Programação

Módulo 1 – Introdução e integração de tecnologias

Aula 1 - Introdução ao Design Instrucional MOOC Aplicado ao Ensino Híbrido:

Nesta aula, você assistirá um vídeo interativo, lerá um livro do Moodle (conteúdo textual) e responderá a uma questão de fixação.
Serão apresentados conceitos como: Design Instrucional, Ensino Híbrido, Recursos Educacionais (REA), Cursos Online Abertos e Massivos (MOOC).

Aula 2 - Integração de Bases de Dados e Ferramentas no Ensino Híbrido:

Nesta aula, você assistirá um vídeo interativo, lerá um livro do Moodle (conteúdo textual) e responderá a uma questão de fixação.
Serão apresentados conceitos como: autoaprendizagem, conversão dos suportes da informação e comunicação do físico para o digital. Divulgando como exemplo deste processo, iniciativas como: o ecossistema de educação aberta da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Plataforma de Ensino Online do Campus virtual Fiocruz, Repositório de Educação Aberta – EDUCARE e o Repositório aberto da produção científica institucional da Fiocruz – ARCA.

 
Módulo 2 – Engajamento e Motivação
 
Aula 3 – Engajamento do aluno ao Ensino Híbrido:

Nesta aula, você assistirá um vídeo interativo, lerá um livro do Moodle (conteúdo textual) e responderá a uma questão de fixação.
Serão apresentados conceitos como: engajamento ou motivação dos estudantes, diminuindo evasão, destacando teorias como, A comunidade de Inquirição (presença de ensino, presença social e presença cognitiva), Teoria da Equivalência de Interação e o Modelo ARCS – (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação).
 
Aula 4 – Motivações e Taxonomia de Bloom:

Nesta aula, você assistirá um vídeo interativo, lerá um livro do Moodle (conteúdo textual) e responderá a uma questão de fixação.
Serão apresentados exemplos práticos como: experiências no uso de tecnologias educacionais no ensino híbrido e no de desenvolvimento de artefatos ou recursos educacionais abertos; além da apresentação de exemplo prático para a utilização da organização hierárquica proposta pela Taxonomia de Bloom no planejamento do ensino e na seleção de atividades e recursos educacionais, situado no ensino híbrido em Biociências.
 
Aula 5 – Engajamento e combinados:

Nesta aula, você assistirá um vídeo interativo, lerá um livro do Moodle (conteúdo textual) e responderá a uma questão de fixação.
Serão apresentados exemplos práticos como: experiências na motivação e no engajamento dos alunos, por meio da aplicação de estratégias pedagógicas, nomeadamente a retomada do conhecimento prévio dos alunos, o desenvolvimento de artefatos pedagógicos e atividades práticas que envolvam os alunos em um contexto favorável à criação de memórias de aprendizagem, tendo em vista que, “aprender é criar memórias e ensinar é ajudar ao aluno a criá-las”. Nesta mesma aula são apresentados exemplos práticos para estabelecer combinados entre educador e alunos (contrato de aprendizagem), seja por meio de atividades em fóruns, definição de cronogramas e datas para entregas de atividades avaliativas. 

Módulo 3 – Planejamento, Feedback e Avaliação

 Aula 6 – Planejamento e Organização no Ensino Híbrido:

Nesta aula, você assistirá dois vídeos interativos, lerá um livro do Moodle (conteúdo textual) e responderá a uma questão de fixação.
Serão apresentados conceitos como: Modelo de Aprendizagem Online de Anderson, uso de Metodologias Ativas no Ensino Híbrido e Princípios de Qualidade aplicados ao Design Instrucional.
 
Aula 7 – Feedback, Metodologias Ativas e Avaliação no Ensino Híbrido:

Nesta aula, você assistirá dois vídeos interativos, lerá um livro do Moodle (conteúdo textual) e responderá a uma questão de fixação.
Serão apresentados conceitos como: Motivação ou Feedback, formas de Avaliação de Aprendizagem (formativas, somativas ou pelos domínios de aprendizagem). Também serão apresentados exemplos práticos sobre Matriz de Avaliação, Rubricas de Avaliação, Metodologias Ativas no Ensino Híbrido (Story Teller, Aprendizagem por Projetos) aplicadas ao Ensino Híbrido.