Informações do Curso

CURSO: Saúde Única: um olhar sobre as Leishmanioses

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação das áreas de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Geografia, Biomedicina, Medicina, Veterinária, Saúde Coletiva, Enfermagem, Serviço Social e áreas correlatas com interesse em abordagens interdisciplinares.

MODALIDADE: Presencial.

OBJETIVOS DO CURSO:
Introduzir os conceitos de Saúde Única a partir de duas zoonoses endêmicas no Brasil, a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral (LV), para que os participantes possam desenvolver pensamento crítico e multidisciplinar, capazes de aplicar os conceitos da Saúde Única para outras doenças zoonóticas.

EMENTA:
Tendo a Saúde Única como eixo transversal, o curso apresentará conteúdo teórico e prático para que os alunos possam conhecer os principais conceitos da Saúde Única com foco nas Leishmanioses, abordando os seguintes temas:
  • Saúde Única e Agenda 2030
  • As leishmanioses: conceitos, história e classificação
  • Agente etiológico
  • Epidemiologia e Ciclos de Transmissão
  • Vetores
  • Hospedeiros e Reservatórios
  • Clinica e Diagnóstico
  •  Vigilância Epidemiológica

PERÍODO: 21 a 25/07/2025 (Manhã e Tarde).

CARGA HORÁRIA: 40 horas.

PRÉ-REQUISITO: Ser estudante de graduação das áreas de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Geografia, Biomedicina, Medicina, Veterinária, Saúde Coletiva, Enfermagem, Serviço Social ou áreas correlatas, e estar matriculado a partir do 4º período.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A carta de interesse anônima, conforme o item 3.4.2, deverá informar o curso de graduação e o período atualmente cursado. Também deverá incluir o nome da universidade, município e estado de residência, e relatar a participação em monitorias, eventos, congressos, exposições, feiras ou projetos de pesquisa/extensão relacionados ao tema do curso, além das expectativas do candidato.

NÚMERO DE VAGAS: 20 vagas.

AVALIAÇÃO: Frequência e participação nas aulas e atividades. Confecção de material educativo, em grupo (máximo 5 pessoas), dentro do tema do curso para público leigo a ser publicado no Portal Saúde Única.