saúde pública

Home saúde pública
Voltar
Publicado em 18/09/2025

Estudante do Maranhão vence o 3º Concurso Portinho Livre de Literatura

Autor(a): 
Icict/Fiocruz

A vencedora do 3º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil é uma estudante de Alto Alegre do Pindaré, município do Maranhão. Larissa Sofia Silva dos Santos, de 13 anos, conquistou o prêmio com um conto que se inicia numa Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o protagonista estende o braço para tomar vacina. Imerso na observação das pessoas e dos detalhes daquele ritual, caminha pelo bairro tecendo uma reflexão sobre o papel de cada um de nós na construção da saúde coletiva. 

Este ano, o concurso recebeu 164 textos, de alunos entre 13 e 16 anos, que responderam à pergunta: "O que é saúde coletiva para você?". O tema foi escolhido como homenagem aos 125 anos da Fiocruz, celebrados em maio de 2025. Além disso, era uma forma de estimular o debate, nas salas de aula, sobre como o direito à saúde está relacionado à cidadania, à democracia, ao enfrentamento das desigualdades e aos outros direitos sociais, muito além da simples ausência de doenças. 

Veja a lista completa dos 30 melhores textos

“O tema não era dos mais simples, sabemos. E, por isso mesmo, ficamos surpresos com o resultado”, enfatiza Juliana Krapp, coordenadora da Portinho Livre. “Recebemos ótimos trabalhos. Textos muito criativos, mas que também ilustram a complexidade e os desafios da ideia de 'saúde pública'.”

Premiação     

Larissa Sofia vai ganhar um cartão presente no valor de R$ 1 mil e o convite para viajar até o Rio de Janeiro, onde receberá o prêmio, durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mas ela não será a única premiada. Sua professora, Vilma Soares Cunha, também receberá R$ 1 mil e terá as despesas pagas para comparecer à premiação. Além disso, os 30 melhores textos vão integrar um livro, a ser publicado em 2026.

“Este ano, decidimos premiar também os professores, como forma de reconhecer o trabalho que fazem ao levar temas cruciais de nossa sociedade para as escolas, estimulando a criatividade e a consciência cidadã”, explica Krapp. “Nas três edições do concurso, constatamos como são eles que incentivam a participação dos estudantes, aproveitando para debater pautas como saúde pública e meio ambiente, que foi tema da edição passada.”

Rio Pomba e Niterói

O ranking com os três vencedores do concurso ainda tem representantes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Pih Assis, estudante do município mineiro de Rio Pomba, ficou em segundo lugar, com a história de Lily. UMQ menina que nasceu na 'quebrada' e decide ser professora, para ajudar a mudar a vida de seus alunos, Ensinando, inclusive, que “viver com dignidade é um direito, não um luxo”. Isabela do Carmo Canale, de Niterói, ficou com o terceiro lugar, pelo texto 'Sopa da saúde da vovó'. Nele, descreve o diálogo entre uma criança e sua avó, que mostra os muitos ingredientes necessários para uma vida com saúde coletiva.

Os dois também vão ganhar cartões presente de R$ 1 mil, assim como seus professores: Bianca Portes de Castro e Thayane Fonseca. 

O concurso Portinho Livre é uma iniciativa do Icict, com patrocínio da Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec). Teve sua primeira edição em 2023, quando os estudantes foram convidados a escrever sobre o tema 'O bonde da vacina: cuidar de si para cuidar do outro'. Em 2024, 160 jovens atenderam ao chamado para escrever sobre 'O Brasil que resiste: ideias para adiar o fim do mundo'. Os vencedores das duas primeiras edições foram, respectivamente, estudantes de São Luis do Maranhão e de Anápolis, município de Goiás.

A Portinho Livre é um selo e uma plataforma de livros infantojuvenis em acesso aberto. Reúne obras que usam o poder da literatura para instigar o interesse pela ciência, pela saúde pública e pela cidadania.

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo claro e as seguintes informações: O que é saúde coletiva para você? Se liga no resultado! 3º Concurso Portinho Livre de Literatura InfantoJuvenil. Em 1º lugar ficou Larissa Sofia Silva dos Santos, com a professora Vilma Soares Cunha de Alto Alegre do Pindaré (MA), 2º lugar Pih Assis, com a professora Bianca Portes de Castro de Rio Pomba (MG) e em 3° lugar Isabela Carmo Canale, com a professora Thayane Fonseca, de Niterói (RJ), confira a lista completa dos autores selecionados no site do Icict.

Publicado em 11/09/2025

Últimos dias: Fiocruz recebe inscrições para turmas de 2026 de mestrados e doutorados acadêmicos

Autor(a): 
Ensp/Fiocruz

Estão abertas as inscrições para as turmas de 2026 dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Os interessados têm até o dia 15 de setembro para se candidatar às vagas de mestrado e doutorado acadêmicos em três programas: Saúde Pública, Epidemiologia em Saúde Pública e Saúde Pública e Meio Ambiente. As inscrições devem ser realizadas pelo Acesso Fiocruz. Os editais estão disponíveis nos links abaixo. Nos documentos, há instruções para o procedimento de inscrição.

Saiba mais sobre os programas de pós-graduação acadêmicos da Ensp deles e saiba como participar do processo seletivo.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

Acesse o edital do Mestrado em Saúde Pública 

Acesse o edital do Doutorado em Saúde Pública

Combinando tradição e atualização, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública formou sua primeira turma de mestrado em 1967 e, desde 1977, é institucionalizado pela Capes. Ao longo de sua trajetória, contribuiu ativamente para a consolidação da saúde coletiva no Brasil e a formação para o SUS, atuando no ensino, na pesquisa e em parcerias com órgãos governamentais e organizações da sociedade civil. Os coordenadores do PPG são Gisele O'Dwyer de Oliveira e Vania Reis Girianelli.

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública

Acesse o edital do Mestrado em Epidemiologia 

Acesse o edital do Doutorado em Epidemiologia

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia oferece formação sólida, com linhas de pesquisa que dialogam com a Saúde Pública. Dissertações e teses são desenvolvidas com inovação, fundamentação teórica consistente e análise robusta. A proposta é formar docentes, pesquisadores e gestores capazes de planejar, implementar e avaliar políticas públicas e tecnologias em diferentes contextos epidemiológicos, sociais e ambientais, no Brasil e no mundo. Os coordenadores do PPG são Rosane Griep e Antonio Pacheco.

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente

Acesse o edital do Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente 

Acesse o edital do Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente

Voltado à interface entre saúde e meio ambiente, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente forma profissionais para analisar e propor soluções diante dos impactos das exposições ambientais na saúde humana. A abordagem é interdisciplinar e integrada, combinando as áreas de epidemiologia, toxicologia, e gestão e saneamento para compreender e enfrentar desafios ambientais e seus efeitos sobre a saúde. Os coordenadores são Rita Estrela e Enrico Saggioro. 

Publicado em 18/08/2025

Últimos dias de inscrições para a 3ª edição do concurso Portinho Livre

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

A terceira edição do Concurso Portinho Livre traz como tema a pergunta 'O que é saúde coletiva para você?'. Jovens de 13 a 16 anos, estudantes de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil, ainda podem participar. As inscrições seguem abertas até 20 de agosto.

A ideia é estimular o debate, nas salas de aula, sobre como o direito à saúde está relacionado à cidadania, à democracia, ao enfrentamento das desigualdades e a outros direitos sociais, muito além da simples ausência de doenças.

Inscrições abertas no site da Porto Livre

Os trinta melhores trabalhos vão fazer parte de um livro publicado pelo selo Portinho Livre, da Fiocruz. Além disso, o três primeiros colocados receberão um vale-presente no valor de R$ 1.000 (mil reais).

E o autor do melhor trabalho será convidado a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em outubro.

Novidade
Ao fazer a inscrição, os candidatos devem indicar o professor que estimulou a participação do aluno. No livro, com os trabalhos premiados, vai constar os nomes desses professores.

Assim como os três primeiros colocados, os professores indicados pelos alunos vão ganhar um vale-presente no valor de R$ 1.000 (mil reais). E o professor que auxiliou o melhor trabalho também será convidado a participar da SNCT 2026, no Rio de Janeiro.

Regras

  • Textos de 2.000 a 7000 caracteres com espaços;
  • Formato narrativo ou dissertativo, como dissertações, crônicas, contos e pensatas;
  • Textos enviados sem identificação no corpo da inscrição;
  • Inscrição de apenas um texto, original, individual, do próprio aluno;
  • Indicação do professor que incentivou o trabalho.

Regulamento da 3a edição do Concurso Portinho Livre

Portinho Livre

Porto Livre

Icict/Fiocruz

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo cinza, nele há figuras ilustrativas de pessoas em diversas cores, rosa, verde, azul e laranja, e está escrito: 3º Concurso Portinho Livre de literatura infantojuvenil, novo prazo! Inscreva-se até dia 20 de agosto. Embaixo, em letras de revista, está escrito: O que é saúde coletiva para você?

Publicado em 07/08/2025

Webinário 'Trabalho em transformação: tecnologias digitais e o cotidiano dos profissionais de saúde'

Autor(a): 
Icict/Fiocruz

A incorporação acelerada das tecnologias digitais na saúde tem provocado mudanças estruturais que vão além da simples adoção de novas ferramentas e reconfiguram os modos de produzir cuidado. Para discutir os impactos dessa incorporação no mundo do trabalho no universo da saúde, o CEE-Fiocruz promove o sétimo webinário da série Transformação digital na Saúde Pública, iniciada em julho de 2024.

Nesse novo webinário, estarão em pauta desde os impactos na formação, na organização dos serviços e no cotidiano dos profissionais, até experiências concretas de inovação no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da incorporação de novas tecnologias digitais.

Abertura: Rômulo Paes e Sousa, coordenador do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz);
Mediação: Maria Helena Machado, coordenadora do grupo de pesquisa ‘Mundo do Trabalho e Saúde’, do CEE-Fiocruz;
Coordenação: Manoel Barral Netto e Virgínia Fava, pesquisadora CEE-Fiocruz.

Convidados:
Marco Nascimento, vice-presidente adjunto de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), que falará sobre o desafio da era digital para a Fiocruz;
Renato Penha de Oliveira Santos, professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), apresentando o tema Da formação ao trabalho em saúde no SUS: desafios e perspectivas na era digital na Atenção Primária à Saúde;
Sábado Nicolau Girardi, coordenador do Observatório de Recursos Humanos em Saúde do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), discutindo Tecnologias digitais e a nova ordem de conhecimento e regulação do mundo do trabalho na saúde;
Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde (Saes/MS), trazendo para a mesa o programa Mais Especialistas e o desafio da gestão da assistência especializada no SUS.

Confira outros webinários em: https://cee.fiocruz.br/?q=taxonomy/term/2525

 

Publicado em 25/07/2025

Inscrições para a 3ª edição do Concurso Portinho Livre são prorrogadas até 20/8

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

A terceira edição do Concurso Portinho Livre traz como tema a pergunta 'O que é saúde coletiva para você?'. Jovens de 13 a 16 anos, estudantes de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil, ainda podem participar, até 20 de agosto.

A ideia é estimular o debate, nas salas de aula, sobre como o direito à saúde está relacionado à cidadania, à democracia, ao enfrentamento das desigualdades e a outros direitos sociais, muito além da simples ausência de doenças.

Inscrições abertas no site da Porto Livre

Os trinta melhores trabalhos vão fazer parte de um livro publicado pelo selo Portinho Livre, da Fiocruz. Além disso, o três primeiros colocados receberão um vale-presente no valor de R$ 1.000 (mil reais).

E o autor do melhor trabalho será convidado a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em outubro.

Novidade
Ao fazer a inscrição, os candidatos devem indicar o professor que estimulou a participação do aluno. No livro, com os trabalhos premiados, vai constar os nomes desses professores.

Assim como os três primeiros colocados, os professores indicados pelos alunos vão ganhar um vale-presente no valor de R$ 1.000 (mil reais). E o professor que auxiliou o melhor trabalho também será convidado a participar da SNCT 2026, no Rio de Janeiro.

Regras

  • Textos de 2.000 a 7000 caracteres com espaços;
  • Formato narrativo ou dissertativo, como dissertações, crônicas, contos e pensatas;
  • Textos enviados sem identificação no corpo da inscrição;
  • Inscrição de apenas um texto, original, individual, do próprio aluno;
  • Indicação do professor que incentivou o trabalho.

Regulamento da 3a edição do Concurso Portinho Livre

Portinho Livre

Porto Livre

Icict/Fiocruz

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo cinza, nele há figuras ilustrativas de pessoas em diversas cores, rosa, verde, azul e laranja, e está escrito: 3º Concurso Portinho Livre de literatura infantojuvenil, novo prazo! Inscreva-se até dia 20 de agosto. Embaixo, em letras de revista, está escrito: O que é saúde coletiva para você?

Publicado em 11/07/2025

Fiocruz promove webinário sobre Nanotecnologia e Saúde Pública

Autor(a): 
Flavia Rianelli (PPT/ VPPCB)

Na segunda-feira, dia 14 de julho, das 9h às 11h, o Programa Fio-Nano realiza o webinário “A nanotecnologia no contexto da pesquisa e inovação em saúde”. A transmissão será ao vivo pelo canal da VideoSaúde no YouTube.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater os avanços e desafios do uso da nanotecnologia aplicada à saúde, com foco em inovação e desenvolvimento de soluções para o SUS.

Entre os palestrantes confirmados estão:

  • Lorena Diéguez, líder do grupo de investigação em Dispositivos Médicos do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, Portugal. Ela apresentará a palestra “Nanotecnologia aplicada à saúde e biotecnologia no Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia”.
  • André Luiz Franco Sampaio, coordenador do Laboratório de Farmacologia Molecular e da Plataforma RPT11M – Ensaios Antitumorais, da Fiocruz/Farmanguinhos (RJ), que abordará o tema “Desafios do desenvolvimento de nanopartículas poliméricas: funcionalização e direcionamento”.

A mediação será conduzida por Fabio Formiga, da Fiocruz Pernambuco, e Carlos Calzavara, da Fiocruz Minas.

O webinário é mais uma ação do Fio-Nano voltada à promoção da integração científica e à difusão de conhecimentos estratégicos para o fortalecimento da pesquisa translacional em saúde.

Para acompanhar o webinário acesse o canal da VideoSaúde no YouTube.

 

 

#ParaTodosVerem Banner com informações sobre o webinário - A Nanotecnologia no contexto da pesquisa e inovação em saúde, a transmissão será pelo canal da VideoSaúde no YouTube, o evento será no dia 14 de julho, das 9h às 11h, os palestrantes serão Lorena Diéguez, uma mulher branca com cabelos claros e André Luiz Franco Sampaio, um homem branco com barba escura, óculos com armação escura e blusa xadrez, os mediadores serão Fabio Formiga e Carlos Calzavara.

Publicado em 03/07/2025

Terceira edição do concurso literário promovido pelo selo Portinho Livre vai premiar jovens de 13 a 16 anos e seus professores

Autor(a): 
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Em maio de 2025, a Fiocruz completou 125 anos. Uma jornada que se confunde com a própria história da saúde no Brasil. Por isso, em sua terceira edição, o Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil convida estudantes brasileiros a responderem à pergunta: "O que é saúde coletiva para você?". 

Podem participar alunos de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil, que tenham entre 13 e 16 anos no momento da inscrição. Eles devem responder à pergunta com textos dissertativos ou narrativos. Ou seja: valem ensaios, crônicas, dissertações ou contos. Os 30 melhores trabalhos vão integrar um livro, a ser publicado pelo selo Portinho Livre, da Fiocruz. E os 3 melhores ganham também um cartão presente no valor de R$ 1 mil. Além disso, o primeiro colocado será convidado a visitar o campus central da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para receber a premiação, em outubro. 

Nesta edição, o concurso traz uma novidade: os professores também serão premiados. No ato da inscrição, o candidato deve indicar o professor que o estimulou a participar. O livro que vai reunir os 30 textos premiados vai apresentar o nome desses professores, prestando homenagem ao seu trabalho. Os mestres indicados pelos 3 primeiros colocados também vão ganhar vales presente no valor de R$ 1 mil. E aquele referente ao grande vencedor será convidado a visitar a Fiocruz, também em outubro. Caso aluno e professor residam em outra cidade, terão sua viagem custeada pelo concurso.     

As inscrições estão abertas até 18 de julho no site da Portinho Livre

"Nas primeiras duas edições do concurso, percebemos como os professores têm papel fundamental na participação dos jovens", explica a jornalista Juliana Krapp, coordenadora da Portinho Livre. "São eles que incentivam o debate em sala de aula, que estimulam a escrita dos textos e que avançam nas nuances de cada tema. Nada mais justo do que reconhecer a participação deles. Por isso, neste ano, também serão premiados e terão seus nomes relacionados aos trabalhos vencedores." 

Veja resultado da 2ª edição do concurso

Ao indagar aos adolescentes brasileiros “O que é saúde coletiva para você?”, o selo Portinho Livre quer incentivar o debate, nas salas de aula, sobre como o direito à saúde está relacionado diretamente à cidadania, à democracia e ao enfrentamento das desigualdades. Em como “saúde” não é só a ausência de doenças, mas sim uma ideia que tem a ver também com direito ao lazer, ao trabalho, à comunicação e à informação, à moradia digna, ao bem-estar em geral. E em como esses direitos, assegurados pela Constituição Cidadã e pela própria criação do Sistema Único de Saúde (SUS), são fruto de lutas históricas. 

O concurso Portinho Livre teve sua primeira edição em 2023, quando os estudantes foram convidados a escreverem sobre o tema “O bonde da vacina: cuidar de si para cuidar do outro”. Em 2024, 160 jovens atenderam ao chamado para escrever sobre o tema “O Brasil que resiste: ideias para adiar o fim do mundo”. Para saber mais, visite a plataforma: https://portolivre.fiocruz.br/portinho_livre

Sobre a Portinho Livre

Portinho Livre, além de um selo editorial, também é uma plataforma de livros infantojuvenis em acesso aberto. Coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), reúne obras que usam o poder da literatura para instigar o interesse pela ciência, pela saúde pública e pela cidadania. O 3º Concurso Portinho Livre tem patrocínio da Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec).

Leia também:

Concurso Portinho Livre de Literatura divulga os estudantes vencedores

Baixe aqui o livro "O Bonde da Vacina - cuidar de si para cuidar do outro"

 

 

Publicado em 16/06/2025

Novidade na Ensp: conheça o posto provisório da Biblioteca de Saúde Pública!

Autor(a): 
Danielle Monteiro e Isabelle Ferreira (Ensp)

Esta quinta-feira, 12 de junho, foi de comemorações na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Na data que marca o Dia dos Namorados, a Escola celebrou a relação de amor entre o leitor e o livro, com a inauguração do posto provisório da Biblioteca de Saúde Pública, carinhosamente chamada de Biblioteca da Ensp.

Localizado no prédio da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan), no Pavilhão Carlos Matus, o posto provisório foi criado para garantir a continuidade do acesso à informação científica em um espaço físico, já que a biblioteca precisou ter suas atividades presenciais interrompidas em decorrência das obras no prédio Ernani Braga.

O novo espaço possui uma sala de estudos, um local de atendimento ao usuário, além de um acervo atualizado, com temáticas variadas, como feminismo negro, direitos LGBT, desinformação e fake news.

O posto provisório funciona das 9h às 16h, inclusive na hora do almoço. O  espaço oferece vários atendimentos, como auxílio à busca bibliográfica, à normalização de trabalhos e à ficha catalográfica online, além de consulta ao acervo local. O aluno também pode levar livros emprestados, acessar o wi-fi e utilizar o notebook do local.

Integrante da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, gerenciada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), a Biblioteca de Saúde Pública desempenha papel estratégico no apoio à ciência, à educação e à pesquisa. Atua, ainda, como centro de referência para todos os cursos da área de saúde pública do país, oferecendo atendimento a diversos públicos, como profissionais de saúde, estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores da Fundação, além da sociedade em geral.

Emoção, recordações e relatos marcam cerimônia de inauguração

Na cerimônia de inauguração, os gestores e a equipe participante da iniciativa trouxeram relatos de sua história com a Biblioteca da Ensp e rememoraram a importância do novo espaço para a instituição.

Presente na inauguração, o diretor da Ensp, Marco Menezes, frisou a importância do retorno da biblioteca para um espaço físico. Ele também destacou o papel que ela desempenha no acolhimento e convívio entre discentes, docentes, pesquisadores, trabalhadores e trabalhadoras da Escola, assim como na formação e na integração entre ensino e pesquisa.

Para o diretor, o novo espaço contribui, ainda, para a implementação do Projeto Político Pedagógico da Ensp e o fortalecimento do Sistema Fiocruz de Bibliotecas. “A inauguração da biblioteca acontece em um momento fundamental de enfrentamento à desinformação. O espaço representa um lugar estratégico de comunicação e informação para a saúde pública e a defesa da democracia no país”, complementou.

Menezes afirmou que a biblioteca é uma das prioridades no escopo das obras que serão realizadas no prédio Ernani Braga. E adiantou que, em breve, a Ensp vai oferecer uma estrutura definitiva e tão acolhedora quanto o posto provisório.

Diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Adriano da Silva, ressaltou a importância de oferecer informação científica e promover a ciência cidadã para os alunos e demais usuários da biblioteca. Segundo ele, com a inauguração, a instituição também mantém o compromisso com a disseminação do conhecimento universal. Ele definiu o espaço como um ‘divã’ de acolhimento aos alunos. “Eu espero que este posto provisório seja, além de um símbolo de resistência e ocupação, um espaço que mantenha o diálogo e atenda às necessidades da instituição e da comunidade da Fiocruz”, destacou.

O vice-diretor de Ensino da Ensp, Gideon Borges, reforçou o simbolismo da biblioteca para uma instituição de pesquisa e relembrou que a ausência física do espaço lançou diversos desafios para a Escola. Fazendo referência ao conto de Clarice Lispector, ‘Felicidade Clandestina’, Gideon rememorou a relação do leitor com o livro: “Em determinado momento, a personagem do conto deseja muito as crônicas de Monteiro Lobato. Enquanto ela tem acesso a esses livros, é como se ela ‘enamorasse’ ali. A inauguração da biblioteca acontece em uma data propícia (Dia dos Namorados), pois, além de ser um espaço de ‘enamoramento’, onde as pessoas se encontram e iniciam relacionamentos, ela representa também um lugar de ‘enamoramento’ com os livros. Nós também ‘namoramos’ os livros. É uma relação de amor que nasce na biblioteca. E isso é maravilhoso”.

A vice-presidente de Educação, Comunicação e Informação da Fiocruz (Vpeic) e também pesquisadora da Ensp, Marly Cruz, declarou ser uma defensora da permanência do posto provisório da biblioteca, destacando a sua relevância tanto no campo educacional quanto na criação de laços afetivos. “Hoje, um dos principais desafios é o da desinformação e da divulgação científica incompleta, por isso, é fundamental combatê-los”, afirmou. Para ela, esse compromisso reforça o papel da Fiocruz na promoção e disseminação da ciência. Marly também destacou que a criação de um espaço de integração para além dos estudos foi uma das reivindicações dos alunos da Associação de Pós-Graduandos (APG-Fiocruz).

A chefe da biblioteca, Glauce Pereira, enalteceu o esforço coletivo para a concretização da iniciativa e celebrou o retorno do convívio e atendimento presencial com os usuários da biblioteca. “É um espaço muito aconchegante. Estamos aqui para servir os alunos da Ensp, esse é o nosso objetivo. Esperamos fazer um bom trabalho e acredito que seremos muito felizes nesse espaço”, afirmou.

Por fim, a tecnologista da Ensp/Fiocruz, Carla Pepe, recitou sua poesia intitulada ‘Arqueologia de Futuros', uma manifestação sobre a desinformação. Segundo ela, ciência e arte são campos que convergem, e essa união contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária, equânime e afetiva.

 

 

#ParaTodosVerem Foto da inauguração do posto provisório da Biblioteca de saúde pública, uma sala com paredes brancas, uma porta e uma janela, no lado direito há uma mesa, uma cadeira e um monitor, na foto há quinze pessoas em pé, homens e mulheres, negros e brancos, do lado esquerdo está a vice-presidente da educação, comunicação e informação da Fiocruz (VPEIC), Marly Cruz, usando uma blusa amarela.

Publicado em 10/06/2025

Saúde Pública: Biblioteca da Ensp inaugura posto provisório

Autor(a): 
Isabela Schincariol e Isabelle Ferreira* (Ensp) com informações da Ascom/Icict

Visando garantir a continuidade do acesso à informação científica, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca vai reabrir — em um posto provisório — a Biblioteca da Ensp, como carinhosamente é chamada a Biblioteca de Saúde Pública, que integra a Rede de Bibliotecas da Fiocruz, gerenciada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). O posto provisório está localizado no prédio da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan), no Pavilhão Carlos Matus, campus Manguinhos (perto da sede da Abrasco), e a cerimônia de inauguração acontecerá na próxima quinta-feira, 12/6, às 9h.

A Biblioteca de Saúde Pública tem papel estratégico no apoio à ciência, à educação e à pesquisa, e atua como centro de referência para todos os cursos da área de saúde pública do país, prestando atendimento especialmente aos profissionais de saúde, estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores da Fundação, bem como à sociedade em geral.

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Marly Cruz, que é originalmente pesquisadora da Ensp, falou sobre a relevância institucional da abertura do novo posto, como um polo de apoio ao aprendizado, à produção científica e à formação cidadã dos estudantes. Para Marly, esse posto permitirá o acesso ao acervo da instituição, mas vai além, oferecendo novamente o suporte profissional de bibliotecários, que tantos estudantes necessitam no momento de definição das estratégias de busca de suas pesquisas.

Outros aspectos importantes frisados por Marly foram o afinco e apoio de diversos profissionais nessa profícua articulação institucional para a instauração do novo posto, “sobretudo o empenho do Icict, que é quem coordena a rede de bibliotecas da Fundação; mas com destaque também para o compromisso da direção da Ensp nessa implementação, a diligência da VPEIC, e o suporte da Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan), e de Priscila Ferraz, atual vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde.

Acesso especializado à área da Saúde Pública

A assessora da VPEIC, Cristina Guilam, que participou das negociações para implantação do posto provisório, lembrou que a falta de uma biblioteca pode acarretar um enorme prejuízo para os estudantes e pesquisadores. Portanto, entendendo o contexto de obras que a Ensp está vivenciando, o grupo responsável pelo projeto compreendeu que não era possível deixar os docentes, discentes e pesquisadores sem o acesso mínimo necessário às obras. Surgiu assim a ideia da criação de um polo transitório, o qual acolherá as demandas dos alunos, disponibilizando não um acervo totalitário, mas o necessário para a área da saúde pública, e outros serviços que contemplam as disciplinas e cursos da Ensp.

“O posto provisório apresenta todas as referências bibliográficas obrigatórias, e vai oferecer também espaços destinados à pesquisa dos alunos, entre outros serviços. Vale destacar que demais bibliografias poderão ser solicitadas aos profissionais que receberão a comunidade nesse polo”, detalhou ela, revelando ainda que “a iniciativa, em formato adaptado, não tira do horizonte a reabertura da nossa grande Biblioteca da Ensp, em seu local de origem, e em toda a sua potência”.

Para o diretor do Icict/Fiocruz, Adriano da Silva — que por muitos anos coordenou a Biblioteca da Ensp e também esteve à frente do projeto do novo posto —, é motivo de grande alegria poder dar um passo, ainda que muito tímido, no caminho para a reabertura da Biblioteca de Saúde Pública. Ele apontou que o posto provisório reflete uma ação de resistência e desejo profundo de uma equipe grandiosa que tem, nos últimos anos, enfrentado o desafio do fechamento da Biblioteca. “Nós, do Icict, nos comprometemos com nossa expertise no campo da informação científica em saúde para que o posto cumpra sua função de acolhimento das necessidades informacionais dos docentes e discentes. Estou certo também do diálogo e apoio mútuo por parte da Escola para que consigamos realizar a abertura total da Biblioteca, em seu espaço original".

Integração com o ensino

“A inauguração do posto provisório da Biblioteca de Saúde Pública representa um passo fundamental para manter vivo o diálogo com a intensa produção de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisas no campo da Saúde Pública”, disse a subchefe da Biblioteca da Ensp, Glauce de Oliveira Pereira, pontuando ainda que, neste momento de reestruturação, “o espaço se estabelece como um ponto de apoio estratégico, garantindo a continuidade do acesso à informação vital para a comunidade científica”.

Do ponto de vista pedagógico, Glauce explicou que haverá um claro incentivo à conexão entre as aulas e as atividades da biblioteca durante o período acadêmico. Segundo ela, uma integração fundamental para enriquecer o aprendizado, pois “transforma a biblioteca em um laboratório de pesquisa ativa, onde estudantes podem aprofundar temas, desenvolver habilidades informacionais e praticar a busca qualificada por conhecimento, além de valorizar a equipe da biblioteca e fundamentar os estudantes com competências essenciais para a vida acadêmica e profissional, promovendo autonomia e aprendizado contínuos”.

 

 

*Isabelle Ferreira é estagiária da Ensp sob supervisão da equipe de jornalismo do Informe Ensp.

#ParaTodosVerem Banner com fundo azul e 3 fotos, na primeira há um pôster escrito “Educação Transforma”, na segunda há dois homens com máscaras e luvas segurando livros e na terceira foto há uma mulher sentando utilizando o computador, em sua frente há um homem com luvas olhando para uma estante de livros. 
No banner também está escrito: Biblioteca de saúde pública, ENSP inaugura posto temporário e amplia acesso a estudantes, no prédio da COGEPLAN-Campus Manguinhos (perto da sede da Abrasco), 12/06 - 09 horas.

Publicado em 27/05/2025

Participe do 1º Simpósio de Doenças Raras e Aconselhamento Genético para a Saúde Pública

Autor(a): 
Laboratório de Biologia Molecular/Medicina Genômica, Edição por Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Nos dias 27 e 28 de junho, será realizado o 1º Simpósio de Doenças Raras e Aconselhamento Genético para a Saúde Pública, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE-UFRJ), no Flamengo, Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo promover a discussão e o desenvolvimento de estratégias integradas para melhorar a assistência a pacientes com doenças raras no Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo especialistas, pesquisadores, profissionais de saúde, gestores e sociedade civil.

O simpósio é promovido pelo Instituto Nacional de Doenças Raras (INRaras), que atua em iniciativas para acelerar o diagnóstico de doenças raras por meio de acesso a exames genômicos, registro nacional de casos, inovação em bioinformática e capacitação. Dentre as instituições que integram o INRaras, estão o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), que, através do Laboratório de Biologia Molecular/Medicina Genômica do Centro de Genética Médica, realiza o sequenciamento de exomas, ampliando a oferta de medicina de precisão no SUS. A atuação em rede fortalece o SUS e projeta o Brasil internacionalmente.

O evento conta com apoio da Direção do IFF/Fiocruz, bem como do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Rede RARAS, da Coordenação Geral de Doenças Raras/Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM).

As inscrições estão disponíveis, inicialmente, apenas para trabalhadores e estudantes do IFF/Fiocruz, até 30 de maio de 2025. Após esse período, as inscrições serão abertas ao público geral. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas através do site do evento.

 

 

 

 

 

#ParaTodosVerem Banner com fundo branco, no lado direito uma imagem das linhas onduladas do calçadão de Copacabana e uma imagem ilustrativa do Cristo Redentor. No centro do banner está escrito:
1º simpósio de doenças raras e aconselhamento genético para saúde pública, será nos dias 27 e 28 de Junho de 2025, das 09 horas às 20 horas, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE-UFRJ), na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro.

Páginas

Subscrever RSS - saúde pública