Centro de Estudos/Sessões científicas

Home Centro de Estudos/Sessões científicas
Voltar
Publicado em 11/06/2026

II WebRede debate estratégias de comunicação científica em saúde

Autor(a): 
Fabiano Gama*

Em um cenário em que a produção de evidências em saúde, especialmente provenientes de estudos de mundo real cresce de forma significativa, torna-se essencial discutir estratégias inovadoras para sua comunicação, ampliando o alcance e o impacto junto à comunidade científica, aos profissionais de saúde, à sociedade e ao público leigo, por meio da decodificação do conhecimento científico em linguagem acessível e compreensível. O II WebRede será uma oportunidade para refletir sobre os desafios e as potencialidades da divulgação científica em saúde, com foco na transformação de evidências em informação acessível, confiável e aplicável.

Neste encontro, serão apresentadas a importância da divulgação científica e as iniciativas desenvolvidas no âmbito da Rede COVID-19.

Promovida pela Rede de Estudos Observacionais, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), a segunda edição do WebRede será no dia 15 de junho, das 14h às 16h. Com o tema "Conectando Ciência e Sociedade: Como comunicar o conhecimento científico: A experiência da Rede Covid-19", os convidados irão apresentar estratégias atualizadas no campo da divulgação e popularização da ciência.

A série de webinários é uma parceria com a Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC/VPPCB), vinculada à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB).

O público também irá conhecer uma das iniciativas produzidas pela WebRede, o podcast Entre a Ciência e o Tempo. O evento é voltado para profissionais da saúde, pesquisadores, pós-graduandos, gestores, participantes de pesquisas e demais interessados no tema.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela plataforma Even3. Haverá transmissão pelo Teams, com acesso pela plataforma Even 3.

 

 

*Com informações de Bio-Manguinhos e plataforma Even3.

Publicado em 11/06/2026

Centro de Estudos celebra os 50 anos da Pós-graduação em Biologia Parasitária

Autor(a): 
Jornalismo IOC/Fiocruz

O Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza, no dia 12 de junho, às 10h, a sessão 'Memórias da Pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC: área de concentração em Genética e Bioquímica', integrada às comemorações do jubileu de 50 anos da Pós-graduação em Biologia Parasitária

A atividade contará com apresentações dos pesquisadores Mariza Morgado, do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular, e José Paulo Leite, do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental.  

A mediação será realizada por Monick Lindenmeyer, pesquisadora do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do Instituto. 

O Centro de Estudos do IOC é um espaço permanente de discussão científica, reunindo especialistas de diferentes áreas para debater temas relevantes para a pesquisa, a saúde pública e o desenvolvimento científico. 

A sessão ocorrerá em formato híbrido, no Auditório Emmanuel Dias (Pavilhão Arthur Neiva), no campus da Fiocruz em Manguinhos (RJ), com transmissão ao vivo pelo canal do IOC no YouTube.  

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Publicado em 10/06/2026

Encontro às Quintas: da Alhambra ao Castelo Mourisco

Autor(a): 
COC/Fiocruz

A série Encontro às Quintas, promovida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), realiza em 11 de junho, às 10h, sua sexta sessão de 2026, com o tema “Arquitetura da Alhambra em perspectiva transnacional: Granada, Rio de Janeiro, Nova York e Berlim”. O evento terá como palestrantes José Manuel Rodríguez Domingo, da Universidade de Granada, e Renato da Gama-Rosa Costa, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), além dos comentários da pesquisadora Gisele Sanglard, também da COC/Fiocruz. 

O encontro discutirá a difusão internacional da estética da Alhambra, complexo de palácios localizado em Granada, na Espanha, e suas apropriações em cidades como Granada, Rio de Janeiro, Nova York e Berlim. A proposta é analisar as contradições do chamado alhambrismo, difundido na Europa e nas Américas entre o século 19 e o início do século 20, considerando se essa circulação expressava admiração estética ou também funcionava como instrumento de legitimação colonial.

A abertura da sessão contará com a presença do diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José Pinheiro, e do diretor do Instituto Cervantes, José Vicente Ballester Monferrer, que possui ampla experiência no cenário cultural. Formado em Letras pela Universidade de Barcelona, Monferrer é professor, escritor, documentarista, tradutor e curador de exposições. Foi responsável pela programação e pelas publicações da Mostra de Valência – Cinema do Mediterrâneo e também coordenou o Departamento de Comunicação do Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM).

José Manuel Rodríguez Domingo apresentará a palestra “Homenagem ou saque estético?: As contradições do alhambrismo global”. A exposição discutirá como a Alhambra de Granada não apenas inspirou uma moda estética, mas também se tornou uma ferramenta política e cultural. A palestra propõe refletir sobre até que ponto a beleza da Alhambra foi apropriada pela burguesia ocidental e sobre o papel do alhambrismo na legitimação do poder colonial europeu, além de discutir se um estilo importado ou recuperado pode servir à construção de uma identidade nacional autêntica.

Já Renato da Gama-Rosa Costa irá se dedicar ao contexto brasileiro com a palestra “O Pavilhão Mourisco de Manguinhos e o Orientalismo no Rio de Janeiro”. A apresentação terá como tema o Pavilhão Mourisco, também conhecido como Castelo Mourisco, edifício-sede da Fundação Oswaldo Cruz e marco arquitetônico de Manguinhos há mais de um século. O prédio e seu conjunto arquitetônico serão analisados como exemplos da apropriação do ecletismo e do orientalismo na arquitetura, com referências de diferentes procedências, mas vinculadas à linguagem de matriz oriental.

A exposição também discutirá o processo de concepção do edifício, marcado pelo diálogo entre o cientista Oswaldo Cruz (1872-1917), idealizador do projeto, e o arquiteto português Luiz Moraes Jr. (1867-1955). No Rio de Janeiro das primeiras décadas do século 20, o Instituto de Manguinhos não foi o único exemplo de inspiração orientalista: outras edificações também mobilizaram esse repertório, combinando exotismo, pitoresco, devoção, imaginário burguês e ciência.

José Manuel Rodríguez Domingo é doutor em História da Arte pela Universidad de Granada e especialista em patrimônio histórico, conservação e arquitetura neoárabe. Professor da Universidad de Granada, coordena o Mestrado em Tutela do Patrimônio Histórico-Artístico e desenvolve pesquisas sobre orientalismo, arquitetura e preservação do patrimônio cultural. Entre suas publicações recentes destacam-se “Castillos señoriales: conocimiento y planificación para la gestión sostenible”, publicado em 2022 e “Catalogación de obras de arte: Metodología y recursos para la documentación del patrimonio artístico mueble”, de 2020.

Renato da Gama-Rosa Costa é doutor em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e chefe do Núcleo de Estudos em Urbanismo e Arquitetura para a Saúde do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz. Docente do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, desenvolve pesquisas sobre história da arquitetura e do urbanismo, patrimônio cultural, arquitetura de instituições de saúde e história das comunidades de Manguinhos. Entre suas publicações está o livro “Um lugar para a ciência: a formação do Campus de Manguinhos” (Editora Fiocruz, 2003), obra de referência para os estudos sobre a constituição do complexo arquitetônico da Fiocruz.

A debatedora Gisele Sanglard é doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes) e docente do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS). Suas pesquisas concentram-se nos temas da assistência, filantropia, alimentação, infância e história da saúde. Entre suas publicações recentes estão os capítulos “O alimento como remédio na construção das políticas públicas para a infância no Brasil (1900-1950)” e “Os debates sobre a alimentação infantil no Rio de Janeiro” (1900-1920), ambos publicados em 2025. Sob a coordenação do sociólogo Marcos Chor Maio, pesquisador da Casa, o Encontro às Quintas é uma realização do PPGHCS.

Encontro às Quintas – 6ª sessão
“Arquitetura da Alhambra em perspectiva transnacional: Granada, Rio de Janeiro, Nova York e Berlim”
Expositores: José Manuel Rodríguez Domingo (Universidad de Granada) e Renato da Gama-Rosa Costa (COC/Fiocruz)
Debatedora: Gisele Sanglard
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 11/6
Horário: 10h
Local: Auditório Luiz Fernando Ferreira, no Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS),  campus da Fiocruz, em Manguinhos.

Publicado em 09/06/2026

Centro de Estudos terá como tema o Núcleo Histórico Rodrigues Caldas do território da Colônia Juliano Moreira

Autor(a): 
Fiocruz Mata Atlântica

Na quinta-feira, 18 de junho, a edição do Centro de Estudos Fiocruz Mata Atlântica| Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (FMA|VPAAPS) terá como palestra “A Capela de Nossa S. dos Remédios e o Núcleo Histórico da antiga Colônia Juliano Moreira: Gestão, Preservação e Políticas Públicas dos bens culturais e desafios atuais”, com o especialista em conservação e restauração com experiência em monumentos históricos, edifícios públicos e acervos sacros, Rodolfo Lo Bianco.

Atualmente, estão concentradas no Núcleo Histórico Rodrigues Caldas as construções mais antigas da Colônia Juliano Moreira, reminiscências da época do engenho: a sede, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, algumas ruínas de outras construções, além do conjunto de canaletas e o sistema de aqueduto, tombados pelos órgãos públicos de patrimônio.

Assista pelo Canal do Youtube da Fiocruz Mata Atlântica

Local: campus Fiocruz Mata Atlântica - Rua Sampaio Corrêa, s/n - Jacarepaguá.

Transmissão pelo Canal do Youtube:

 

Publicado em 09/06/2026

Debate sobre preservação da arquitetura moderna em nova edição do Ciclo de Palestras

Autor(a): 
COC/Fiocruz

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove, no dia 10 de junho de 2026, às 10h, mais uma edição do Ciclo de Palestras “Preservação do Patrimônio: Conceitos e Práticas”. Com o tema “Entre memória e concreto: os desafios da arquitetura moderna”, o encontro será realizado presencialmente no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (sujeito a lotação de 50 lugares). Haverá transmissão ao vivo pelo canal da Casa no YouTube e intérprete de Libras. 

A palestra será ministrada por Fernando Diniz Moreira, professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que apresentará uma visão abrangente dos principais desafios enfrentados globalmente na conservação da arquitetura moderna, compartilhando experiências e exemplos de ações de preservação do patrimônio moderno coordenadas por ele em Pernambuco entre 2005 e 2020. A mediação será realizada por Patricia Cordeiro, arquiteta e pesquisadora da COC/Fiocruz. Confira a minibio das participantes. 

Para receber certificado, os interessados deverão realizar inscrição prévia pelo Campus Virtual Fiocruz até o dia 9 de junho. A confirmação de participação será feita durante o evento: no caso do público presencial, por meio de assinatura da lista de presença no local; já os participantes que acompanharem a transmissão pelo YouTube terão acesso a um link disponibilizado ao longo da atividade para registro de presença. 

O Ciclo de Palestras Preservação do Patrimônio: Conceitos e Práticas é uma iniciativa do Serviço de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz e reúne especialistas de diferentes áreas para discutir conceitos, metodologias e experiências relacionadas à proteção dos bens culturais frente a riscos, emergências e desafios contemporâneos. Acompanha as notícias e fique por dentro das próximas edições do ciclo Preservação do Patrimônio.

Publicado em 09/06/2026

Sessão Colaborativa PROCC discutem estudo sobre impactos da substituição de medicamentos biológicos no SUS

Autor(a): 
VPEIC/Fiocruz

Quais são os impactos da substituição de medicamentos biológicos por biossimilares no Sistema Único de Saúde (SUS)? E como essa mudança pode influenciar a continuidade dos tratamentos dos pacientes? Essas são algumas das questões que serão discutidas pela enfermeira e doutoranda em Epidemiologia em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, Mariana de Queiroz, no próximo encontro das Sessões Colaborativas PROCC, no dia 10 de junho, às 12h30.

Na apresentação “Risco de Descontinuidade de Tratamento com Adalimumabe Originador e Biossimilares no SUS”, a pesquisadora aborda resultados de um estudo que avaliou e comparou o risco de interrupção do tratamento com Adalimumabe entre pacientes que iniciaram ou migraram para medicamentos biossimilares e aqueles que permaneceram utilizando o medicamento originador.

Estudo analisa efeitos da troca obrigatória no SUS

O Adalimumabe é um medicamento biológico utilizado no tratamento de diversas doenças crônicas. Após a expiração da patente de seu medicamento originador, o Humira, o SUS passou a incorporar, a partir do segundo semestre de 2022, duas versões biossimilares da molécula, além de manter a oferta do medicamento original.

Nesse contexto, o estudo investiga os efeitos da política de substituição adotada pelo sistema, analisando o risco de descontinuidade do tratamento ao longo de até 12 meses entre diferentes grupos de pacientes. A pesquisa busca compreender se a troca para biossimilares está associada a mudanças na permanência do tratamento e contribuir para o debate sobre acesso, efetividade e sustentabilidade das políticas de incorporação de medicamentos no SUS.

Mariana de Queiroz é graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília (UnB), servidora pública federal desde 2013, especialista em Análise de Dados em Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e possui aperfeiçoamento em Epidemiologia pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.

Como participar das Sessões Colaborativas PROCC

As Sessões Colaborativas PROCC são promovidas pela Fiocruz, em parceria com The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC). Os encontros são online, gratuitos e abertos ao público.

Cartaz com foto da pesquisadora Mariana de Queiroz em destaque, título sobre o risco de descontinuidade de tratamento com adalimumabe originador e biossimilares no SUS e informações do evento (10/6, 12h30, online), além dos logos da Fiocruz e da The Global Health Network América Latina e Caribe.

Serviço

Data: 10 de junho de 2026
Horário: 12h30
Título: “Risco de Descontinuidade de Tratamento com Adalimumabe Originador e Biossimilares no SUS”
Apresentadora: Mariana de Queiroz
Formato: online e gratuito
Link: https://tinyurl.com/bdemcaz7

Publicado em 10/06/2026

Lideranças comunitárias debatem governança do turismo no Delta do Parnaíba

Autor(a): 
André Freire (Nethis/Fiocruz Brasília)

O desenvolvimento turístico em regiões onde rios e o mar se encontram envolve modelos de governança atentos aos impactos sociais, ambientais e econômicos da atividade nesses territórios. No dia 11 de junho, às 14h, o 4º seminário do 33º Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília reúne lideranças comunitárias do Delta do Parnaíba para discutir os desafios do turismo sustentável na região.

Situado entre os estados do Piauí e Maranhão, o Delta do Parnaíba concentra uma ampla diversidade ecológica e modos de vida diretamente vinculados aos recursos naturais do estuário. A atividade coloca em debate as contribuições de pescadores e comunidades tradicionais para o desenvolvimento turístico em territórios estuarinos.

O seminário é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube.

Confira a composição da mesa de debate:

 – Raquel Silva, coordenadora da Articulação Nacional das Pescadoras (ANP/PI)

– Luciano Galeno, educador social do Conselho Pastoral de Pescadores e Pescadoras (CPP Ceará-Piauí)

Moderação:

– José Paranaguá de Santana, coordenador do Nethis

 A Escola de Governo Fiocruz – Brasília emitirá certificado para os participantes inscritos que acompanharem a atividade.

Faça aqui sua inscrição

Essa atividade integra a programação do Observatório Armagedom, que focaliza temas estratégicos para a saúde pública, buscando contribuir para a formulação de políticas públicas, em especial, quanto ao enfrentamento de doenças infecciosas.

Mais informações: (61) 3329-4661 | nethis@fiocruz.br

 

Publicado em 09/06/2026

Seminário em homenagem ao sanitarista Antonio Ivo de Carvalho discute as perspectivas da saúde no Brasil frente às transformações demográfica e epidemiológica

Autor(a): 
Eliane Bardanachvili (CEE/Fiocruz)

As transformações demográfica e epidemiológica e os desafios que se impõem ao sistema de saúde brasileiro estarão em debate no seminário Antonio Ivo de Carvalho – Perspectivas da Saúde no Brasil, que o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz realizará no dia 10 de junho de 2026. O evento, presencial, com transmissão ao vivo, trará os olhares de três especialistas que terão suas exposições comentadas pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira. A proposta é contribuir para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à equidade e à sustentabilidade do Sistema Único de Saúde no cenário contemporâneo e ressaltar o papel estratégico da Fiocruz nesse processo. O seminário prestará homenagem ao legado do sanitarista Antonio Ivo de Carvalho (1950-2021), cuja biografia foi marcada pelo protagonismo na luta pela democracia e pelo direito universal à saúde. No dia do evento, completam-se cinco anos de sua morte. Antonio Ivo de Carvalho foi responsável pela criação do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e seu primeiro coordenador. Antônio Ivo também esteve nove anos à frente da Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp, onde enfrentou vários desafios no âmbito da saúde nacional e internacional, das críticas ao SUS e das mudanças políticas no cenário global. Deixou importante legado intelectual e institucional para a saúde coletiva brasileira.

O demógrafo José Eustáquio Diniz Alves, professor titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE), abordará o tema Desafios e oportunidades da economia da longevidade no Brasil, tratando dos impactos do acelerado envelhecimento populacional (dados do IBGE apontam que, em 2029, o país contará com 40,1 milhões de idosos, superando os 39,2 milhões de jovens com menos de 15 anos) e das possibilidades econômicas, de inovação e de reorganização social que se abrem em um cenário que, conforme defende, está longe de ser tomado como adverso, podendo ser, sim, fonte de prosperidade.

A pesquisadora Deborah Carvalho Malta, professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da UFMG), falará sobre Carga de doença: fatores de risco, incapacidade e mortalidade no Brasil (1990–2023), apresentando a evolução do perfil epidemiológico da população brasileira, entre 1990 e 2023, e observando que o Brasil apresentou avanços importantes nos indicadores de saúde nas últimas décadas, associados à expansão do SUS, da Atenção Primária à Saúde e das políticas sociais. Entretanto, destacará, persistem desafios relacionados ao envelhecimento populacional, à crescente carga das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), aos transtornos mentais, à obesidade e às desigualdades regionais em saúde.

O pesquisador José Gomes Temporão, ex-ministro da saúde e um dos coordenadores do grupo de pesquisa Doenças Crônicas e Tecnologias de Saúde, do CEE-Fiocruz, discutirá os desafios do cenário exposto para o Sistema Único de Saúde, considerando aspectos como financiamento, acesso, gestão e a capacidade de resposta diante da transição pela qual passa a sociedade brasileira.

Seminário Antonio Ivo de Carvalho – Perspectivas da Saúde no Brasil

Data: 10 de junho de 2026

Horário: 14h às 16h30

Local: Auditório térreo da Ensp/Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro-RJ)

PROGRAMAÇÃO

13:30 – Brunch de boas vindas

14:00 – Abertura

• Rômulo Paes de Sousa – coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz)

14:10 – Homenagem a Antonio Ivo de Carvalho

• Maria Helena Mendonça (Ensp/CEE-Fiocruz) e familiares

14:30 – Apresentações

• Exibição de vídeo

• José Eustáquio Diniz Alves – professor titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE)

Desafios e oportunidades da economia da longevidade no Brasil

• Deborah Carvalho Malta – professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública (UFMG)

Carga de doença: fatores de risco, incapacidade e mortalidade no Brasil (1990–2023)

• José Gomes Temporão – pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz)

Transição demográfica e epidemiológica e os desafios para o Sistema Único de Saúde

Debatedor
• Mario Moreira –presidte da Fundação Oswaldo Cruz

 

Publicado em 03/06/2026

Nethis debate bens comuns digitais e saúde

Autor(a): 
André Freire (Nethis/Fiocruz Brasília)

Quem controla os dados em saúde? É possível tratar dados sensíveis como bens comuns digitais em um cenário marcado pela expansão da inteligência artificial, das grandes empresas de tecnologia e dos regimes de propriedade intelectual? Essas são algumas das questões que orientarão o terceiro seminário do 34º Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília, que acontece no dia 3 de junho, das 14h às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal da Fiocruz Brasília no YouTube.

O seminário refletirá sobre a governança digital em saúde e a construção de modelos capazes de equilibrar inovação tecnológica, interesse público e proteção de direitos. Também estarão em pauta a coexistência entre bens comuns digitais, entendidos como recursos compartilhados e voltados ao interesse público, e regimes de propriedade intelectual, além da necessidade de garantia da transparência, equidade e soberania no uso de sistemas de inteligência artificial aplicados à saúde.

Participam da mesa a pesquisadora do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário (Cepedisa) da USP Marina Borba e o coordenador de pesquisa do Geneva Centre on Knowledge Governance e cofundador do Instituto Brasileiro de Direitos Autorais (IBDAutoral), Luca Schirru. A moderação será pela coordenadora de ensino e pesquisa do Nethis, Roberta de Freitas.

Haverá emissão de certificado pela Escola de Governo Fiocruz-Brasília exclusivamente para inscritos.

Faça sua inscrição aqui.

O 34º Ciclo de Debates integra a programação do Observatório Odisseia, projeto interinstitucional do Nethis realizado em parceria com o Cepedisa/USP, com apoio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) do Ministério da Saúde.

 

Publicado em 29/05/2026

Centro de Estudos Fiocruz Mata Atlântica abordará a temática de Biodiversidade nas florestas urbanas

Autor(a): 
Fiocruz Mata Atlântica

Na quarta-feira, 3/6, a edição do Centro de Estudos FMA|VPAAPS - Fiocruz Mata Atlântica| Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde trará uma mesa de discussão com a temática “Biodiversidade nas florestas urbanas da cidade do Rio de Janeiro” como parte da comemoração da Semana da Biodiversidade e do Meio Ambiente, com coorganização do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Palestrantes: Carlos Eduardo Viveiros de Castro Grelle (UFRJ), Marcelo Rheingantz (UFRJ|Refauna), Gabriel Sales (PUC-Rio) e Gabriel Cupolillo (UFRJ|Fiocruz)

Mediação: Ricardo Moratelli (Fiocruz)

Data: 3/6 (quarta-feira)

Horário: 10h

Café de acolhida: 9h30

Local: campus Fiocruz Mata Atlântica

Endereço: Fiocruz Mata Atlântica- R. Sampaio Corrêa, s/n - Jacarepaguá. Transmissão pelo Canal do Youtube.

 

Páginas

Subscrever RSS - Centro de Estudos/Sessões científicas