Informações do Curso

CURSO: 
Fisiologia dos insetos vetores

 
PÚBLICO-ALVO:
Graduandos das áreas de Ciências Biológicas, Farmácia, Veterinária, Biomedicina e afins, interessados em estudar fisiologia de insetos vetores.

OBJETIVOS DO CURSO:
O principal objetivo do “Curso de Fisiologia dos Insetos Vetores” é apresentar aos alunos aspectos da biologia dos insetos vetores, destacando os processos fisiológicos relacionados à infecção, resistência e comportamentos relevantes para a epidemiologia. 

EMENTA:
O curso apresentará conteúdo teórico e prático dirigido ao aprofundamento de conhecimentos sobre o desenvolvimento e o comportamento dos insetos vetores. Os temas das aulas abordarão a importância médica dos insetos vetores e os aspectos comportamentais e fisiológicos que definem suas estratégias de vida. Alunos de graduação aprenderão como esses aspectos influenciam o papel dos insetos vetores na transmissão de microrganismos patogênicos para humanos. Um total de 11 aulas teóricas e 3 aulas práticas serão oferecidas de forma a introduzir os temas gerais e específicos da fisiologia de insetos vetores e/ou aspectos práticos de pesquisa sobre estes tópicos. Um breve resumo de cada prática está a seguir:

P1: Nesta aula prática, realizaremos ensaios de ingestão da levedura Saccharomyces cerevisiae por larvas de Aedes aegypti. As larvas serão alimentadas em diferentes intervalos de tempo, seguidos pela dissecção do tubo digestivo para a contagem de células de levedura em uma câmara de Neubauer. As larvas de Ae. Aegypti são detritívoras, ou seja, alimentam-se de matéria orgânica em decomposição presente no ambiente aquático. Essa dieta inclui restos de plantas, fragmentos de insetos e microrganismos, como leveduras, que fornecem nutrientes essenciais para seu crescimento e desenvolvimento. A ingestão de S. cerevisiae será avaliada para entender melhor o processo de alimentação e o papel das leveduras no hábito alimentar das larvas.

P2: Nesta aula prática será demonstrado o processo de montagem de experimentos de monitoramento da atividade locomotora de mosquitos Aedes aegypti. Inicialmente, os alunos serão apresentados ao aparelho de monitor de atividade locomotora (LAM), nos quais deverão alocar os mosquitos- previamente alocados em tubos falcon- divididos em quatro grupo experimentais: machos não copulados, machos copulados, fêmeas não copuladas e fêmeas copuladas. Para diferenciar as fêmeas copuladas das fêmeas não copuladas, os alunos deverão dissecar as espermatecas de três exemplares de ambos os grupos, cujos tubos não estarão identificados. Após a identificação, os alunos anestesiarão os mosquitos em gelo e os transportarão para os canais do monitor LAM e o conectarão ao computador no qual está o sistema de monitoramento. Ao final, serão apresentados os passos para a análise dos dados da atividade locomotora dos insetos.
 
P3: Nesta aula prática será demonstrada e praticada a dissecção de insetos vetores mosquitos e flebotomíneos. Esta técnica é utilizada rotineiramente em laboratórios de entomologia molecular, com diversas funcionalidades, dentre elas o isolamento de órgãos específicos para o estudo da microbiota local. Além disso, será feito o cultivo da microbiota intestinal desses insetos. Uma vez que os patógenos se desenvolvem nos tecidos dos insetos hospedeiros, investigar o perfil estrutural e funcional das comunidades bacterianas é essencial para a compreensão dos fatores que moldam a capacidade vetorial de mosquitos, flebotomíneos e outros insetos vetores.

PERÍODO:
27/01/2025 à 31/01/2025 (Manhã e Tarde)

CARGA HORÁRIA:
30 horas

PRÉ-REQUISITO: 
Alunos de graduações nas áreas de Ciências Biológicas, Farmácia, Veterinária, Biomedicina e afins. O aluno deverá ter cursado disciplinas de genética, bioquímica, biologia molecular. Será dado prioridade a alunos mais próximos da conclusão da graduação e/ou que não tenham realizado cursos de férias anteriores.

NÚMERO DE VAGAS:
18

AVALIAÇÃO: 
Quizz e participação nas aulas teóricas e práticas

SELEÇÃO:
A seleção contará com a análise da carta de interesse/justificativa.

Na carta de interesse/justificativa deve conter:
- Incluir a graduação em curso (Informação da universidade é opcional).
- Incluir se já cursou disciplinas de genética, bioquímica, biologia molecular.
- Incluir período em que se encontra e qual a previsão de conclusão de graduação.
- Incluir se já participou nos cursos de verão/inverno da Fiocruz

Não deve conter:
- Identificação e informações pessoais (manter o anonimato);
- Estágio ou Laboratório/grupo de pesquisa que faz parte (manter o anonimato);
- Informações sobre orientadores e/ou tutores (manter o anonimato).

Será considerado:
- Prioridade a alunos que estejam mais perto de concluir o curso de graduação.
- Prioridade a alunos que ainda não tenham feito um curso de verão/inverno na Fiocruz.

Observações: recomendamos redigir a carta de interesse no word para depois incluir em campo específico do formulário no Campus Virtual. Cuidado, pois, a tecla ENTER tem a função de envio do formulário. Assim, se o candidato a utilizar, mesmo que não tenha completado a sua inscrição o formulário será enviado. Não será aceita solicitação de cancelamento de inscrição para que nova inscrição seja feita caso isso ocorra. Serão desclassificados os candidatos que descumprirem o critério de público alvo e aqueles que se identificarem na carta de interesse (por exemplo: se identificar através do próprio nome, nome do laboratório onde faz estágio, nome do orientador). Lembrem-se de incluir na carta de interesse as informações solicitadas por cada curso. 

CONTATO:
cursosdeferiasioc@ioc.fiocruz.br