Apresentação

Letramento digital é saber usar a tecnologia de forma inteligente e a seu favor. Isso significa saber acessar, entender e criar informações online (na internet). Com essas habilidades, a gente consegue participar melhor da sociedade, encontrar informações e utilizar os serviços sociais e de saúde, e entender melhor sobre política e ciência.

Em uma parceria do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz e a ONG Redes da Maré, e financiamento edital Terra 2030, o Projeto Logadas oferece qualificação em letramento digital para mulheres adultas e estudantes de territórios, onde estas aprendem a utilizar a internet no celular e computador para acessar aplicativos públicos e redes sociais. As aulas serão dadas por pesquisadoras da Fiocruz durante o sábado, com alimentação garantida.

Modalidade: Presencial

Formato de Oferta: Com tutoria

Carga horária: 30 horas

Detalhamento da carga horária:
Para meninas estudantes de escolas públicas (30h):
• Ações Instrumentais: como usar as funções e atalhos do mouse e das teclas do teclado; conhecer e usar entradas para outras mídias; ligar e desligar o computador; identificar se há internet disponível e opções de conexão; melhorar a imagem do monitor e reconhecer as partes de um computador.
• Ações Interativas com o meio digital: conhecer e saber acessar as funções dos softwares e aplicativos governamentais SouGov, Meu SUS Digital, Rede Mulher (PM RJ), e-título, Caixa Auxílio Emergencial, Portal da Transparência, SAS IOC e Plataforma da Rede Inova IOC de Educação, Promoção da Saúde e Combate à pobreza (em construção), tanto em computador como em celular; conhecer recursos básicos de navegadores (abrir e fechar guias e páginas, digitar, abrir conta, ler e escrever e-mails; aprender recursos para escrita e segurança no WhatsApp e Facebook no celular).
• Comunicação em ambiente virtual e direitos dos usuários: como se comunicar com respeito em espaços virtuais; códigos e vocabulário utilizados; compreensão sobre direitos autorais; conhecendo os direitos de usuários (termos de uso de redes sociais; liberação de cookies; direito dos usuários; LGPD).
• Empoderamento feminino para inclusão digital: mulheres que criaram ferramentas digitais; o poder da internet na organização e engajamento de mulheres em prol de seus direitos; onde buscar qualificação específica e gratuita de mulheres em Tecnologia da Informação;
• Noções de monitoria em cursos: papel e responsabilidades da monitora; habilidades de comunicação oral e escrita; escuta ativa e empatia; métodos para explicar conceitos complexos de maneira clara; uso de exemplos e analogias; abordagens para resolver dúvidas e questionamentos; gestão do tempo; utilização de recursos disponíveis; estratégias para motivação.

Tipo de público: Externo

Público Alvo: Meninas estudantes de escolas públicas moradoras do complexo de Favelas da Maré.

Local de Realização do Curso: Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Arthur Neiva, Sala 13 - Fiocruz Manguinhos