Organização

Gestão do Curso – A gestão do curso será desenvolvida por uma Comissão Político Pedagógica (CPP), composta por educadores, docentes e pesquisadores articulados ao Núcleo Angicos da Fiocruz Brasília, contando com tutores em todas as regiões de saúde, com vivência em processos de educação popular e no controle social.
 
Metodologia do Curso – Será desenvolvido pela metodologia da alternância, contemplando tempo escola (com atividades como encontros, oficinas, aulas no formato síncrona) e tempo comunidade (atividades desenvolvidas nos territórios de origem ou atuação do educandos - formato assíncrono).

O Tempo Comunidade será na modalidade autogestionada com apoio de tutores/educadores de referência e o educando realizará atividades pactuadas que deverão ser produzidas junto aos territórios de origem ou nos entornos.

Assim, será presencial, contando com atividades à distância (máximo 25%) e metade da carga horária será desenvolvidas nos próprios territórios (tempo comunidade) no formato assíncrono.
 
Carga Horária - O Curso terá duração de 4 (quatro) meses, perfazendo 144 horas, sendo 72 horas de Tempo Escola e 72 horas de Tempo Comunidade
 
Local de realização do Curso:
Será realizado na  7 (sete) Regiões de Saúde, com parte da carga horária na Escola de Governo da Fiocruz Brasília, e 25% da carga horária no formato online.
 
Públcio alvo:
O curso contará com 7 turmas de 20 alunos cada, totalizando 140 educandos.
O público alvo será lideranças comunitárias e de movimentos sociais populares, conselheiros(as) de Saúde, trabalhadores(as) e gestores do SUS/DF, estudantes de graduação e nível técnico da saúde, residentes em saúde, e dos demais atores dos setores de direitos, não havendo critérios de escolaridade.
 
Avaliação:
A avaliação será participativa, a partir do envolvimentos dos educandos com metodologias e conteúdos propostos.
Como pré-requisito para certificação, o participante deverá ter um    mínimo de 75% de presença.