Ementa

Objetivo Geral
A abordagem da problemática do câncer nos seus diversos aspectos, especialmente daqueles que se referem ao crescimento da importância em termos de saúde pública.

 

Objetivos Educacionais/Aprendizagem
Ao final da disciplina espera-se que os participantes possam compreender os fatores associados com o aumento da incidência e mortalidade dos cânceres no mundo e Brasil, assim como, as medidas de prevenção primárias e secundárias para os principais cânceres que acometem a população brasileira. Também se espera que os mesmos compreendam os principais desenhos de estudos epidemiológicos utilizados na avaliação da incidência e mortalidade por câncer e identificação dos fatores de risco e proteção associados às neoplasias.

 

Metodologia
Aulas expositivas e dialogadas

 

Justificativa
Devido a grande evolução e magnitude do câncer como um problema de saúde pública. Avaliação Os alunos serão avaliados considerando-se a freqüência às atividades (75%) e participação nas discussões. Pré-requisitos Profissionais (nível fundamental e médio ou técnico concluídos)interessados em estudos sobre epidemiologia do câncer.

 

Estrutura
O curso será ministrado em 6 módulos:
1. Epidemiologia e políticas públicas em oncologia;
2. Princípios da fisiopatologia do câncer;
3. Tipos de cânceres mais incidentes no Brasil e mundo;
4. A importância dos estudos descritivos na Vigilância do Câncer;
5. A importância dos estudos analíticos na Vigilância do Câncer;
6. A importância das revisões sistemáticas com metanálise na determinação dos fatores de risco e proteção associados ao câncer