Centro de Estudos/Sessões científicas

Home Centro de Estudos/Sessões científicas
Voltar
Publicado em 30/07/2025

Seminários Avançados debatem 'Brics 2025: avanços geopolíticos, sociais e em saúde"

Autor(a): 
Fabiano Gama

Os Seminários Avançados da Fiocruz desta quarta-feira, 30 de julho, vão debater o tema "Brics 2025: avanços geopolíticos, sociais e em saúde". O encontro terá transmissão pelo canal no Youtube da VideoSaúde em português, inglês e espanhol, a partir das 10h.

Participarão do Seminário:

  • Daniel Nogueira Leitão

Ministério das Relações Exteriores e CG-Brics.

Tema: Cúpula de Brics 2025: principais resultados.

  • Marco Fernandes

MST e Conselho Popular do Brics.

Tema: Conselho Popular do Brics: principais demandas.

  • Guilherme Pimneta Cyrne

Assessor da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde (Aisa/MS).

Tema: Saúde no Brics 2025.

  • Adelyne Mendes Pereira

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), e coordenadora da Rede.

Tema: Rede de Pesquisas em Saúde Pública e Sistemas de Saúde do Brics.

  • Denise Lobo Crivelli

Bio-Manguinhos/Fiocruz.

Tema: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Vacinas dos Brics.

  • Luciana Servo

Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Conselho de Think Tanks do Brics.

Tema: Think Tanks e Fórum Acadêmico de Brics: principais propostas.

  • Cláudia Hoirisch

Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz

Introdução e mediação.

Português

Inglês

Espanhol

Publicado em 29/07/2025

Seminário Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação será realizado de 29 a 31 de julho, em Salvador

Autor(a): 
Dalila Brito (Fiocruz Bahia)

De onde vem a informação que você consome? Como ter certeza que os conteúdos que vemos nas redes sociais e recebemos em nossos grupos são confiáveis? 

Essas e outras perguntas serão discutidas durante o seminário “Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação”, que será realizado entre os dias 29 e 31 de julho, em Salvador, Bahia. 

O evento, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem como objetivo promover debates sobre o enfrentamento à desinformação em ciência e saúde a partir dos saberes de povos e comunidades tradicionais e das contribuições dos diversos campos do conhecimento. 

As discussões irão abordar os principais desafios frente ao avanço das informações fraudulentas ou enganosas em circulação, especialmente nas mídias sociais, destacando as estratégias de governos, universidades, institutos de pesquisas e sociedade civil organizada para produção, distribuição e promoção do acesso a informações qualificadas sobre ciência e saúde.

A iniciativa é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na programação também está prevista uma série de oficinas formativas e mostras de ciências e saúde voltadas para estudantes do ensino médio.

A atividade conta com o apoio da Fundação de apoio à Fiocruz (Fiotec), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb),  da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI),  do Ministério da Saúde, da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a saúde (CIDACS-Fiocruz Bahia).
As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do evento. Outras atualizações podem ser acompanhadas através do instagram.

Clique aqui e confira a programação do Seminário.

Clique aqui e confira a programação da apresentação de poster.

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco com as seguintes informações: Seminário Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções Contra a Desinformação será realizado de 29 a 31 de julho, em Salvador, Educação, informação, comunicação e saúde: Proteções contra a desinformação, no lado direito do banner há uma figura ilustrativa com uma mão com o polegar levantado.

Publicado em 29/07/2025

Fiocruz realiza seminário presencial com tema "O Território numa Constelação Descolonial de Conceitos"

Autor(a): 
Fabiano Gama

Na próxima quinta-feira, 31 de julho, a partir das 9h30, será realizada mais uma edição dos Seminários Fiocruz Mata Atlântica. O tema da palestra será "O Território numa Constelação Descolonial de Conceitos", com Rogerio Haesbaert.

O evento será realizado presencialmente, no Auditório Pau-Brasil, no Campus Fiocruz Mata Atlântica, localizado na Rua Sampaio Corrêa, s/n, Jacarepaguá, Rio de Janeiro. É aberto ao público interessado, e não é necessário efetuar inscrição prévia.

Rogerio Haesbaert é doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Foi premiado em 2023 pelo Prêmio Milton Santos do Mérito Científico pelo Encontro de Geografias da América Latina e Caribe. É professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor visitante em diversas unidades na Europa e América Latina, pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq.) Autos dos livros: "O Mito da Desterritorialização", "Regional-Global", "Viver no limite" e "Território de Descolonialidade".

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo verde, nele está escrito: Seminários Fiocruz Mata Atlântica, O Território numa Constelação Descolonial de Conceitos, o evento terá a participação de Rogerio Haesbaert, no lado esquerdo do banner há uma foto sua, uma homem branco, com cabelos grisalhos, com camisa de botões cinza e óculos com armação quadrada, ele sorri para a foto, na parte inferior do banner há informações sobre o evento, como o dia, horário e local.

Publicado em 25/07/2025

Fiocruz realiza 3º Seminário Internacional do Programa VigiFronteiras-Brasil

Autor(a): 
Bruna Cruz (Ascom Programa VigiFronteiras/Brasil - Fiocruz)

Na próxima segunda-feira, dia 28 de julho, às 9h (horário de Manaus - AMT), o Programa Educacional em Vigilância em Saúde nas Fronteiras (VigiFronteiras-Brasil), da Fundação Oswaldo Cruz, realiza seu 3° Seminário Internacional. O evento marca o início da disciplina Seminários Avançados de Tese IV, última etapa do curso de doutorado, dedicada à apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos doutorandos como parte de suas teses de conclusão. Ao todo, 29 doutorandos participam desta etapa, com previsão de defesa até o final do ano.

Com o tema “Vigilância em Saúde nas Fronteiras: integrando formação, cooperação e dados para enfrentar desafios em políticas públicas”, o seminário será realizado na Fiocruz Amazônia, em Manaus (AM), e contará com a participação de especialistas de destaque na área de vigilância em saúde, que irão ministrar palestras ao longo do evento. A programação será transmitida ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube, com tradução simultânea para espanhol e Libras.

Entre os palestrantes estão:

Marly Cruz, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, com a palestra “O papel da formação para o monitoramento, avaliação e vigilância em saúde nas fronteiras”;

Rodrigo Frutuoso, integrante da Coordenação de Emergências, Evidência e Inteligência em Saúde da OPAS/OMS, que abordará “A importância da cooperação internacional na vigilância em saúde e no fortalecimento da segurança sanitária nas fronteiras”;

Maria Almiron, chefe da Unidade de Informação em Emergências em Saúde e Avaliação de Risco da Opas/OMS, com a palestra "Nova estratégia de inteligência epidêmica para fortalecer o alerta precoce para emergências de saúde 2024-2029";

Guilherme Werneck, diretor do Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (DAEVS/SVSA/MS), que falará sobre os “Desafios para a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde”.

A coordenadora geral do programa, Eduarda Cesse, e a coordenadora acadêmica, Andréa Sobral, conduzirão o evento e os debates. A participação é gratuita e não serão emitidos certificados para os participantes.

Transmissão:

Português/Libras

Espanhol

O Programa VigiFronteiras-Brasil é uma iniciativa da Fiocruz em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério das Saúde e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). É realizado por meio de um consórcio entre os Programas de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (ILMD/Fiocruz Amazonas), além de docentes da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

Publicado em 30/07/2025

Sessão PROCC: nova métrica sobre calor extremo e saúde

Autor(a): 
Fabiano Gama

No dia 30 de julho, às 12h30, o Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), vinculado à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), realiza uma nova sessão colaborativa, com apresentação do doutorando em Epidemiologia em Saúde Pública do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPGEPI/Ensp/Fiocruz), João Morais. A sessão, intitulada "Quantificando a exposição ao calor e sua mortalidade associada: uma nova métrica para auxiliar o protocolo de calor do município do Rio", será online pela plataforma Zoom.

Participe!

 

 

 

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco, nele está escrito: Sessões Colaborativas PROCC, com o tema "Quantificando a exposição ao calor e sua mortalidade associada: uma nova métrica para auxiliar o protocolo de calor do município do Rio". Será no dia 30 de julho, às 12h30, o evento será online pelo Zoom. No lado esquerdo do banner, uma foto do doutorando João Morais, um homem branco, com cabelo e barba castanha, está com uma blusa clara e sorri para a foto.

Publicado em 24/07/2025

‘Pesquisa translacional em transtorno do espectro autista (TEA)’ é o tema da sessão de sexta (25/7)

Autor(a): 
Kadu Cayres (IOC/Fiocruz)

A sessão do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desta sexta-feira, dia 25 de julho, abordará o tema ‘Pesquisa translacional em transtorno do espectro autista (TEA): do fator de risco à neuroproteção’ com a professora de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carmem Gottfried.

Na ocasião, Roberta Olmo, pesquisadora e chefe do Laboratório de Hanseníase, e Wilson Savino, pesquisador do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo, ambos do IOC, atuarão como mediadores.

A atividade será transmitida pelo Canal do IOC no Youtube a partir das 10h. No horário previsto, acompanhe por aqui:

 

 

 

 

 

 

 

 

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco, nele está escrito: Centro de Estudos Instituto Oswaldo Cruz, no dia 25 de julho, sexta-feira, às 10 horas. O tema será 'Pesquisa translacional em transtorno do espectro autista (TEA): do fator de risco à neuroproteção', com a professora de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carmem Gottfried, uma mulher branca, com olhos castanhos e cabelos lisos compridos e claros, ela sorri para a foto. A mediação será através de Roberta Olmo e Wilson Savino, ambos pesquisadores do IOC.

Publicado em 22/07/2025

Promoção da Saúde na APS e uso de tecnologias digitais são temas de evento

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

No dia 24 de julho, às 14h, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promoverá o evento "Atenção Primária em Saúde: Caminhos e Práticas", com ênfase na Promoção da Saúde na APS e no uso de tecnologias digitais nesse campo. A programação abordará o papel do IdeaSUS na promoção digital da saúde, o impacto do ambiente virtual nas práticas de cuidado, estratégias voltadas à população idosa e o potencial das salas de espera como espaços ativos de promoção da saúde. O encontro será realizado no auditório térreo da Ensp, aberto ao público, com emissão de certificado para os participantes presentes.

+ Assista ao vivo no Youtube!

Conheça os palestrantes: 

Juraci Vieira vai falar de "Promoção da Saúde, IdeiaSUS e os Saberes Tradicionais". Ele é doutor em Epidemiologia, coordenador de Saberes Tradicionais de Plataforma IdeiaSUS da Fiocruz e Analista de Gestão em Saúde (Fiocruz).

Joaquim Teixeira Netto abordará "Promoção Digital da Saúde". Ele é pós-doutor em Saúde Digital na Universidade de Nova Lisboa, coordenador da Promoção da Saúde no Centro de Saúde Escola (Ensp/Fiocruz). Além disso, é docente do Programa de Saúde Pública e de Epidemiologia em Saúde Pública, da Ensp/Fiocruz.

Carlos Bizarro tratará da "Promoção da Saúde no Grupo de Idosos (PASI)". Ele é doutor em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva e coordenador do Programa de Atenção à Saúde do Idoso no CSEGSF/Ensp.

Marcelo Mendes e Simone Mendes vão falar sobre "Promoção da Saúde na Sala de Espera". Mestre em Ensino de Biociências e Saúde (IOC/Fiocruz), ele integra o grupo de Promoção da Saúde e a equipe do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS) no CSEGSF/Ensp. Já Simone, além de atuar nos mesmos grupos, é mestre em Ensino em Ciências da Saúde (UNIR). 

André Pereira terá como tema a história do LaISS na Promoção da Saúde. Ele é doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), pesquisador da Ensp/Fiocruz e coordenador do LaISS no CSEGSF/Ensp.

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo claro, onde está escrito: Atenção Primária em Saúde: Caminhos e Práticas, Promoção da Saúde na APS. O evento será no dia 24/7 às 14 horas, no Auditório Térreo da Ensp.

Publicado em 17/07/2025

Centro de Estudos coloca em debate a narrativa sobre loucura e gênero na imprensa

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) realiza a sessão deste mês, nesta sexta-feira, 18 de julho, a partir das 14h, com o seminário 'Eco no Silêncio e na Saúde: a produção de narrativas sobre loucura e gênero nos jornais O Globo e O Dia (PI)'.

A atividade terá como palestrante a jornalista e pesquisadora, doutora em Informação e Comunicação em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (Nechs/Icict), Camila Fortes Franklin.

Como debatedor, o jornalista Wilson Borges, doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz.

O evento será transmitido pelo canal do Youtube da VideoSaúde. 

Loucura & jornalismo

Em sua apresentação, Camila Fortes Franklin abordará como o jornalismo produz e coloca em circulação sentidos sobre a loucura relacionada às 'mulheridades', a partir de resultados de pesquisa sobre o tema entre 1960 e 2024, nas publicações dos jornais O Globo e O Dia (PI).

A análise destaca o jornalismo como espaço de disputa, delineando o conceito de 'Dinâmica Narrativa da Loucura', que influencia diretamente a percepção pública e as políticas de saúde mental. O objetivo é compreender os modos como o jornalismo produz e veicula sentidos sobre a loucura relacionada às 'mulheridades' .

Outras informações

Centro de Estudos do Icict
Dia: 18/7/2025 – Sexta-feira | Horário: 14 horas
Tìtulo: Eco no Silêncio e na Saúde: A produção de narrativas sobre loucura e gênero nos jornais O Globo e O Dia (PI)

Resumo: O seminário abordará como o jornalismo produz e coloca em circulação sentidos sobre a loucura relacionada às 'mulheridades', a partir de resultados de pesquisa sobre o tema entre 1960 e 2024, nos jornais O Globo e O Dia (PI). Em um cenário de ameaças a direitos e desmonte de políticas públicas de saúde mental no Brasil nos últimos anos, a pesquisa demonstra que não há evolução equivalente e linear entre o avanço dessas políticas e as formas de compreensão da loucura feminina, pois fatores como raça, classe e território influenciam essas percepções. A análise destaca o jornalismo como espaço de disputa simbólica, delineando o conceito de 'Dinâmica Narrativa da Loucura', que influencia diretamente a percepção pública e as políticas de saúde mental. O objetivo é compreender os modos como o jornalismo produz e veicula sentidos sobre a loucura relacionada às 'mulheridades' entre 1960 e 2024.

  • Palestrante: Camila Fortes Franklin, jornalista e pesquisadora. Doutora em Informação e Comunicação em Saúde pela Fiocruz, com doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra. Membro Coorte da Democracia Jovem (Europa), pesquisadora do Nechs (Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde/Fiocruz) e do Nujoc (Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação/UFPI). Currículo Lattes
  • Debatedor: Wilson Borges, doutor em Comunicação e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em Comunicação Social (2002).  É pesquisador titular em Saúde Pública da Fiocruz, vinculado ao Icict, atuando no Laboratório de Comunicação e Saúde e como professor do PPGICS. Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Laboratório Cidade e Poder (LCP/UFF) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (Nechs/Fiocruz). Currículo Lattes.

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco e traços em azul, nele está escrito: Seminário Eco no silêncio e na saúde: A produção de narrativas sobre loucura e gênero nos jornais O Globo e O Dia (PI). O debatedor será Wilson Borges - Icict/ Fiocruz, será online ao vivo, no dia 18/7 às 14 horas, no lado direito do banner a foto da palestrante Camila Fortes Franklin, uma mulher branca, com cabelos cacheados castanhos presos e um óculos redondo.

Publicado em 17/07/2025

‘Uso de gamificação no Fórum Discente do IOC 2021’ é o tema da sessão de sexta, 18/7

Autor(a): 
Kadu Cayres (IOC/Fiocruz)

A sessão do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desta sexta-feira, dia 18 de julho, abordará o tema ‘Dos jogos para eventos: o uso da gamificação no Fórum Discente do IOC 2021’ com o pós-doutorando do Laboratório de Fisiopatologia Clínica e Experimental do Instituto, Samuel Horita.

Na ocasião, a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do IOC, Renata Maia, atuará como mediadora.

A atividade será transmitida pelo Canal do IOC no Youtube a partir das 10h:

 

 

 

 

 

 

 

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco, o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz será no dia 18/7, sexta-feira, às 10 horas, com o tema: Dos jogos para eventos: Uso de gamificação no Fórum Discente do IOC 2021, com Samuel Horita um homem branco, com cabelos castanhos e barba, usa uma blusa polo branca e um jaleco branco por cima, a mediação será feita por Renata Maia.

Publicado em 16/07/2025

Fiocruz promove debate sobre estratégias para combater a fome global até 2030

Autor(a): 
Rhyan de Meira (estagiário sob a supervisão de Raquel Aguiar)

A urgência de enfrentar a fome global e os desafios para alcançar esse objetivo até 2030 serão temas centrais de um debate promovido pela Fiocruz nesta quarta-feira, 16 de julho, a partir das 10h, no âmbito dos Seminários Avançados em Saúde Global e Diplomacia da Saúde. O evento reunirá especialistas de diferentes setores e regiões, que discutirão estratégias, políticas e experiências práticas para combater a insegurança alimentar no cenário internacional. A transmissão será realizada simultaneamente em português, espanhol e inglês.

Formado por profissionais com atuação reconhecida em suas áreas, o painel contará com a presença da consultora sênior em Nutrição e Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU), Denise Coitinho, que abordará o papel das organizações internacionais na luta contra a fome. Também participará a presidente do Consea e membro do HLPE/FSN, Elisabetta Recine, trazendo contribuições da sociedade civil e da academia.

Pelo lado da cooperação internacional entre países em desenvolvimento, a coordenadora do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Eliene Sousa, apresentará iniciativas práticas dessa colaboração. Por sua vez, a pesquisadora da Fiocruz Brasília Denise Oliveira fará uma análise das políticas públicas brasileiras frente aos desafios globais de segurança alimentar.

A mediação do evento será conduzida pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Eduardo Nilson, também da Fiocruz Brasília. O seminário é organizado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), dentro da série de encontros regulares dedicados à saúde global e à diplomacia em saúde. Confira abaixo os links de transmissão:

Em português:

Em espanhol:

Em inglês:
 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo azul, com informações sobre o enfrentamento da fome global: perspectivas e desafios para 2030, como dia e horário, também há fotos das palestrantes, primeiro Denise Coitinho, uma mulher branca e loira, Elisabetta Recine, uma mulher branca com cabelos castanhos curtos, Eliene Sousa, uma mulher negra com cabelos compridos escuros, Denise Oliveira e Silva, uma mulher negra com cabelos escuros curtos e por último Eduardo Nilson, um homem branco e loiro.

Páginas

Subscrever RSS - Centro de Estudos/Sessões científicas