Ementa

(1) Cuidando da Saúde: desenvolvimento de conceitos relativos às ações e cuidados em saúde com as escolas, envolvendo princípios de biossegurança, alterações estruturais e arquiteturais, e reorganização das escolas segundo protocolos sanitários viáveis e validados para a realidade local. Atividades para elaboração de propostas para o Plano Local, com estabelecimento de processos, instrumentos e estratégias de gestão que levem à construção da Vigilância Comunitária em Saúde na Escola e do Plano local de vigilância em saúde e prevenção da COVID-19 na escola. (2) Reorganizando a Escola - uma nova Escola: nada será como antes. Projeto Político Pedagógico: reconstrução. Novos princípios e atividades para uma nova escola. Base comum curricular: aplicando-a no projeto político pedagógico da escola. Ensino Híbrido e os desafios da inclusão. Rotina e práticas escolares. Replanejamento das ações pedagógicas e estratégias educativas na transpandemia.  (3) Garantindo a saúde mental e a proteção: impactos psicossociais causados pela pandemia na comunidade escolar e na proteção de crianças e adolescentes contra todas formas de violência: identificação e mapeamento de desafios locais; competências de gestores e professores para os cuidados da saúde mental de estudantes e para identificação e encaminhamento de casos de violência a partir do matriciamento territorial, com base na Lei 13.431; desenvolvimento de atividades, dinâmicas e práticas de fortalecimento de habilidades socioemocionais alinhadas ao desenho curricular da escola; impactos da pandemia; desenvolvimento de competências e habilidades para instituir práticas de fortalecimento da prevenção e de respostas à violência;  (4) Ninguém para trás: reflexões sobre os riscos de evasão escolar na escola como resultado da pandemia de COVID-19. Identificação das medidas de enfrentamento, prevenção e mitigação do problema da evasão.  Busca Ativa Escolar em crises e emergências: a experiência do Unicef; reconexão de gestores e professores; esforços de reintegração de alunos que foram afastados da escola por transformações familiares de cunho socioeconômico; identificação de  barreiras e soluções para o enfrentamento do tema na escola e proposição de ações sobre o tema no seu Plano estratégico; (5) Construindo o Plano Local: visão sistêmica dos problemas trazidos pela pandemia de COVID-19 para a Educação Básica e para a formação continuada dos profissionais da escola.  Análise estratégica da situação da escola no contexto da pandemia com instrumentos de gestão: fragilidades e forças da escola, ameaças e oportunidades. Leituras e materiais educacionais para o percurso formativo da comunidade escolar na transpandemia. Conceito de Plano Estratégico Local para o enfrentamento e o percurso na transpandemia, com foco em legados potenciais e estruturantes para a escola. Integração das propostas de planejamento desenvolvidas nos minicursos 1, 2, 3 e 4 e análise de outros planos disponíveis na comunidade educacional.