Organização Pedagógica
A abordagem pedagógica do curso combina conhecimentos teóricos com atividades práticas de atenção plena, o que tem demonstrado contribuir para uma melhor autoconsciência, gestão do stress, melhoria da qualidade de vida e redução das consequências do estresse. As experiências online e de autoaprendizagem também têm mostrado resultados positivos.
Os objetivos educacionais do curso são: encorajar a reflexão sobre a definição de saúde e a sua relação com o autocuidado; apresentar conceitos básicos de fisiologia humana no contexto da integração mente-corpo e do autocuidado; ensinar os ACS a gerir o stress, reduzir a tensão muscular e harmonizar a respiração através de aulas de movimento somático mindfulness e práticas de meditação; inspirar o gosto pela auto-investigação como ferramenta de autocuidado; e encorajar a reflexão sobre as possibilidades e limitações do autocuidado a
nível individual e coletivo.
A Avaliação do aluno ocorrerá através de respostas à perguntas que aparecerão ao longo dos vídeos que abordam o conteúdo teórico, resposta aos questionários SRQ-20 (Self-Reporting Questionnaire) e WHOQOL-bref no início e no final do curso.
O SRQ-20 é um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde para rastreio de transtornos mentais comuns. São 20 questões abordando aspectos psicoemocionais e sintomas não psicóticos, caracterizados por insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, dificuldade de concentração e queixas somáticas.
O WHOQOL-bref é um instrumento preconizado pela Organização Mundial de Saúde para avaliação de qualidade de vida. Constitui-se de 26 questões divididas em 4 domínios: físico, emocional, das relações sociais e do meio ambiente. O WHOQOL-bref valoriza a percepção individual, podendo avaliar a qualidade de vida em diversos grupos e situações, independentemente do nível de escolaridade.
Para a obtenção do Certificado de Conclusão do Curso o aluno deverá:
I. Assistir a todos os vídeos que compõem o curso.
II. Responder todas perguntas que aparecerão ao longo das aulas teóricas de cada módulo.
III. Responder os questionários SRQ e WHOQOL-bref no início e no final do curso.
Os objetivos educacionais do curso são: encorajar a reflexão sobre a definição de saúde e a sua relação com o autocuidado; apresentar conceitos básicos de fisiologia humana no contexto da integração mente-corpo e do autocuidado; ensinar os ACS a gerir o stress, reduzir a tensão muscular e harmonizar a respiração através de aulas de movimento somático mindfulness e práticas de meditação; inspirar o gosto pela auto-investigação como ferramenta de autocuidado; e encorajar a reflexão sobre as possibilidades e limitações do autocuidado a
nível individual e coletivo.
A Avaliação do aluno ocorrerá através de respostas à perguntas que aparecerão ao longo dos vídeos que abordam o conteúdo teórico, resposta aos questionários SRQ-20 (Self-Reporting Questionnaire) e WHOQOL-bref no início e no final do curso.
O SRQ-20 é um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde para rastreio de transtornos mentais comuns. São 20 questões abordando aspectos psicoemocionais e sintomas não psicóticos, caracterizados por insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, dificuldade de concentração e queixas somáticas.
O WHOQOL-bref é um instrumento preconizado pela Organização Mundial de Saúde para avaliação de qualidade de vida. Constitui-se de 26 questões divididas em 4 domínios: físico, emocional, das relações sociais e do meio ambiente. O WHOQOL-bref valoriza a percepção individual, podendo avaliar a qualidade de vida em diversos grupos e situações, independentemente do nível de escolaridade.
Para a obtenção do Certificado de Conclusão do Curso o aluno deverá:
I. Assistir a todos os vídeos que compõem o curso.
II. Responder todas perguntas que aparecerão ao longo das aulas teóricas de cada módulo.
III. Responder os questionários SRQ e WHOQOL-bref no início e no final do curso.