Orientações para Inscrição

Texto extraído da Chamada de Seleção Pública disponível no site do IOC, consulte para mais informações: www.ioc.fiocruz.br/cursosdeferias
3. Inscrição na Chamada de Seleção Pública
 
3.1. Período de inscrição: a inscrição estará aberta aos candidatos do dia 21/11/2024 a 28/11/2024.
 
3.2. Taxa de inscrição: para concorrer ao processo seletivo, o candidato deve obrigatoriamente efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 10,00 e ao realizar inscrição no site anexar o comprovante de pagamento ao formulário, de acordo com o item 2.3. A GRU deverá ser gerada conforme as orientações do ANEXO I.
 
3.2.1. Não será realizada a devolução da taxa de inscrição paga independente da situação.
 
3.3. As inscrições serão realizadas online por meio dos hotsites do Campus Virtual Fiocruz disponibilizados no sítio do IOC (www.ioc.fiocruz.br/cursosdeferias) onde os candidatos interessados em participar dos cursos de Férias - Edição Verão 2025 deverão preencher TODOS os campos do formulário eletrônico de inscrição e enviar a documentação exigida.
 
3.3.1. O candidato que não possuir conta no Campus Virtual Fiocruz (www.campusvirtual.fiocruz.br) poderá criar uma seguindo as orientações do ANEXO II.
 
3.3.2 Visto que para a inscrição é necessário o Cadastro no Campus Virtual Fiocruz, recomendamos que esta etapa seja realizada dias antes ao período de inscrição.  Não aceitaremos solicitações de inscrição fora do período (21/11/2024 a 28/11/2024), caso a plataforma passe por instabilidade técnica, a Coordenação dos Cursos de Férias realizará divulgação de método de inscrição alternativo.
 
3.4. No hotsite do curso escolhido, o candidato deverá clicar em “Inscreva-se” e preencher TODOS os campos do formulário de inscrição;
 
3.4.1 O candidato poderá inscrever-se em apenas um dos cursos, a inscrição em mais de um curso causará automaticamente a sua eliminação da seleção de ambos os cursos, sem a devolução da taxa de inscrição ao que se refere o item 3.2.
 
3.4.2 No campo carta de interesse: o candidato deverá redigir sua carta de interesse com base nas orientações dispostas no próprio hotsite do curso escolhido e nesta chamada. Serão desclassificados os candidatos que descumprirem o critério de público-alvo e aqueles que se identificarem na carta de interesse (por exemplo: se identificar através do próprio nome, nome do laboratório onde faz estágio, nome do orientador). Lembrem-se de incluir na carta de interesse as informações solicitadas por cada curso e descritas no item 4.1.2 desta chamada. Observações: recomendamos redigir a carta de interesse no word para depois incluir em campo específico do formulário no Campus Virtual. Cuidado, pois, a tecla ENTER tem a função de envio do formulário. Assim, se o candidato a utilizar, mesmo que não tenha completado a sua inscrição o formulário será enviado. Não será aceita solicitação de cancelamento de inscrição para que nova inscrição seja feita caso isso ocorra.
 
3.4.3 Todos os documentos solicitados deverão estar digitalizados, de forma legível, em formato pdf (portable document format). Para cada documento, deve ser gerado um único arquivo digitalizado (contendo todas as páginas daquele documento). Cada documento digitalizado deverá ter um nome compatível com seu conteúdo e anexado em campo específico correspondente do formulário.
a) cópia digitalizada do comprovante de matrícula;
b) cópia digitalizada do histórico escolar atualizado;
c) comprovante de pagamento da taxa de inscrição (comprovantes de agendamento não serão aceitos).
 
3.5 A conclusão da inscrição se encerrará com o envio do formulário de inscrição. Todos os candidatos receberão confirmação da inscrição por meio de mensagem eletrônica, informando o número de inscrição. É de responsabilidade do candidato entrar em contato com a Secretaria Acadêmica, através do endereço eletrônico cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br em caso de não recebimento da confirmação da inscrição no prazo de 24 horas após a finalização do formulário de inscrição.
 
3.6 Só serão aceitas inscrições realizadas por meio do formulário de inscrição disponível no hotsite do curso escolhido. NÃO serão aceitas informações e ou documentos enviados por e-mail. A inscrição implica no reconhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as condições previstas nesta Chamada de Seleção Pública.
 
3.7 É de responsabilidade do candidato a veracidade das informações disponibilizadas no ato da inscrição e matrícula.

ANEXO I: Orientações para Emissão de GRU
Para a emissão da GRU:
 
Entrar no link https://pagtesouro.tesouro.gov.br/portal-gru/#/emissao-gru ;
 
Preencher os campos com os seguintes dados (todos os dados citados abaixo devem ser inseridos no preenchimento da GRU, obrigatoriamente):
- UG: 254463
- Gestão: 25201
- Código de Recolhimento: 28922-1
- Número de referência: 2544270
- Competência: novembro/2024
- Vencimento: 28/11/2024 (até o último dia de inscrição)
- Contribuinte: CPF
- Valor Principal: R$ 10,00
- Valor total: R$ 10,00
 
Não preencher os campos DESCONTOS/ABATIMENTOS, OUTRAS DEDUÇÕES, MORA/MULTA, JUROS/ENCARGOS, OUTROS ACRÉSCIMOS;

ANEXO II: Orientações sobre criação de conta no Campus Virtual Fiocruz
Acesse o site através do seguinte link www.campusvirtual.fiocruz.br

Clique em “Login” e selecione a opção “Acesso Fiocruz”

Clique em “Crie sua conta”;

Selecione uma das opções: brasileiro, estrangeiro sem CPF ou estrangeiro com CPF;

Preencha seus dados pessoais, leia os termos de uso e realize a confirmação do campo “Li e estou de acordo com os termos de uso”;

Clique na opção “Não sou um robô” e em seguida clique em “Avançar”;

Verifique se o seu e-mail está correto e clique em “Avançar” para ativar a sua conta;

Verifique o recebimento do código de acesso na caixa de entrada do seu e-mail. Informe o código de acesso recebido por e-mail, no campo “código de 06 dígitos” e em seguida clique em Verificar”;

Uma mensagem de confirmação será apresentada: “Sua conta foi criada com sucesso”, clique em “Autenticar”