Estrutura de funcionamento do curso

Minicurso 1: CUIDANDO DA SAÚDE NA ESCOLA: desenvolvendo conceitos e ações

UNIDADE I:  Conceitos a dominar  

Covid e Indicadores de evolução e critérios para tomada de decisões

Medidas preventivas não farmacológicas para prevenção da COVID-19 na escola (cuidados sanitários) 

Vigilância Epidemiológica e Vigilância Comunitária em Saúde na Escola

Normativas governamentais locais (município e estado)

UNIDADE II: Construção do plano específico de cada escola 

Recomendações nacionais e internacionais para elaboração das estratégias de prevenção e mitigação

Vigilância e controle da COVID-19 na escola: comissão interna e sala de monitoramento 

Construção do plano de ação segundo modelo fornecido - item de avaliação
Minicurso 2: REORGANIZANDO A ESCOLA

UNIDADE I: Projeto Político Pedagógico da Escola: reconstruindo a escola, 

Adequação do projeto Político Pedagógico da escola a nova realidade imposta pela pandemia do COVID-19, reconstruindo princípios, currículo, estratégias educativas e avaliação.

UNIDADE II: Base Nacional Comum Curricular: o que precisamos saber e aplicar; 

Pontos da BNCC que convergem para uma educação interdisciplinar e crítica e plural.

As 10 competências gerais presentes na BNCC dialogam com as preocupações da Nota Técnica nº1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ, que ajudam a orientar o percurso escolar dos alunos ao longo das etapas da Educação Básica

Como atingir uma educação integral, menos conteudista e mais reflexiva no período de transpandemia, tomando-se o panorama de como os objetivos e conteúdos disciplinares estão dispostos na BNCC para as etapas da Educação Básica? Cada escola pode ponderar aquilo que deve ou não ser utilizado para garantir um ensino de qualidade ? 

UNIDADE III: Ensino Híbrido 

O ensino híbrido e a premissa de que o estudante deve ter autonomia para construir seu próprio processo de aprendizagem, a partir da mentoria do professor: o que de hibridiza são formas de aprender diferentes e não formas de ensinar.

O ensino híbrido para romper o ciclo de aulas tradicionais conteudistas e começar a usar novas formas de promover o processo de ensino aprendizagem. Avaliação se reinventando. 

Inserção de tecnologias digitais como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, e a reivindicação da inclusão digital e das TIC para todas as escolas, alunos e professores.

Cada escola cria sua própria forma de fazer, basta usar todas as peças! Com ou sem tecnologias digitais

UNIDADE IV: Cotidiano Escolar

Reflexões de viés sanitário sobre a rotina escolar como subsídio para tomada de decisão

Minicurso 3: PROTEÇÃO E SAÚDE MENTAL: PRIORIZAR A VIDA

UNIDADE I: Fortalecimento psicossocial da comunidade escolar

Investigar os impactos psicossociais causados pela pandemia na comunidade escolar, despatologizando comportamentos que atravessam todos neste momento.

Fortalecer competências de gestores e professores para fortalecimento da saúde mental de estudantes a partir do matriciamento territorial.

Desenvolver competências e habilidades para desenvolvimento de atividades, dinâmicas e práticas de fortalecimento de habilidades socioemocionais alinhadas à BNCC.

Organizar ações em um plano para o fortalecimento psicossocial na escola 

UNIDADE II: Proteção contra violências

Investigar os impactos da pandemia na proteção de crianças e adolescentes contra todas formas de violência.

Fortalecer competências de gestores e professores para identificação e encaminhamento de casos de violência a partir do matriciamento territorial, com base na Lei 13.431.

 Desenvolver competências e habilidades para práticas de fortalecimento à prevenção e resposta à  violência, alinhadas à BNCC.

Organizar ações em um plano para proteção contra violèncias na escola e na comunidade escolar 

Minicurso 4: NINGUÉM PARA TRÁS: LUTANDO CONTRA A EVASÃO

Construir reflexões sobre os riscos de evasão escolar na sua escola 

Identificar e propor medidas de enfrentamento, prevenção e mitigação do problema da evasão 

Identificar  barreiras e soluções para o enfrentamento do tema 

Organizar um plano de busca ativa na escola 

Minicurso 5: CONSTRUINDO O PLANO LOCAL

UNIDADE I:  Visão integrativa dos efeitos da pandemia de COVID-19 na escola

Visão sistêmica dos problemas trazidos pela pandemia de COVID-19

Escolha de materiais educacionais para a formação continuada dos profissionais da escola e demais membros da comunidade escolar

UNIDADE II:  Construção do plano local completo

Integração das propostas desenvolvidas nos minicursos 1, 2, 3 e 4 

Análise de outros planos