da Democracia brasileira. 

O evento acontecerá num ano extremamente importante para o futuro do país, portanto, visa estimular reflexões e propostas que possam ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia dos próximos governos, seja Federal ou Estaduais, de modo a contribuir para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas relevantes e estratégicas para o Brasil.

Veja aqui todas as informações sobre o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva em Salvador

Curso online e gratuito sobre História da Saúde Pública no Brasil

A formação do Campus Virtual Fiocruz é voltada especialmente a alunos de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, pesquisadores, trabalhadores da saúde pública e coletiva, mas aberta a todo o público interessado na temática. Ele é oferecido em formato autoinstrucional, ou seja, o aluno tem autonomia no aprendizado. Além disso, emite certificado aos aprovados na avaliação final. 

Sua proposta é debater temas relevantes sobre a história da saúde no Brasil ao longo dos séculos, com foco em políticas públicas de saúde, ações filantrópicas e privadas, assim como concepções sobre saúde, doença e cuidado. Ele foi desenvolvido em parceria com especialistas em História da Saúde no Brasil, que são professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da Casa de Oswaldo Cruz e integrantes do Observatório História & Saúde (OHS). O OHS é uma estrutura permanente do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (OHS/Depes/COC/Fiocruz) e também faz parte da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH). 

Conheça a estrutura do curso:

Unidade 1 – Do império a primeira República: O surgimento da saúde pública

  • Aula 1 – A saúde e a doença da Colônia ao Império
  • Aula 2 – Saúde, microbiologia e reformas urbanas
  • Aula 3 – Oswaldo Cruz e o saneamento do Rio de Janeiro
  • Aula 4 – Das Cidades aos Sertões

 
Unidade 2 – Do Período Getulista à Ditadura Civil Militar

  • Aula 1 – Saúde Pública no 1º Governo Vargas
  • Aula 2 – O surgimento da Medicina Previdenciária
  • Aula 3 – Previdência e Saúde Pública: um Sistema Segmentado
  • Aula 4 – Saúde Pública e Desenvolvimento entre 1945 e 1964

 
Unidade 3 – Da Ditadura Civil Militar à regulamentação do SUS

  • Aula 1 – O fortalecimento do sistema previdenciário e da rede hospitalar no Brasil
  • Aula 2 – O Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira
  • Aula 3 – O processo institucional da reforma sanitária
  • Aula 4 – A emergência do SUS


*Lucas Leal é estagiário sob a supervisão de Isabela Schincariol / com informações da Casa de Oswaldo Cruz

Publicado em 05/10/2022

Inscrição aberta para seminário de pós-graduação em História da Ciência

Autor(a): 
COC/Fiocruz

Estão abertas até 21 de outubro as inscrições para o 8º Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História e a 8ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz). Promovido pela Anpuh-Rio e pelo PPGHCS, o evento será realizado em conjunto entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, com atividades presenciais e virtuais síncronas. As apresentações de trabalhos estão abertas a todos os mestrandos, mestres, doutorandos e doutores ligados a qualquer programa de pós-graduação e que desenvolva pesquisa clara na área da História. As inscrições estão disponíveis até 21 de outubro.

Inscreva-se já!

O objetivo principal do Seminário é promover o intercâmbio das pesquisas que vêm sendo realizadas pelos discentes dos programas de pós-graduações do estado do Rio de Janeiro, com a participação de professores nas especialidades de cada área temática como debatedores. Esta oitava edição abriga ainda a 8ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde do PPGHCS (COC/Fiocruz).

A abertura do encontro será realizada no dia 29 de novembro, às 10h, presencialmente no Auditório do Museu da Vida Fiocruz, em Manguinhos (RJ), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz. As sessões virtuais de apresentação de trabalhos poderão ser acessadas via Zoom pelos participantes inscritos.

Para inscrições e programação completa, acesse o site da Anpuh-Rio.

Publicado em 17/05/2022

COC oferece 3ª edição do minicurso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno

Autor(a): 
Comunicação COC/Fiocruz

Apresentar e discutir o impacto do Antropoceno nos diversos campos do conhecimento, mas principalmente nas humanidades e nas artes. Este é o objetivo geral da 3ª edição do minicurso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno, que será realizado remotamente pela Casa de Oswaldo Cruz entre 30 de maio e 3 de junho. Aqueles que quiserem obter certificado de participação devem se inscrever até 26 de maio no Campus Virtual Fiocruz. Voltado para pessoas de diferentes áreas das ciências humanas e naturais interessadas no debate sobre o Antropoceno na história do conhecimento, das relações com o ambiente e com os saberes indígenas, o minicurso terá transmissão aberta pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no Youtube.  

Inscreva-se já!

A coordenação do minicurso é dos professores e pesquisadores da COC André Felipe Cândido da Silva, Magali Romero Sá e Dominichi Miranda de Sá. A carga horária é de 28 horas, divididas em sete turnos, durante os quatro dias.

Esta edição contará com a participação dos professores Renzo Romano Taddei (Unifesp); Alyne Costa (PUC-Rio); Ewa Domanska (Adam Mickiewicz University e Stanford University), Juliana Fausto (Universidade Federal do Paraná); Marina Pereira Penteado (Universidade Federal do Rio Grande); Rodrigo Turin (Unirio); e Sineia do Vale (Líder Indígena da etnia Wapichana). 

Confira a programação completa no Campus Virtual Fiocruz
 

Publicado em 27/04/2022

História da Saúde Pública no Brasil: novo curso com inscrições abertas

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Ao longo dos anos, estudos históricos vêm contribuindo para a compreensão de diferentes aspectos da sociedade, em particular no que concerne à sua relação com saúde e proteção social. Buscando analisar a história da saúde no Brasil com foco nas políticas públicas de saúde, nas ações filantrópicas e privadas, assim como nas concepções sobre saúde, doença e cuidado, o Campus Virtual Fiocruz acaba de lançar o curso online e gratuito História da Saúde Pública no Brasil. A formação, com carga horária de 50h, é voltada especialmente a alunos de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento, mas aberta a todo o público interessado na temática. 

Inscreva-se já! 

O curso foi desenvolvido em parceria com especialistas em História da Saúde no Brasil, que são professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da Casa de Oswaldo Cruz e integrantes do Observatório História & Saúde (OHS). O OHS é uma estrutura permanente do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (OHS/Depes/COC/Fiocruz) e também faz parte da Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH). Em breve, o conteúdo desta formação será oferecido pelos programas de pós-graduação da Fiocruz no formato de disciplina transversal, voltada especificamente aos alunos matriculados na instituição. A previsão é que a essa disciplina seja lançada no segundo semestre de 2022. A disciplina transversal oferece conteúdos em acesso aberto, podendo ser utilizada por diferentes cursos e instituições.     

Compreender os processos de construção para melhor analisar os desafios

Para o coordenador da formação, Carlos Henrique Assunção Paiva, que é professor e pesquisador da COC/Fiocruz e ainda coordenador do OHS, nos últimos anos, de forma crescente, historiadores profissionais têm se dedicado a estudar múltiplos aspectos tanto da história das ciências da saúde como das práticas, das ações e das políticas que organizam o setor. Essa produção, heterogênea em seus métodos e objetivos, tem lançado luzes sobre a forma como ideias e doutrinas, mas também práticas e tradições, se constroem e eventualmente se institucionalizam em nosso sistema de saúde. 

Segundo ele, "compreender esse processo de construção das ideias e das coisas, mais do que um mero exercício de erudição, tem se revelado importante para melhor analisarmos os desafios que nos cercam. Nós entendemos que o curso de História da Saúde Pública no Brasil foi pensado justamente nesse sentido. Ele reúne algumas questões, de fundo histórico, que ajudarão nossos alunos e alunas a produzirem uma reflexão acerca das potências do atual sistema de saúde, mas também dos diferentes obstáculos que esse sistema precisa enfrentar para que se estabeleça em toda sua plenitude", detalhou Paiva.

De acordo com os organizadores do curso, a importância do estudo da História da Saúde na formação do profissional de saúde é inegável. Para eles, conhecer os processos que historicamente levaram o país ao sistema de saúde hoje existente desvela diversos problemas que afetam a população e mostra também as potencialidades e desafios que estão a nossa frente. 

A formação certificará alunos inscritos que forem aprovados na avaliação final proposta. O curso é autoinstrucional, ou seja, oferecido sem a mediação de um tutor, e foi estruturado em três unidades de aprendizagem, com quatro aulas cada. Conheça a sua organização

Unidade 1 – Do império a primeira República: O surgimento da saúde pública
Aula 1 – A saúde e a doença da Colônia ao Império
Aula 2 – Saúde, microbiologia e reformas urbanas
Aula 3 – Oswaldo Cruz e o saneamento do Rio de Janeiro
Aula 4 – Das Cidades aos Sertões

Unidade 2 – Do Período Getulista à Ditadura Civil Militar
Aula 1 – Saúde Pública no 1º Governo Vargas
Aula 2 – O surgimento da Medicina Previdenciária
Aula 3 – Previdência e Saúde Pública: um Sistema Segmentado
Aula 4 – Saúde Pública e Desenvolvimento entre 1945 e 1964

Unidade 3 – Da Ditadura Civil Militar à regulamentação do SUS
Aula 1 – O fortalecimento do sistema previdenciário e da rede hospitalar no Brasil
Aula 2 – O Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira
Aula 3 – O processo institucional da reforma sanitária
Aula 4 – A emergência do SUS

Publicado em 24/02/2021

Negacionismos e revisionismos ideológicos serão debatidos na aula inaugural da Casa de Oswaldo Cruz

Autor(a): 
Comunicação COC/Fiocruz

A Casa de Oswaldo Cruz recebe, em 19 de março, às 14h, o professor Marcos Napolitano, da Universidade de São Paulo (USP), para a aula inaugural Negacionismos e revisionismos ideológicos: o conhecimento histórico em xeque. A atividade, que abre o ano letivo dos cursos de pós-graduação das áreas de história, patrimônio cultural e divulgação científica da instituição, será transmitida ao vivo pela página da Casa no Facebook. O encontro é aberto a todos os interessados. 

"Eu pretendo apresentar a discussão atual sobre o negacionismo, que é um fenômeno relativamente novo na conjuntura brasileira. [A aula vai abordar] não somente o negacionismo histórico, mas [também] os negacionismos científicos, que vêm tomando conta do debate público, e também discutir as fronteiras entre o revisionismo historiográfico e o revisionismo ideológico", afirma Marcos Napolitano, destacando a importância do tema no contexto atual.

Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar, e na área de história da cultura, com ênfase nas relações entre história e música popular e história e cinema, Marcos Francisco Napolitano de Eugênio é doutor e mestre em História Social pela USP, instituição da qual é docente. Foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 1994 e 2004 e professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III, em 2009.

Publicado em 23/09/2020

Mestrado e doutorado em história das ciências e da saúde estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz), na área de concentração de História das Ciências. Ao todo, estão disponíveis 18 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado. A seleção é para o ano de 2021. O PPGHCS tem como objetivo a formação, no âmbito das ciências humanas e sociais, de recursos humanos altamente capacitados para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de história das ciências e história da saúde, bem como o exercício do magistério em cursos de graduação e pósgraduação. As inscrições vão até 14 de dezembro. 

A análise da ciência e da saúde como objetos relevantes da história é compreendida como um caminho para reflexões mais amplas sobre as relações entre o conhecimento e as demandas e desafios da sociedade brasileira. O Programa busca contribuir para que a pós-graduação amplie sua importância e atuação na agenda nacional de pesquisa e de educação. O curso é voltado a profissionais de nível superior, que atuem preferencialmente nas seguintes áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências sociais, ciências da saúde, ciências biológicas e ciências biomédicas.

Mestrado em História das Ciências e da Saúde

O curso será realizado em regime de dedicação integral e o aluno terá o máximo de 24 meses para concluir o total de créditos exigidos. Ao todo, estão disponíveis 18 vagas para o curso de mestrado, sendo 14 para ampla concorrência, 1 para Pessoas com Deficiência e 3 destinadas a negros (pretos e pardos) ou Indígenas.

Edital 2021 - Chamada Pública de Seleção Mestrado Acadêmico

Errata nº 1 - Chamada Pública de Seleção Mestrado Acadêmico - Edital 2021

Anexo X - Bibliografia para Ensaio Historiográfico - Mestrado 2021

Doutorado acadêmico em História das Ciências e da Saúde

O doutorado será realizado em regime de dedicação integral e o aluno terá o máximo de 48 meses para concluir o total de créditos exigidos. Ele ofere 15 vagas, sendo 12 para ampla concorrência, 1 a Pessoas com Deficiência e 2 destinadas a negros (pretos e pardos) ou Indígenas. 

Edital 2021 - Chamada Pública de Seleção Doutorado Acadêmico

Errata nº 1 - Chamada Pública de Seleção Doutorado Acadêmico - Edital 2021

Publicado em 13/07/2020

História das ciências e da saúde é tema de curso de inverno online

Autor(a): 
Comunicação COC/Fiocruz

O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove a 5ª edição do seu curso de inverno, que terá como tema A Covid-19 na história das epidemias: rupturas e continuidades. Devido às medidas de isolamento social, o evento será realizado no formato de seminário, portanto não haverá inscrição e nem certificação. As apresentações serão transmitidas pela internet, ao vivo, entre  20 e 24 de julho, das 15h às 16h30. O link da transmissão estará disponível na página da COC nos dias do evento. Acompanhe e participe!

A atual pandemia de Covid-19 impôs transformações abruptas no cotidiano de quase um terço da população mundial. Diante da novidade de um vírus desconhecido, identificado pelos cientistas como SARS-CoV-2, cujas características ainda são objeto de intenso debate entre pesquisadores, a prática do isolamento social emergiu como o único método eficaz para retardar a espantosa velocidade de contágio da doença causada pelo novo patógeno. Trata-se de um desafio sanitário de dimensões inéditas para o último século, cuja escala é somente comparável ao surto de gripe espanhola em 1918.

Contudo, epidemias, assim como seus desdobramentos sociais e econômicos, acompanham a experiência humana em seus mais variados tempos e contextos históricos. Taxas de mortalidade atípicas, quarentenas, estigmas associados aos doentes, promessas de curas milagrosas, resistências a medidas profiláticas, são alguns dos elementos que atravessam a história das epidemias, e que agora ocupam de forma quase integral os nossos dias.

Dividido em cinco módulos — cada um dedicado a uma doença e analisado à luz da atual pandemia —, a 5ª edição do curso de inverno visa encorajar a reflexão acerca das relações entre a atual pandemia e outras crises sanitárias marcantes na história da saúde no Brasil. Coordenado pelos pesquisadores Ricardo Cabral e Carolina Arouca, o curso discutirá temas como a atuação do poder público, o perfil da população mais vulnerável ao contágio, as possibilidades de identificação e combate do patógeno, ou a natureza dos medicamentos, entre outros.

Programação

Aula 1: As epidemias de cólera do século 19 no Brasil: raça, ciência e saúde
Professora: Dra. Kaori Kodama

Aula 2: Epidemias de Varíola e Pandemia de Covid: políticas públicas, conhecimento científico e educação popular - diferenças históricas no século 20
Professora: Dra. Tania Maria Fernandes

Aula 3: Epidemia de HIV/Aids no Brasil: do estigma às respostas públicas
Professora: Dra. Eliza Vianna

Aula 4: As epidemias nas páginas dos jornais: a gripe espanhola e a atuação do Instituto Oswaldo Cruz
Professoras: Dra. Lorenna Ribeiro Zem El-Dine e Dra. Vanessa P. da Silva e Mello

Aula 5: Epidemias de febre amarela no Brasil
Professor: Dr. Jaime Larry Benchimol

Serviço

5º Curso de Inverno do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz 

Tema: A Covid-19 na história das epidemias: rupturas e continuidades
Coordenação: Ricardo Cabral e Carolina Arouca
Data: 20/7 a 24/7
Horário: 15h às 16h30
Informações: ppghistoriasaude@fiocruz.br

Publicação : 18/06/2020

Resultado final - Chamada interna - Memória Institucional

A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (VPEIC/Fiocruz) divulga o resultado final dos projetos selecionados para financiamento no escopo da chamada interna  sobre a memória institucional da Fiocruz. A iniciativa faz parte das comemorações pelos 120 anos da instituição, celebrados no dia 25 de maio de 2020.

Categoria do documento:

Páginas

Subscrever RSS - história