Apresentação

O Curso de Educação Popular para a Participação e o Controle Social no SUS DF - fortalecendo o protagonismo dos territórios é uma iniciativa do Núcleo de Educação Popular, Cuidado e Participação em Saúde da Escola de Governo da Gerência Regional de Brasília da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-BSB).

Apresenta como objetivo apoiar o processo de fortalecimento dos espaços de participação e controle social no Sistema Único de Saúde do DF (SUS/DF) em todos os níveis da gestão, em especial aqueles descentralizados, como Conselhos Regionais e, em especial, visa apoiar o processo de mobilização para instituição da participação local nos serviços de saúde do DF, ou seja, os Conselhos Gestores Locais.

Sua realização conta com a parceria com o Conselhos de Saúde do DF e com a Diretoria de Controle Social da Secretaria de Saúde do DF. O Curso contará com uma Comissão Pedagógica composta por educadores das Fiocruz Brasília, assim como apoiadores esternos, educadores com vivência em processos de educação popular e no controle social, oriundos de todas às regiões de saúde do DF.

Este curso ocupa relevante destaque no contexto das estratégias desenvolvidas pela Fiocruz Brasília no sentido de fortalecer o processo de diálogo e construção compartilhada junto às comunidades, processo este que se traveste de maior importância no contexto atual, no qual esforços estão sendo empregados para efetivar as deliberações da 11ª Conferência Distrital de Saúde e da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em especial, no que diz respeito à implementação da participação local no SUS.

Este processo formativo, se alicerça nos grandes desafios atuais colocados à democratização do SUS, sobre a qual, as reflexões e produções evidenciam que além do necessário fortalecimento dos espaços instituídos de controle e de participação social, conselhos e conferências, é importante a criação de dispositivos e processos educativos, pedagógicos e mobilizatórios no campo da saúde que promovam maior engajamento e fortaleçam o sentido de pertencimento popular ao Sistema Único de Saúde, na qual, as contribuições da educação popular em saúde apresentam grande potência.

Espera-se que esta iniciativa apoie a mobilização e contribua para o fortalecimento dos processos de participação e controle social, qualificando a resposta sanitária do SUS/ DF e os processos decisórios de gestão das políticas públicas de saúde.

Espera-se ainda que os educandos se tornem  multiplicadores nos espaços de participação popular e controle social nos seus respectivos territórios, protagonizando o fortalecimento da ação do controle social, contemplando os movimentos sociais.