Os Cursos de Inverno 2023 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) receberam mais de 1,5 mil inscrições de alunos externos e internos. Os interessados se candidataram a um total de 17 disciplinas entre os dias 12 e 26 de junho. A Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu da Ensp atribui a alta procura às novidades implementadas neste ano, como a oferta de alguns cursos também para alunos de graduação e a parceria com o Campus Virtual Fiocruz.
"Entendemos que estes foram os diferenciais determinantes para termos alcançado um alto número de inscritos", afirmou a coordenadora de Stricto Sensu da Ensp, Joviana Avanci, que destacou ainda o alcance da divulgação tanto pelas redes sociais quanto por meio dos próprios docentes. Para a pesquisadora, o grande número de candidatos demonstra o potencial atrativo dos Cursos de Inverno, que podem então funcionar também como um chamariz para as formações oferecidas pela Escola. "Os Cursos de Inverno tiveram muita visibilidade e ficamos muito satisfeitos com a procura, que também mostra o potencial das nossas disciplinas, inclusive como vitrine para os demais cursos da Ensp", avaliou Joviana.
Com a experiência bem-sucedida, a Ensp espera repetir o movimento de oferta de inscrições via Campus Virtual Fiocruz, de cursos remotos, além das estratégias de divulgação para impulsionar as disciplinas também de verão.
"Agradecemos aos alunos externos e internos pelo interesse. Vamos continuar com essas iniciativas. Esperamos muito que esses cursos de inverno possam atrair novos alunos para a Escola, como porta de entrada para que muitos possam também fazer os cursos de Stricto Sensu, Lato Sensu e Qualificação Profissional, e que construam uma vida de formação nas suas carreiras", disse a coordenadora Joviana Avanci.
Confira, abaixo, as disciplinas de inverno ofertadas em cada um dos programas da Ensp neste ano de 2023.
Saúde Pública:
Violência de Gênero e Saúde (17 a 21/7) - 5 encontros (Presencial + Zoom);
Vigilância em Saúde de Base Territorial - conceitos e métodos (10 a 26/7) - 8 encontros (Presencial + Zoom);
Métodos Qualitativos na Pesquisa em Saúde: produzindo e analisando dados de alta qualidade em entrevistas (10 a 14/7) - 10 encontros (Presencial + Zoom) e
Interseccionalidades e Agroecologia - contribuições para vigilância popular em saúde de base territorial (17 a 21/7) - 10 encontros -(Presencial + Zoom).
Saúde Pública e Meio Ambiente:
Ecotoxicologia: perspectiva e aplicações (24 a 28/7) - 10 encontros remotos;
Pesquisa Bibliográfica Aplicada à Saúde e Gerenciamento de Referências (10 a 14/7) - 5 aulas online síncronas;
Construção e Validação de Instrumentos de Coleta de Dados (Questionários) para Pesquisa em Saúde (10 a 14/7) - 5 encontros remotos;
Segurança de alimentos: aspectos sanitários e microbiológicos em saúde pública (17 a 21/7) - 10 encontros remotos;
Comunicação de Riscos Ambientais e à Saúde (10 a 14/7) - 5 encontros remotos;
Zoonoses Relevantes em Saúde Pública e Meio Ambiente (10 a 14/7) - 5 encontros remotos;
Microrganismos veiculados por via hídrica e questões sanitárias: passado, presente e futuro (10 a 14/7) - 10 encontros (Todos serão presencias e remotos para que alunos de outros estados tenham a oportunidade de participar da disciplina) e
Água e saneamento ambiental (17 a 21/7) - 5 encontros, aulas serão em formato híbrido.
Epidemiologia em Saúde Pública:
Garimpo de ouro na Amazônia: aspectos epidemiológicos da crise sanitária Yanomami (17 a 21/7) - 5 encontros presenciais;
Avaliação de instrumentos multidimensionais usados em epidemiologia (3 a 7/7) - 10 encontros formato remoto, pelo aplicativo Zoom;
Avaliação do consumo alimentar de populações (10 a 14/7) - 10 encontros presenciais;
Modelos Teóricos: Utilização, Elaboração e Relato em Estudos Epidemiológicos (24 a 28/7) - 10 encontros presenciais e
Introdução à ciência de dados (31/5 a 4/6) - 5 encontros presenciais.
#ParaTodosVerem Banner com fundo verde, ao lado direito, a foto de um jovem negro, com barba e cabelos escuros, está com uma blusa rosa, relógio prateado no pulso esquerdo, mochila e segura um livro. No centro do banner está escrito: "Ingresse nos cursos de inverno da Esnp, com disciplinas eletivas abertas ao público para graduandos e pós-graduandos".
De 26 a 30 de junho, alunos externos ao Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (MPCAL/ICTB/Fiocruz), com pós-graduação stricto sensu ou graduados, poderão se inscrever nas disciplinas da grade do segundo semestre letivo de 2023. As disciplinas serão oferecidas remotamente e os procedimentos de inscrição dividem-se em alunos especiais, externos e ouvintes.
Para realizar a inscrição o candidato deverá enviar o formulário de inscrição e documentos correspondentes, no período de 26 a 30 de junho, para o e-mail mestrado.ictb@gmail.com, detalhando as disciplinas que deseja cursar e a categoria que deseja ingressar, conforme descrito abaixo:
1. Aluno ouvinte (Formulário de inscrição aluno ouvinte): Precisa ser graduado ou estar cursando a graduação, participa da disciplina apenas como ouvinte, não participa do processo de avaliação e não recebe os créditos da disciplina.
2. Aluno especial (Formulário de inscrição aluno especial): Precisa ter concluído a graduação, participa da disciplina de forma integral, realiza as avaliações. Ao final recebe os créditos da disciplina e caso se torne aluno do MPCAL, poderá validar os créditos das disciplinas cursadas em até três anos.
Acrescentar documentos listados abaixo:
3. Aluno externo (Formulário de inscrição aluno externo): Precisa ter vínculo comprovado com Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, participa da disciplina de forma integral, realiza as avaliações. Ao final recebe os créditos da disciplina para validar em seu Programa de origem.
Acrescentar documentos listados abaixo:
Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação do MPCAL pelo e-mail mestrado.ictb@gmail.com.
#ParaTodosVerem Imagem 1 Banner com foto de uma pessoa de jaleco azul e luvas brancas, segurando um conta-gotas e colocando o líquido no tubo de ensaio. Na frente da pessoa há uma mesa com prancheta, papéis, caneta e um suporte para tubos de ensaio. No topo do banner está o período de inscrições, no centro o nome do curso: Ciência em Animais de Laboratório, e abaixo informações sobre as inscrições.
#ParaTodosVerem Imagem 2 Banner com fundo azul com a grade de disciplinas.
Até sexta-feira, 31 de março, alunos externos ao Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (MPCAL/ICTB/Fiocruz), com pós-graduação stricto sensu ou graduados, poderão se inscrever nas disciplinas da grade do primeiro semestre letivo de 2023. As disciplinas serão oferecidas remotamente e os procedimentos de inscrição dividem-se em alunos especiais, externos e ouvintes.
Confira aqui as disciplinas disponíveis!
Para realizar a inscrição, o candidato deverá enviar o formulário de inscrição e documentos correspondentes, no período de 27 a 31 de março, para o e-mail mestrado.ictb@gmail.com, detalhando as disciplinas que deseja cursar e a categoria que deseja ingressar, conforme descrito abaixo:
1. Aluno ouvinte (Formulário de inscrição aluno ouvinte): Precisa ser graduado ou estar cursando a graduação. Participa da disciplina apenas como ouvinte, não participa do processo de avaliação e não recebe os créditos da disciplina.
2. Aluno especial (Formulário de inscrição aluno especial): Precisa ter concluído a graduação. Participa da disciplina de forma integral, realiza as avaliações. Ao final, recebe os créditos da disciplina e, caso se torne aluno do MPCAL, poderá validar os créditos das disciplinas cursadas em até três anos.
Acrescentar documentos listados abaixo:
3. Aluno externo (Formulário de inscrição aluno externo): Precisa ter vínculo comprovado com Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Participa da disciplina de forma integral, realiza as avaliações. Ao final, recebe os créditos da disciplina para validar em seu Programa de origem.
Acrescentar documentos listados abaixo:
Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação do MPCAL pelo e-mail mestrado.ictb@gmail.com.
O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) está com inscrições abertas para disciplinas dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu, para o 1º semestre de 2023. Alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação Stricto Sensu do IOC, considerados alunos internos, poderão se inscrever até 29 de janeiro. Alunos dos demais Programas de Pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz e de outras instituições de ensino superior, considerados alunos externos, poderão se candidatar nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Os alunos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu do IOC em que as disciplinas serão oferecidas terão prioridade na inscrição. Nos casos em que a disciplina tenha vagas excedentes, segue a ordem de prioridade: alunos regularmente matriculados nos demais Programas de Pós-Graduação do IOC, da Fiocruz e por último aluno de outras instituições de ensino superior.
Procedimento de inscrição em disciplinas para alunos internos – até 29/1
São considerados internos os alunos regulares matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IOC.
Deverão acessar a página de inscrição com login e senha e optar pelas disciplinas que pretendem cursar no semestre. Esta ação caracteriza apenas o pedido de inscrição na disciplina. É sugerido selecionar “SEM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO” para visualizar todas as disciplinas disponíveis pelo programa.
Os pedidos de inscrição em disciplinas serão validados ou não, dependendo do número de vagas ofertadas e dos pré-requisitos, que serão avaliados pelo coordenador da disciplina, conforme os seguintes critérios: alunos que dependem da disciplina para completar o total de créditos necessários para admissão na defesa de tese, dissertação ou equivalente.
O aluno deve ficar atento às disciplinas em que há pré-requisitos.
Procedimento de inscrição em disciplinas para alunos externos – 31/1 e 1º/2
São considerados externos os alunos com matrícula ativa em curso de Pós-graduação Stricto sensu:
do IOC, cuja disciplina não é oferecida para o seu programa;
de outras unidades da Fiocruz;
de outras instituições de ensino.
Alunos regularmente matriculados em programas do IOC não precisam enviar documentação, apenas preencher o formulário de inscrição, que estará disponível nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
Alunos de outras instituições também deverão preencher o formulário de inscrição, que também estará disponível somente nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, e obrigatoriamente anexar a documentação exigida na chamada.
Esta ação caracteriza apenas o pedido de inscrição na disciplina, o aluno deve aguardar a confirmação da efetivação da matrícula. Caso não receba até uma semana antes do período previsto para início da disciplina, o aluno deverá entrar em contato por e-mail disciplina@ioc.fiocruz.br.
Acesse aqui a chamada do programa. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail documentacao@ioc.fiocruz.br.
Acesse os cursos abaixo para visualizar as disciplinas disponíveis de cada programa:
Biodiversidade e Saúde - Mestrado acadêmico
Biodiversidade e Saúde - Doutorado acadêmico
Biologia Celular e Molecular - Mestrado acadêmico
Biologia Celular e Molecular - Doutorado acadêmico
Biologia Computacional e Sistemas - Mestrado acadêmico
Biologia Computacional e Sistemas - Doutorado acadêmico
Biologia Parasitária - Mestrado acadêmico
Biologia Parasitária - Doutorado acadêmico
Ensino em Biociências e Saúde - Mestrado profissional
Ensino em Biociências e Saúde - Mestrado acadêmico
Ensino em Biociências e Saúde - Doutorado acadêmico
O projeto "Saber Comum - Educação a Distância e Divulgação Científica" está com inscrições abertas para duas novas disciplinas: Democracia, Desigualdades e Direitos e Mudanças Climáticas. Interessados podem se inscrever até 16 de setembro. As disciplinas serão realizadas em dois momentos: videoaulas semanais - exibidas na TV Alerj, na NET e no YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ - e no Ambiente Virtual de Aprendizagem - onde há material de aprofundamento, atividades, debates e interações entre os estudantes. Confira a ementa dos cursos e inscreva-se!
Estudantes da UFRJ, UFRRJ, Uerj, Fiocruz, assim como alunos de outras instituições não participantes da cooperação devem realizar a inscrição por meio de formulário disponível aqui: "Democracia, Desigualdades e Direitos" e "Mudanças Climáticas"
O projeto “Saber Comum - Educação a Distância e Divulgação Científica” é coordenado pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cooperação com instituições públicas de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro: Uerj, UFRRJ, UFF, Unirio e a Fiocruz. Diferentemente de outras iniciativas de educação a distância, o Saber Comum foi idealizado para alunos de pós-graduação, com disciplinas de formação geral, que contam crédito de eletiva para cursos de diversas áreas do conhecimento, e para quem não é estudante e se interessa por saberes que dizem respeito à vida coletiva. Para incluir todos os públicos, além das disciplinas estarem disponíveis em ambiente virtual de aprendizagem, são exibidas como programas de televisão pelo Canal Saúde e pela TV Alerj. Elas também ficam disponíveis no site do Canal Saúde. Assista!
Ele busca, de modo interdisciplinar, oferecer a estudantes de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento disciplinas de formação geral, que auxiliem na reflexão sobre a esfera do comum, saberes e políticas que dizem respeito à vida coletiva, à divisão de poderes na democracia e aos laços sociais. Tudo isso de forma totalmente remota e transmitido pela TV aberta! Por isso, também é uma ação de divulgação científica, com acesso a toda a população.
No dia 13 de setembro começam as disciplinas, que irão até o dia 24 de dezembro. Já no dia 21 de setembro, ambas começam a ser transmitidas na TV Alerj: Democracia, Desigualdades e Direitos, em reprise e nova reoferta aos estudantes; e a estreia de Mudanças Climáticas. Confira os horários e dias de cada uma das disciplinas na TV Alerj, que também ficam disponíveis no canal do Youtube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
Democracia, Desigualdades e Direitos
Conheça a ementa completa aqui.
Horário dos programas na TV Alerj: quartas e sextas-feiras, 8h30 a 9h.
Mudanças Climáticas
Conheça a ementa completa aqui.
Horário dos programas na TV Alerj: terças e quintas-feiras, 8h30 a 9h.
*com informações do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Até a próxima quarta-feira, candidatos externos terão a oportunidade de participar de disciplinas do mestrado profissional em Ciência de Animais de Laboratório (MPCAL), oferecido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz). As inscrições vão até 7 de julho. Elas serão oferecidas remotamente e os procedimentos de inscrição dividem-se entre alunos especiais, externos e ouvintes.
A grade de disciplinas do segundo semestre letivo de 2021 pode ser conferida aqui.
O alunos ouvintes aceitos são graduados e graduandos. Eles não participam do processo de avaliação e não recebem créditos da disciplina.
Os alunos especiais especiais devem ser graduados. Eles participam da disciplina de forma integral e realizam as avaliações. Ao final, recebem os créditos da disciplina e poderão validá-los em até três anos junto ao MPCAL, caso se tornem alunos do curso.
Já os alunos externos devem ser pós-graduandos ligados a outros programas Stricto Sensu. Eles participam da disciplina de forma integral, realizam as avaliações e recebem créditos para validação em seu programa de origem.
Mais detalhes e informações sobre a chamada devem ser conferidas aqui:
Mestrado Profissional em Ciência de Animais de Laboratório recebe inscrições de candidatos externos
Em caso de dúvidas, envie e-mail para mestrado.ictb@gmail.com.
Imagem: Freepik
O Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (Ppgics), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) divulga inscrições para disciplinas eletivas ofertadas para o segundo semestre de 2020. Além dos alunos matriculados nos cursos de mestrado e doutorado, as disciplinas podem ser cursadas por candidatos externos, com inscrições abertas de 21 a 25 de setembro, até às 17h, via internet.
Confira a grade de disciplinas eletivas disponíveis para candidatos internos e externos.
Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as disciplinas serão oferecidas online. Podem se inscrever alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu ou candidatos já graduados em qualquer área de formação.
As disciplinas trazem temas localizados na interseção entre comunicação e informação e saúde, como políticas públicas, ciência aberta, desinformação e saúde, estudos métricos da informação, mídia e deficiência e estudo dirigido. Veja relação completa das disciplinas no site do Icict/Fiocruz: www.icict.fiocruz.br
As inscrições para o mestrado e doutorado do PPGICS/Icict/Fiocruz também seguem abertas até 15 de outubro
A oportunidade é para estudantes brasileiros e estrangeiros. Ao todo, são 7 vagas para o doutorado e 13 para o mestrado. Confira!
* matéria publicada em 11/9 e atualizada em 24/9
Comum, segundo o dicionário, é qualidade do que pertence a dois ou mais elementos, do que é feito em comunidade. Comum é também a essência do novo projeto nascido da cooperação entre instituições de ensino superior públicas do Rio de Janeiro para a promoção do conhecimento e divulgação científica. A Fiocruz integra essa iniciativa, intitulada Saber Comum, cujo objetivo é disponibilizar, com largo alcance e maior acessibilidade, um leque de disciplinas remotas e interdisciplinares de formação geral sobre temas que adquiriram grande relevância durante a pandemia e que continuarão pautando os debates públicos após o seu término. O projeto é voltado para estudantes de todas as áreas do conhecimento e valerá crédito nos programas de pós-graduação. As inscrições foram prorrogadas até 2 de outubro. Conheça as disciplinas e participe.
Alunos da Fiocruz devem se inscrever como 'aluno externo da UFRJ', solicitando formulário disponível aqui.
“Democracia, desigualdades e direitos” e “Saúde e ciência em tempos de pandemia” são as duas disciplinas que inauguram o projeto. Em seu escopo, a iniciativa tem uma dupla missão. De forma mais ampla, ser uma plataforma de divulgação científica e cultural para a população fluminense em geral, pois terá seu conteúdo transmitido em TV aberta (TV Alerj: canais 12 (NET) 235 (VERTV) 19.2 (UHF Digital) e pelo canal do youtube da AlerjTV. De forma mais estrita, visa oferecer educação formal com a realização de cursos massivos, valendo créditos como disciplinas eletivas.
Cada uma das disciplinas prevê a oferta de mil vagas em 2020 e uma carga horária total de 45h, sendo 15h de videoaulas e 30h de atividades na plataforma. A previsão é que as aulas tenham início ainda em setembro. Elas serão transmitidas em dois veículos: Vídeoaulas na TV Alerj – parte expositiva do curso formal; divulgação científica para o público leigo; síncrono na TV, mas também disponível online – e Ambiente Virtual de Aprendizagem – com materiais complementares; atividades e avaliação; atividades majoritariamente assíncronas, mas também com eventuais encontros síncronos.
Participam desse acordo, a Fiocruz, a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que coordena a iniciativa.
A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, falou sobre a satisfação de participar da iniciativa e enfatizou a articulação institucional neste momento delicado que estamos vivendo. “Temos a capacidade de superar, nos reinventar e inovar, buscando sempre expandir o acesso e o conhecimento científico e em saúde a temas estratégicos para toda a sociedade”, disse ela. O Projeto Saber Comum foi pauta de debate, em 2 de setembro, no Encontros Virtuais de Educação. Na ocasião, a professora da UFRJ e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade, Tatiana Roque, apresentou a nova iniciativa à comunidade Fiocruz.
Democracia, desigualdades e direitos
Incorporando uma perspectiva interdisciplinar entre economia, história, sociologia, antropologia, ciência política e direito, e assumindo as dimensões nacionais e internacionais, a disciplina pretende discutir: conceitos, funcionamentos e desafios da democracia e suas instituições (autoritarismo, sistemas políticos, eleitorais e partidários, políticas públicas, mídia); as desigualdades crescentes em várias partes do globo, em suas múltiplas dimensões - de classe, mas também as desigualdades de gênero e raça -, bem como sua interface com o mercado de trabalho, os percursos educacionais e a organização do Estado; e os direitos, sua constituição histórica e o papel dos movimentos sociais.
Coordenadores: Alexandre Fortes (UFRRJ), Célia Kerstenetzky (UFRJ), Fábio Waltenberg (UFF), Felipe Borba (Unirio) e Luiz Augusto Campos (Uerj)
Saúde e ciência em tempos de pandemia
Com interdisciplinaridade entre os campos das biomédicas, saúde coletiva, filosofia e história da ciência, a disciplina prevê os seguintes módulos: noções de epidemiologia, infectologia, virologia e complicações da Covid-19; sistema de saúde: SUS e sistema suplementar, relação entre público e privado, regulação, história, organização e planejamento do serviço, planos de ação e mitigação etc.; indústria e inovação em saúde: pesquisa de medicamentos, vacinas, transferência tecnológica, relações internacionais, patentes, investimentos estatais; ciência e sociedade: metodologia científica, combate às fake news, divulgação científica história e filosofia da ciência.
Coordenadores: Carlos Gadelha (Fiocruz), Cláudio Tinoco (UFF), Roberto Medronho (UFRJ) e Rodolfo Castro (Unirio)
Encontros Virtuais de Educação debateu a oferta de disciplinas em parceria com universidades públicas
O oitavo debate realizado no âmbito do Encontros Virtuais de Educação recebeu a professora da UFRJ e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade, Tatiana Roque, para falar sobre o novo projeto Saber Comum e apresentá-lo à comunidade Fiocruz. O encontro foi realizado em 2/9 e contou também com a apresentação dos representantes das disciplinas ofertadas pelo projeto Alexandre Fortes (UFRRJ) e Felipe Duvaresch Kamia (Fiocruz).
Em sua apresentação, Tatiana lembrou que a base do Saber Comum vem de uma experiência prévia da UFRJ com o Colégio Brasileiro de Altos Estudos e o Núcleo de Rádio e TV, que já oferecem disciplinas transversais eletivas aos alunos de todos os cursos de pós-graduação da Universidade. “Com a pandemia, ficou muito nítido que alguns saberes específicos não podem mais ficar restritos apenas às pessoas que trabalham ou estudam determinadas áreas”, argumentou.
Tatiana explicou ainda que as aulas serão transmitidas em TV aberta, mas ficarão disponíveis em redes sociais e poderão ser retransmitidas por outros veículos, como o Canal Saúde da Fiocruz, por exemplo – ação que está em processo de negociação. Ampliando, assim, o alcance da população e as parcerias institucionais. Tatiana comentou que esse é um projeto piloto e que futuramente a ideia é ampliá-lo, envolvendo outras disciplinas, além de programas de graduação.
Alexandre Fortes, que é pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFRRJ e coordenador da disciplina “Democracia, desigualdades e direitos”, falou sobre a sua criação e destacou que o trabalho com a TV aberta expande as possibilidades, mas, ao mesmo tempo, desafia as instituições a proporem e inovarem na área da educação. Ele frisou que as conexões pré-existentes facilitaram enormemente a superação de questões burocráticas e de regulamentações institucionais para essa oferta conjunta, dando celeridade ao processo.
Felipe, que é docente e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento, Complexo Econômico Industrial e Inovação em Saúde (GIS/Fiocruz) detalhou o desenho da disciplina “Saúde e ciência em tempos de pandemia” e apontou que a produção de inovação efetiva em saúde depende de uma conjunção entre os vários campos do conhecimento, o que reflete também o espírito desse novo projeto. Já o coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz, Carlos Gadelha, que também é o responsável pela disciplina “Saúde e ciência em tempos de pandemia”, ressaltou que o entendimento das instituições e entre os campos diversos é fantástico, destacando ainda que “é preciso mostrar a nossa produção e defender a ciência e a saúde como um valor, especialmente neste momento tão dramático que estamos vivendo”.
Caminhos e conexões no ensino remoto é o tema de um novo curso da Fiocruz voltado a docentes e profissionais da área de educação. A formação é autoinstrucional, online e gratuita! Ela é uma iniciativa da Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação e está alinhada às ações de apoio aos professores para a continuidade do ensino frente à necessidade de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. O objetivo do curso é compartilhar um conjunto de orientações básicas, ferramentas tecnológicas e atividades que subsidiem professores e outros profissionais da área na realização de disciplinas ou ações educacionais na modalidade de educação remota emergencial. Ele é aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas aqui.
Para colaborar com a retomada das atividades de ensino e em atenção à necessidade do professor por informações rápidas e práticas, o curso traz um conjunto de orientações básicas, ferramentas tecnológicas e atividades que podem apoiar a realização de disciplinas ou outras ações educacionais na modalidade de educação remota emergencial.
Ele está estruturado em formato de guia e é dividido em quatro seções independentes, que podem ser acessadas de acordo com a preferência ou necessidade de cada usuário.
O público-alvo da nova formação são, prioritariamente, docentes da Fiocruz e outros profissionais que atuam na docência em todos os níveis, mas o curso é aberto ao demais profissionais da instituição e também ao público em geral.
Ensino Remoto - Caminhos e Conexões
A iniciativa parte do princípio de que a educação remota é uma possibilidade de garantir, emergencialmente, que alunos e professores retornem às atividades de aprendizagem durante o período de convivência com a pandemia, utilizando as tecnologias digitais como ferramentas para execução de seu planejamento e maior aproximação com os alunos. Além de oferecer essa formação básica no campo da Educação Remota, esse curso tem o propósito de contribuir para a solidificação da proposta educacional aberta e gratuita da Fiocruz.
As etapas de construção desse novo curso foram realizadas por um Grupo de Trabalho constituído a partir do Fórum de Qualificação Profissional e EAD da Fiocruz, com participantes experientes na área de educação e educação a distância. Além disso, um diferencial dessa elaboração foi o envolvimento do design instrucional como um processo, ou seja, como base de todas as etapas: planejamento, desenvolvimento e implementação. O curso teve a supervisão e mentoria da equipe técnica do Campus Virtual Fiocruz e um grande apoio da EAD do Instituto Aggeu Magalhães (IAM) - Fiocruz Pernambuco.
“Embora já possuíssemos expertise prévia, todas nós tivemos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e habilidades técnicas, utilizando um modelo de gestão ágil no desenvolvimento desse projeto pedagógico”, detalhou a Coordenadora-geral adjunta de Educação da Fiocruz, Eduarda Cesse, que também é a responsável pela condução do Grupo de Trabalho, apontando ainda que com comprometimento, responsabilidade compartilhada e sem hierarquia, o GT – um grupo formado somente por mulheres – mostrou um trabalho de elevado desempenho com foco em educação.
Ana Furniel, que é coordenadora do Campus Virtual Fiocruz e entusiasta da iniciativa, ressaltou a importância da nova formação e destacou que o curso foi desenvolvido de forma simples e com o uso de tecnologias disponíveis gratuitamente. Segunda ela, a ideia permanentemente trabalhar em novas versões com atualizações e revisões.
Já a coordenadora de Educação do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Mariana Souza, falou sobre o orgulho em fazer parte desse trabalho. Para ela, o curso mostra rapidamente, de forma direta e indireta, o resultado do empenho de servidores à população, o que lhe trouxe grande satisfação pessoal. A constituição do GT e todo o desenvolvimento da nova formação se deram de forma remota durante a pandemia, o que, segundo os integrantes do Grupo, fortaleceu laços profissionais e proporcionou momentos de afeto durante o isolamento.
Para debater e compartilhar as experiências sobre aulas remotas em diferentes programas de pós-graduação da Fiocruz, a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação realizou mais um Encontros Virtuais. Com cerca de 90 participantes, docentes fizeram seus relatos e apresentaram escolhas, caminhos e dificuldades enfrentadas durante esse processo de adaptação ao isolamento social. Na abertura do encontro, a coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam, que foi mediadora do debate, ressaltou todo o esforço e investimento prévios dos docentes para a oferta das disciplinas e continuidade das ações educacionais da instituição. Confira o vídeo das apresentações.
As apresentações ficaram a cargo de Simone Kropf, coordenadora da disciplina História e Historiografia das Ciências, do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); Luciano Kalabric, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, do Instituto Gonçalo Muniz (IGM/Fiocruz Bahia); Adriana Reis, docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz); e Enirtes Caetano Melo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).
“Fico muito feliz em poder compartilhar experiências, dificuldades e sucessos deste momento tão particular que estamos vivendo. Está acontecendo uma produção da ciência no âmbito da pandemia e é muito interessante pensar nos aspectos de velocidade e adaptação”, disse Cristina Guilam. Todos os coordenadores de programas de pós-graduação e disciplinas falaram sobre os desafios e ressaltaram os processos decisórios compartilhados e pactuados com os alunos. Eles também destacaram a importância do uso de ferramentas digitais, como as plataformas Zoom e Moodle, por exemplo, para a disponibilização de conteúdos, acompanhamento de atividades, avaliação dos alunos.
Simone Kropf enfatizou a continuidade das ações educacionais mesmo a distância como um ato de resistência coletiva em defesa da ciência e do conhecimento. “Reconhecemos que não é a mesma coisa, mas é possível estabelecer vínculos de solidariedade e construir novos caminhos com qualidade”, disse ela. Já Adriana destacou o papel fundamental das secretarias acadêmicas para o manejo digital, além do esforço e suporte dos docentes mais experientes com os que ainda não estavam adaptados ao ensino remoto emergencial.
Esse foi o sexto encontro da série. O debate foi realizado em 17 de agosto de 2020. A atividade é uma iniciativa da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz e tem como objetivo promover e divulgar as diversas ferramentas e possibilidades de interação entre a comunidade acadêmica, alunos e gestores da Fiocruz na área da educação, especialmente voltadas para a continuidade das atividades educacionais neste momento de pandemia de Covid-19.
Confira a apresentação em vídeo: