Orientações para Inscrição
Texto extraído da Chamada de Seleção Pública disponível no site do IOC, acesse o documento para leitura na íntegra: www.ioc.fiocruz.br/cursosdeferias
3. Inscrição na Chamada de Seleção Pública
3.1 A inscrição estará aberta ao candidato do dia 26/05/2025 a 30/05/2025.
3.2 Para participar do processo seletivo, o candidato deve, obrigatoriamente, pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 20,00, por meio de GRU. Ao se inscrever no hotsite do curso escolhido, deverá anexar o comprovante de pagamento e a GRU gerada no formulário de inscrição. A GRU deve ser emitida de acordo com as orientações do ANEXO I.
3.2.1 Não será realizada a devolução da taxa de inscrição paga independente da situação.
3.3 As inscrições serão realizadas online por meio dos hotsites do Campus Virtual Fiocruz disponibilizados no site do IOC (www.ioc.fiocruz.br/cursosdeferias).
3.3.1 O candidato que não possuir conta no Campus Virtual Fiocruz (campusvirtual.fiocruz.br) deverá cadastrar-se seguindo as orientações do ANEXO II.
3.3.2 Visto que para a inscrição é necessário o Cadastro no Campus Virtual Fiocruz, recomendamos que esta etapa seja realizada dias antes ao período de inscrição. Não aceitaremos solicitações de inscrição fora do período informado (26/05/2025 a 30/05/2025), caso a plataforma passe por instabilidade técnica, a Comissão dos Cursos de Férias realizará divulgação de método de inscrição alternativo.
3.4 No hotsite do curso escolhido, o candidato interessado em participar dos Cursos de Férias - Edição Inverno 2025 deverá clicar em “Inscreva-se” e preencher TODOS os campos do formulário eletrônico de inscrição enviando, também, a documentação exigida. Inscrições com campos não preenchidos e com documentos enviados erradamente não serão homologadas.
3.4.1 O candidato poderá inscrever-se em apenas um dos cursos, a inscrição em mais de um curso causará automaticamente na sua eliminação da seleção de todos os cursos da edição Inverno 2025, sem a devolução da taxa de inscrição ao que se refere o item 3.2.
3.4.2 O candidato deverá redigir sua carta de interesse com até 300 palavras, com base nas orientações disponíveis no hotsite do curso escolhido e nesta chamada. Serão desclassificados os candidatos que não atenderem ao critério de público-alvo ou que se identificarem na carta de interesse (por exemplo: por meio do próprio nome, nome do laboratório em que atuam ou nome do orientador). A carta de interesse deve conter todas as informações exigidas por cada curso, conforme descrito no item 4.1.2 desta chamada. Importante: A carta deverá ser redigida em editor de texto e convertida para o formato PDF (Portable Document Format) antes do envio.
3.4.3 Todos os documentos solicitados deverão estar digitalizados de forma legível, em formato PDF (Portable Document Format). Para cada documento, deverá ser gerado um único arquivo, contendo todas as páginas correspondentes. Cada arquivo deve ser nomeado de forma compatível com seu conteúdo e anexado no campo específico do formulário de inscrição. Documentos exigidos:
a) Cópia digitalizada do comprovante de matrícula da graduação;
b) Cópia digitalizada do histórico escolar atualizado da graduação;
c) GRU gerada seguindo as orientações do ANEXO I;
d) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição via GRU (não serão aceitos comprovantes de agendamento);
e) Carta de interesse não identificada, redigida conforme as orientações do item 3.4.2.
3.5 A inscrição será concluída com o envio do formulário de inscrição. Todos os candidatos receberão a confirmação da inscrição por e-mail, através da conta informada no ato da inscrição, com a informação do número de inscrição. É de responsabilidade do candidato entrar em contato com a Comissão dos Cursos de Férias, por meio do e-mail cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br, caso não receba a confirmação no prazo de até 24 horas após a finalização do formulário.
3.6 Só serão aceitas inscrições realizadas por meio do formulário de inscrição disponível no hotsite do curso escolhido. NÃO serão aceitas informações ou documentos enviados por e-mail. A inscrição implica no reconhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas nesta Chamada de Seleção Pública.
3.7 É de responsabilidade do candidato a veracidade das informações disponibilizadas no ato da inscrição e matrícula.
3.8 Após o envio da inscrição, não serão aceitas solicitações de alteração dos dados informados. Da mesma forma, a Comissão dos Cursos de Férias não realizará o cancelamento de inscrições recebidas, seja para liberação de novo envio ou em casos de inscrição duplicada em dois cursos. Por isso, revise atentamente todas as informações antes de concluir sua inscrição.
3. Inscrição na Chamada de Seleção Pública
3.1 A inscrição estará aberta ao candidato do dia 26/05/2025 a 30/05/2025.
3.2 Para participar do processo seletivo, o candidato deve, obrigatoriamente, pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 20,00, por meio de GRU. Ao se inscrever no hotsite do curso escolhido, deverá anexar o comprovante de pagamento e a GRU gerada no formulário de inscrição. A GRU deve ser emitida de acordo com as orientações do ANEXO I.
3.2.1 Não será realizada a devolução da taxa de inscrição paga independente da situação.
3.3 As inscrições serão realizadas online por meio dos hotsites do Campus Virtual Fiocruz disponibilizados no site do IOC (www.ioc.fiocruz.br/cursosdeferias).
3.3.1 O candidato que não possuir conta no Campus Virtual Fiocruz (campusvirtual.fiocruz.br) deverá cadastrar-se seguindo as orientações do ANEXO II.
3.3.2 Visto que para a inscrição é necessário o Cadastro no Campus Virtual Fiocruz, recomendamos que esta etapa seja realizada dias antes ao período de inscrição. Não aceitaremos solicitações de inscrição fora do período informado (26/05/2025 a 30/05/2025), caso a plataforma passe por instabilidade técnica, a Comissão dos Cursos de Férias realizará divulgação de método de inscrição alternativo.
3.4 No hotsite do curso escolhido, o candidato interessado em participar dos Cursos de Férias - Edição Inverno 2025 deverá clicar em “Inscreva-se” e preencher TODOS os campos do formulário eletrônico de inscrição enviando, também, a documentação exigida. Inscrições com campos não preenchidos e com documentos enviados erradamente não serão homologadas.
3.4.1 O candidato poderá inscrever-se em apenas um dos cursos, a inscrição em mais de um curso causará automaticamente na sua eliminação da seleção de todos os cursos da edição Inverno 2025, sem a devolução da taxa de inscrição ao que se refere o item 3.2.
3.4.2 O candidato deverá redigir sua carta de interesse com até 300 palavras, com base nas orientações disponíveis no hotsite do curso escolhido e nesta chamada. Serão desclassificados os candidatos que não atenderem ao critério de público-alvo ou que se identificarem na carta de interesse (por exemplo: por meio do próprio nome, nome do laboratório em que atuam ou nome do orientador). A carta de interesse deve conter todas as informações exigidas por cada curso, conforme descrito no item 4.1.2 desta chamada. Importante: A carta deverá ser redigida em editor de texto e convertida para o formato PDF (Portable Document Format) antes do envio.
3.4.3 Todos os documentos solicitados deverão estar digitalizados de forma legível, em formato PDF (Portable Document Format). Para cada documento, deverá ser gerado um único arquivo, contendo todas as páginas correspondentes. Cada arquivo deve ser nomeado de forma compatível com seu conteúdo e anexado no campo específico do formulário de inscrição. Documentos exigidos:
a) Cópia digitalizada do comprovante de matrícula da graduação;
b) Cópia digitalizada do histórico escolar atualizado da graduação;
c) GRU gerada seguindo as orientações do ANEXO I;
d) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição via GRU (não serão aceitos comprovantes de agendamento);
e) Carta de interesse não identificada, redigida conforme as orientações do item 3.4.2.
3.5 A inscrição será concluída com o envio do formulário de inscrição. Todos os candidatos receberão a confirmação da inscrição por e-mail, através da conta informada no ato da inscrição, com a informação do número de inscrição. É de responsabilidade do candidato entrar em contato com a Comissão dos Cursos de Férias, por meio do e-mail cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br, caso não receba a confirmação no prazo de até 24 horas após a finalização do formulário.
3.6 Só serão aceitas inscrições realizadas por meio do formulário de inscrição disponível no hotsite do curso escolhido. NÃO serão aceitas informações ou documentos enviados por e-mail. A inscrição implica no reconhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas nesta Chamada de Seleção Pública.
3.7 É de responsabilidade do candidato a veracidade das informações disponibilizadas no ato da inscrição e matrícula.
3.8 Após o envio da inscrição, não serão aceitas solicitações de alteração dos dados informados. Da mesma forma, a Comissão dos Cursos de Férias não realizará o cancelamento de inscrições recebidas, seja para liberação de novo envio ou em casos de inscrição duplicada em dois cursos. Por isso, revise atentamente todas as informações antes de concluir sua inscrição.