Organização

O Curso “Design Instrucional para o Ensino Híbrido de Biociências” é composto por três (3) módulos, totalizando sete (7) aulas, com característica autoinstrucional e tutoria assíncrona (plantão de dúvidas), por meio de fórum de discussão. Conta com aproximadamente, 4 h para cada aula, (sendo duas destas aulas, integradas para melhor compreensão do tema) totalizando aproximadamente 30h. As aulas são independentes entre si, no entanto, complementares e necessárias ao aprendizado do conteúdo em sua totalidade, e são compostas por videoaulas, percurso textual, materiais de apoio e questões de fixação. Ao concluir o curso o aluno deve acessar a página de encerramento e seguir as instruções para realização da avaliação somativa para obtenção do certificado de conclusão do curso e também preencher a avaliação do curso, para fins de colaborar com a pesquisa acadêmica nesta área do conhecimento, aprovada nos comitês de ética de Portugal e Brasil - nomeadamente pelo LE@D da Universidade Aberta - Portugal, concedido em 25/09/2024 e pelo CEP - Brasil (CAAE - 88852725.5.0000.5225 / Parecer: N. 7.652.680, concedido em 18/06/2025).

Módulos:

Módulo 1 - Introdução ao Design Instrucional e Integração de Tecnologias Aplicada ao Ensino Híbrido;
  • Aula 1 - Introdução ao Design Instrucional MOOC Aplicado ao Ensino Híbrido;
  • Aula 2 - Integração de Bases de Dados e Ferramentas no Ensino Híbrido.

Módulo 2 - Engajamento e Motivações do aluno no Ensino Híbrido;
  • Aula 3 – Engajamento do aluno ao Ensino Híbrido;
  • Aula 4 – Motivações e Taxonomia de Bloom;
  • Aula 5 – Engajamento e combinados.

Módulo 3 - Planejamento, Organização, Feedback e Avaliação.
  • Aula 6 – Planejamento e Organização no Ensino Híbrido;
  • Aula 7 – Feedback, Metodologias Ativas e Avaliação no Ensino Híbrido.