Portal Fiocruz

Home Portal Fiocruz
Voltar
Publicado em 06/03/2024

Webinar discute farmacovigilância na pesquisa clínica

Autor(a): 
Comunicação VPPCB/Fiocruz

O Grupo de Trabalho de Farmacovigilância da Fiocruz, em parceria com a Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC), promove o webinar Farmacovigilância na Pesquisa Clínica: atuação e responsabilidades do profissional na pré e pós-comercialização. A atividade, que acontecerá no dia 7 de março, das 14h às 16h, é voltada para profissionais que atuam ou pretendem trabalhar no campo de farmacovigilância de pesquisa clínica na saúde pública. O objetivo do evento é ampliar o conhecimento sobre o tema e divulgar o curso que será promovido pela Fiocruz na área.

A transmissão do webinar será pelo Teams. Para participar é preciso se inscrever pela página da plataforma Even3.

Programação

14h | Abertura | Thaís Alves Amaral (Coordenação adjunta da Plataforma de Pesquisa Clínica da VPPCB/Fiocruz)

14h15 | O papel da farmacovigilância na pesquisa clínica - pré-comercialização | Helaine Carneiro Capucho (professora do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília)

14h35 | Sessão de perguntas e respostas

14h45 | O papel da farmacovigilância no pós-comercialização | Renata Saraiva Pedro (farmacêutica responsável pela farmacovigilância de Bio-Manguinhos/Fiocruz) e Patricia Mouta Nunes de Oliveira (médica da farmacovigilância de Bio-Manguinhos/Fiocruz)

15h05 | Sessão de perguntas e respostas

15h15 | Responsabilidades e funções no monitoramento de eventos adversos em pesquisa clínica | Moyra Cristina Guerra Ferreira (assistente de farmacovigilância da Plataforma de Pesquisa Clínica da VPPCB/Fiocruz) e Talita Aona Mazotti (analista de farmacovigilância da Plataforma de Pesquisa Clínica da VPPCB/Fiocruz)

15h35 | Sessão de perguntas e respostas

15h45 | Divulgação do curso de farmacovigilância | Talita Aona Mazotti

Publicado em 15/03/2024

Fiocruz lança curso de práticas de comunicação em instituições de saúde

Autor(a): 
Icict/Fiocruz

Oferecido pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), o curso de atualização Práticas de Comunicação em Instituições Públicas de Saúde está com inscrições abertas até 19 de março. Seu objetivo é estimular profissionais da comunicação e da saúde pública a refletirem sobre a importância de rever métodos cotidianos de trabalho. E, com isso, buscarem uma comunicação pública que seja mais acessível, mais empática e mais eficaz em seu papel não apenas de informar, mas também de ser elemento-chave no fortalecimento da cidadania e da democracia. 

Inscreva-se já!

Podem se inscrever pessoas com graduação em qualquer área, desde que mostrem que tenham em sua trajetória algum tipo de interação com o campo da comunicação e da saúde pública. O curso é presencial, e as aulas vão ocorrer no Campus Maré da Fiocruz, em Manguinhos, sempre às quartas-feiras, das 8h às 17h, entre 17 de abril e 29 de maio. As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas pelo Campus Virtual Fiocruz. Além da documentação, os candidatos deverão enviar currículo e carta de intenção, como descrito no edital

A pandemia de Covid-19 enfatizou ainda mais a centralidade que a comunicação ocupa, hoje, nos processos de saúde pública. Infodemia, desinformação, notícias falsas: desafios que têm impacto direto na saúde da população. E que, em conjunto, representam um fenômeno que tem em sua base a desigualdade estrutural e as violências históricas que marcam a sociedade brasileira. Como, porém, construir estratégias para fazer da comunicação pública um instrumento para enfrentar essas desigualdades? De que forma jornalistas, divulgadores científicos, gestores e cientistas podem buscar, em seu dia a dia, uma comunicação que esteja alinhada com os princípios do SUS? 

"O Ensino do Icict possui reconhecida trajetória no debate e no pensamento teórico multidisciplinar, ou seja, no enlace entre informação, comunicação e saúde. O que propomos com este curso, porém, é um enfoque prático. Ou seja, uma reflexão sobre como aplicar, no dia a dia, as conclusões e sentidos obtidos pelo debate acadêmico da área", explica Valéria Machado, coordenadora do curso.

Como inserir a acessibilidade de forma definitiva no cotidiano de quem faz comunicação? Como fazer da linguagem simples uma premissa para a produção de conteúdos diversos? Que tipo de preocupações éticas devemos ter na escolha de imagens e fotografias que ilustrem temas da saúde? Quais os caminhos da divulgação científica numa instituição pública? Olhando para questões como essas, profissionais de diferentes especialidades vão convidar os alunos a construírem reflexões e possíveis transformações em suas rotinas de trabalho.

Publicado em 26/02/2024

Ceensp discute 'metodologias sensíveis co-labor-ativas' para 'coracionar' a saúde coletiva

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Os desafios e avanços para unir a objetividade científica à subjetividade na produção e transmissão de conhecimentos serão tema do próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Coordenado pelo pesquisador Marcelo Firpo, o evento discutirá Metodologias sensíveis co-labor-ativas: encontros entre ciência, arte e transformação social para coracionar a saúde coletiva. O Ceensp ocorrerá no dia 28 de fevereiro, às 14h na sala 410 da Ensp e contará também com transmissão ao vivo pelo canal da Escola no Youtube, além de tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os palestrantes serão o pesquisador Paulo Amarante, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp); Marina Fasanello, do Núcleo Ecologias e Encontros de Saberes para a Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/Ensp); e Marcelo Tingui-Botó, da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e mestrando na Ufal.  

A proposta deste Ceensp é refletir sobre como o campo científico pode compreender formas de ser, viver e se relacionar com o mundo que transcendem a objetividade. Para isso, é preciso pensar metodologias interdisciplinares e coletivas que valorizem a sensibilidade dos saberes do senso comum, da arte e da consciência, presentes nos territórios indígenas, quilombolas, camponeses ou nas periferias urbanas. Nesse sentido, o desafio é estabelecer pontes, flexíveis e sutis entre a objetividade e a subjetividade num trabalho conjunto com os territórios e as pessoas. 

Ao Informe Ensp, a pesquisadora e o coordenador do Neepes/Ensp, Marina Fasanello e Marcelo Firpo, explicaram que as metodologias sensíveis co-labor-ativas, que estão desenvolvendo, buscam reconhecer o conhecimento sensível como episteme. “São centradas em encontros e confluências e buscam integrar dimensões epistemológicas, dimensões éticas, ontológicas e afetivas na produção de conhecimentos emancipatórios”, disseram. “Nós entendemos que os critérios de qualidade e objetividade científica na produção de conhecimento dos últimos séculos acabou gerando um afastamento entre ciência e os objetivos de transformação social. E esses afastamentos costumam se expressar por paradoxos mal enfrentados por modelos intelectuais da ciência que priorizam uma perspectiva em detrimento da outra, como por exemplo: pensar-sentir, exterior-interior, análise científica-consciência, desenvolvimento-envolvimento, razão especializada-senso comum, ciência-arte, e vários outras”, completaram os pesquisadores. 

Ainda de acordo com Marina Fasanello e Marcelo Firpo, o termo ‘sensível’ que caracteriza as metodologias que estão propondo estabelece “pontes, flexíveis e sutis, entre esses polos que marcam esses paradoxos”. Já o co-labor-ativo, propositalmente com hifens, “transcende a ideia de participação quando enfatiza a co-presença, com trabalho e ação conjuntos integrando a produção de conhecimentos com transformação social.  Esse movimento implica um esforço teórico e político de descolonizar e coracionar a academia”. Uma pergunta estratégica para a transição paradigmática da saúde coletiva, segundo os pesquisadores, seria: “como podemos compreender o papel da ciência e a dimensão metodológica em termos de limites, necessidades, desafios e avanços que têm sido feitos para se trabalhar com os territórios, as organizações comunitárias e os movimentos sociais voltados à transformação social?” 

Por que colocar esse tema em debate no Centro de Estudos? Os pesquisadores explicam: 

Temos uma crise planetária com múltiplas dimensões que esgarçam os limites da modernidade e seus projetos utópicos, e que se concretizam de diferentes maneiras: crise da democracia, concentração de renda e poder político, crise do Estado Moderno de Direito, crises socioambientais como a climática e a destruição dos ecossistemas.  

No caso do Sul Global e de nosso país, temos a emergência das vozes, conhecimentos e lutas cada vez mais visíveis de povos originários, quilombolas, de matriz africana, das mulheres e da juventude em periferias urbanas que apresentam outras reivindicações e alternativas. Criticá-las por serem questões identitárias e fragmentadoras implica num certo reducionismo que não enxerga que temos pela frente uma crise mais ampla de uma era que exige processos de transição paradigmática e civilizatória. A crítica à ciência moderna feita por escolas pós-coloniais e vários movimentos sociais têm a ver com falta de sensibilidade da ciência e dos cientistas de lidar com diferentes temas, populações, culturas e sistemas de conhecimentos. Ou seja, busca-se outra objetividade para pensar o conhecimento e a transformação social, os processos de desenvolvimento e “crescimento econômico”, mais voltados à ética, à política e à vida. Não se trata de pedir apenas por mais ciência dita objetiva, mas que continue desconectada da vida, das pessoas e das lutas sociais por dignidade. 

Para enfrentar tudo, acreditamos que o desafio atual do conhecimento passa pelo resgate da epistemologia com sabedoria. Para isso, precisamos aliar dimensões ontológicas, metodológicas, pedagógicas, artísticas e afetivas. Nesse sentido, a dimensão metodológica impulsionada por pesquisas interdisciplinares e qualitativas, obviamente vinculadas a dimensões também quantitativas da realidade, passa a ter uma nova centralidade no desafio de apoiar movimentos de transição paradigmática, seja no âmbito da saúde coletiva ou de outros campos interdisciplinares do conhecimento, como as ciências ambientais e sociais. 

Assista à transmissão abaixo:

Publicado em 20/02/2024

Cris/Fiocruz dá início a série de seminários sobre Agenda da Saúde Global

Autor(a): 
Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

A Agenda da Saúde Global é o tema que abre, na próxima quarta-feira, 21/2, às 10h, os Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde. Embora seja de acesso ao público em geral, o webinário promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) marca também o início das atividades do curso de Atualidades em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, com mais de 750 participantes espalhados pelo mundo, que acompanham as aulas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido e apoiado pelo Campus Virtual Fiocruz. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Videosaúde da Fiocruz em português, inglês e espanhol.

O embaixador Santiago Alcázar, pesquisador honorário do Cris/Fiocruz, debaterá a questão As Nações Unidas em crise?, enquanto a pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) Paula Reges abordará a Agenda da Saúde Global na Organização Mundial de Saúde e as agências da ONU. Coordenadora do Grupo de Trabalho Fiocruz-Universidade de São Paulo (USP), Deisy Ventura analisará o Tratado sobre Pandemias e a revisão do Regulamento Sanitário Internacional.

Caberá a Armando de Negri Filho, pesquisador visitante do Cris/Fiocruz, falar sobre A Agenda da Saúde ampliada no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Já o chefe da Divisão de Saúde Global, do Ministério das Relações Exteriores, Igor Barbosa, trará a visão do governo. O seminário será mediado por Guto Galvão, pesquisador sênior do Cris/Fiocruz e também coordenador do GT Fiocruz-USP. 

“O seminário vai discutir os grandes desafios enfrentados hoje pelas Nações Unidas, enquanto grande assembleia do mundo. Vai falar sobre a presença da saúde também nas agências da ONU”, explicou o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde, Paulo Buss. “É uma discussão que parte do geral para o específico, trazendo, a partir do conceito ampliado de saúde, os determinantes que estão fora do sistema de saúde propriamente dito. O seminário seguinte será sobre a situação demográfica e epidemiológica do mundo, e o terceiro sobre a resposta dada pelos sistemas de saúde a isso, seguindo uma abordagem lógica”.

Parte integrante do curso, os 25 seminários quinzenais online têm 750 alunos inscritos. Embora a maioria seja do Brasil, há também estudantes de países latino-americanos, asiáticos, africanos e europeus. O curso busca discutir e refletir sobre os principais desafios políticos, sociais, econômicos e ambientais que afetam a saúde em nível global e regional.

Acompanhe a transmissão:

Em português:

Em espanhol:

Em inglês:

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo azul escuro, no topo o nome do seminário: Seminários Avançados Cris em Saúde Global e Diplomacia da Saúde 2024 - Agenda da Saúde Global. Abaixo, fotos e nomes dos participantes dos seminários, data e horário do evento: 21/2, das 10h às 13h.

Publicado em 22/02/2024

Inscrições abertas para curso de atualização em Comunicação e Saúde

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Oferecido em formato remoto, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) abre 20 vagas para profissionais, comunicadores populares e pessoas com interesses acadêmicos de todo o Brasil que queiram fazer o curso de atualização em Comunicação e Saúde, com inscrições até 28 de fevereiro de 2024. As aulas serão ministradas por plataforma digital.

Inscreva-se já!

O curso gratuito possui carga horária de 36 horas, com aulas ministradas às terças-feiras, das 9h às 12h, de 9 de abril a 11 de junho de 2024. O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) do Icict, Márcia Lisboa e Kátia Lerner (coordenadora adjunta).

Os interessados devem possuir graduação completa e conhecer todas as regras contidas na Chamada Pública e se certificar de efetivamente preencher todos os requisitos exigidos. Para se inscrever, o candidato deve efetuar o pedido de inscrição através do envio de documentação para o e-mail processoseletivo@icict.fiocruz.br. As inscrições podem ser realizadas através do Campus Virtual Fiocruz.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail da Secretaria Acadêmica do Icict: seca.icict@icict.fiocruz.br – informando no assunto o nome do curso. Exemplo: Atualização em Comunicação e Saúde 2024.

+ Confira a chamada pública do curso remoto de atualização em Comunicação e Saúde

Publicado em 19/02/2024

Chamada interna: inscrições abertas para Programas de auxílio para artigo e professores visitantes

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Coordenação-Geral de Educação, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (CGE/VPEIC), torna pública a abertura das chamadas internas 2024 do Programa Institucional de Internacionalização – Capes/PrInt-Fiocruz. As oportunidades são para os seguintes programas: Seleção para concessão de auxílio para artigo em periódico científico; Seleção de Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior; Seleção de Professor Visitante no Brasil para estadia de curta duração. A Coordenação-Geral de Educação será responsável pela coordenação do processo de seleção, divulgação do resultado, gerenciamento e execução dos recursos, segundo as regras do Capes/PrInt-Fiocruz.

Confira as oportunidades:

Chamada 06/2024: Seleção para concessão de auxílio para artigo em periódico científico

Visa pagar a taxa de publicação de artigos científicos já aceitos e/ou serviços de revisão técnica e revisão do manuscrito, realizados por empresa especializada, em outro idioma. O auxílio será concedido a artigos científicos que sejam produtos diretos da mobilidade promovida por bolsas do Programa Capes/Print-Fiocruz ou de parceria internacional. Um dos coautores do texto deve ser afiliado a instituição de ensino superior estrangeira.

A solicitação pode ser feita até 15/6/2024 ou até o término dos recursos financeiros disponibilizados, no Campus Virtual Fiocruz.

Chamada 07/2024 - Seleção de Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior

Selecionará servidores efetivos e ativos da Fiocruz, que sejam credenciados como orientadores dos Programas de Pós-Graduação que participam do Programa Capes/Print-Fiocruz. A chamada divide-se nas categorias Júnior, voltada a pesquisadores com titulação de doutorado obtida há, no máximo, 10 anos, e Sênior, com titulação obtida há mais de 10 anos.

Serão ofertadas três bolsas para Júnior e cinco para Sênior, com vigência de três meses, impreterivelmente, de agosto a outubro de 2024, quando se encerra o Programa Capes PrInt. As inscrições podem ser feitas até 31/3/2024 pelo Campus Virtual Fiocruz.

Chamada 08/2024 - Seleção de Professor Visitante no Brasil para estadia de curta duração

Selecionará professores estrangeiros para ministrar cursos de curta duração nos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Programa Capes/Print-Fiocruz. A proposta de participação do professor visitante no Brasil deverá ser encaminhada por servidor ativo, em efetivo exercício na Fiocruz, com atuação como docente em um dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz que integram o Programa Capes/PrInt-Fiocruz.

Oito bolsas serão ofertadas, com vigência de 15 ou 30 dias, para atividades em agosto ou setembro de 2024. As inscrições vão até 31/3/2024 pelo Campus Virtual Fiocruz.

Publicado em 19/02/2024

Auxílio à Permanência do Estudante 2024: inscrições até 26/2

Autor(a): 
Fabiano Gama

A Presidência da Fiocruz, por intermédio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), divulga a abertura das inscrições para o Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação (APE-PG) 2024. Voltada a alunos de baixa renda da Fiocruz em situação de vulnerabilidade social ligados aos programas de pós-graduação de mestrado e doutorado acadêmicos da instituição, a iniciativa visa promover a permanência desses estudantes nos PPGs, favorecendo a continuidade de seus estudos e desempenho acadêmico, e, assim, contribuir para a redução das desigualdades na educação de pós-graduação e na ciência em nosso país. Acesse o edital, confira todas as informações e critérios de elegibilidade e inscreva-se já através do Formulário de Inscrições! Candidatos podem se inscrever até 26 de fevereiro.

+Acesse aqui a chamada interna APE-PG 2024

Ao todo, poderão ser atendidos até 280 estudantes regularmente matriculados em programas Stricto sensu da Fiocruz e que atendam aos critérios de elegibilidade descritos no Artigo 4 da Chamada.

No momento da inscrição, se o aluno perceber alguma inconsistência de dados no preenchimento do cadastro, será necessário entrar em contato diretamente com a secretaria acadêmica do curso ao qual o aluno está vinculado.

 APE-PG destina-se a estudantes com matrícula ativa na Fiocruz, dedicação exclusiva a cursos de pós-graduação, com renda familiar per capita mensal inferior ou igual a 2,0 (dois) salários mínimos, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou ainda se forem membros de família de baixa renda, também nos termos do mesmo Decreto, em condição de vulnerabilidade social que prejudique o desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso da Fiocruz em que está matriculado, mediante autodeclaração.

O recebimento do Auxílio acontecerá por até 12 (doze) meses consecutivos, enquanto o estudante estiver em situação de matrícula ativa e dentro dos prazos regimentais de conclusão do curso em questão, com duração máxima equivalente ao período do curso (até o 24º mês no mestrado e até o 48º mês no doutorado), e desde que mantidas ao longo de todo o período as condições de elegibilidade ao recebimento do auxílio. Além disso, a qualquer momento, caso o aluno supere a situação de vulnerabilidade que o levou ao recebimento do auxílio ou passe a exercer atividade remunerada, ele deverá solicitar à coordenação do Programa, em sua unidade, a suspensão do benefício.

 

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco, no topo está escrito: Auxílio à Permanência do Estudante 2024. Abaixo, as informações à quem se destina o Programa. Como fundo do banner, uma foto de vários jovens, meninos e meninas, brancos e negros em grupo sorrindo para a foto.

Publicado em 16/02/2024

Curso voltado à redução de danos e política de drogas recebe inscrições

Autor(a): 
Fabiano Gama

Com o objetivo de proporcionar acesso aos debates mais recentes de temas ligados à redução de danos e políticas de drogas, com vistas à qualificação da promoção de saúde dirigida a pessoas que usam álcool e outras drogas, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) recebe inscrições para o Curso de Atualização Profissional em Redução de Danos. Interessados podem se inscrever até 19 de fevereiro pelo Campus Virtual Fiocruz.

Inscreva-se já!

A formação é destinada aos trabalhadores que atuam na saúde, assistência social e educação que tenham interesse na área de álcool e outras drogas em uma perspectiva antimanicomial e antiproibicionista, bem como a lideranças comunitárias e de movimentos sociais e pessoas usuárias dos serviços da rede de atenção psicossocial.

São oferecidas 35 vagas. O curso tem carga horária total de 112 horas em aulas teórico-práticas, distribuídas em 3 módulos:

Módulo 1 – Políticas de Drogas, Saúde e Direitos Humanos;

Apresentar aos alunos as bases históricas e filosóficas das políticas de drogas e de cuidado em saúde dirigido a pessoas que usam álcool e outras drogas no Brasil e no Mundo, na perspectiva dos princípios do SUS, dos Direitos Humanos e da Redução de Danos. Carga horária: 40 horas

Módulo 2 – Agravos e Vulnerabilidades Associadas ao Uso de Álcool e Outras Drogas;

Apresentar aos alunos os principais agravos e vulnerabilidades sociais e de saúde associadas ao uso de álcool e outras drogas, bem como estratégias de promoção de saúde, Redução de Danos e políticas públicas relacionadas. Carga horária: 40 horas

Módulo 3 – Experiências em Redução de Danos nos Territórios e Serviços de Saúde.

Planejar com os alunos a organização de experiências coletivas de promoção de saúde dirigidas a pessoas que usam álcool e outras drogas, orientadas por princípios de Redução de Danos, nos serviços e territórios. Carga horária: 32 horas

As aulas ocorrerão de 14 de março a 13 de junho, presencialmente na Escola Politécnica, no Campus Manguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro, sempre às quintas-feiras, das 8h às 17h.

Confira a Chamada completa e inscreva-se até 19 de fevereiro!

 

Publicado em 20/02/2024

Fiocruz divulga aulas inaugurais 2024

Autor(a): 
CCS/Fiocruz

Confira as informações da Aula Inaugural da Fiocruz e de suas unidades. A relação foi elaborada pela Coordenação de Comunicação Social da Fiocruz (CCS), em parceria com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) e as assessorias de comunicação das unidades.

4 de março
Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Horário: 9h
Palestra: Perspectivas da Educação Superior Brasileira e sua inserção internacional
Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ - Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo (ao lado do IFF/Fiocruz)
Palestrante: Denise Pires de Carvalho, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), integrante titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ)

Instituto de Tecnologia em Fármacos​ (Farmanguinhos)
Horário: 9h30
Palestra: Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) no país da reconstrução
Local: Salão de Conferência (4º andar) do Prédio do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS/COC), no Campus Manguinhos
Palestrante: Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS)

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict/Fiocruz)
Horário: 11h
Palestra: Mesa de abertura
Local: Salas 401/402, campus Maré Fiocruz, Av. Brasil, 4036
Palestrantes: Rodrigo Murtinho, diretor do Icict; Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino do Icict; Igor Sacramento, coordenador do PPGICS; e Kizi Araújo, coordenadora adjunta do PPGICS

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

5 de março
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz)
Horário: 9h
Palestra: Políticas públicas para o enfrentamento à invisibilidade do trabalho do cuidado realizado pelas mulheres no Brasil
Local: EPSJV
Palestrante: Talíria Petrone, deputada federal (PSOL-RJ)
Transmissão: canal da EPSJV no YouTube 

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

Fiocruz Amazônia
Horário: 14h30
Palestra: O papel da pesquisa no fortalecimento dos direitos da mulher na saúde sexual e reprodutiva
Local: Salão Canoas - Fiocruz Amazônia
Transmissão: canal da Fiocruz Amazônia no YouTube
Palestrante: Maria do Carmo Leal, pesquisadora da Fiocruz

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

6 de março
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)
Horário: 9h
Palestra: Os desafios das Políticas de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Local: auditório térreo da Ensp
Transmissão: canal da Ensp no YouTube
Palestrante: Isabela Cardoso de Matos Pinto, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (SGTES/MS)

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

8 de março
Fiocruz Minas
Horário: 14h
Palestra: "Inteligências" Artificiais: oportunidades, desafios e perigos
Local: Auditório da Fiocruz Minas
Palestrante: Anderson de Resende Rocha, professor da Unicamp

11 a 15 de março
Instituto Oswaldo Cruz (IOC)
Semana de Abertura do Ano Acadêmico 2024
Local: Auditório Emmanuel Dias, Pavilhão Arthur Neiva, Campus Manguinhos

11 de março | 9h às 12h
Evento: Conversa com docentes: diversidade, inclusão e acolhimento
Lançamento da ação Escuta docente nas relações de Ensino
Palestrantes: Wania Santiago, vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC; Norma Brandão, assessora da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação (VDEIC) e coordenadora da Secretaria Acadêmica (SEAC/IOC); Tiago Regis, psicólogo da SEAC/IOC

Apresentação da Plataforma CHA para Educadores
Palestrante: Clélia Christina Mello Silva, coordenadora da Plataforma e pesquisadora do IOC

12 de março | 9h às 12h
Evento: 10 anos do Programa de Estágio em Docência do IOC
Palestrantes: Margareth Queiroz, Vanessa Salete de Paula, Anunciata Sawada, Pedro Paulo de Abreu Manso, Paulo Renato Totino – coordenadores do Programa e pesquisadores do IOC

14 de março | 9h às 12h
Evento: Sou aluno, Sou IOC! Boas-vindas: experiências dos alunos e egressos e acolhimento institucional
Lançamento da ação ‘Acolhimento Discente – psicossocial e pedagógico’
Palestrantes: Norma Brandão, assessora da VDEIC/IOC e coordenadora da SEAC; Tiago Regis, psicólogo da SEAC/IOC; representantes dos Programas de Pós-graduação stricto sensu do IOC

Lançamento da edição 2024 do Guia do Aluno

15 de março | 9h às 12h
Evento: Sessão especial do Centro de Estudos do IOC
Abertura: Maria Cristina Guilam, coordenadora-geral de Pós-graduação da Fiocruz; Tania Araujo-Jorge, diretora do IOC; Paulo Sérgio D’Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC

Impactos esperados pelo uso das ferramentas generativas de lA na produção de textos e imagens na formação de jovens cientistas
Debatedores: Camila Indiani de Oliveira (Fiocruz Bahia), coordenadora da área CBIII da CAPES; Olival Freire Jr (Instituto de Física da UFBA), diretor científico do CNPq; Helder Takashi Imoto Nakaya (Hospital Israelita Albert Einstein), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências; Taissa Vila – editora-chefe da revista The Lancet Regional Health/Américas

Moderação: Paulo Sérgio D'Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC; Ana Carolina Guimarães, coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do lOC

14 de março
Fiocruz Brasília
Horário: 17h
Palestra: Abertura do curso Direitos Humanos, Participação Social e Promoção da Saúde das Mulheres 
Palestrante: Profª Drª Rosane Borges, jornalista e escritora, doutora em Ciências da Comunicação e professora da USP e PUC-SP.

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

15 de março
Fiocruz Bahia
Horário: 14h
Palestra: Impacto da desinformação na ciência em saúde: algumas reflexões
Palestrante: Ana Maria Caetano, Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Saúde 

A palestra abordará o tema “Impacto da desinformação na ciência em saúde: algumas reflexões” e será ministrada por Ana Maria Caetano, Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Saúde. O evento é gratuito e aberto ao público.

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

18 de março
Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz)
Horário: 14h
Palestra: Experiência da Capes na área da Medicina Veterinária
Transmissão via Zoom 
Palestrante: Vanessa Peripolli, coordenadora-adjunta de área dos Programas de Pós-graduação profissionais em Medicina Veterinária na Capes

20 de março
Aula Inaugural Fiocruz
Horário: 9h30
Local: auditório térreo da Ensp
Palestra: C&T e educação: desafios do SUS e da sociedade brasileira
Transmissão pelo canal da Fiocruz no YouTube
Palestrante: Gulnar Azevedo e Silva, reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

26 de março
Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz)
Horário: 14h
Tema: Inteligência Artificial na educação, pesquisa e divulgação científica
Local: auditório Sérgio Arouca do INCQS
Palestrante: André Pimentel, professor do Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

+ Confira mais informações sobre a aula inaugural

1 de abril
Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)
Horário: 10h
Palestra: 1964: história e historiografia de um projeto modernizador-autoritário
Local: Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS)
Palestrante: Rodrigo Patto, Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5 de abril
Fiocruz Pernambuco
Horário: 9h
Palestra: "Inteligências" Artificiais: oportunidades, desafios e perigos
Local: Auditório do IAM/Fiocruz Pernambuco
Palestrante: Anderson Resende Rocha, professor de Inteligência Artificial e Forense Digital da Unicamp

8 de abril
Fiocruz Paraná
Horário: 10h30
Tema: Da dengue ao oroupuche: chegaremos a 50 anos de negligência social?
Local: auditório da Fiocruz Paraná
Transmissão pelo canal do PPGBB no YouTube
Palestrante: Rivaldo Venâncio, pesquisador da Fiocruz

11 de abril
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict)
Horário: 14h
Tema: A potência dos afetos: pequenas relações entre amor e aprendizagem
Palestrante: Renato Noguera, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro)
Local: Biblioteca de Manguinhos
Transmissão: canal da VideoSaúde no YouTube

22 de abril
Unidade: Fiocruz Ceará
Horário: 14h
Tema: Reflexões sobre as atuais epidemias de arboviroses no Brasil
Palestrante: Rivaldo V. da Cunha, infectologista e pesquisador
Local: Auditório da Fiocruz Ceará
Transmissão pelo canal da Fiocruz Ceará no YouTube

Publicado em 09/02/2024

Secretaria de Vigilância em Saúde do MS realiza webinário sobre manejo da dengue

Autor(a): 
Isabela Schincariol

Diante da situação epidemiológica da dengue no Brasil, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS) vai promover nesta sexta-feira, 9/2, a partir das 15h, o webinário 'Manejo clínico da dengue em adultos e crianças'. O debate é voltado a profissionais de saúde da atenção primária e de atenção especializada à saúde que atuem no enfrentamento da dengue, e será transmitido ao vivo no canal da SVSA no youtube. Acompanhe! 

+ Conheça curso do Campus Virtual sobre estratégia para controle de arboviroses e inscreva-se! 

O objetivo do encontro é promover atualização técnica dos profissionais da saúde de estados e município nas atividades voltadas para a assistência dos pacientes com suspeita de dengue. Ao todo, serão quatro palestras: Manejo clínico de dengue em adultos; Manejo clínico de dengue em crianças; Manejo clínico de dengue na urgência e emergência e organização dos serviços; e Manejo clínico de dengue na Atenção Primária à Saúde que atuem no enfrentamento da dengue. Uma delas será proferida pelo assessor especial da presidência da Fiocruz Rivaldo Venâncio Cunha. 

Acompanhe ao vivo a transmissão do webinário pelo canal da SVSA/MS no youtube, às 15h:

 

Páginas

Subscrever RSS - Portal Fiocruz