Apresentação

A disciplina tem como objetivo apresentar e debater aspectos históricos da expansão do garimpo de ouro e do uso indiscriminado do mercúrio, na Amazônia, e suas consequências para a saúde de populações tradicionais e para o ecossistema local.

Serão apresentados dados sobre os recursos minerais e as jazidas de interesse econômico no brasil, considerando o manejo ambiental e o paradoxo da abundância. Em seguida, serão explorados aspectos químicos do mercúrio como elemento natural, será elucidado o ciclo biogeoquímico do mercúrio na natureza, assim como serão debatidas as principais atividades antrópicas responsáveis pelo aumento dos níveis de mercúrio disponíveis no ambiente Amazônico. Posteriormente, serão analisados dados espaciais relativos à ocupação desordenada de terras indígenas na Amazônia, com foco nas atividades de garimpos ilegais de ouro.

Os alunos terão oportunidade de entender os principais problemas produzidos pelo mercúrio no corpo humano e de que modo é possível identificar indivíduos cronicamente expostos e/ou contaminados. Além disso, serão debatidos limites e possibilidades da notificação de casos de exposição crônica/contaminação nos sistemas de informação em saúde, e as medidas que devem ser tomadas para monitorar e encaminhar os casos suspeitos para tratamento adequado. Será apresentado ainda o método de avaliação de risco à saúde proposto pela Organização Mundial de Saúde para estimar os impactos provocados pelo consumo de pescados contaminados por mercúrio. Por fim, será dada ênfase em aspectos epidemiológicas relacionados às doenças transmissíveis, notadamente as transmitidas por vetores e por contato respiratório, à desnutrição infantil e à insegurança alimentar, bem como sobre os efeitos deletérios da contaminação por mercúrio. Os dados apresentados visam esclarecer as origens da crise sanitária instalada na Terra Indígena Yanomami nos dias atuais. Para tanto, serão apresentados estudos de caso das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa ?Ambiente, Diversidade e Saúde? junto aos povos indígenas Yanomami de Roraima, e Munduruku do Pará.

Coordenação do Curso: Paulo Cesar Basta