Apresentação

              O curso configura-se como instrumento para o desenvolvimento de ações inovadoras no âmbito da formação em saúde por meio da realização de ações territoriais, voltadas para a formação de Agentes de Vigilância Popular em Saúde do Campo, com ênfase na Agroecologia, para atuarem nos Territórios de Assentamentos e Acampamentos da Reforma Agrária.
               O foco é a qualificação de agentes da comunidade para atuarem como multiplicadores, formadores e indutores de processos de mudança em suas comunidades, mediante a incorporação de novos conceitos, métodos e práticas de cuidados com seus territórios, no que se refere a barreiras sanitárias e produção de alimentos saudáveis, bem como o uso dos bens comuns de forma saudáveis e sustentáveis, buscando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na construção de saberes, tecnologias e práticas de cuidado para as comunidades do Campo.

* PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO É NECESSÁRIO OBSERVAR OS SEGUINTES CRITÉRIOS:

1. Disponibilidade para participar de todas as etapas das atividades de formação;
2. Capacidade e desenvoltura para a multiplicação das oficinas práticas em suas próprias comunidades;
3. Comprometimento para o desenvolvimento e/ou fortalecimento de grupos coletivos de produção agroecológica em suas comunidades.