Estrutura de funcionamento do curso
Minicurso 1: CUIDANDO DA SAÚDE NA ESCOLA: desenvolvendo conceitos e ações
UNIDADE I: Conceitos a dominar
Covid e Indicadores de evolução e critérios para tomada de decisões
Medidas preventivas não farmacológicas para prevenção da COVID-19 na escola (cuidados sanitários)
Vigilância Epidemiológica e Vigilância Comunitária em Saúde na Escola
Normativas governamentais locais (município e estado)
UNIDADE II: Construção do plano específico de cada escola
Recomendações nacionais e internacionais para elaboração das estratégias de prevenção e mitigação
Vigilância e controle da COVID-19 na escola: comissão interna e sala de monitoramento
Construção do plano de ação segundo modelo fornecido - item de avaliação
Minicurso 2: REORGANIZANDO A ESCOLA
UNIDADE I: Projeto Político Pedagógico da Escola: reconstruindo a escola,
Adequação do projeto Político Pedagógico da escola a nova realidade imposta pela pandemia do COVID-19, reconstruindo princípios, currículo, estratégias educativas e avaliação.
UNIDADE II: Base Nacional Comum Curricular: o que precisamos saber e aplicar;
Pontos da BNCC que convergem para uma educação interdisciplinar e crítica e plural.
As 10 competências gerais presentes na BNCC dialogam com as preocupações da Nota Técnica nº1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ, que ajudam a orientar o percurso escolar dos alunos ao longo das etapas da Educação Básica
Como atingir uma educação integral, menos conteudista e mais reflexiva no período de transpandemia, tomando-se o panorama de como os objetivos e conteúdos disciplinares estão dispostos na BNCC para as etapas da Educação Básica? Cada escola pode ponderar aquilo que deve ou não ser utilizado para garantir um ensino de qualidade ?
UNIDADE III: Ensino Híbrido
O ensino híbrido e a premissa de que o estudante deve ter autonomia para construir seu próprio processo de aprendizagem, a partir da mentoria do professor: o que de hibridiza são formas de aprender diferentes e não formas de ensinar.
O ensino híbrido para romper o ciclo de aulas tradicionais conteudistas e começar a usar novas formas de promover o processo de ensino aprendizagem. Avaliação se reinventando.
Inserção de tecnologias digitais como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, e a reivindicação da inclusão digital e das TIC para todas as escolas, alunos e professores.
Cada escola cria sua própria forma de fazer, basta usar todas as peças! Com ou sem tecnologias digitais
UNIDADE IV: Cotidiano Escolar
Reflexões de viés sanitário sobre a rotina escolar como subsídio para tomada de decisão
Minicurso 3: PROTEÇÃO E SAÚDE MENTAL: PRIORIZAR A VIDA
UNIDADE I: Fortalecimento psicossocial da comunidade escolar
Investigar os impactos psicossociais causados pela pandemia na comunidade escolar, despatologizando comportamentos que atravessam todos neste momento.
Fortalecer competências de gestores e professores para fortalecimento da saúde mental de estudantes a partir do matriciamento territorial.
Desenvolver competências e habilidades para desenvolvimento de atividades, dinâmicas e práticas de fortalecimento de habilidades socioemocionais alinhadas à BNCC.
Organizar ações em um plano para o fortalecimento psicossocial na escola
UNIDADE II: Proteção contra violências
Investigar os impactos da pandemia na proteção de crianças e adolescentes contra todas formas de violência.
Fortalecer competências de gestores e professores para identificação e encaminhamento de casos de violência a partir do matriciamento territorial, com base na Lei 13.431.
Desenvolver competências e habilidades para práticas de fortalecimento à prevenção e resposta à violência, alinhadas à BNCC.
Organizar ações em um plano para proteção contra violèncias na escola e na comunidade escolar
Minicurso 4: NINGUÉM PARA TRÁS: LUTANDO CONTRA A EVASÃO
Construir reflexões sobre os riscos de evasão escolar na sua escola
Identificar e propor medidas de enfrentamento, prevenção e mitigação do problema da evasão
Identificar barreiras e soluções para o enfrentamento do tema
Organizar um plano de busca ativa na escola
Minicurso 5: CONSTRUINDO O PLANO LOCAL
UNIDADE I: Visão integrativa dos efeitos da pandemia de COVID-19 na escola
Visão sistêmica dos problemas trazidos pela pandemia de COVID-19
Escolha de materiais educacionais para a formação continuada dos profissionais da escola e demais membros da comunidade escolar
UNIDADE II: Construção do plano local completo
Integração das propostas desenvolvidas nos minicursos 1, 2, 3 e 4
Análise de outros planos
UNIDADE I: Conceitos a dominar
Covid e Indicadores de evolução e critérios para tomada de decisões
Medidas preventivas não farmacológicas para prevenção da COVID-19 na escola (cuidados sanitários)
Vigilância Epidemiológica e Vigilância Comunitária em Saúde na Escola
Normativas governamentais locais (município e estado)
UNIDADE II: Construção do plano específico de cada escola
Recomendações nacionais e internacionais para elaboração das estratégias de prevenção e mitigação
Vigilância e controle da COVID-19 na escola: comissão interna e sala de monitoramento
Construção do plano de ação segundo modelo fornecido - item de avaliação
Minicurso 2: REORGANIZANDO A ESCOLA
UNIDADE I: Projeto Político Pedagógico da Escola: reconstruindo a escola,
Adequação do projeto Político Pedagógico da escola a nova realidade imposta pela pandemia do COVID-19, reconstruindo princípios, currículo, estratégias educativas e avaliação.
UNIDADE II: Base Nacional Comum Curricular: o que precisamos saber e aplicar;
Pontos da BNCC que convergem para uma educação interdisciplinar e crítica e plural.
As 10 competências gerais presentes na BNCC dialogam com as preocupações da Nota Técnica nº1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ, que ajudam a orientar o percurso escolar dos alunos ao longo das etapas da Educação Básica
Como atingir uma educação integral, menos conteudista e mais reflexiva no período de transpandemia, tomando-se o panorama de como os objetivos e conteúdos disciplinares estão dispostos na BNCC para as etapas da Educação Básica? Cada escola pode ponderar aquilo que deve ou não ser utilizado para garantir um ensino de qualidade ?
UNIDADE III: Ensino Híbrido
O ensino híbrido e a premissa de que o estudante deve ter autonomia para construir seu próprio processo de aprendizagem, a partir da mentoria do professor: o que de hibridiza são formas de aprender diferentes e não formas de ensinar.
O ensino híbrido para romper o ciclo de aulas tradicionais conteudistas e começar a usar novas formas de promover o processo de ensino aprendizagem. Avaliação se reinventando.
Inserção de tecnologias digitais como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, e a reivindicação da inclusão digital e das TIC para todas as escolas, alunos e professores.
Cada escola cria sua própria forma de fazer, basta usar todas as peças! Com ou sem tecnologias digitais
UNIDADE IV: Cotidiano Escolar
Reflexões de viés sanitário sobre a rotina escolar como subsídio para tomada de decisão
Minicurso 3: PROTEÇÃO E SAÚDE MENTAL: PRIORIZAR A VIDA
UNIDADE I: Fortalecimento psicossocial da comunidade escolar
Investigar os impactos psicossociais causados pela pandemia na comunidade escolar, despatologizando comportamentos que atravessam todos neste momento.
Fortalecer competências de gestores e professores para fortalecimento da saúde mental de estudantes a partir do matriciamento territorial.
Desenvolver competências e habilidades para desenvolvimento de atividades, dinâmicas e práticas de fortalecimento de habilidades socioemocionais alinhadas à BNCC.
Organizar ações em um plano para o fortalecimento psicossocial na escola
UNIDADE II: Proteção contra violências
Investigar os impactos da pandemia na proteção de crianças e adolescentes contra todas formas de violência.
Fortalecer competências de gestores e professores para identificação e encaminhamento de casos de violência a partir do matriciamento territorial, com base na Lei 13.431.
Desenvolver competências e habilidades para práticas de fortalecimento à prevenção e resposta à violência, alinhadas à BNCC.
Organizar ações em um plano para proteção contra violèncias na escola e na comunidade escolar
Minicurso 4: NINGUÉM PARA TRÁS: LUTANDO CONTRA A EVASÃO
Construir reflexões sobre os riscos de evasão escolar na sua escola
Identificar e propor medidas de enfrentamento, prevenção e mitigação do problema da evasão
Identificar barreiras e soluções para o enfrentamento do tema
Organizar um plano de busca ativa na escola
Minicurso 5: CONSTRUINDO O PLANO LOCAL
UNIDADE I: Visão integrativa dos efeitos da pandemia de COVID-19 na escola
Visão sistêmica dos problemas trazidos pela pandemia de COVID-19
Escolha de materiais educacionais para a formação continuada dos profissionais da escola e demais membros da comunidade escolar
UNIDADE II: Construção do plano local completo
Integração das propostas desenvolvidas nos minicursos 1, 2, 3 e 4
Análise de outros planos